Óculos embaçado: como evitar e limpar suas lentes sem causar danos

óculos embaçado
  • por
3.8
(47)

Lidar com óculos embaçado não é nada legal, apesar de ser muito comum e pode acontecer várias vezes ao dia. Quando está um clima frio, ou um clima úmido, ou por conta da respiração em contato com o material das lentes.

Por isso, nesse artigo, vamos explicar exatamente como acontece o efeito de óculos embaçado. E principalmente, como evitar. Continue a leitura!

Óculos embaçado: entenda porque isso acontece

O efeito de óculos embaçado acontece pela condensação. Isso mesmo, teremos que voltar um pouquinho para as nossas aulas de física.

A condensação é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. No caso do óculos embaçado, o ar quente (do clima ou da nossa respiração) entra em contato com a superfície fria das lentes, tornando-se líquido. Logo, esse líquido se agarra à superfície das lentes e forma o efeito embaçado.

Mas, com a pandemia e a necessidade do uso de máscara, os óculos embaçam ainda mais! Por isso, fizemos um artigo completo, explicando como evitar que as lentes embacem com o uso da máscara. Não deixe de conferir!

Evite o efeito óculos embaçado

  • Escolha materiais apropriados para a sua lente

Lentes de vidro tendem a embaçar mais, portanto, para não ter os óculos embaçado, opte por lentes de policarbonato, por exemplo. Óculos que possuem tratamento antirreflexo também ajudam a evitar, e alguns esportivos já possuem material e tecnologia para evitar o óculos embaçado.

  • Limpe seus óculos

Manchas, impressões digitais e resíduos contribuem para óculos embaçado, especialmente porque (lembra da condensação?). O ar que entra em contato com as lentes no estado líquido se prende mais facilmente às manchas e resíduos encontrados nos óculos. 

Portanto, é importante sempre manter os óculos higienizados. Mas, sempre com produtos apropriados ou sabão neutro. 

Para dúvidas sobre como limpar seus óculos corretamente, leia 5 truques para limpar seus óculos.

  • Ajuste a armação

Óculos apertado, com o enquadramento desajustado, também pode embaçar mais facilmente. Se preciso, arrume a armação corretamente, por exemplo: as almofadas entre o nariz, de modo que ele fique menos apertado e possibilite dar mais espaço para a passagem de ar da respiração.

Como nunca desembaçar as suas lentes 

Existem alguns comportamentos comuns que podem ser extremamente perigosos e, ao invés de melhorar o óculos embaçado, podem danificar as lentes, por exemplo:

  • Utilizar água quente danifica as lentes, uma vez que provoca um choque direto entre um líquido quente com a superfície fria das lentes, fazendo com que elas fiquem ainda mais embaçadas (muitas vezes, de forma irreversível!)
  • Pasta de dente para a limpeza dos óculos também não é recomendado
  • Ingredientes domésticos, como vinagre, amônia ou spray para limpeza de vidros também pode danificar as lentes, uma vez que não são componentes apropriados.

Se você está em dúvida sobre quais produtos utilizar para limpar seus óculos, nós temos um artigo sobre limpador de óculos  com recomendações de produtos seguros. 

Óculos embaçado: maneiras de desembaçar seus óculos

  • Use lenços anti-neblina (disponíveis online) ou um pouco de espuma de barbear para polir suas lentes
  • Limpe seus óculos com frequência e corretamente, com sabão neutro e água corrente fria
  • Utilize óculos com materiais adequados, como policarbonato ou que tenham proteção antirreflexo

De qualquer forma, o cuidado é sempre o mesmo: higienize bem os seus óculos e cuide da saúde dos seus olhos! É como cuidar do corpo, exige manutenção constante.

E a Lenscope está aqui para te ajudar com isso! Desenvolvemos um kit limpa lentes com produtos especializados e um tecido de microfibra que não arranha as suas lentes. E o melhor é que é um kit prático, que pode ser adquirido junto com as suas lentes, no nosso site. 

Além do nosso kit limpa lentes, nós oferecemos experiências inovadoras através da tecnologia para ajudar todos a terem a melhor versão do seu óculos de grau. Com o auxílio da inteligência artificial te ajudamos a descobrir seu formato de rosto, assim acertar na escolha da armação fica muito mais fácil.

O que acha de fazer parte dessa revolução do mercado óptico com a gente? Conheça nossas lentes e veja o melhor que temos a oferecer.

Nova Lenscope [variedade de armações]

Fontes

Selectpecs

Very Well Health

Frames Direct

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 47

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Óculos embaçado: como evitar e limpar suas lentes sem causar danos”

  1. HUMBERTO CLARO DOS SANTOS

    Adorei o papo, muito prestativo, tenho 71 anos e tenho D P O C. Então complica ainda mais a respiração e prejudicando a visão, como adquirir algum produto que vai me auxiliar nas limpezas das lentes? Se não tiver custo ainda será melhor. Grato, Humberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *