Óculos de ciclismo: benefícios, modelos e como escolher

óculos de ciclismo
  • por
3.7
(3)

Os óculos de ciclismo parecem estar ficando cada vez maiores a cada temporada. Nas redes sociais, vemos memes muito engraçados de ciclistas com óculos cujas lentes parecem engolir todo o rosto. Porém, a utilidade dos óculos de ciclismo está além da moda – eles são um item essencial para ciclistas.

Porque no verão, cumprem o papel de manter a luz do sol longe de seus olhos. Pois é justamente isso que a maioria dos ciclistas esperam, não é mesmo? Contudo, durante o resto do ano, eles também fornecem uma barreira para outros empecilhos como a chuva, o vento, respingos de estrada e insetos.

Mas, afinal, o que você deve procurar em um par de óculos de ciclismo? Dessa forma, pensando em sanar esta dúvida que listamos os benefícios deste item essencial para os ciclistas. Além disso, mostramos como fazer uma boa escolha na hora de comprar os seus óculos de ciclismo e no final deste artigo, listamos os lugares onde você pode adquirir os seus. Veja!

Óculos de ciclismo: o que é e para que serve?

Os óculos de ciclismo são acessórios indispensáveis para a segurança e conforto do ciclista. Eles não apenas protegem contra os raios Ultravioletas (UV), mas também preservam os olhos de sujeiras ao longo das pedaladas, principalmente em trilhas com mais obstáculos. Ou seja, com os óculos adequados, você pode pedalar tranquilo e aproveitar melhor o momento sem se preocupar com os obstáculos do caminho. Conheça as principais características dos óculos de ciclismo!

Quais são as características dos óculos de ciclismo?

Um detalhe importante a ser observado é que os óculos de ciclismo tem características específicas. Por isso, ao comprar os seus é preciso considerar alguns pontos como:

Cor da lente

Para a melhor proteção, o ideal é bloquear de 75 a 90 por cento da luz visível no sol forte e de 35 a 50 por cento em dias nublados. Por isso, ao comprar, procure uma etiqueta indicando suas qualidades de absorção de luz. Mas, várias marcas de óculos permitem a troca de lentes para atender às condições ambientais.

Dessa forma, a melhor cor de lentes para uso geral é cinza neutro porque não distorce a cor, embora o marrom também esteja OK. Fique longe de matizes da moda e cores brilhantes. Eles não são realmente óculos de sol.

Radiação ultravioleta (UV)

Quase todos os óculos de sol de qualidade, produzidos hoje, oferecem proteção essencial contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB). Alguns materiais de lentes têm uma capacidade embutida de absorver luz UV, mas a maior parte da proteção é adicionada na forma de revestimentos de lentes.

Escudos ou armações envolventes

As armações e lentes envolventes oferecem várias vantagens para os ciclistas. Os envolventes permitem a melhor visão periférica (lateral), graças à ausência de obstrução pela moldura e pela têmpora. A visão periférica é especialmente importante para manobrar com segurança em um grupo de passageiros e no trânsito.

Os envolventes também ajudam a manter o vento seco longe dos olhos, ao mesmo tempo que permitem a circulação de ar suficiente para evitar o embaçamento das lentes.  As lentes envolventes que se estendem mais acima da sobrancelha permitem uma visão desobstruída ao andar baixo.

Tipo de lente

As lentes de policarbonato são virtualmente inquebráveis. Eles também são mais leves e não embaçam tão facilmente. Já as lentes de plástico são mais suscetíveis a arranhões e nem sempre têm som óptico. 

Para verificar se há distorção, segure um par de óculos de sol com o braço estendido e olhe através deles para uma fonte de luz. As imagens devem ser nítidas em todas as partes das lentes.

Armações

Entre as armações, o náilon ou o plástico são mais leves, mais seguros e mais duráveis ​​do que o metal, mas ambos podem se tornar quebradiços em climas frios. Em qualquer estrutura, procure dobradiças simples e resistentes. Alguns ciclistas preferem uma estrutura de uma peça. 

Quais são os benefícios de usar óculos de ciclismo?

São inúmeros os benefícios. Entre eles estão:

  • Proteção contra exposição aos raios ultravioleta;
  • Proteção contra ar e detritos;
  • Segurança;
  • Visão aprimorada;
  • Proteção contra brilho e reflexo irritantes;
  • Proteção contra poeira, vento e outros objetos estranhos;
  • Confortável em todas as condições meteorológicas;
  • Lentes intercambiáveis;
  • Disponível em uma variedade de estilos e tamanhos;
  • Óculos feitos com material de qualidade proporcionam um conforto extra;
  • Disponível a um preço acessível;
  • Torna você um ciclista estiloso;
  • Protegem contra os raios UV, durante o dia;
  • Evitam contato de insetos e corpos estranhos;
  • Para quem faz trilhas, protegem os olhos no caso de choques com galhos que podem surgir no percurso;
  • Previnem o ressecamento dos olhos pelo vento;
  • Favorecem uma melhor visualização de restrições, como buracos e pedras, em locais mais escuros, uma vez que há lentes desenvolvidas para garantir o reconhecimento dessas imperfeições de terreno à distância.

Além dos benefícios dos óculos de ciclismo, há diversas opções de lentes. Saiba mais a seguir!

Quais são as opções de lentes para óculos de ciclismo?

Existem vários tipos de lentes para óculos de ciclismo que variam em cores e funções. Veja:

Lente Amarela: Para dias nublados ou com neblina;

Âmbar e rosa: Aumentam a precisão visual e tem grande força de contraste;

Cinza: Reduz o brilho e deixa as cores mais próximas da realidade;

Transparentes: Boas para dias nublados com pouca luz;

Escura: Protege contra o excesso de luminosidade;

Fotocromática: Escurece ou clareia de acordo com a variação de luz;

Polarizada: Reduz o excesso de brilho, mantendo a visão mais confortável;

Anti reflexiva: Minimiza reflexos que causam distrações na estrada;

Hidrofóbica: Evita o acúmulo de manchas de água, suor e outros resíduos;

Espelhada: Protege contra o excesso de luminosidade e reflete melhor o sol;

Laranja: Aumenta a precisão visual e tem grande força de contraste;

Azul: Ideal para ambientes com muito verde;

Vermelha: Ideais para locais com muito reflexo;

Iridium: Reduz o brilho e aumenta a percepção de cor;

Lente VR28: Aumenta a profundidade;

Prizm: Preserva o contraste em qualquer ambiente.

Nossas lentes mais finas são compatíveis com diversos tipos e modelos de armações. No entanto, há algumas exceções, como por exemplo, armações específicas para prática esportiva e/ou muito curvadas. Se você tiver dúvidas, é só enviar um e-mail para a nossa equipe: ajuda@lenscope.com.br.

O coronavírus criou novos ciclistas?

Com as medidas de distanciamento social que visam reduzir a disseminação do Covid-19, houve um aumento no número de pessoas rodando de bicicleta. Afinal, toda medida para reduzir contatos é válida.

Dessa forma, muitos passaram a ir para o trabalho ou realizar outras tarefas essenciais do dia a dia de bicicleta. Assim elas evitam transportes públicos ou outros transportes coletivos que viabilizam o risco de contágio. Se você é uma dessas pessoas que se tornou ciclista em meio a pandemia, veja a seguir como escolher seus óculos de ciclismo!

Como escolher óculos de ciclismo?

A melhor forma de escolher um óculos de ciclismo é analisando os aspectos que listamos em tópicos anteriores. Com isso você consegue identificar qual modelo atende às suas necessidades. Alguns aspectos importantes na hora da escolha são:

  • Modelo que melhor se adequa a seu rosto;
  • Design que se adequa ao seu nariz, olhos, orelhas e capacete;
  • Lentes para a condição climática da sua região;
  • Proteção contra os raios UV;
  • Lentes e modelos com entrada de ar para a ventilação;
  • Partes emborrachadas para melhorar a aderência ao rosto.

Você também pode optar pelos óculos de sol para ciclismo:

Lentes espelhadas: São melhores para dias ensolarados. Essas lentes normalmente bloqueiam a maior parte da luz, tornando o passeio ao sol mais agradável;

Lentes laranjas ou amarelas: São melhores para condições de condução com pouca luz (por exemplo, as condições de iluminação vistas ao amanhecer ou ao anoitecer);

Lentes limpas: São projetadas para andar à noite ou na chuva. Embora elas não bloqueiem nenhuma luz, eles bloqueiam detritos; 

Lentes fotocromáticas: Se ajustam automaticamente às condições de mudança de luz. Por isso, elas irão escurecer quando o sol ficar mais forte e clarear quando os níveis de luz disponíveis começarem a diminuir;

Veja a seguir onde comprar seus óculos de ciclismo!

Onde comprar óculos de ciclismo

Sabemos que os exercícios físicos, inclusive o ciclismo, trazem muitos benefícios para a saúde em geral e especificamente para a saúde dos olhos. Contudo, é importante se exercitar sempre com segurança. Agora que você sabe como escolher seus óculos de ciclismo, saiba que você pode comprar o seu online em sites especializados.

Lojas:

Agora diz pra gente, você pratica exercícios físicos? O que você está fazendo para cuidar dos seus olhos? Saiba que fazer testes de visão regularmente é fundamental para acompanhar a saúde dos olhos.

Faça agora o teste de visão Lenscope, totalmente online e gratuito! 

olho sensível - teste de visão

Gostou do conteúdo? Mas, não vá antes de compartilhar sua experiência nos comentários. Todos os dias temos mais conteúdo para você!

Fontes:

Cyclingweekly

Active.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Óculos de ciclismo: benefícios, modelos e como escolher”

  1. Gilberto Massaki Utida

    Ola
    Tenho 50 anos
    Uso óculos de leitura apenas, mas quando estou pedalando não enxergo o velocímetro pois deveria estar de óculos de leitura…os óculos de leitura são incompatíveis com o pedal….
    Existem óculos multifocais ou bifocais para ciclista?
    Obrigado
    Gilberto

    1. Olá Gilberto, tudo bem?

      Para te proporcionar um melhor conforto na hora de realizar suas atividades do dia-dia, lentes multifocais personalizadas, são a melhor opção, já que ela vai aprimorar o campo de visão que você mais utiliza diariamente.

      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Progress que são lentes multifocais personalizadas. Ou seja, fazemos as lentes baseada no estilo de vida que você leva, tornando uma lente exclusivamente sua 😊

      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado e tendo mais espaço na sua lente multifocal. Diferente das lentes multifocais comuns que costumam ter os campos para perto, intermediário e longe com o mesmo tamanho, não levando em conta qual deles você mais utiliza no seu dia.

      Para isso, oferecemos um questionário perguntando sobre a quantidade de horas que você passa lendo, dirigindo, em reuniões, utilizando o computador e ao livre. Com isso, o campo de visão da sua lente é desenhado de forma personalizada, de acordo com as suas respostas. Legal, né?

      Conheça a nossa lente Lenscope Progress aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

      Se tiver alguma dúvida, você pode mandar sua receita para o nosso e-mail: ajuda@lenscope.com.br

      Sempre que precisar, estamos aqui! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *