Oculista ou oftalmologista: o que é, o que faz cada um e diferenças

Oculista ou oftalmologista: o que é, o que faz cada um e diferenças
  • por
5
(3)

Afinal, qual a diferença entre oculista e oftalmologista? Embora seja muito comum existirem dúvidas e alguns confundirem as funções desses dois profissionais, neste artigo você entenderá como eles tratam de problemas diferentes da saúde dos olhos. Então, nos acompanhe e descubra quais os seus campos de atuação e em quais situações se deve procurar por cada um deles. Vamos lá?  

O que é e o que faz um oculista

A princípio, o termo oculista era muito usado em tempos passados para se referir a todos os profissionais que tratavam da saúde ocular. No entanto,  a formação necessária para um oculista é a partir do nível técnico em óptica. Nesse sentido, forma o profissional também conhecido como optometrista.

Essencialmente, um oculista é o profissional que trabalha nas lojas de óculos de grau. Dessa forma, ele interpreta as receitas prescritas pelo médico oftalmologista aos seus pacientes. Além disso, esse profissional também produz, monta e conserta as lentes e armações de óculos, além de orientar os clientes sobre a melhor escolha do tipo de lente e armação para cada caso. 

Afinal, o que é um optometrista?

Especificamente quanto ao termo, tanto um optometrista quanto um oftalmologista podem ser considerados oculistas. No entanto, embora ambos possam ser oculistas, a formação de cada um deles é diferente e isso interfere nas funções e atuações de cada profissional.  Enquanto o oftalmologista tem formação superior em medicina, o optometrista adquire outra formação.

Há duas maneiras de se formar em optometria. A primeira é a graduação superior, ou seja, o bacharelado em optometria, que dura cinco anos. A segunda possibilidade é por meio do curso com formação em tecnólogo. Neste modelo, o curso dura dois anos. Embora dure menos, esse também é um curso com diploma de ensino superior, com capacidade técnica, voltado para o mercado de trabalho. Sendo assim, as principais atribuições de um optometrista incluem:

  • Interpretar as receitas dos oftalmologistas.
  • Executar o processo de produção das lentes, desde o recebimento do bloco de material da lente até seu acabamento.
  • Montar e fazer a manutenção em óculos, seja nas lentes ou na armação.
  • Orientar o cliente quanto ao melhor modelo de lente e armação de óculos de grau para o seu caso específico.

 O que é e o que faz um oftalmologista?

Trata-se do médico especialista na saúde dos olhos. Para isso, o profissional deve cursar no mínimo seis anos de medicina, seguidos de três anos de residência/especialização em oftalmologia. Suas principais funções consistem em:  

  • Prescrição de óculos e lentes corretivas.
  • Diagnóstico de doenças do sistema ocular e de erros refrativos, como miopia, astigmatismo e presbiopia.
  • Prescrição de medicamentos para tratar doenças oculares.
  • Realizar procedimentos e cirurgias para tratar doenças dos olhos.

Diferença entre oculista x oftalmologista e quando procurar cada profissional

Aqui, vale ressaltar as principais diferenças práticas entre um oculista e um oftalmologista. Por exemplo, somente um médico oftalmologista pode realizar cirurgias e prescrever medicamentos para o tratamento das doenças do sistema ocular. Porém, se você precisa fazer  um óculos novo, somente trocar as lentes ou fazer algum tipo de manutenção no óculos atual, ou ainda simplesmente obter informações sobre a lente adequada para sua receita de óculos, o oculista é o profissional mais indicado para te ajudar. 

Quando procurar um oculista?

Aqui, enumeramos algumas ocasiões onde devemos procurar um oculista: 

  • Produzir as lentes prescritas na receita oftalmológica.
  • Montar e realizar a devida manutenção nos óculos.
  • Realizar testes para medir o erro refrativo. 
  • Interpretar a receita oftalmológica com prescrição de lentes corretivas.
  • Produzir e adaptar lentes.
  • Tratamentos oculares não invasivos.
  • Entre outros. 

Quando procurar um oftalmologista?

  • Para realizar cirurgias e tratamentos no sistema ocular.
  • Fazer consultas e exames preventivos periódicos.
  • Ao notar sinais de alerta como vista embaçada, vermelhidão ou coceira nos olhos, etc.
  • Para exames e cuidados pré-cirúrgicos.
  • Para prescrever receitas de lentes corretivas (óculos e lentes de contato).
  • Realizar diagnóstico das doenças dos olhos.

Consultor óptico online

Após entender e saber diferenciar as funções, tanto do oculista quanto do oftalmologista, vale lembrar aqui sobre a importância de também escolher as melhores lentes de acordo com a receita  de óculos. Por isso, aqui na Lenscope, trabalhamos com as lentes mais finas  para todos os graus e também multifocais. 

Ainda mais, todas as nossas lentes recebem tratamentos especiais antirrisco, antiembaçante e proteção contra raios UVA e UVB 100%, sem pagar nada a mais por isso! Além disso, aqui você recebe dicas e orientações personalizadas para fazer a melhor escolha na hora de comprar online. 

Por fim, te convidamos a visitar o nosso site e conhecer as nossas lentes e também nosso sistema de compra online simples e super seguro!

orçamento

Fontes:

Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) 

Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *