Óculos fundo de garrafa: 5 dicas para acabar com efeito fundo de garrafa

fundo de garrafa
  • por
4.2
(30)

Separamos 5 dicas que vão te ajudar a reduzir e, em alguns casos, até mesmo eliminar o efeito de óculos fundo de garrafa e a espessura das lentes, comuns em óculos de alto grau de miopia. As dicas são relacionadas a: tamanho da armação, material e índice de refração das lentes, design das lentes e porque não fazer rebaixamento de borda. Saiba mais sobre cada uma dessas dicas a seguir.

1. Saiba o tamanho da armação ideal para alta miopia

Em relação à armação, o que mais influencia na espessura das lentes é o tamanho do aro. Isso porque o tamanho do aro nada mais é que a largura da lente na armação. Dessa forma, o que influencia, na verdade, é o tamanho do aro da armação.

Simplificando: quanto menor o aro da armação, mas finas as lentes podem ficar. Isso porque as lentes para miopia são mais finas no centro e mais grossas nas bordas. Então, na montagem do óculos, quanto maior é o tamanho do aro, mais próximo da borda é feito o recorte da lente. Além do tamanho da armação, o aro fechado e as bordas mais grossas também ajudam a disfarçar a espessura da borda da lente.

Por isso, é importante que a armação para evitar óculos fundo de garrafa tenha essas três características para garantir um bom resultado. No entanto, vale lembrar que não é somente a armação que deixa o óculos mais fino. Veja abaixo uma imagem de exemplo mostrando onde você encontra o tamanho do aro da sua armação.

fundo de garrafa

É por isso que se você possui mais de 4 graus de miopia, o tamanho da armação influenciará na espessura das lentes. Quanto maior o tamanho do aro da sua armação, mais espessa será a borda da sua lente. Portanto, se você busca por lentes mais finas, saiba o tamanho da aro da armação ideal para o seu grau. E também dê preferência às armações menores.

Para ficar mais fácil, existe um cálculo que relaciona o tamanho do aro da armação com o seu grau para você saber o tamanho do óculos mais indicado para você. É só preencher o formulário em nosso site de acordo com a receita do seu óculos que você já tem acesso a essa informação. 

2. Dê preferência para lentes de resina 

Para quem possui alta miopia, existem basicamente dois tipos de materiais de lentes, sendo: as lentes de resina e as lentes de vidro/cristal. As lentes de resina são muito mais leves e resistentes ao contrário das lentes de cristal, que por conta do material, mais frágeis, quebrando facilmente. Além disso, elas também são mais pesadas e fazem você ficar com aquelas marquinhas no nariz.

O preço é outro fator negativo das lentes de cristal. Com valores muito elevados, elas são acessíveis para poucas pessoas. No Brasil, por exemplo, elas podem chegar a custar mais de R$2000 dependendo da marca e dos tratamentos inclusos.

Aliás, confira as lentes mais finas para miopia: todas as opções que existem. Conheça os tipos de materiais disponíveis e preços de cada marca oferecido no mercado. Além disso, pode comparar todas que existem antes de fazer a sua compra, pois todos os preços estão atualizados. Então, se você busca por lentes mais leves e resistentes, as lentes de resina são a melhor opção.

3. Utilize lentes de alto índice de refração para evitar óculos fundo de garrafa 

As lentes de alto índice de refração são mais indicadas para deixar o óculos mais fino e reduzir o aspecto de óculos fundo de garrafa. O índice de refração quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, acertar o seu foco.

Então, quanto maior for o índice de refração, menor a espessura necessária para corrigir o problema de visão. É por esse motivo que as lentes de alto índice de refração são mais finas. Os três índices de refração de lentes de resina mais indicados para quem possui mais de 4 graus de miopia são:

Para até 4 graus, as lentes 1.67 proporcionam bons resultados. No entanto, para graus maiores que 4, somente as lentes 1.74 ou 1.76 garantem lentes mais finas, leves e a redução do efeito fundo de garrafa, por causa do índice de refração maior.

4. Escolha uma lente de design asférico: reduz fundo de garrafa

O design das lentes para quem tem graus elevados de miopia também influencia bastante no efeito de óculos fundo de garrafa. Há basicamente dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas.

As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado. Quando utilizadas para graus elevados, contribuem bastante para o efeito fundo de garrafa. Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes para miopia. Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes.  Nos casos onde há astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.

Já as lentes do tipo asféricas possuem um design mais plano, resultando em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem e, em alguns casos até eliminam o temido efeito de óculos fundo de garrafa. Por isso, na próxima vez que comprar novas lentes para seu óculos, certifique que elas são asféricas.

5. Evite fazer rebaixamento de borda 

O rebaixamento de borda é um recurso que muitas pessoas com graus elevados acabam recorrendo. É uma prática de lixamento que algumas óticas fazem em lentes de alto grau para que fiquem mais finas. O problema é que isso acaba deixando o efeito fundo de garrafa ainda mais nítido.

Além disso, a pessoa pode perder completamente a visão periférica, tornando as atividades do dia a dia muito perigosas. Como, por exemplo, subir e descer escadas e dirigir. Portanto, para você não recorrer ao rebaixamento de borda:

  • Escolha uma armação compatível com o seu grau, lentes de alto índice de refração e com design asférico. Assim é possível ter a melhor versão do seu óculos de alto grau de miopia, com menos distorções indesejadas.

Conheça os tipos de lentes para alta miopia que existem

Agora que você já sabe como evitar ter óculos de miopia com efeito fundo de garrafa, conheça os tipos de lentes para alta miopia que existem no mercado e saiba também como escolher a melhor opção para a sua real necessidade: as lentes para alta miopia que você precisa conhecer.

Confira também nosso Guia completo para ter óculos de grau mais fino. Nele, detalhamos como cada lente funciona para cada grau e explicamos todos os fatores que deixam seu óculos mais grosso. Além disso, você pode comparar os valores das lentes no mercado antes de adquirir a sua. Não deixe de conferir!

fundo de garrafa

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

10 comentários em “Óculos fundo de garrafa: 5 dicas para acabar com efeito fundo de garrafa”

  1. Olá! Tenho 8 graus de miupia em cada olho. Meu óculos é muito fundo de garrafa, o que me faz usar mais lente de contato. Contudo, meu olho tem machucado em razão de eu usar muita lente de contato. Desejo fazer um óculos com lentes que não diminuam o meu olho. Poderiam me ajudar?

    1. Olá, Camila tudo bem?
      É sempre recomendado alternar o uso de lentes de contato com o uso de óculos de grau para dar descanso aos olhos
      Para o seu grau o mais indicado é utilizar uma lente de alto índice de refração em uma armação menor. Infelizmente quanto maior for o tamanho da armação, mais grossas as suas lentes vão ficar 🙁
      Em relação ao efeito de olhos pequenos, isso acaba sendo uma característica de todas as lentes para miopia. As Lentes Tokai 1.76, por serem lentes de alto índice de refração e possuírem design asférico, reduzem bastante esse efeito, mas infelizmente não eliminam 100%. Nós temos um depoimento, em vídeo, da Fernanda Miranda que tem 8 graus de miopia em um olho e 11 no outro e contou o que achou das Lentes Tokai 1.76. Você pode ver o vídeo aqui https://www.youtube.com/watch?v=SbFo5-Vn-rI
      Qualquer dúvida, é só entrar em contato com a gente por aqui em nosso e-mail contato@lenscope.com.br

  2. A minha receita é de oculos pra longe:
    -3,00 -1,00 < 180°
    -3,00 -1,00 < 08°

    Qual oculos eu compro pra não parecer fundo de garrafa? Me ajudem.

    1. Olá, Geraldo! Tudo bem?

      Como você tem até 4 graus, aqui vão nossas dicas para evitar lentes com efeito fundo de garrafa! Começando pela armação: é fundamental que ela seja confortável e adequada ao seu grau. Como você tem até 4 graus de miopia, a liberdade da escolha da armação é muito maior.
      Armações muito grandes podem impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da medida da DNP (distância da pupila em relação ao nariz). Isso acontece, porque é durante a montagem das lentes que o bloco da lente é recortado no formato da armação.
      Também nessa etapa o centro da lente é centralizado com o centro da sua pupila, a partir da sua medida da DNP. Armações maiores podem ser maior que o bloco da lente. Quando isso acontece, falta material para armação do óculos, não sendo possível fazer a montagem na armação.
      Uma armação é considerada grande quando ela tem o tamanho a partir de 56mm
      As armações curvadas não são adequadas, pois poder provocar distorções ao usar óculos de grau, mas agora você já sabe que pode usar outras armações ao seu gosto, a liberdade é muito maior, não é mesmo?

      Para você evitar uma lente grossa, no seu caso que é um grau mais baixo, o ideal é escolher por lentes de médio índice de refração como, por exemplo, índice 1.59.
      Normalmente, lentes com esse índice são feitas de policarbonato, sendo mais leves e mais resistentes para baixo grau no mercado
      Hoje para grau baixo os índices mais comuns são 1.50 e 1.59, mas é importante levar em consideração que quanto maior o índice, mais finas serão as lentes, por isso a policarbonato acaba sendo uma a melhor escolha.
      Aqui na Lenscope nós oferecemos as Lentes Lenscope Poli 1.59 a partir de R$ 219 + frete da sua localidade (a região da Grande São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, o frete é por nossa conta).
      Nossas lentes contam com as proteções essenciais para os óculos: antirrisco, antirreflexo e proteção UV e já estão inclusas no valor. Ou seja, você não precisa pagar a mais para ter qualidade nas lentes.

      Vou deixar o link para você conhecer as nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      Qualquer dúvida que tiver, pode contar conosco!

    1. Oi, Gabi! Tudo bem?

      Para saber sobre a possibilidade de regressão do seu grau, é muito importante continuar fazendo acompanhamento de um profissional que possa sempre prescrever as melhores recomendações diante da sua condição. Somente essas pessoas são habilitadas a passar os devidos tratamentos e orientações!

    1. Oi, Gean. Tudo bem? Como o seu grau de miopia é alto, o ideal para se ter um óculos mais fino, leve e confortável é optar por lentes com alto índice de refração e design asférico (lentes de resina 1.74 ou 1.76). As lentes de vidro são mais finas, porém mais pesadas.

      Além disso, você precisa escolher uma armação de aro menor, com bordas mais espessas (que ajuda a disfarçar as bordas das lentes), além de um material mais leve e confortável (o acetato é uma boa opção para grau alto).

      Nós te atendemos com as Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo, ideais para alto grau. Com o maior índice de refração em resina e design asférico, essas lentes proporcionam óculos mais finos, leves e com menos distorções laterais. Ao acessar https://lenscope.com.br/lente-tokai e preencher o formulário com as informações da sua receita, além de ver o valor das Lentes Tokai para o seu grau, você ainda tem acesso a dicas e orientações personalizadas para ter a melhor versão do seu óculos.

      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais de atendimento disponibilizados no final da página de lentes 🙂

  3. Maria Audenir da Silva Neres

    Ola! Sou Audenir, tenho miopia e meu grau é muito alto.
    OD -1,25 Esf-5,25
    OE -5,00 Esf -600.
    Adição + 1,75. Me ajudem qual a lente devo usar para não ficar com aparecia de fundo de garrafa.

    1. Olá, Audenir 🙂
      Você tem alto grau de miopia e astigmatismo e precisa de lentes multifocais/progressivas. Devido ao alto grau, é comum que haja essas distorções nas laterais das lentes. No entanto, é possível minimizar esse efeito indesejado.

      O ideal para se ter um óculos mais fino, leve e confortável é optar por lentes com alto índice de refração e design asférico (lentes de resina 1.74 ou 1.76). As lentes de vidro são mais finas, porém mais pesadas.

      Além disso, você precisa escolher uma armação de aro menor, com bordas mais espessas (que ajuda a disfarçar as bordas das lentes), além de um material mais leve e confortável (o acetato é uma boa opção para grau alto).

      Nós te atendemos com as Lentes Tokai 1.76 Resonas, as lentes de resina mais finas do mundo, ideais para alto grau. Com o maior índice de refração em resina e design asférico, essas lentes proporcionam óculos mais finos, leves e com menos distorções laterais. Envie um e-mail com a foto da sua receita para: ajuda@lenscope.com.br assim conseguimos te ajudar com mais precisão e te enviar orçamento personalizado, além de dicas e orientações para você ter a melhor versão do seu óculos.

      Estamos te esperando 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *