Óculos para astigmatismo. Veja qual é o melhor para o seu grau

Óculos para astigmatismo
  • por
4.3
(63)

O óculos ideal para astigmatismo vai depender do seu grau . Para quem tem até 2 graus , a liberdade na escolha do óculos é maior. Afinal, com um grau baixo, você tem naturalmente menos chances de acabar com um óculos grosso.

Entretanto, para quem tem mais de 2 graus de astigmatismo, é preciso se atentar a alguns detalhes, já que as chances de ter um óculos mais grosso são maiores. 

No artigo de hoje vamos falar sobre tudo o que você precisa saber para escolher o óculos ideal para astigmatismo. Lembrando que essas dicas também valem se você tem miopia e astigmatismo ou hipermetropia e astigmatismo

Característica do astigmatismo nas lentes para óculos

O astigmatismo é caracterizado pela dificuldade de enxergar tanto de perto como de longe. E isso acontece devido ao formato da córnea que é diferente para quem tem astigmatismo.

O globo ocular de quem tem astigmatismo tem um formato é parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras, fazendo com que a luz que chega em nossos olhos seja propague de maneira difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando  o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

Já quem não tem astigmatismo, o formato da córnea é oval, parecido com uma bola de basquete. Dessa forma, a curvatura é uniforme, fazendo que seja formado apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, nesse caso, a visão é nítida.  Veja a diferença entre a visão normal e a visão astigmática.

óculos para astigmatismo

Visão normal e visão de quem tem astigmatismo.

O que é eixo do astigmatismo?

Esses diversos pontos focais, portanto, são o que chamamos de “eixos do astigmatismo”. Se você tem astigmatismo, é só olhar em sua receita de óculos para ver que o campo do “eixo” também está preenchido.

Não está entendendo sua receita de óculos? Confira nosso conteúdo que vai te ajudar!

Essa informação é importante, porque o grau de astigmatismo não é aplicado em toda a lente do óculos, mas somente no grau do eixo, que é o ponto que e a lente precisa corrigir a luz que entra nos olhos. É por isso também que, tanto o grau de astigmatismo como o eixo, influenciam na espessura das lentes para seu óculos.

Nós também explicamos sobre o astigmatismo em nosso canal no Youtube. Olha só

Como o eixo do astigmatismo deixa o óculos grosso?

A localização do eixo do astigmatismo varia de 0 a 180 graus. Dependendo de onde o eixo estiver localizado, isso pode deixar suas lentes de óculos mais finas ou mais grossas.

Eixo do astigmatismo entre 0 e 25 graus e entre 165 e 180 graus

Quando o eixo do astigmatismo está localizado entre 0 e 25 graus, ou entre 165 e 180 graus, temos como resultado óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. Assim, os seus óculos podem ficar mais finos nas laterais das lentes. Em síntese, isso é ótimo para a estética dos óculos.

Imagem ilustrativa indicando parte superior e inferior mais grosso no óculos.

Eixo do astigmatismo entre 70 e 110 graus e próximo de 90 graus

Por outro lado, quando o eixo do astigmatismo está entre 70º e 110º, ou próximo de 90º, a tendência é oposta. Como resultado, os óculos ficam mais grossos nas laterais e mais finos nas partes superiores e inferiores. Dessa forma, o caso é mais negativo em relação à estética. Infelizmente, isso é válido para qualquer lente que você escolher.

Imagem ilustrativa indicando parte lateral (têmporas) mais grosso no óculos.

Elaboramos essa tabela para te ajudar a entender melhor quais posições do eixo do astigmatismo podem afetar a espessura da lente:

Agora vamos te explicar quais devem ser as características dos óculos de grau para quem tem até 2 graus de astigmatismo e para quem tem mais de 2 graus.

Óculos até 2 graus de astigmatismo

Se você tem entre 0,25 a 2 graus de astigmatismo, a liberdade na escolha da armação de óculos é maior. Porém, é importante lembrar que se você tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, as recomendações de armações de alto grau se encaixam melhor com suas necessidades.

Esses são alguns exemplos de modelos bem variados:

óculos para astigmatismo

Por que não escolher armações grandes para astigmatismo?

É importante não exagerar em armações de tamanho muito grandes, independente do seu grau. Isso porque armações grandes demais podem impossibilitar a montagem das lentes. Aliás, isso vai depender da medida da DNP (distância da pupila em relação ao nariz). Entenda mais a seguir. 

Durante a montagem das lentes na armação de óculos, o bloco da lente é recortado no formato da armação. Nessa etapa, o centro da lente fica alinhado com sua pupila, de acordo com sua medida de DNP.

Assim, armações muito grandes podem ser maiores que o próprio bloco da lente. Quando é esse o caso, falta material para armação do óculos. Com isso, não é possível fazer a montagem na armação. Veja só o exemplo para vocês entenderem na prática:

 

Armação de óculos para astigmatismo

Então, como saber se um óculos é grande ou não? É o que explicamos a seguir!

Como saber o tamanho do óculos?

Para saber o tamanho do seu óculos é bem simples. Em uma das hastes do seu óculos você vai ver uma sequência de três números, como neste exemplo:  54▭15 140. Esses números indicam o tamanho da sua armação, em milímetros. Veja um exemplo abaixo:

atender à todas as especificações de impressão e do seu pedido

  • O primeiro número, antes do quadradinho, indica o tamanho do aro, ou seja, a largura da lente.
  • O segundo número indica o tamanho da ponte, onde a armação apoia-se no nariz.
  • E o terceiro número indica o comprimento das hastes.

Em alguns óculos, o tamanho pode vir identificado na ponte também 🙂 .

O que vai determinar se sua armação é maior ou menor é o tamanho do aro. Para quem tem até 2 graus de astigmatismo, armações acima de 56mm são consideradas grandes e podem impossibilitar a montagem das lentes.

Armações para mais de 2 graus de astigmatismo

Como o eixo do astigmatismo pode influenciar  na espessura da lente do seu óculos, aqui vão dicas valiosas para ter um óculos que não fique com lentes muito grossas. 

Para quem tem mais de 2 graus de astigmatismo, a escolha por armações de aro fechado e bordas mais espessas é a melhor opção. Isso porque as armações com essas características contribuem para disfarçar a borda de lente, que pode ficar evidente.

Separamos alguns modelos de aro fechado e bordas mais espessas:

Qual tamanho de óculos perfeito para meu grau de astigmatismo ?

Além de tudo o que já te contamos, é importante se atentar a escolha do tamanho da armação, já que quanto maior for o tamanho da armação, mais grossas as lentes do óculos podem ficar.

Por isso, nós da Lenscope, te ajudamos a descobrir o tamanho ideal da armação de acordo com o seu grau, de forma totalmente online e gratuita. É só acessar lenscope.com.br/orcamento e preencher nosso formulário de acordo com a receita do seu óculos. Em seguida, você já tem acesso a todas as nossas dicas de armação para o seu grau.

Você também pode conferir outros fatores que deixam o óculos grosso aqui.

Qual a lente mais indicada para astigmatismo?

A lente mais indicada para astigmatismo depende tanto do seu grau de astigmatismo como do seu grau de miopia. De forma resumida, podemos dividir da seguinte forma: 

  • lentes ideais para até 4 graus de miopia com até 2 graus de astigmatismo: lentes de policarbonato 1.59 ou lentes de resina 1.61
  • lentes ideais para mais de 4 graus de miopia com mais de 2 graus de astigmatismo: lentes de alto índice de refração, como lentes 1.67, 1.74 e 1.76. 

Saiba mais sobre as lentes para astigmatismo.

Veja também:

Está mais preparado para encontrar o  óculos ideal para astigmatismo?

No artigo de hoje  mostramos que encontrar o óculos para astigmatismo nem sempre precisa ser difícil. Por isso, estamos aqui para te ajudar com informações que realmente possam te auxiliar na escolha do seu óculos de grau. 

Nós da Lenscope podemos te ajudar a ter um óculos ideal para astigmatismo, pois oferecemos lentes superfinas para alto e baixo grau com o auxílio de alta tecnologia e com o melhor custo-benefício. Nossas lentes já vêm com os tratamentos inclusos, sem que você pague a mais por isso. Ainda damos dicas e orientações para que todos tenham a melhor versão do óculos de grau. 

Faça um orçamento online e gratuito em nosso site e descubra quanto custa ter lentes superfinas ideais para o seu grau.

Atualizado em 08/09/2021.

preço de lentes de óculos para astigmatismo

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 63

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

11 comentários em “Óculos para astigmatismo. Veja qual é o melhor para o seu grau”

  1. Kailane souza santos

    Ola eu sinto muito dor de cabeça e olho cansado e olho sensível na luz embaçado eu n consigo ver de longe. eu quero sabe pq eu quero ir ao oftalmologista mais eu esconduvida se problema na vista o n

    1. Oi, Kailane! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui!

      Obrigada por ler nosso artigo

      Você já realizou uma nova consulta com seu médico especialista em saúde dos olhos?
      Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele

      Se precisar usar óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Leandro! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui

      Como você tem 4 graus de astigmatismo, algumas dicas podem te ajudar Olha só:

      A armação quanto maior ela for, mais grossa ela pode deixar sua lente. E como você possui um astigmatismo maior que 4 graus, ele pode deixar sua lente mais grossa. Isso porque o astigmatismo atinge diversos pontos focais em nossa visão, quando o normal é que se tenha um ponto focal. Esses pontos nada mais são que eixos atingidos em nossa visão que varia de 0 a 180 graus

      Então, dependendo do eixo do seu astigmatismo ele pode deixar suas lentes mais grossas ou não.
      Por exemplo, o eixo de 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus as lentes podem ficar mais grossas na parte superior e inferior do seu óculos.
      Eixo entre 70 a 110 graus ou próximo de 90 graus a tendência é que as lentes fiquem grossas nas laterais (têmporas).

      Então no seu caso, o ideal é você escolher por uma armação de aro fechado e bordas mais espessas, pois a armação vai contornar a borda da lente não deixando evidente o óculos grosso. Armações mais finas e grandes, podem deixar seu óculos mais grosso, principalmente dependendo da localização do eixo do seu astigmatismo. Armações de aro fechado e bordas mais espessas podem disfarçar esse efeito de lente grossa

      Outra dica importante é você observar a posição das suas pupilas no óculos também é importante. O ideal é que elas estejam bem centralizadas na armação.

      Vou deixar aqui também nosso formulário onde você tem acesso a uma série de dicas personalizadas para o seu grau que vão te ajudar a ter a melhor versão do seu óculos. É só acessar aqui https://lenscope.com.br/orcamento

      Qualquer dúvida, pode nos procurar

  2. Sempre quis usar armação grande, mesmo que a lente fique mais grossa. A questão da lente mais grossa é apenas estética? Se for possível a montagem mesmo com lente mais grossa, posso ter algum desconforto?

    1. Olá, Saulo tudo bem?
      Depende. Se a armação for muito grande e a medida da sua DNP (Distância das pupilas em relação ao nariz) for pequena, pode ser que o tamanho do bloco da lente para o seu grau seja menor que o tamanho a armação. Nesse caso, não é possível fazer a montagem da lente em armações assim 🙁 Esses casos são mais comuns em graus bastante elevados.
      Se esse for o seu caso, envie um e-mail pra gente em ajuda@lenscope.com.br que podemos te ajudar e te auxiliar melhor
      Esperamos poder te ajudar

  3. Olá tenho 5 de astigmatismo porém comprei um óculos redondo
    Igual mostra o 3 óculos da primeira imagem do exemplo..
    Vocês poderiam me dizer se vai ficar muito desproporcional?
    Meu olho esquedo tem 2 graus e o
    Direito 5.

    1. Olá, Mayara tudo bem?
      O mais importante é que seu óculos fique centralizada nos seus olhos. Assim, você garante que ocorra uma distribuição mais uniforme da lente por toda a armação. Em nosso site, ao preencher nosso formulário de acordo com a sua receita, você tem acesso a todas as nossas recomendações personalizadas para o se grau https://lenscope.com.br/orcamento
      E qualquer dúvida que tiver, é só nos chamar

  4. Olá. Gostaria de utilizar lentes eventualmente.
    Tenho astigmatismo e da última vez que experimentei, pareciam grossas e desconfortáveis. Não sei se existem melhores opções.
    Minha receita está:
    Direito: Esférico: -0,25 / Cilíndrico: -2,00 / Eixo: 165
    Esquerdo: Esférico: pl / Cilíndrico: -2,5 / Eixo: 20

    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *