Óculos de farmácia: quando é seguro comprar e possíveis riscos para a visão

Óculos de farmácia
  • por
4.9
(33)

Óculos de farmácia nada mais é do que um óculos que se compra pronto, ou seja, que já vem com armação e lente de grau. Também conhecido como óculos de leitura, muitas pessoas recorrem a esse tipo de óculos porque é possível adquiri-lo sem receita médica. 

No entanto, o que a princípio parece uma facilidade pode causar problemas a longo prazo.

Isso porque as lentes de óculos de farmácia muitas vezes vêm com irregularidades no grau que agravam problemas oculares.

No artigo de hoje vamos explicar quais são os riscos de usar óculos de farmácia e em quais casos é seguro usá-lo. Acompanhe a seguir.

Óculos de farmácia: como é e para que servem

Fabricados em série, os óculos de farmácia são vendidos prontos e sem nenhum tipo de personalização. Dessa forma, as lentes não são feitas levando em consideração a distância entre as pupilas de cada usuário. Isso causa dores de cabeça, enjôos e vertigens.

No entanto, apesar das contra-indicações, muitas pessoas recorrem aos óculos de farmácia como uma solução rápida e econômica para resolver problemas de visão. 

Embora não seja específico para o tratamento de nenhum desvio ocular, o óculos de farmácia é muito procurado por quem tem presbiopia.

Essa condição afeta quase toda população com mais de 40 anos e nada mais é do que um processo natural de envelhecimento dos olhos. Dentre os principais sintomas está a dificuldade para enxergar de perto, também conhecida como “vista cansada”.

Estima-se que cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm presbiopia. 

É seguro comprar óculos de farmácia sem receita

Segundo a oftalmologista Michelle Andreoli, médica porta-voz da Academia Americana de Oftalmologia, “os óculos de farmácia sem prescrição são de fato perfeitamente seguros”. De acordo com ela, esse tipo de óculos é uma opção para ajudar as pessoas a enxergarem melhor sem prejudicar a visão.  

No entanto, a especialista alerta que o óculos de farmácia não é a solução definitiva para o problema, uma vez que a visão pode piorar até os 60 anos.

Ou seja, isso significa que a longo prazo o grau do óculos de farmácia pode ficar fraco. A recomendação de Andreoli é que esse tipo de óculos seja usado por quem tem de 45 a 60 anos por, no máximo, dois anos. 

Por isso, a melhor maneira de determinar o grau para comprar um óculos é fazer um exame ocular anual com seu oftalmologista. 

Em caso de dúvida sobre qual óculos de farmácia escolher, o presidente da Associação Optométrica Americana, o optometrista William Reynolds recomenda sempre optar pelo mais fraco.

“Escolher óculos de leitura muito fortes normalmente causará mais problemas de desconforto do que óculos de leitura que são um pouco fracos demais”, afirma o médico.

Outro detalhe importante a ser considerado na escolha do óculos de farmácia é a atividade em que o óculos será usado. 

Quem trabalha no computador, por exemplo, precisa de um óculos com menos grau do que quem lê um livro. 

No entanto, apesar de ser um bom “quebra-galho”, vale lembrar que podem apresentar algumas imperfeições. Outro problema deste tipo de óculos é que o grau é o mesmo em ambas as lentes, sendo que a maioria das pessoas têm graus diferentes em cada olho.

Óculos de leitura precisa de prescrição médica?

Apesar de ser possível comprar sem receita médica, o ideal é sempre fazer um exame ocular.

Isso porque um óculos de leitura prescrito por um médico terá o grau correto para sua visão. Além disso, ele irá durar mais tempo e também poderá ser usado para casos de miopia, astigmatismo e outros distúrbios oculares.

Da mesma forma, quem já usa e começa a sentir algum desconforto visual também deve agendar um exame. É bem provável que seja necessário aumentar o grau da lente, mas é importante examinar a existência de condições como glaucoma e catarata.

Possíveis riscos de usar óculos de farmácia

Embora muitas pessoas recorram aos óculos de farmácia para enxergar melhor de perto, a longo prazo esse tipo de óculos pode piorar a visão.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier, hoje o uso de óculos sem prescrição médica é a maior causa do agravamento da presbiopia.

O especialista afirma também que mais da metade dos pacientes com vista cansada chega ao consultório usando óculos de farmácia. 

Consequentemente, pacientes com menos de 60 anos já possuem 3 graus de presbiopia, quando o normal é atingir esse grau somente depois dos 70 anos.

Portanto, os principais riscos de usar óculos de farmácia são:

  • Aumentar o grau – como o grau dos óculos de farmácia é o mesmo nos dois olhos, o grau de um dos olhos pode não estar correto. E olhar através de uma lente com grau errado acaba forçando a visão, o que a longo prazo aumenta ainda mais o grau.
  • Não corrigir desvios oculares – ao contrário de óculos prescritos, os óculos de farmácia não corrigem desvios oculares como miopia e astigmatismo. Quando não tratado, o desvio pode causar dores de cabeça e cansaço ocular.
  • Não ter nenhum tipo de personalização – os óculos de farmácia são feitos em série e não possuem nenhum tipo de personalização. Dessa forma, esse tipo de óculos não alinha o centro óptico da lente ao centro da pupila. Se o centro óptico estiver desalinhado, a pessoa pode acabar olhando através do lado da lente, causando tensão ocular e desequilíbrios musculares nos olhos.
  • Apresentar imperfeições nas lentes – alguns óculos de leitura vêm com ondas ou bolhas nas lentes. Esses defeitos indesejados também podem atrapalhar a visão do usuário. 

Óculos de farmácia: a venda é permitida?

De acordo com a Instrução Normativa nº 09/09 , “é vedado o comércio de lentes de grau, exceto quando não houver, no município, estabelecimento específico para este fim, conforme legislação vigente.”

Vale a pena usar óculos de farmácia?

Apesar de parecer uma opção prática e barata, a longo prazo, usar óculos de farmácia não vale a pena. 

Antes de comprar um óculos, é importante consultar um médico oftalmologista. Pode ser que ele mesmo indique um óculos de leitura, mas, mesmo assim, é importante analisar sua saúde ocular em geral.

Se você já usa óculos de leitura, não se esqueça de fazer exames oculares anualmente para verificar se o grau aumentou. 

Nunca é tarde para começar a cuidar da visão, portanto comece agora mesmo fazendo nosso teste de acuidade visual.

óculos de farmácia - teste de visão

Você já comprou óculos de farmácia? Então conte como foi sua experiência em nossos comentários e não esqueça de deixar sua opinião sobre nosso artigo!

Fonte:

My Pharma

Very Well Health

SIS Saúde

AARP

America’s Best

All About Vision

Centro Campineiro

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

4 comentários em “Óculos de farmácia: quando é seguro comprar e possíveis riscos para a visão”

  1. Interessante que já faz 30 anos que uso o óculos pronto de farmácia, em todo esses anos, já fui 6 vezes, em 6 oftalmologistas diferentes, faço a consulta, pego a receita e vou na ótica fazer os óculos e não fica compatível com a minha visão! Então vou continuar usando óculos de farmácia mesmo! Vou no médico só para ver se adquiri outras enfermidades visuais, mas não vou mais, jogar dinheiro fora com óculos que não funcionam

  2. No momento estou usando óculos de farmácia, pois foi a única solução que tive para enxergar melhor, paguei quase mil reais por um óculos e mesmo com todo cuidado arranhou com facilidade as lentes, o de farmácia não percebo muito, este problema enxergo melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *