Óculos para estrabismo: quando e para quem é indicado?

óculos para estrabismo
  • por
4.3
(37)

O estrabismo é um problema ocular que afeta tanto adultos, quanto crianças. Em alguns casos, infelizmente, não se sabe a origem desse problema.

Mas fique tranquilo. O estrabismo tem tratamento!

Entre as opções de tratamento está o uso de óculos para estrabismo, por exemplo. Mas, quem irá definir o tratamento adotado pelo paciente é o médico oftalmologista, através de consulta médica.

Continue para entender!

O que é estrabismo?

O estrabismo é caracterizado pela falta de harmonia dos músculos da visão. Como resultado, os olhos não se alinham, ou seja, um olho fica em uma direção, enquanto o outro está em direção diferente.

Dessa forma, no cenário ideal, os seis músculos que agem no controle do movimento dos olhos trabalham em união direcionando os dois olhos na mesma direção.

Contudo, os estrábicos possuem uma incapacidade no controle do movimento dos olhos e, sendo assim, é impossível para eles manter o alinhamento ocular normal (a posição dos olhos).

Além dos problemas oculares que todos os tipos de estrabismo ocasionam, frequentemente também provoca no paciente um certo incômodo em relação a estética.

As categorias de estrabismo utilizam como critério o desalinhamento do olho, ou seja, a direção em que o olho está virado:

  • virado para dentro – esotropia
  • para fora – exotropia
  • virado para cima – hipertropia
  • para baixo – hipotropia

Temos certeza de que você vai gostar muito de se aprofundar ainda mais nesse assunto. Por isso, para entender mais sobre estrabismo, separamos para você uma indicação de leitura complementar do nosso blog. 

Óculos para estrabismo

Os óculos para estrabismos são prescritos como tratamento para os casos classificados como “leve” – quando os olhos não estão muito desalinhados. O uso de lentes especiais, chamadas de lentes prisma, pode ser necessário, em alguns casos.

Do mesmo modo, colírios específicos também podem ser uma opção de tratamento para corrigir a condição. De maneira idêntica, os medicamentos são prescritos na forma de colírio.

Nesse sentido, com o propósito de tratar os músculos que controlam a capacidade de foco do olho, o médico oftalmologista pode indicar alguns medicamentos:

  • Mióticos – quando o motivo do estrabismo é a falta de foco.
  • Atropina – sobretudo usada em casos de problemas de visão em um dos olhos. A atropina é empregada com a finalidade de possibilitar que a visão no olho bom fique turva. Assim, o estrábico será forçado a usar o olho mais fraco e, como resultado, este será melhorado.

Por existirem várias categorias de estrabismo, o tratamento indicado observa o tipo de estrabismo que o paciente possui e o nível de evolução da doença.

Ademais, além da possibilidade de correção com o uso de óculos para estrabismo, há outros tratamentos possíveis para esta condição. Tanto em adultos, quanto em crianças. Veja algumas dessas opções:

  • cirurgia de correção;
  • toxina botulínica;
  • lentes de prisma e
  • tampão ocular.

Ainda assim, é uma prática comum indicar ao paciente que em conjunto com o tratamento pratique exercícios oculares a fim de fortalecer os músculos dos olhos.

Tipos de estrabismo que podem ser corrigidos com os óculos

São vários os tipos de estrabismo existentes, mas, de modo geral, os mais comuns são:

Do tipo Exotropia caracterizado por um desvio externo (estrabismo voltado para fora):

  • De distância intermitente – nesse tipo, a condição não é contínua, já que acontece quando o estrábico olha de longe para as coisas.

Do tipo Esotropia (desvio interno – em direção ao nariz) são três. Sendo eles:

  • Acomodativa – tem origem na hipermetropia. O uso de óculos para estrabismo pode corrigir ou até mesmo eliminar essa condição.
  • Não acomodativa – de modo não raro, este tipo de estrabismo frequentemente ocorre em crianças com idade entre 2 e 5 anos. Neste tipo não é possível corrigir o problema com os óculos para estrabismo.
  • Congênita ou infantil – frequentemente, o estrabismo de origem congênita (também chamado de estrabismo infantil) desenvolve-se ainda nos primeiros seis meses de vida da criança. Contudo, infelizmente, tem origem desconhecida. A medicina a considerada uma doença “idiopática”, em outras palavras, que surge espontaneamente, sem que se tenha conhecimento da sua origem.

Como funcionam os óculos para estrabismo?

Geralmente, antes de tudo, um teste é necessário para identificar se você precisa de óculos para estrabismo. Na maioria dos casos o paciente deverá utilizar os óculos o tempo todo.

Assim, caso os óculos sejam receitados, um acessório adequado à sua necessidade vai te permitir enxergar claramente de ambos os olhos. Logo, isso pode impedir que seu olho vesgo fique amblíope – também conhecido como “olho preguiçoso”.

A depender do tipo de estrabismo, se o estrábico estiver de óculos as pessoas podem nem perceber o problema. Mas, quando ele retira os óculos as pessoas podem notar o problema.

Há casos em que o paciente pode precisar apenas do uso de óculos como tratamento do estrabismo.

Logo no início do tratamento usando óculos para estrabismo, é comum os pacientes relatarem que são capazes de enxergar melhor sem o acessório. Isso acontece porque o trabalho para focar sem os óculos foi tão intenso que eles têm dificuldade para relaxar ao usar o item e deixar que ele faça o trabalho de focar. Mas com o uso constante, é provável que essa percepção mude.

Iniciado o tratamento com os óculos para estrabismo geralmente o médico solicita consultas de acompanhamento aproximadamente após seis semanas.

Lentes de prisma podem corrigir estrabismo?

Apesar desse método ter origem nos anos 1930, se essa é a primeira vez que você lê sobre ele, fique tranquilo. Nós te explicamos.

Em síntese, as lentes de prisma têm como principal objetivo obrigar os dois olhos a trabalharem em união. Geralmente, usa-se em casos de problema de diplopia (visão dupla). O uso pode ser em um olho ou em ambos.

As lentes são confeccionadas com material especial, que é capaz de alterar o sentido que a imagem chega na retina. Porém, não é capaz de eliminar o desvio, já que sua atuação é promover uma visão mais confortável para as pessoas que veem duas imagens em decorrência do estrabismo.

Tampões ou óculos para estrabismo?

Ambos os tratamentos são eficazes e, aliás, podem ser complementares.

Todavia, geralmente a recomendação médica do uso de óculos para estrabismo é para os casos de esotropia acomodativa.

Nesses casos, os óculos são capazes de corrigir a visão, ao menos por um tempo.

Os tampões são indicados como tratamento para o estrabismo uma vez que ajuda a fortalecer os músculos do olho não dominante, ou seja, o olho estrábico.

Por vezes o oftalmologista indica o uso, tanto de óculos de grau, quanto de tampão para os olhos. O tempo de uso de ambos depende das condições do problema.

Sendo assim, o tratamento adequado a cada pessoa e necessidade é indicado apenas pelo profissional especialista que faz o acompanhamento do quadro clínico.

Como saber se você tem estrabismo?

Alguns sintomas de estrabismos podem ser notados em casa mesmo. Você deve ficar atento aos seguintes sinais:

  • Um olho se move, enquanto o outro está focado.
  • Visão dupla.
  • Inclinar ou ajustar a cabeça para enxergar algo.
  • Dor de cabeça.
  • Olho direcionado para fora ou para dentro, para cima ou para baixo.
  • Ver imagens em movimento.
  • Má percepção de profundidade.
  • Piscar frequentemente, principalmente quando exposto à forte luz do sol.
  • Esfregar um olho ou ambos.
  • Problemas com foco.
  • Visão dividida (enxergar uma imagem pela metade ou parcialmente).
  • Fadiga ou tensão ocular.

Além disso, existem sinais de estrabismo que podem ser detectados em movimentos e nos músculos dos olhos durante o exame oftalmológico. Por isso é tão importante estar em dia com as visitas médicas, pois assim terá mais chances de ter um diagnóstico preciso.

Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são as chances de acompanhamento profissional e maiores as possibilidades de correção.

Aproveite para cuidar dos seus olhos agora mesmo! Através do nosso teste de visão você receberá resultados para saber como estão seus níveis de miopia e astigmatismo. É rápido, online e gratuito!

óculos para estrabismo - teste de visão

Seu comentário é muito importante pra nós! Queremos saber se você já sabia sobre a opção de óculos para estrabismo, pra quem ele é indicado e em quais casos é eficiente. Deixe seu comentário no campo abaixo.

Fontes:

Rnib

My.clevelandclinic

Healthhearty

Framesbuy

Cookvisiontherapy

Draxe

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 37

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

19 comentários em “Óculos para estrabismo: quando e para quem é indicado?”

    1. Olá Jenis! Podem ser realizados vários exames para entender qual o tipo e grau de estrabismo, sendo eles:
      – exame de teste de alinhamento e foco
      – exame da saúde ocular
      – teste de acuidade visual
      – e teste de refração.

      Sempre que precisar, estamos aqui!

  1. Boa tarde tenho estrabismo exotropia gostaria saber ser vou precisar usa óculos ou não porque já fui no oftalmologista, ele me falou que posso opera,mais se eu opera pode voltar, e com tempo
    Pode voltar por o lugar?????
    Há responda logo por favor

    1. Oi, Aline. Tudo bem? Como cada caso tem suas particularidades, o seu médico oftalmologista é o profissional capacitado para tirar as suas dúvidas sobre o caso e te responder com mais precisão sobre a necessidade ou não de usar óculos assim como dúvidas sobre a cirurgia. O ideal é que você converse abertamente com o seu oftalmo de confiança. E se houver a necessidade de usar óculos, conte com a gente 🙂

    1. Olá, Selma. Tudo bem?

      O estrabismo pode ser causado por vários fatores. Sendo que a principal causa do estrabismo está relacionada ao funcionamento dos músculos dos olhos. Isso acontece porque na região ocular, todas as pessoas apresentam 6 músculos responsáveis pelo controle do movimento dos olhos, sendo que todos eles estão conectados entre si e ao sistema nervoso central. Quando há danos ou desiquilíbrio desses músculos surge o desenvolvimento do estrabismo. Além disso, o estrabismo também pode se desenvolver em decorrência de doenças metabólicas (diabetes e distúrbios da tireoide), hipertensão arterial, AVC, alta miopia, traumatismo cranioencefálico, etc).

      Temos um artigo aqui no Blog com mais informações sobre estrabismo: https://lenscope.com.br/blog/o-que-e-estrabismo/

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Oi, Fernanda! Geralmente é necessário utilizar o óculos o tempo inteiro durante o tratamento. Mas, por outro lado, o estrabismo tem cura, principalmente quado diagnosticado e tratado precocemente. Por isso, o ideal é fazer acompanhamento e seguir o tratamento recomendado pelo oftalmologista. Quanto antes o tratamento, maiores os benefícios para o desenvolvimento visual da criança.

      Sempre que precisar, estamos aqui 😉

  2. Olá! Minha filha tem 4 anos e começou usar os óculos para tratar a correção do estrabismo. A pergunta é: ela terá que usar óculos para sempre?

    1. Oi, Kadu! Geralmente é necessário utilizar o óculos o tempo inteiro durante o tratamento, mas quem pode responder essa pergunta com precisão é o oftalmo da sua filha. Por outro lado, o estrabismo tem cura, principalmente quado diagnosticado e tratado precocemente. Por isso, o ideal é fazer acompanhamento e seguir o tratamento recomendado pelo oftalmologista. Quanto antes o tratamento, maiores os benefícios para o desenvolvimento visual da criança.

      Sempre que precisar, estamos aqui 😉

    1. Oi, Maria! Para ter certeza se o seu caso pode ser corrigido usando um óculos com prisma, o ideal é que você procure um oftalmologista de confiança e faça uma avaliação médica. Ele é o profissional capacitado para indicar o tratamento ideal para você!

      Esperamos ter ajudado e estamos aqui sempre que precisar 🙂

  3. Tenho 37 anos, tenho estrabismo em apenas um olho, mas tenho também miopia. Será que posso usar o óculos com lentes de prisma? Quando tinha 10 anos tentei fazer a correção com o tampão, mais segundo o médico descobrimos tarde demais e não resolveu. Isso procede, não tem mais como resolver?

    1. Oi, Ludmila. Tudo bem?
      O tratamento para estrabismo pode ser feito também em adultos. Por outro lado, quanto antes tratado, melhores os resultados.
      Quanto ao uso do óculos, a necessidade precisa ser identificada pelo oftalmo que prescreve o melhor tratamento e tipo de lente adequada. Por isso, o ideal é que converse com o seu oftalmo de confiança sobre a possibilidade do uso de óculos para as suas necessidades.

      Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  4. Olá, fiz a cirurgia de estrabismo há 4 anos, nos dois olhos. Meu estrabismo é paralítico (não tenho o movimento do olho para fora) porém ele voltou, tem horas que ele fica torto e principalmente quando vou olhar pra frente. Fui na médica e ela informou que uma nova cirurgia não terá sucesso devido ao problema. Neste caso como devo proceder?

    1. Olá, Maria. Tudo bem? O ideal é que você siga as recomendações da médica especialista no seu caso, pois é capacitada para determinar o melhor tratamento para cada paciente, além de ter conhecimento do seu caso. Caso esteja insegura com o diagnóstico e as orientações, você também pode procurar a opinião de outro oftalmologista da sua confiança. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  5. Boa tarde. Fiz uma cirurgia no meu olho esquerdo e não enxergo muito bem dele. Então enquanto um olho funciona perfeitamente o outro fico desalinhado. O que me incomoda é a parte estética, queria saber se o óculos é capaz de tirar esse aspecto de “olho preguiçoso”. O desvio não é absurdo, mas se nota, parecido um pouco com do Luan santana, um pouquinho pior.

    1. Olá, Willian. Tudo bem? O uso do óculos de grau pode ajudar a diminuir o desvio. O ideal é que procure um oftalmologista da sua confiança para que ele recomende o melhor tratamento para as suas necessidades. Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  6. Gostei muito saber sobre o estrabismo, eu tenho desde de criança, já usei óculos mais não foi o especializado pra o meu problema. Alguns dias atrás fiz o exame e descobri que vou ter que usar um óculos específico pra meus olhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *