Óculos de realidade virtual: como funciona, usar faz mal e como usar com óculos de grau?

óculos de realidade virtual como funciona
  • por
4.3
(15)

Óculos de realidade virtual e como funciona costuma gerar curiosidade e algumas dúvidas, afinal, faz mal aos olhos? Existem formas adequadas de usar? E se eu tiver grau, como posso usar óculos de realidade virtual?

Veja que são muitas perguntas, não é mesmo? 

Aliás, caso você ainda não saiba, o óculos de realidade virtual tem a função de criar um ambiente simulado em que o usuário consiga, por meio da tecnologia, jogar ou vivenciar uma experiência virtual.

Vamos então descobrir mais sobre esse tema? Vem com a gente!

Óculos de realidade virtual: Como funciona?

O óculos de realidade virtual podem funcionar de formas diferentes, mas todos têm em comum a forma como reproduzem a realidade virtual. Ou seja, dependem do movimento da cabeça combinado com imagens estereoscópicas para enviar imagens e sons em três dimensões. Dessa forma, a sensação que você tem é de que está realmente em um “outro mundo”, um mundo totalmente digital. 

Além disso, o óculos de realidade virtual funciona estando conectado a um computador ou console, ou por meio de aplicativo. E não precisa de habilidade para usar esse tipo de óculos, basta você ter um pouco de conhecimento sobre o jogo que vai ser reproduzido, colocar e ajustar os óculos e pronto!

Aliás, mesmo que você não tenha muita habilidade com jogos, muitos acompanham manual com instruções simples e fáceis para orientá-lo sobre óculos de realidade virtual e como funciona eles.

Usar óculos de realidade virtual faz mal para os olhos? 

Sim, o óculos de realidade virtual pode fazer mal aos olhos! Isso porque ele pode ocasionar:

  • Cansaço visual;
  • Tensão ocular;
  • Olhos secos;
  • Dor nos olhos ou desconforto;
  • Visão dupla, alterada ou visão turva;
  • Espasmos musculares no olhos

Assim, os olhos acabam sofrendo, afinal, não estamos acostumados a ficar com uma tela digital quase que “grudada” em nossos olhos. No entanto, existem formas de evitar maiores riscos à saúde ocular ao usar esse tipo de óculos. Veja a seguir:

5 formas de evitar tensão muscular ao usar óculos VR 

Você pode usar óculos de realidade virtual, sem se preocupar com a tensão muscular nos olhos. 

Por isso, preparamos 5 dicas sobre como usar da forma correta o óculos VR.

Não esqueça de piscar

Quando ficamos muito tempo expostos às telas digitais, nossos olhos tendem a ficar mais secos. Isso ocasiona, por exemplo, a síndrome do olho seco, incomodando bastante e gerando desconforto.

Por isso, uma dica é não esquecer de piscar enquanto estiver usando os óculos de realidade virtual!

Faça intervalos

Não use óculos VR por muito tempo. O importante é fazer intervalos enquanto estiver usando. Nesse período, procure descansar a vista.

Regra 20-20-20

Sentiu o olho secar, incomodar ou arder? Então, a cada 20 minutos, tire 20 segundos para piscar e captar luz natural.

Atenção a configuração do seu óculos

Não esqueça de checar as configurações de exibição do seu óculos para que as imagens projetadas não sejam muito nítidas ou brilhantes.

Use lentes com filtro de luz azul

A opção do óculos com filtro de luz azul é ideal e funciona muito bem como prevenção aos danos da luz azul violeta. Além de ser prático, pode ser usado até por quem não tem grau, mas quer proteger a visão. Por isso, cada vez mais profissionais da saúde recomendam a proteção dos olhos contra os raios nocivos.

 Hoje existem lentes para óculos que contam com a tecnologia de proteção contra luz azul.

Óculos de realidade virtual: como funciona usar com óculos de grau?

Vamos agora te contar algumas dicas para quem quer saber sobre óculos de realidade virtual como funciona usar com lentes para quem tem grau!

Não tire o seu óculos de grau

Pode parecer que vai incomodar usar o seu óculos de grau enquanto joga com um óculos de realidade virtual, mas você não deve deixar de usar as suas lentes de grau. Isso porque você vai forçar ainda mais os seus olhos para conseguir enxergar bem.

Dessa forma, o resultado pode ser, depois do jogo, fortes dores de cabeça e até enjoos.

Dê tempo a sua visão para ela se acostumar 

Pessoas que não usam óculos de grau, geralmente, colocam o óculos de realidade virtual e já começam a jogar. No entanto, uma dica muito importante para quem usa lentes de óculos de grau é dar tempo para a sua visão se acostumar. Isso não vai levar mais do que alguns minutos, mas respeite a adaptação que os seus olhos vão precisar ao vestir pela primeira vez o óculos VR.

Além disso, é um intervalo de tempo bom para você checar se os óculos estarão bem ajustados e confortáveis para o uso.

Limpe bem o seu óculos de grau 

Pois é, essa dica não serve apenas para o dia a dia de quem usa óculos de grau, como também para quem vai usar um óculos de realidade virtual. Isso porque o óculos VR vai pressionar o seu óculos de grau, fazendo com que ele fique muito perto dos seus olhos.

Assim, se as suas lentes estiverem sujas ou gordurosas, a sua visão pode ser prejudicada, já que lentes sujam impedem a gente enxergar com nitidez. 

Compre um óculos de realidade virtual ideal para você

Alguns modelos de óculos de realidade virtual podem custar caro, pois a qualidade e a experiência que proporcionam são únicas!

No entanto, você sempre deve levar em conta o conforto e a segurança aos seus olhos quando pensar em um óculos desse tipo, ainda mais se você já usar um com grau. Ou seja, às vezes, gastar um pouco mais comprando um modelo melhor vai valer a pena! Além disso, não deixe de experimentar o óculos virtual, ver como ele funciona e ver se vai causar desconforto. Tudo isso é fundamental! 

Aproveite ao máximo sua experiência com os óculos de realidade virtual 

Muito bem! Chegamos ao fim de mais um artigo e agora você já sabe mais dicas sobre como usar óculos de realidade virtual e como funciona esse tipo de óculos.

Além disso, não esqueça de aproveitar ao máximo essa experiência e colecionar bons momentos, mas tudo sempre com segurança e cuidando da sua visão! A Lenscope é uma health tech que tem como propósito democratizar o acesso à saúde visual e lentes de qualidade. Assim, nosso esforço é oferecer lentes de grau por preços acessíveis a todos da população!

Pensando nisso, desenvolvemos um teste de visão totalmente gratuito que você pode fazer em casa, enquanto não agenda uma consulta com o seu oftalmologista. Faça o nosso teste de visão para conferir se seus olhos têm grau de miopia ou astigmatismo. É online e grátis!

óculos de realidade virtual como funciona - teste de visão

Já estamos terminando, mas antes um recadinho: se inscreva na nossa Newsletter para continuar recebendo notícias sobre o universo da saúde ocular. Conta para a gente nos comentários se você ficou com vontade de usar óculos de realidade virtual ou se já usou alguma vez!

Fontes:

Virtual Reality Society 

HP

Space

All About Vision 

N Vision Center

Avatar Digital

Glass Eye Wear

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Óculos de realidade virtual: como funciona, usar faz mal e como usar com óculos de grau?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *