Óculos aviador: Veja se você realmente pode usá-lo para o seu grau

óculos aviador
  • por
3.8
(10)

O óculos aviador chama a atenção por seu estilo, mas será que ele é indicado para todos os tipos de graus? Saiba como ele surgiu e se você realmente pode usar o óculos aviador para o seu grau.

Óculos Aviador: de onde surgiu?

Por volta da década de 20, os pilotos das Forças Aéreas americanas tinham muita dificuldade em voar por causa dos raios solares. Os óculos disponíveis na época não protegiam os olhos adequadamente. Isso causava risco à visão do piloto e à segurança do voo, por conta da forte incidência da luz do sol.

O então general das Forças Aéreas John McCready pediu à Bausch & Lomb, maior fabricante mundial de artigos ópticos, que desenvolvesse um óculos capaz de proteger a visão dos pilotos.

Então, após anos de pesquisas, em 1936, o modelo foi lançado pela Bausch & Lomb, detentora da marca Ray-Ban com o nome de “ANTI-GLARE AVIATOR”, e contava com a proteção contra a luz e contra os raios UV.

Devido ao enorme sucesso do modelo, em 1937 a Bausch & Lomb patenteou a marca Ray-Ban e batizou oficialmente o modelo de Ray-Ban Aviator. Hoje, popularmente imortalizado como Óculos Aviador.

De lá pra cá, a Ray-Ban desenvolveu diversas linhas e modelos de óculos. No entanto, o modelo de Óculos Aviador sempre será o seu maior sucesso. Inclusive por ser o preferido entre as celebridades.

óculos aviador tom cruise

Tom Cruise usando óculos aviador no Filme Top Gun

óculos aviador lindsay lohan

Lindsay Lohan usando óculos aviador

Confira os modelos de óculos de sol feminino mais escolhido.

Veja também os modelos de óculos favorito entre os homens.

O óculos aviador é para mim?

Para saber se o óculos aviador é recomendado para você, é importante saber o seu grau. Para até 4 graus de miopia ou hipermetropia, o óculos aviador pode ser utilizado. Porém, é importante observar o limite máximo de aro para a montagem das lentes. Em alguns casos, o tamanho máximo do aro permitido para a montagem de lentes para até 4 graus é 56mm.

Veja aqui como descobrir o tamanho do aro da sua armação.

O óculos aviador costuma ter aro de tamanho grande e estrutura fina. E essas características fazem com que as lentes para mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia fiquem bastante grossas e aparentes no óculos.

Dessa forma, o óculos aviador não é indicado para quem tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia ou mais de 3 graus de astigmatismo. Veja a seguir os motivos.

Óculos aviador para grau alto de miopia

O óculos aviador não é indicado para quem tem mais de 4 graus de miopia devido à característica das lentes que corrigem a miopia. As lentes para miopia são finas no centro e grossas nas bordas. E, quanto maior for o grau de miopia, mais grossas as lentes são nas bordas.

Como o modelo de óculos aviador é grande, mais próximo da borda é realizado o corte na lente para a montagem na armação. Dessa forma, os óculos para mais de 4 graus de miopia ficam bastante grosso e o efeito fundo de garrafa bem mais aparente.

Óculos aviador para grau alto de hipermetropia 

O óculos aviador também não é indicado para as pessoas que têm mais de 4 graus de hipermetropia. Ao contrário das lentes para miopia, as lentes para hipermetropia são mais grossas no centro e finas nas bordas.

Na montagem dessas lentes em um modelo aviador, o óculos fica com mais peso no centro e a parte mais fina da lente, nas bordas. Isso oferece área limitada para ser encaixada no Aviador, que normalmente é caracterizado por armações finas de metal.

Isso pode deixar o óculos instável e mais frágil.

Óculos aviador para grau alto de astigmatismo

Quem tem mais de 3 graus de astigmatismo também precisa pensar muito bem antes de escolher um modelo de óculos aviador. Isso porque grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente do óculos.

Mas, sim em pontos específicos em nossa visão. Por isso, ele está localizado no eixo que é indicado pela sua receita, na coluna do cilíndrico:

  • Pessoas com eixo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus, terão resultados com lentes mais grossas na parte superior e inferior do óculos e mais finas nas têmporas (nas laterais das lentes).
  • Já quando o eixo é compreendido entre 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, a tendência é que as lentes fiquem grossas nas têmporas (nas laterais das lentes). E isso vale para qualquer tipo de lente utilizada.

Como o modelo aviador é largo tanto no tamanho do aro (na largura da lente) como na altura, em qualquer eixo que o seu grau de astigmatismo esteja localizado, as lentes podem ficar bastante grossas. Dessa forma, infelizmente em nenhum caso de grau elevado é recomendado que você use óculos aviador.

Tenho mais de quatro graus. Qual armação devo escolher?

Para quem tem mais de 4 graus, o ideal é escolher armações menores, de acetato e e de aros grossos. Essas características ajudam a disfarçar as bordas das lentes. E, portanto, ajudam você a conseguir um óculos com bordas mais finas.

óculos de acetato

Exemplo de óculos de acetato indicado para grau elevado

 

óculos de acetato para alto grau

Exemplo de óculos de acetato indicado para grau elevado

Existe um tamanho de aro indicado de acordo com o grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo, além da sua medida de DNP (Distância entre as suas pupilas).

Consulte aqui o tamanho da armação indicada de acordo com o seu grau preenchendo nosso formulário.

As lentes mais finas para grau elevado de miopia

Para mais de 4 graus de miopia, as lentes mais indicadas são as lentes de alto índice de refração. Quanto maior o índice de refração, melhor será o resultado na espessura das lentes. As lentes mais indicadas são as lentes 1.74 e as lentes 1.76.

Mas, uma das maiores dificuldades em adquirir as lentes mais finas é o preço. As lentes mais finas costumam ter um preço mais elevado. Em alguns casos, elas podem chegar a custar quase R$ 2.000 dependendo dos tratamentos inclusos.

As Lentes 1.76 como as Lentes Tokai 1.76 são produzidas no Japão pela Tokai Optics e vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope. Dessa forma, elas possuem um preço bem mais acessível que as demais opções de lentes finas para óculos. E ainda são as lentes de resina com o maior índice de refração encontrado hoje no mercado.

Saiba o valor das Lentes Tokai 1.76 para o seu grau sem compromisso nesse link

As Lentes Tokai 1.76 já contam com os tratamentos antirreflexo, antirrisco, proteção 100% UVA e UVB. Além deles, elas veem também com camada liporrepelente, hidrorrepelente e com proteção contra micro-fissuras. Tudo isso sem precisar pagar taxas adicionais.

Fotos de resultado das Lentes Tokai 1.76

Veja como as Lentes Tokai 1.76 ficam para diferentes graus e tamanhos de armação.

resultado alto grau

resultado alto grau -14 graus

Veja mais fotos de resultados de alto grau com as Lentes Tokai 1.76.

óculos aviador

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:
Loading comments...