Óculos de sol esportivo: como proteger os olhos e melhorar sua performance na prática de esportes

óculos de sol esportivo
  • por
0
(0)

Se você é praticante de corrida ou ciclismo, é muito importante ter um bom óculos de sol esportivo polarizado. Afinal, esses óculos são específicos para a prática desses esportes.  Pois, além da proteção contra os raios solares que eles oferecem, eles possuem um design diferente e adaptado para a proteção dos olhos, sendo duráveis e funcionais.

Além disso, a prática de esportes ao ar livre aumentou devido à pandemia que enfrentamos e atualmente especialistas recomendam que a prática de esportes neste momento seja feita em espaços abertos. Por isso, veja algumas dicas neste artigo que separamos para você de como proteger os seus olhos ao praticar esportes.

Vantagens de usar óculos de sol esportivo

Proteção Solar

Em primeiro lugar os óculos de sol esportivos com proteção UVA e UVB protegem os nossos olhos do sol e existem lentes de contato que blindam nossos olhos contra a radiação solar. Conforme os anos se passam, a exposição dos olhos aos raios solares é cumulativa e progressiva, ou seja, vai fazer mal a visão mais cedo ou mais tarde.

Os raios UVA prejudicam a visão central (imagem que se forma no centro da retina), causando a degeneração da mácula, estrutura responsável pela visão de detalhes. Assim, os raios UVB, provocam lesões no cristalino (que, quando danificado, provoca a catarata) e na córnea. 

Ampliável

Cada óculos esportivo possui hastes ventiladas e tem uma variedade de cores de armação e tonalidades de lentes. Além disso, toda luz, incluindo a luz solar externa, possui uma variedade de raios eletromagnéticos de cores diferentes.

Visão aprimorada

Se você sente que sua visão não está clara, procure um médico que possa prescrever um óculos específico de grau para seus olhos. Os óculos de grau esportivo melhoram muito sua performance esportiva. Pois, além de serem prescritos, a qualidade da visão é normalmente superior a dos óculos normais. Além disso, os óculos de grau esportivo são feitos para proteção dos raios UV e de quaisquer brilhos.

Segurança ocular

Esse tipo de óculos protege seus olhos de contato físico de impacto, partículas pequenas no ar, poluição e raios solares durante as atividades esportivas. As lentes são geralmente feitas de policarbonato, um material durável e resistente a impactos.

Proteção contra o covid-19

Com um selo de segurança, cobertura e hastes bem embaladas, os óculos esportivos podem dobrar a nossa proteção contra o vírus do Covid-19.

Design Leve

Os óculos esportivos são feitos com materiais leves que proporcionam aderência e conforto aos olhos durante toda a prática de esportes. As armações são maiores e mais largas. Portanto, quando há contato físico, o impacto não será tão próximo do olho. Além disso, também são projetados para permanecer no rosto do atleta durante uma corrida ou movimentos mais bruscos.

Óculos de sol esportivo e o controle da luz para melhorar o desempenho

Muitos raios solares são emitidos durante o dia e cada um é classificado por seu comprimento de onda. Por exemplo, os raios de luz violeta, azul, verde, amarela, laranja e vermelha têm, cada um, um comprimento de onda específico, dependendo da cor. Nesse sentido, quando combinados, esses raios coloridos criam luz branca.

Benefícios

Assim a chegada de raios maléficos para os olhos é relativamente reduzida pelos óculos que diminuem o brilho e aumentam a sensibilidade ao contraste. Com essa capacidade de ver com maior velocidade, precisão, clareza e conforto, o atleta pode ter uma vantagem considerável. Portanto, essa vantagem de usar óculos de sol esportivo pode surgir de diferentes maneiras, dependendo do esporte.

No golfe, por exemplo, as lentes coloridas aumentam o contraste entre os tons padrões claros e escuros da grama, permitindo uma visão com maior precisão. Já para andar de bicicleta, os óculos de sol com lentes adequadas ajudam a ver melhor a estrada ou trilha, tornando um passeio mais seguro, especialmente ao descer ladeiras em altas velocidades.

Como escolher a cor das lentes de seus óculos de sol esportivos

As características mais importantes dos óculos de sol esportivos de alto desempenho são a qualidade ótica e as propriedades de aumento visual das lentes.

As lentes de policarbonato são a melhor escolha para óculos de sol de alto desempenho porque são leves e mais resistentes a impactos. Elas são muito recomendadas para vários esportes e atividades porque reduzem o brilho da luz refletida em superfícies planas, como água, areia ou um campo de neve.

No entanto, as lentes polarizadas muitas vezes não são recomendadas para esportes como esqui alpino e magnífico, porque elas tornam as manchas de gelo nas encostas menos reflexivas e, portanto, mais difíceis de enxergar. Embora as lentes de vidro tenham a melhor qualidade óptica, elas não são recomendadas para esportes muito agitados porque são pesadas e têm maior probabilidade de quebrar com o impacto.

As lentes fotocromáticas dão a melhor visão possível, com conforto e clareza nas condições de mudança de luz. Essas lentes são claras em ambientes internos e à noite e escurecem automaticamente com a luz do sol.

Independentemente do tipo de lentes de sol esportivas que você escolher, aplique um revestimento antirreflexo na superfície posterior das lentes, isso eliminará o brilho da luz refletida na parte de trás das lentes quando o sol estiver atrás de você. A seguir vamos falar sobre algumas tonalidades e quais suas principais funções:

Cinza neutro

Para uma visão 100% precisa das cores, um tom de cinza neutro é a melhor escolha, esse é o recurso mais desejado para atividades como ver algo enxergar a longa distância ou ver algo embaixo d’água com detalhes.

Marrom e cobre

Para aumentar o contraste, os tons de marrom e cobre costumam ser a melhor escolha.

Tons de amarelo

Dependendo das condições de iluminação, os tons de amarelo (para condições de pouca luz e nublados), âmbar, laranja e vermelho também são boas opções para aumentar o contraste.

Tons de âmbar

São uma ótima opção para esquiar na neve e vários outros esportes, pois aumentam o contraste. Por outro lado, as lentes cinza reduzem o brilho sem alterar a percepção das cores.

Óculos de sol esportivo e a proteção UV

A superexposição dos olhos aos raios ultravioleta ao longo da vida tem sido associada ao desenvolvimento de catarata mais tarde. A quantidade de proteção UV oferecida pelas lentes de óculos de sol é determinada pelo material da lente e pelos revestimentos ou aditivos aplicados às lentes. Portanto, a cor e o escurecimento da tonalidade dos óculos de sol não são indicadores confiáveis ​​de sua capacidade de proteger os olhos da radiação ultravioleta.

É possível que uma lente amarela clara ofereça 100% de proteção UV e uma lente cinza escuro, dependendo de sua qualidade, ofereça pouca ou nenhuma proteção. Uma boa opção para óculos de sol esportivos são as lentes de policarbonato, elas são leves e resistentes a estilhaços e bloqueiam 100% dos raios UV do sol.

Algumas pesquisas recentes também sugerem que é uma boa ideia usar óculos de sol que bloqueiam a radiação visível de alta energia (HEV) do sol. Especialistas acreditam que a exposição de longo prazo à luz HEV pode contribuir para a degeneração macular e outros problemas oculares. Pensando nisso, muitas marcas de óculos de sol desenvolveram óculos com bloqueadores para a luz azul (HEV).

Um óculos eficaz possui uma forma sintética de melanina, que é um pigmento natural que absorve a luz presente na pele e na retina dos olhos. Marque uma consulta com seu oftalmologista, ele vai te ajudar a escolher o melhor óculos de sol esportivo que bloqueia 100% dos raios UV e a luz HEV.

Óculos de sol esportivo: mais recursos para seu conforto e performance 

Alguns recursos de melhoria e desempenho são:

  • Lentes fotocromáticas;
  • Óculos de sol polarizados;
  • Revestimento antirreflexo;
  • Revestimentos de espelho;

Para corridas, caminhadas, esqui ou raquetes de neve em grandes altitudes, adicione um revestimento de espelho à superfície frontal de suas lentes de óculos de sol esportivos. Esse revestimento bloqueia de 10 a 60%  da luz visível para maior conforto em ambientes de pleno sol altamente refletivos.

Jogadores de golfe validam os benefícios dos óculos de sol esportivo

Um jogador de golfe profissional australiano, Robert Allenby, é um dos primeiros profissionais do PGA Tour a usar óculos de sol esportivo durante os torneios. O profissional afirma que prefere lentes polarizadas de cobre com uma taxa de transmissão de 50% para a partida de golfe, confira a fala do atleta:

”– As lentes polarizadas ajudam a tirar o excesso do brilho do verde para que eu possa ver a linha melhor… A cor me ajuda a enxergar melhor a grama e cobre todos os climas e cenários de luz, disse Allenby na revista Eyecare Business.”

O atleta também mencionou que usar óculos escuros o ajudou a ter um melhor desempenho nas articulações, ao aliviar a necessidade de apertar os olhos, o que o mantém seus olhos mais relaxados.

Seguindo o exemplo de Allenby, muitos jogadores do PGA Tour usam óculos escuros esportivos durante o torneio, incluindo Zach Johnson, vencedor do Torneio Masters de 2007. Além disso, Annika Sorenstam, considerada a melhor jogadora de golfe para jogar, usava óculos de sol esportivos durante a maior parte de suas vitórias no torneio antes de se aposentar. O promissor Jin Young Ko também os usa durante o jogo.

Óculos de sol esportivo com grau

Nossas lentes mais finas são compatíveis com diversos tipos e modelos de armações. No entanto, há algumas exceções, como por exemplo, armações específicas para prática esportiva e/ou muito curvadas. Por isso, e você tiver dúvidas, é só enviar um e-mail para a nossa equipe: ajuda@lenscope.com.br.

Sobre a Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso da tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil de forma 100% online. Dessa forma, você compra no conforto da sua casa e recebe de forma rápida seus óculos ou lentes de grau. Com toda a tecnologia Brasileira que oferecemos, nós fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung.

Além disso, já fazemos parte da Eretz.bio, uma incentivadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Assim você pode confiar em nossos cuidados com a sua visão, e com o melhor atendimento.

Para finalizar, fazemos parte também da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo e do Cubo Itaú, um dos principais desenvolvedores de startups do Brasil.

Quantos óculos de sol esportivos você precisa?

Geralmente a escolha por dois tipos de pares de óculos já é o suficiente para diferentes condições de iluminação. Por exemplo, um tom de amarelo  ou âmbar pode ser melhor para condições nubladas. Já para dias de muito sol uma lente marrom médio ou escuro é melhor nessas condições. Porém, você pode preferir cores diversas para diferentes atividades.

Muitas empresas oferecem óculos de sol com lentes trocáveis ​​em cores diferentes para uma maior versatilidade. Por isso, um oftalmologista pode te orientar sobre qual lente escolher.

Como você viu o resultado no uso dessas é trazer proteção contra partículas e objetos no ar, impactos, proteção contra raios UV e HEV, melhor desempenho e estilo ao atleta. E você, já sabe como quer seus óculos de sol esportivos? Tenha consultas regulares no seu oftalmologista e converse com ele a respeito dos óculos de sol esportivos. 

Cuidar da saúde física inclui também seus olhos, é através deles que você se manterá saudável e ativo com a prática de esportes. Nós da Lenscope, temos o intuito de levar informação ocular para todos. Assim, podemos cuidar melhor dos nossos olhos, já que eles são fundamentais na nossa vida.

Além disso, nós garantimos o acesso às lentes mais finas do mercado sem deixar a qualidade de lado, a um preço mais justo. Faça um orçamento online e gratuito no nosso site, é fácil e gratuito.

orçamento

 

Fontes:

Allaboutvision

Gotshades

Sporteyes

Allaboutvision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *