Óculos com filtro de luz azul: como escolher

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Durante o isolamento social muitos de nós começamos a pensar sobre o óculos com filtro de luz azul.

À medida que passamos muito tempo olhando para as telas, sejam elas de computadores e smartphones ou televisão e leitores eletrônicos, ficamos cada vez mais vulneráveis ​​ao cansaço visual.

Isso ocorre porque a intensa luz azul emitida por esses dispositivos ferem nossos olhos, além de interromper nosso ciclo de sono-vigília, energizando seu cérebro e inibindo a produção de melatonina (o hormônio que inicia o sono).

Há muitas opções para reduzir o cansaço visual ao olhar para telas. Os óculos com filtro de luz azul, por exemplo, é uma alternativa bastante prática, pois filtram os raios azuis potencialmente problemáticos vindos das telas.

Nós da Lenscope preparamos um conteúdo completo e separamos tudo o que você precisa saber para escolher os óculos com filtro de luz azul ideais. 

Como escolher óculos com filtro de luz azul?

Depois de avaliar a importância  do uso do óculos com filtro de luz azul, vamos falar agora sobre o que levar em consideração na hora de escolher a lente que irá transformar seu óculos em um óculos com filtro de luz azul: 

Materiais da lente:

Os principais tipos de materiais de lentes são:

Lentes de acrílico, também conhecidas como lentes CR-39, lentes Orma

Por ser uma opção resistente e ao mesmo tempo leve, é a opção mais vantajosa para quem busca o melhor custo-benefício. Porém, ela pode ficar grossa em graus mais altos e resultar em uma estética desagradável;

Lentes de policarbonato

Por ter o índice de refração maior que outros materiais, o policarbonato assegura lentes mais final, além de mais resistentes e duradouras.

Porém, elas são indicadas para quem tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo;

Lentes de resina, de índices de refração de 1.61 (indicada para baixo grau)

As lentes de resina estão disponíveis em diversos índices de refração. Ou seja, elas podem ser usados tanto por quem tem baixo grau como por quem tem alto grau.

Entenda melhor a seguir:

  • Lentes de resina de índice de refração 1.61: são as lentes de resina indicadas para quem tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia, com até 2 graus de astigmatismo.
  • Lentes de resina, de alto índice de refração 1.67, 1.74 e 1.76 (indicadas para alto grau): Indicadas para quem tem graus mais altos, elas possibilitam óculos mais finos. Quanto maior o índice de refração, mais fino o óculos de grau pode ficar.

Lentes de cristal (vidro)

As lentes de cristal, são lentes de vidro. Elas estão disponíveis em índices de refração maiores que as lentes de resina. Portanto, elas conseguem proporcionar um óculos mais fino que as lentes de resina. 

Porém, em relação ao filtro de luz azul, a principal desvantagem está no fato de que não há filtro de luz azul disponível neste material.

Tratamentos que acompanham as lentes com filtro de luz azul:

  • Antirreflexo: O tratamento antirreflexo atua como uma barreira para os reflexos indesejados que dificultam sua visão. Lentes com este tipo de tratamento proporciona uma visão mais clara e aumenta o tempo de vida útil da lente;
  • Antirrisco: O tratamento antirrisco atua como camadas contra pequenos riscos e sujeiras diversas. Além disso, ajuda a garantir a durabilidade e resistência de suas lentes, evitando que elas fiquem desgastadas rapidamente;
  • Proteção 100%UV: Além de reduzir o brilho do ambiente, este tratamento proporciona 100% de proteção contra os raios ultravioletas. Utilizar lentes com este tratamento é importante para prevenir problemas oculares como a degeneração macular e também catarata;
  • Camada hidrofóbica: Este tratamento é uma camada que torna as lentes repelentes à água. Por conta disso, elas se tornam mais fáceis de limpar e evitam o embaçamento de seus óculos;
  • Camada Oleofóbica: Este tratamento diz respeito a uma tecnologia avançada que age como uma barreira que repele a gordura, fazendo com que suas lentes sejam mais fáceis de limpar.

A cor do antirreflexo das lentes dos óculos com filtro de luz azul:

Há, basicamente, duas cores de antirreflexos mais utilizadas no mercado:

Cor verde: É a mais tradicional e discreta, além de não atrapalhar a percepção das cores ao seu redor; 

Cor azul-violeta: Usada para diferenciar as lentes com filtro de luz azul das lentes comuns, inclusive algumas marcas fazem essa diferenciação, esta não cor não é muito discreta. Esta é a principal desvantagem, pois acaba chamando bastante a atenção. Esse é um dos motivos que faz com que algumas pessoas não gostem de óculos com filtro de luz azul. 

Por este motivo, as lentes da Lenscope possuem a cor do antirreflexo verde, sendo elas as mais discretas do mercado. 

Coloração das lentes

Uma das principais características das lentes para óculos que possuem filtro de luz azul é que elas possuem um tom amarelado, característico do filtro de proteção da luz azul. 

O problema é quando há excesso de amarelo no filtro. Pois isso provoca uma distorção maior das cores dos objetivos, o que prejudica aquelas pessoas que precisam saber diferenciar bem as cores no dia-a-dia, como os designers, gamers e demais profissões. 

Para evitar que isso aconteça, nós da Lenscope desenvolvemos as nossas lentes menos amareladas que as lentes mais vendidas do mercado. Mantendo toda a proteção contra a luz azul que você precisa. 

Agora, considerando que estamos nos habituando a fazer tudo online devido a pandemia, como comprar óculos com filtro de luz azul pela internet? 

Como comprar óculos com filtro de luz azul pela internet?

Devido à pandemia, estamos nos acostumando a fazer nossas compras online. Neste tempo aposto que você também descobriu as vantagens de se comprar online, não é mesmo?

Assim como com outros produtos, comprar óculos de forma online também é uma ótima maneira de economizar. Além de proteger a si e os outros do novo Coronavírus. 

Por isso, a Lenscope oferece essa possibilidade. Atualmente somos a pioneira em vendas de óculos pela internet. Afinal, nós colocamos novas lentes de acordo com o seu grau sem que você precise sair de casa.

Nosso principal diferencial é que usamos a tecnologia a nosso favor a fim de eliminar intermediários entre você e seus óculos, além de desenvolvermos os melhores óculos pensando em seu conformo.

Além disso, nós oferecemos lentes com filtro de luz azul para todas as necessidades.

Temos lentes para quem tem até 4 graus e para quem tem mais de 4 graus. 

Inclusive para quem tem mais de 4 graus, nós temos as Lentes Tokai 1.76, as lentes com filtro de luz azul mais finas do mundo. 

Além disso, para quem não precisa de óculos, mas passa muitas horas em frente às telas digitais. 

Faça agora um orçamento em nosso site para saber mais

O que é a luz azul e por que faz mal para os olhos?

De forma geral, a luz azul é exatamente o que parece ser: uma luz que é azul.

No entanto, esse não é o quadro completo, e é aqui que a teoria da luz e da cor entra em jogo, junto com conceitos como temperatura de cor, constante de Planck e a curva de radiação do corpo negro.

Mas não se preocupe, pois não vamos entrar em questões que lhe deem um nó na cabeça. Você simplesmente precisa entender um fato sobre a luz: a cor branca não é universal.

Não existe um branco singular, mas sim toda uma gama de luz visível que são representadas pelo branco.

As cores e sua temperatura

Dependendo das condições de iluminação e do que está irradiando e refletindo a luz, a luz branca pode ter uma cor amarela (quente) ou azul (fria).

Por exemplo, a luz proveniente de uma lâmpada LED incandescente é mais quente do que a luz proveniente de um monitor de computador. Isso é chamado de temperatura de cor e é medida em Kelvin (K).

Quanto maior a medida na escala Kelvin, mais azul é a cor.

De forma mais superficial, a luz mais quente tem uma temperatura de cor mais baixa do que a luz mais fria, com o brilho quase ardente do tungstênio atingindo cerca de 2.800K. E a luz do sol nublada atingindo cerca de 6.000K.

Os monitores de computador normalmente definem o branco em uma temperatura muito baixa para simular a luz solar natural, cerca de 6.500K.

Isso significa que a luz que sai da tela é bastante azul. Você pode notar isso se olhar de uma página da web com um fundo branco para uma lâmpada quente. 

Por que a luz azul nos causa cansaço visual?

A luz azul foi acusada de causar cansaço visual e até mesmo danos aos olhos. Porém, essencialmente, a luz azul não pode danificar diretamente sua visão. 

A American Academy of Ophthalmology (AAO) observa que a radiação ultravioleta pode causar danos aos olhos, mas os monitores de computador e outras telas não emitem realmente esse tipo de radiação.

Isso não significa que você deve simplesmente ignorar os efeitos de ficar olhando para uma tela o dia todo. 

Embora a radiação possa não machucar seus olhos, você está se concentrando em uma fonte de luz poderosa a alguns centímetros de seus olhos por longos períodos de tempo, e isso pode causar cansaço visual.

Seus olhos podem ficar secos, irritados, embaçados ou até mesmo causar dores de cabeça ao olhar para as telas por horas a fio. 

A tecnologia de bloqueio de luz azul pode ajudar a reduzir essa tensão, fazendo com que a luz pareça mais suave e menos brilhante. 

Por que usar óculos com filtro de luz azul?

Os óculos bloqueadores de luz azul têm lentes de cores diferentes, geralmente amarelas, âmbar ou laranja. Essas lentes refletem a luz azul longe de sua íris, bloqueando a luz antes que seu cérebro tenha a oportunidade de percebê-la.

Quando você usa óculos que bloqueiam a luz azul, especialmente à noite, você cria um ambiente específico para seus olhos.

Um ambiente que imita a redução natural da luz solar que ocorre à noite. Como resultado, seu cérebro começará a produção de melatonina no momento apropriado, permitindo que você adormeça mais facilmente.

É importante considerar que nossos cérebros são especialmente sensíveis à luz azul que os dispositivos digitais emitem. Na verdade, nosso cérebro o interpreta como luz do sol, e é por isso que usar esses dispositivos nos ajuda a nos sentir mais despertos e alertas.

Embora isso seja um benefício quando estamos tentando trabalhar e ser produtivos, pode ser um problema quando você usa os dispositivos à noite – um momento em que seu cérebro precisa relaxar para dormir. 

Qual é a influência da luz azul no sono?

Para entender como a luz azul afeta o sono, é importante revisar a relação geral entre a luz e o sono.

Cada pessoa tem um ritmo circadiano, ou relógio interno, e uma de suas principais funções é regular quando estamos alertas e quando estamos prontos para dormir. 

A luz desempenha um papel importante na regulação de nossos ritmos circadianos.

Quando o sol sai, sua retina diz a seu cérebro que é hora de ficar acordado e alerta.

O oposto acontece quando escurece à noite; a retina envia uma mensagem ao hipotálamo para produzir melatonina, baixar a temperatura corporal e se preparar para dormir.

A maioria dos dispositivos eletrônicos que possuem telas – incluindo smartphones, tablets, televisores, computadores e leitores eletrônicos – emite luz azul.

Luz azul, comprimento de onda e nosso corpo

A luz azul é o comprimento de onda mais curto e brilhante, e o cérebro a percebe como a luz do sol. Ou seja, recebemos o sinal de que é hora de acordar.

Como a luz azul que vemos enquanto trabalhamos em um computador ou lemos em um tablet nos mantém acordados e alertas, isso a torna ótima para produtividade durante o dia.

Mas, quando usamos dispositivos com luz azul à noite, isso pode causar estragos em nosso sono. Nossos cérebros pensam que é dia e atrasam a produção de melatonina. 

Inúmeros estudos demonstraram uma ligação entre a luz azul dos dispositivos e a má qualidade do sono.

Na verdade, um estudo de Harvard descobriu que a exposição à luz azul leva ao dobro da supressão da melatonina do que a exposição à luz verde.

Ele também muda os ritmos circadianos no mesmo grau. Por isso, assistir à televisão antes de dormir ou mesmo ler um livro em um e-reader pode afetar o sono

O efeito da luz azul nas crianças

Embora os impactos da luz azul no sono sejam alarmantes quando se trata de adultos, os efeitos tendem a ser ainda piores em crianças e jovens adultos.

Crianças que dormem em um quarto com TV relatam que dormem menos e se sentem cansadas. Além disso, jogar videogame antes de dormir pode superestimular as crianças. 

Contudo, o aumento no uso de smartphones levou a ainda mais problemas. Cada vez mais jovens adultos dormem com seus smartphones ao lado ou em suas camas. Eles são expostos à luz azul até adormecerem, às vezes até durante a noite. 

Um estudo recente descobriu que o número de adolescentes nos EUA que dormem menos de sete horas por noite aumentou 22% entre 2012 e 2015, o que se correlaciona com um aumento no uso de smartphones.

Isso é motivo de preocupação quando você considera que crianças em idade escolar precisam de nove a dez horas de sono durante a adolescência.

A boa notícia é que você pode tomar várias medidas para minimizar a exposição à luz azul à noite e melhorar seu sono, por exemplo:

O que fazer para diminuir a exposição dos olhos à luz azul

Limitar o tempo de uso das telas digitais

Tente parar de usar os dispositivos uma hora antes de ir para a cama e faça outra coisa que seja relaxante. Leia um livro, tome um banho ou medite.

Usar óculos de bloqueio de luz azul

Se você preferir não limitar o tempo de tela, os óculos de bloqueio de luz azul são uma ótima opção. Um estudo descobriu que o uso desses óculos melhora a duração e a eficiência do sono.

Modelar bons hábitos

Para ajudar seus filhos a dormir melhor, modele um bom comportamento, como não dormir com o smartphone ao lado da cama. Trabalhe com eles para definir regras sobre o tempo de tela, especialmente à noite.

Como os óculos com filtro de luz azul funcionam?

Para entender como os óculos com filtro de luz azul funcionam, é importante saber resumidamente como os olhos funcionam. 

De forma geral, no funcionamento dos olhos, a luz se move para a retina, que contém milhões de células nervosas sensíveis à luz chamadas bastonetes e cones.

Os cones estão no meio da retina, proporcionando uma visão clara e nítida e detectando cores e detalhes finos; as hastes estão nas bordas externas ajudando na visão periférica e são responsáveis ​​pela visão noturna.

Neste processo, a superexposição à luz azul pode danificar essas minúsculas células sensoriais de luz.

A luz azul afeta a parte posterior dos olhos, ou seja, as retinas.

É aí que entram os óculos com lentes de luz azul, pois o papel deles é filtrar a luz azul para longe de suas retinas. Eles podem filtrar entre 10% a mais de 90% da luz azul das retinas.

Dessa forma, ajudam a reduzir os cansaço nos olhos e os efeitos da luz azul em seus olhos, principalmente no período noturno.

Você precisa mesmo de um óculos com filtro de luz azul?

Se você sente cansaço visual ou tem problemas para dormir à noite, especialmente após um tempo excessivo de tela, vale a pena experimentar os óculos com filtro de luz azul.

Eles podem aliviar o cansaço visual ou ajudá-lo a dormir um pouco mais facilmente.

Uma coisa é fato: Independente da sua idade, se você usa dispositivos de luz azul, especialmente à noite, você pode se beneficiar do uso de óculos com filtro de luz azul.

Veja quando usar os óculos com filtro de luz azul! 

O que mais posso fazer para proteger meus olhos?

A American Academy of Ophthalmology, o Vision Council e outras organizações relacionadas à visão, recomendam moderação no uso da tela.

A maioria deles recomenda a adoção da regra 20-20-20. Isso significa que a cada 20 minutos, você olhará para um objeto a pelo menos 6 metros de distância por 20 segundos.

A American Academy of Ophthalmology também recomenda seguir estas etapas:

  • Ajuste seu assento ou a posição do computador para que seus olhos fiquem a cerca de 25 polegadas da tela; 
  • Posicione a tela de forma que você olhe ligeiramente para baixo;
  • Use um filtro de tela fosco na tela para reduzir o brilho;
  • Use lágrimas artificiais quando seus olhos estiverem secos;
  • Preste atenção à iluminação da sala onde você trabalha. Você pode tentar aumentar o contraste da tela;
  • Se você usa lentes de contato, dê um descanso aos olhos usando óculos de vez em quando. 

Outras medidas que você pode tomar é ligar um aplicativo de filtro de luz vermelha em todos os dispositivos que incluem essa funcionalidade. 

Os especialistas em sono recomendam não usar dispositivos eletrônicos 1 hora antes de dormir, para permitir que seu cérebro comece a desacelerar para dormir. 

Finalmente, durma bastante!

Deixe seus olhos descansarem garantindo que você feche os olhos mais de 7 horas à noite.

 

Pensando em comprar óculos com filtro de luz azul?

Agora que você já sabe tudo sobre os óculos com filtro de luz azul, diz pra gente: você já usa esse tipo de óculos ou pretende comprar um?

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Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

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