óculos para hipermetropia

Óculos para hipermetropia

5
(1)

Escolher o óculos para hipermetropia pode ser uma tarefa difícil com tantas opções de armação no mercado. Porém, saber o que procurar em uma armação pode facilitar bastante o processo.

Para a hipermetropia, a escolha da armação influencia diretamente no resultado final do óculos. Por isso, reunimos no artigo de hoje, uma série de dicas para você escolher o óculos para hipermetropia mais indicado para o seu grau.

A Hipermetropia

A hipermetropia é um problema de visão que causa dificuldade para enxergar de perto. Isso ocorre porque o olho de quem tem hipermetropia é mais achatado, fazendo com que as imagens sejam formadas depois da retina, ao invés de serem formadas na retina. Com isso, a imagem de objetos próximos fica distorcida, causando a dificuldade de ver o que está próximo. 

A hipermetropia pode ser classificada em três grupos: baixa hipermetropia, hipermetropia moderada e alta hipermetropia. Veja como classificar o seu grau de hipermetropia a seguir: 

  • baixa hipermetropia: 0 a 3 graus
  • hipermetropia moderada: 3 a 6 graus
  • alta hipermetropia: acima de 6 graus

O que você precisa saber antes de comprar seu óculos para hipermetropia:

Primeiro, é importante entender que tanto as lentes escolhidas quanto a armação influenciam no resultado final dos óculos. Porém explicaremos uma coisa de cada vez. 

Por enquanto, vamos focar na parte mais legal de usar óculos: a escolha da armação. Afinal, quem não ama experimentar várias e ter uma coleção de óculos, não é mesmo? Aqui na Lenscope nós simplificamos mais ainda as dicas para você escolher a melhor armação. Dividimos as dicas em dois grupos: para até 4 graus ou mais de 4 graus

Óculos para hipermetropia até 4 graus

Quem tem até 4 graus, portanto, baixa hipermetropia, tem mais liberdade de escolha para a armação. Com tantas opções, é fácil ter dúvida na hora de escolher. 

Os modelos mais buscados são o clássico Ray-ban Aviator, o Club Master, modelo gatinho ou tortoise (tartaruga) – aquelas armações todas manchadinhas. Olha só a variedade de opções para quem tem até 4 graus de hipermetropia:

Mas uma dica importante: não exagere no tamanho do óculos. Se a armação for muito grande, isso pode impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da sua medida da DNP (distância naso-pupilar). Vamos explicar mais detalhes a seguir:

Armações grandes para hipermetropia

Armações muito grandes podem impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da medida da DNP (distância da pupila em relação ao nariz).

Isso acontece porque é durante a montagem das lentes que o bloco da lente é recortado no formato da armação. Também nessa etapa, o centro da lente é centralizado com o centro da sua pupila, a partir da sua medida da DNP.

Armações maiores podem ser maiores que o bloco da lente. Quando isso acontece, falta material para completar a armação do óculos, não sendo possível fazer a montagem na armação. Veja só o exemplo para você entender na prática.

Entendendo as medidas do seu óculos:

Mas não se preocupe! Para saber as medidas do seu óculos, basta olhar na haste do óculos e procurar por uma sequência de três números acompanhados por um quadradinho. Esses números indicam o tamanho da sua armação, em milímetros. Veja um exemplo abaixo:

O tamanho do aro da armação está em uma das hastes do óculos

  • O primeiro número, antes do quadradinho, indica o tamanho do aro, ou seja, a largura da lente.
  • O segundo número indica o tamanho da ponte, onde a armação apoia-se no nariz.
  • E o terceiro número indica o comprimento das hastes.

O que vai determinar se sua armação é maior ou menor é o tamanho do aro. Para baixo grau, armações acima de 56mm são consideradas grandes e podem impossibilitar a montagem das lentes.

Óculos para hipermetropia mais de 4 graus

A principal característica das lentes de hipermetropia é que elas são grossas do centro e mais finas nas bordas. Então, ao escolher uma armação grande, o óculos fica mais pesado no centro, onde é mais grosso, e bem mais leves nas bordas que são mais finas.

Essa diferença de peso entre o centro e as extremidades do óculos faz com que ele fique instável e bem mais frágil. É por isso que graus elevados de hipermetropia não combinam com armações grandes. Dessa forma, quem tem grau alto de hipermetropia deve escolher armações de aro fechado e bordas mais espessas. Assim, a própria estrutura da armação contribui para disfarçar o centro da lente, que  é mais grosso.

Veja a seguir um exemplo de óculos de aro fechado comum (sem borda espessa):

Modelo de armação aro fechado mais fino (borda espessa)

Se você tem mais de 4 graus, você pode dar preferência para armações de  aro fechado e borda mais espessa.

A importância do tamanho do óculos para hipermetropia

Se você tem um grau alto, é importante saber que quanto maior for a armação, mais grossas as lentes ficam. É por isso que o mais indicado é escolher armações menores, de aro fechado e bordas mais espessas.

Quando você escolhe armações menores, com aro fechado e borda mais espessa, as lentes se encaixam melhor e a própria armação acaba disfarçando a borda da lente. Mas você se engana se pensa que existem poucas opções de armações menores e de aro fechado. Na verdade, existem muitas marcas de óculos que confeccionam esse tipo de armação em diferentes modelos e estilos para ajudar quem sofre de alto grau. Olha só essas armações recomendadas para grau alto de hipermetropia que já passaram pela Lenscope:

E por que as outras armações não são uma opção?

As armações mais finas e delicadas, como por exemplo as armações de meio aro (aro somente em cima) e três peças possuem a borda mais fina (ou nem tem borda). Sendo assim, a chance da lente ficar evidente é muito maior.

Veja a seguir as armações que não são indicados para mais de 4 graus.

Armações não recomendadas para mais de 4 graus de hipermetropia

Além das armações grandes não serem recomendadas para quem tem grau alto, modelo de armação três peças (balgriff) e curvadas também não são recomendadas.

Veja os modelos de armações que não são indicados para quem tem grau alto de hipermetropia

Não use: óculos grandes (aro da foto: 61mm)

Tente evitar: armação esportiva curvada

Evite: óculos meio-aro

Então, não se esqueça: dê preferência para armações de aro fechado e bordas mais espessas quando for escolher a armação para óculos de alta hipermetropia.

Qual lente escolher para o meu grau?

Agora, vamos falar sobre as lentes de óculos para hipermetropia. Elas possuem a característica de serem mais finas nas bordas e mais grossas no centro. 

Então, dependendo do grau e da armação que você escolher, o efeito de olho grande ou olho de boi pode ficar evidente. Além de correr o risco do óculos ficar mais grosso. 

Além disso, outros fatores relacionados às lentes influenciam no resultado final do óculos para hipermetropia, principalmente se você tem mais de 4 graus de hipermetropia, são eles: o índice de refração e o design das lentes. Conheça os tipos de lentes para hipermetropia que existem e como escolher a melhor opção para o seu grau.

Conheça os tipos de lentes para hipermetropia que existem e como escolher a melhor opção para o seu grau.

Como saber a armação ideal para mim?

Você sente dificuldade em acertar o aro ideal para o seu grau de hipermetropia? Então a gente pode te ajudar! 

Em nosso site, ao fazer um orçamento online e gratuito, você já fica sabendo qual deve ser o tamanho ideal da sua armação para você ter a melhor versão do seu óculos de grau. 

Estamos aqui para mudar a forma com que fazemos óculos de grau no Brasil e tornar as lentes e armações muito mais acessíveis, através de um processo de compra 100% online. Então, não deixe de saber mais em nosso site. E, se quiser continuar por dentro de todas as notícias do mundo da visão, é só se inscrever na nossa newsletter! 

Fontes:

Webmd

Healthlinkbc

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *