Óculos goggles ou óculos de proteção: saiba mais aqui

óculos goggles
  • por
5
(1)

Você já ouviu falar em óculos goggles? Não confunda com “Google” ou qualquer outra coisa parecida! Os óculos goggles são óculos de proteção, utilizados normalmente em esportes e alguns outros setores. Para te dar um exemplo: os óculos de natação ou de mergulho são óculos goggles.

A seguir, vamos falar sobre a importância desses óculos e demonstrar alguns modelos, inclusive com lentes de grau! Acompanhe o artigo.

Óculos goggles: o que são e para que servem

Os óculos goggles são utilizados para garantir mais proteção aos olhos, contra poeira, água, detritos, areia e outras coisas que podem atrapalhar a visão. 

Esse modelo de óculos tem normalmente lentes de plástico e armação também de plástico ou borracha, que se prende atrás da cabeça como se fosse uma correia. 

Essa armação mais justa faz com que o óculos fique bem preso ao rosto, blindando o que quer que possa entrar nos nossos olhos. Você provavelmente já utilizou óculos goggles para natação, para segurança em fábricas ou para praticar algum esporte de inverno.

Óculos goggles x óculos Google

Apesar do nome parecido, os óculos goggles são diferentes dos óculos Google. A única semelhança é o nome parecido, mas é importante não confundir porque são modelos diferentes com objetivos diferentes. 

Os óculos goggles são para proteção e segurança, enquanto os óculos Google, ou Google Glasses, são óculos que oferecem uma experiência de realidade aumentada (como os óculos 3D de cinema).

A história dos óculos goggles, os óculos de proteção

Historicamente, surgiram de início com os esquimós, para proteger contra a cegueira da neve. Eram feitos de marfim retirado de ossos ou de morsa, e tinham uma fenda para impedir a cegueira e a luz.

Isso foi se modernizando até se tornar os óculos goggles para esportes de inverno que temos hoje, ou óculos para atividades aquáticas no século XIV com os mergulhadores de pérola, ou até um óculos de segurança (equipamento individual de proteção) que chegou às fábricas no século XX.   

  • Óculos goggles como tendência fashion

Os óculos goggles viraram inclusive tendência de moda. Isso porque, em 2019, Kim Kardashian utilizou publicamente óculos escuros de um modelo inspirado nos goggles esportivos.

Depois dela, Rihanna foi vista utilizando a tendência, seguida por muitas outras. Aqui no Brasil, podemos ver Anitta e outras celebridades aderindo à peça.

O modelo mais famoso é o estilo viseira, inspirado em óculos de esqui oversized.

  • Óculos goggle vintage: steampunk

O steampunk é um estilo retrofuturista associado à cultura nerd, que veio à tona nos anos 80 como uma atualização do estilo cyberpunk – criado com a invenção do computador.

Veja alguns modelos para utilizar hoje em dia e harmonizar o look: 

vários óculos

Vintage

óculos goggle - 03

Retrô Metalt

óculos goggle - 04

Punk

óculos goggle - 05

Retrô Rock

óculos goggle - 06

Clássico

Óculos goggles: proteção com grau

É importante destacar que, apesar de proteger os olhos, os óculos goggles de proteção comuns não substituem os óculos de grau se você utiliza algum grau.

Entretanto, é possível juntar as duas coisas e ter óculos goggles de proteção com grau. Normalmente, é mais fácil adquirir a armação e depois requisitar as lentes. É um tipo mais específico de óculos, que nem todas as óticas ou lojas oferecem.

Mas nós da Lenscope podemos te ajudar com isso! Nós fazemos óculos de proteção com grau para alguns tipos de grau. Basta nos consultar, enviar uma foto da sua receita de óculos e uma foto do óculos de proteção que você queira colocar as lentes. Envie para o e-mail: ajuda@lenscope.com.br

As lentes de grau para óculos goggles

As lentes mais indicadas para óculos de proteção são as lentes de policarbonato, pois são mais resistentes contra impacto e, assim, fornecem uma proteção maior aos olhos. Além disso, são mais leves.

Isso porque o policarbonato é um material termoplástico, e as lentes são criadas a partir da fusão de micropellets (pequenas bolinhas sólidas).

Durante o processo de fabricação – também conhecido como “moldagem por injeção” -,  essas bolinhas são aquecidas até derreterem completamente.

Então, o policarbonato é derretido e moldado na forma da lente e em seguida, comprimido sob alta pressão, e logo depois, resfriado.

Para se ter uma ideia, o policarbonato é um dos três principais materiais utilizados na engenharia, muito usado para fabricação de janelas a prova de balas.

Onde Comprar

Mercado Livre

Shoptime

Magazine Luiza

Amazon

Shopee

Você vai ver que os preços dos óculos goggles variam bastante, tendo uma média de R$40,00 a R$300,00. Isso porque o preço é proporcional às características do produto, sendo que os mais sofisticados oferecem mais opções de proteção, revestimentos e alguns até tratamento antiembaçante.

Proteger a visão é essencial: cuide dos seus olhos

Proteger os olhos com o óculos correto para as suas atividades é essencial. Entretanto, o cuidado maior começa antes: visite o seu oftalmologista de confiança periodicamente. Isso porque, uma consulta pode prevenir danos maiores no futuro!

E nós aqui fazemos questão de sempre te lembrar disso, e de priorizar o seu bem-estar. A Lenscope é uma Health Tech, que usa a tecnologia para transformar a compra de lentes para óculos e beneficiar a saúde dos seus olhos. 

Você adquire o seu óculos online, sem sair de casa e com um valor mais acessível, que inclui todas as proteções para as suas lentes sem pagar a mais. Cuidar dos seus olhos é também cuidar da sua saúde.

Falando nisso, como anda a sua visão? Nos conte aqui nos comentários.

Caso você não saiba, nós criamos um teste de visão online, rápido e gratuito, que indica se você tem miopia ou astigmatismo, ou ainda, se o grau mudou, indicando a necessidade de visitar um oftalmologista para renovar a receita do óculos. Não deixe de fazer o teste!

óculos goggle - teste de visão

Fontes:

The Guardian

Learners Dictionary

Internet of things Agenda

Britannica

Blog Graffiti Arts

Work Gearz

Your eye Institute

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *