Óculos de realidade virtual: benefícios e como escolher o seu

óculos de realidade virtual
  • por
2.5
(2)

Óculos de realidade virtual costumam agradar bastante quem tem a chance de usá-los! A função deste óculos é criar um ambiente simulado em que o usuário consiga, por meio da tecnologia, jogar ou vivenciar uma experiência virtual. Assim, cada vez mais, a realidade virtual vem ganhando espaço.

Aliás, é sobre esse tipo de óculos e seus benefícios, como, por exemplo, ter contato com um novo idioma, que vamos abordar neste texto.

O que é realidade virtual?

A realidade virtual (VR) é a tecnologia de computador para criar um ambiente simulado. Ou seja, você é inserido em um ambiente criado virtualmente, podendo viver o que estiver ao seu redor. Com isso, os usuários não apenas se veem frente às telas, mas interagem em um mundo 3D.

Acima de tudo, nós prezamos pela capacidade visual, ou seja, conseguir ver o que está ao redor e, assim, sentirmos diferentes sensações.

Inclusive, atualmente, existem até mesmo os chamados óculos inteligentes, que graças a tecnologia, ajudam deficientes auditivos ou visuais.

Com relação ao óculos de realidade virtual, por exemplo, ele também conta com uma tecnologia exclusiva para a tarefa de simular um ambiente virtual. Aliás, o mercado da realidade virtual não para de crescer, movimentando bilhões de reais ao redor do mundo.

A tecnologia dos óculos de realidade virtual 

Os óculos contam com uma tecnologia desenvolvida para realidade virtual de games. Sendo assim, há modelos diferentes, como também preços.

Além disso, fatores como conforto, qualidade de som e imagem colaboram para um preço maior ou menor que você vai pagar pelo modelo. Outro ponto interessante são as características.

Isso porque eles lembram um óculos, no entanto, com diferenças com relação à armação e a posição que ficam no rosto, já que cobrem boa parte da nossa face.

Além disso, é preciso levar em conta a altura deles e as recomendações de uso. Como exemplo, fazer um teste com os óculos por alguns minutos antes de usá-los de fato para a finalidade que pretende.

Aliás, se você já usa óculos de grau, essa recomendação é necessária, pois vai te ajudar a perceber se você sente algum desconforto. 

Tipos de óculos de realidade virtual

Dentre os tipos de óculos, listamos os seguintes:

  • Com fio
  • Desconectados
  • Para smartphones

Óculos de realidade virtual com fio

Este modelo é conectado ao computador ou console para funcionar. Geralmente, eles são considerados mais poderosos do que os outros tipos. Isso porque, o seu desempenho é maior e é possível, por exemplo, usar o objeto com diferentes jogos ou até com vários aplicativos. No entanto, um ponto negativo é que limita a movimentação, podendo atrapalhar na experiência de uso.

Óculos de realidade virtual desconectados

Diferente do anterior, esse tipo de óculos possibilita maior movimentação de quem usa ele para jogar ou para usar algum aplicativo. Isso porque ficam desconectados com o computador ou console.

Apesar disso, tem uma desvantagem: o custo e a dificuldade de acessar algumas bibliotecas de conteúdo ou lidar com conteúdo de RV mais exigentes. 

Óculos de realidade virtual para smartphones 

Quem diria! Nem mesmo os smartphones escaparam da oportunidade de experimentar a aventura da realidade virtual. Assim, com este modelo, você tem facilidade de configurar o aparelho ao óculos de RV, além de ter acesso a uma vasta quantidade de conteúdo compatível.

Em comparação com os demais, o custo deste tipo costuma ser também mais acessível. Assim, é uma opção excelente e de ótimo custo-benefício. 

Prós e contras de usar óculos de realidade virtual 

Por mais interessante e animador que seja, não oferece apenas benefícios, mas algumas desvantagens também. Veja a seguir:

Prós em usar óculos de realidade virtual

Alguns benefícios são:

  • Contato com novos idiomas – A realidade virtual rompe barreiras e, com ela, podemos ter contato com diferentes idiomas quando usamos programas de uma língua diferente
  • Aumenta o valor educacional – Para alguns cursos, como na medicina, um óculos de realidade virtual é uma ferramenta valiosa no aprendizado.
  • Desperta o interesse – É envolvente e para algumas pessoas é mais interessante do que a leitura. Assim, para o contexto educacional é excelente!
  • Recompensa sem risco – Você vivencia experiências sem correr riscos.

Contras de usar óculos de realidade virtual

Algumas desvantagens são:

  • Criar um vício – O vício em realidade virtual é extremamente comum entre muitas pessoas, portanto, é preciso cautela ao usar um óculos de realidade virtual.
  • Enfraquecer conexões humanas – O nome pode ter a palavra “realidade”, mas sabemos que as conexões humanas podem se enfraquecer quando ficamos fissurados no mundo da realidade virtual. 
  • Pouca flexibilidade – Não há espaço para uma interação flexível, ou seja, você usa o mesmo programa em todas as sessões.
  • Doenças físicas – Algumas pessoas podem passar mal ao usar um óculos de realidade virtual. Assim é comum sentirem náuseas ou fadiga ocular.

O que considerar ao escolher seus óculos de realidade virtual 

Para escolher o seu óculos de realidade virtual, você deve levar em conta alguns pontos:

  • Potência e desempenho;
  • Custo-benefício;
  • Nível de conforto
  • Tipos de conteúdo que deseja consumir

Quais recursos são mais importantes para você?

Alguns fatores devem ser levados em conta no momento da compra do seu óculos de realidade virtual. Por exemplo, o desempenho dele. Para isso, você precisa pensar na potência do aparelho enquanto você estiver utilizando. 

Assim, a opção em usar um que seja com fio poderá oferecer uma melhor potência para você, já que são considerados mais poderosos.

Já os óculos de realidade virtual sem fio, eles ajudam na liberdade de movimentação durante o uso, no entanto, têm limitações quanto ao acesso de aplicações e bibliotecas de conteúdo de realidade virtual.

Tipos de conteúdo que deseja consumir

Um fato importante que você deve levar em conta diz respeito ao tipo de conteúdo que quer consumir com os óculos de realidade virtual. Isso porque para games, reprodução de vídeos, passeios ou eventos ao vivo um modelo específico pode ser mais indicado. Por exemplo, se você quiser reproduzir vídeos 360º, você pode optar pelo modelo que usamos com um smartphone. 

Custo benefício

Um óculos de realidade virtual costuma ser caro. Então, você precisa pensar na quantia que deseja desembolsar ao comprar um modelo. Além disso, você vai precisar pensar no investimento que deverá fazer com os outros itens para a realidade ser melhor experimentada. Ou seja, um computador ou um bom console.

Aliás, os óculos de realidade virtual para smartphones costumam ter melhor custo-benefício. Dessa forma, oferecem uma ótima experiência, por um valor inferior aos demais modelos. 

Nível de conforto

Não esqueça de levar em conta o conforto deste tipo de óculos, pois como você vai usá-los por um longo período de tempo, eles não podem te incomodar. Experimente diferentes modelos e veja com qual você melhor se adapta.

Além disso, você pode tentar experimentá-los também e ver como vai ser a sensação de uso enquanto estiver jogando, por exemplo.

Usar óculos de realidade virtual com óculos de grau 

Para quem já usa óculos de grau e quer usar um de realidade virtual, vai precisar levar em consideração alguns detalhes importantes.  

Por isso, listamos algumas orientações para você:

Veja se as suas lentes vão caber

Se você usa óculos de grau, você não pode ficar sem eles enquanto usar os de realidade virtual, então, certifique- se de que suas lentes vão caber. Caso não couber, você vai precisar de um modelo maior para melhor se adaptar. 

Use da maneira correta os óculos de realidade virtual

Isso é muito importante, porque vai influenciar na sua experiência enquanto estiver usando óculos VR. Coloque eles sempre de trás para frente e experimente o modelo para ver se eles não ficam apertados.

Proteja-se da luz azul

A luz azul violeta é a luz prejudicial aos olhos e é emitida por aparelhos eletrônicos como smartphones, computadores, tablets, TV, lâmpadas LED, entre outros.

Essa luz pode trazer sérios danos à nossa visão e ao nosso sono. Isso acontece porque a luz azul violeta bloqueia a nossa produção do hormônio da melatonina. Esse hormônio é responsável por passar a mensagem para nosso corpo de que é hora de dormir.

Portanto, para se proteger, você precisa ter óculos de grau com filtro de luz azul.

As lentes que filtram essa luz- as chamadas Blue Light ou Blue Control – são fundamentais para você cuidar da sua visão, ainda mais se passa horas em frente ao computador ou no celular.

Ajuste o seu óculos de realidade virtual

Após colocar esse óculos, ajuste da forma que torne eles mais confortável para o uso. Isso pode ser feito após você experimentar eles pela primeira vez com os seus óculos de grau. 

Nas configurações desses óculos, você consegue ajustar da melhor forma. 

Óculos de realidade virtual com grau

Por último, quem tem algum problema de visão, como miopia, pode ter dificuldade para enxergar o que estiver ao redor ao usar um óculos de realidade virtual. Isso porque quando usamos óculos VR, é como se estivéssemos olhando para os objetos a uma distância de dois metros. 

Assim, é preciso usar óculos de grau enquanto estiver usando o da realidade virtual. Felizmente, a maioria dos óculos de VR são projetados para que pessoas com problemas visuais usem óculos de grau junto. Mas isso nem sempre é confortável.

Por esse motivo, existe uma solução:prescrição de lentes para óculos VR. A Lenscope, inclusive, já colocou lentes de óculos em um óculos de realidade virtual e você pode conferir como ficou o resultado em nossas redes sociais

Entenda como saber se você precisa usar óculos

A partir dessa adaptação, você pode viver a experiência da melhor forma, sem deixar de corrigir o seu problema de visão.

Basicamente, são lentes que você coloca dentro do óculos de realidade virtual e que te ajudam a enxergar perfeitamente, já que atendem ao seu grau.

No entanto, a única diferença delas para as lentes de grau de óculos convencionais é que elas não são unidas, presas em uma armação.

Pelo contrário, elas são individuais e separadas. Outro ponto é que elas ajudam a minimizar a distorção, melhorando a experiência de uso do óculos de VR.

Além disso, lembre sempre de verificar o seguinte:

  • Certifique-se de que não haja nenhuma pressão que possa fazer com que seus óculos dobrem ou quebrem;
  • Os óculos se encaixam no acolchoamento de espuma;
  • Certifique-se de que as tiras não estejam muito apertadas ao lado da cabeça, para isso, você deve conseguir colocar um dedo por baixo das tiras.

Já usou óculos de realidade virtual?

Nós, da Lenscope somos uma empresa de venda de lentes para óculos totalmente pela internet. A gente acredita que você não deveria ter que ficar indo e voltando da ótica pra ter seu óculos pronto e ainda pagar uma fortuna, né?

Nós simplificamos o processo de compra de lentes para óculos no Brasil selecionando as melhores opções que existem de acordo com o seu grau.

Dessa forma, podemos adequar o seu óculos de grau para você continuar aproveitando o que a realidade virtual tem de melhor. Entre em contato conosco!

Além disso, não deixe de consultar-se com o seu oftalmologista regularmente para renovar a receita de óculos. Antes de ir ao médico, você pode realizar em apenas 3 passos um teste de visão com resultados precisos.

Esse teste de acuidade visual foi desenvolvido exclusivamente por nós, da Lenscope, com a ajuda e orientação de médicos e especialistas. É 100% online e gratuito e você tem resultados precisos sobre miopia, astigmatismo, entre outros problemas.

Faça agora o teste de acuidade visual online e gratuito  

óculos de realidade virtual - teste de visão

Fontes:

S|Glassy

Low Cost Glasses

B&H Photo, Video, Audio

Your Story

Marxent 3d Commerce 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *