Óculos para hipermetropia

óculos para hipermetropia
  • por
5
(2)

Escolher o óculos para hipermetropia pode ser uma tarefa difícil com tantas opções de armação no mercado. Porém, saber o que procurar em uma armação pode facilitar bastante o processo.

Para a hipermetropia, a escolha da armação influencia diretamente no resultado final do óculos. Por isso, reunimos no artigo de hoje, uma série de dicas para você escolher o óculos para hipermetropia mais indicado para o seu grau.

A Hipermetropia

A hipermetropia é um problema de visão que causa dificuldade para enxergar de perto. Isso ocorre porque o olho de quem tem hipermetropia é mais achatado, fazendo com que as imagens sejam formadas depois da retina, ao invés de serem formadas na retina. Com isso, a imagem de objetos próximos fica distorcida, causando a dificuldade de ver o que está próximo. 

A hipermetropia pode ser classificada em três grupos: baixa hipermetropia, hipermetropia moderada e alta hipermetropia. Veja como classificar o seu grau de hipermetropia a seguir: 

  • baixa hipermetropia: 0 a 3 graus
  • hipermetropia moderada: 3 a 6 graus
  • alta hipermetropia: acima de 6 graus

O que você precisa saber antes de comprar seu óculos para hipermetropia:

Primeiro, é importante entender que tanto as lentes escolhidas quanto a armação influenciam no resultado final dos óculos. Porém explicaremos uma coisa de cada vez. 

Por enquanto, vamos focar na parte mais legal de usar óculos: a escolha da armação. Afinal, quem não ama experimentar várias e ter uma coleção de óculos, não é mesmo? Aqui na Lenscope nós simplificamos mais ainda as dicas para você escolher a melhor armação. Dividimos as dicas em dois grupos: para até 4 graus ou mais de 4 graus

Óculos para hipermetropia até 4 graus

Quem tem até 4 graus, portanto, baixa hipermetropia, tem mais liberdade de escolha para a armação. Com tantas opções, é fácil ter dúvida na hora de escolher. 

Os modelos mais buscados são o clássico Ray-ban Aviator, o Club Master, modelo gatinho ou tortoise (tartaruga) – aquelas armações todas manchadinhas. Olha só a variedade de opções para quem tem até 4 graus de hipermetropia:

Mas uma dica importante: não exagere no tamanho do óculos. Se a armação for muito grande, isso pode impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da sua medida da DNP (distância naso-pupilar). Vamos explicar mais detalhes a seguir:

Armações grandes para hipermetropia

Armações muito grandes podem impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da medida da DNP (distância da pupila em relação ao nariz).

Isso acontece porque é durante a montagem das lentes que o bloco da lente é recortado no formato da armação. Também nessa etapa, o centro da lente é centralizado com o centro da sua pupila, a partir da sua medida da DNP.

Armações maiores podem ser maiores que o bloco da lente. Quando isso acontece, falta material para completar a armação do óculos, não sendo possível fazer a montagem na armação. Veja só o exemplo para você entender na prática.

Entendendo as medidas do seu óculos:

Mas não se preocupe! Para saber as medidas do seu óculos, basta olhar na haste do óculos e procurar por uma sequência de três números acompanhados por um quadradinho. Esses números indicam o tamanho da sua armação, em milímetros. Veja um exemplo abaixo:

O tamanho do aro da armação está em uma das hastes do óculos

  • O primeiro número, antes do quadradinho, indica o tamanho do aro, ou seja, a largura da lente.
  • O segundo número indica o tamanho da ponte, onde a armação apoia-se no nariz.
  • E o terceiro número indica o comprimento das hastes.

O que vai determinar se sua armação é maior ou menor é o tamanho do aro. Para baixo grau, armações acima de 56mm são consideradas grandes e podem impossibilitar a montagem das lentes.

Óculos para hipermetropia mais de 4 graus

A principal característica das lentes de hipermetropia é que elas são grossas do centro e mais finas nas bordas. Então, ao escolher uma armação grande, o óculos fica mais pesado no centro, onde é mais grosso, e bem mais leves nas bordas que são mais finas.

Essa diferença de peso entre o centro e as extremidades do óculos faz com que ele fique instável e bem mais frágil. É por isso que graus elevados de hipermetropia não combinam com armações grandes. Dessa forma, quem tem grau alto de hipermetropia deve escolher armações de aro fechado e bordas mais espessas. Assim, a própria estrutura da armação contribui para disfarçar o centro da lente, que  é mais grosso.

Veja a seguir um exemplo de óculos de aro fechado comum (sem borda espessa):

Modelo de armação aro fechado mais fino (borda espessa)

Se você tem mais de 4 graus, você pode dar preferência para armações de  aro fechado e borda mais espessa.

A importância do tamanho do óculos para hipermetropia

Se você tem um grau alto, é importante saber que quanto maior for a armação, mais grossas as lentes ficam. É por isso que o mais indicado é escolher armações menores, de aro fechado e bordas mais espessas.

Quando você escolhe armações menores, com aro fechado e borda mais espessa, as lentes se encaixam melhor e a própria armação acaba disfarçando a borda da lente. Mas você se engana se pensa que existem poucas opções de armações menores e de aro fechado. Na verdade, existem muitas marcas de óculos que confeccionam esse tipo de armação em diferentes modelos e estilos para ajudar quem sofre de alto grau. Olha só essas armações recomendadas para grau alto de hipermetropia que já passaram pela Lenscope:

E por que as outras armações não são uma opção?

As armações mais finas e delicadas, como por exemplo as armações de meio aro (aro somente em cima) e três peças possuem a borda mais fina (ou nem tem borda). Sendo assim, a chance da lente ficar evidente é muito maior.

Veja a seguir as armações que não são indicados para mais de 4 graus.

Armações não recomendadas para mais de 4 graus de hipermetropia

Além das armações grandes não serem recomendadas para quem tem grau alto, modelo de armação três peças (balgriff) e curvadas também não são recomendadas.

Veja os modelos de armações que não são indicados para quem tem grau alto de hipermetropia

Não use: óculos grandes (aro da foto: 61mm)

Tente evitar: armação esportiva curvada

Evite: óculos meio-aro

Então, não se esqueça: dê preferência para armações de aro fechado e bordas mais espessas quando for escolher a armação para óculos de alta hipermetropia.

Qual lente escolher para o meu grau?

Agora, vamos falar sobre as lentes de óculos para hipermetropia. Elas possuem a característica de serem mais finas nas bordas e mais grossas no centro. 

Então, dependendo do grau e da armação que você escolher, o efeito de olho grande ou olho de boi pode ficar evidente. Além de correr o risco do óculos ficar mais grosso. 

Além disso, outros fatores relacionados às lentes influenciam no resultado final do óculos para hipermetropia, principalmente se você tem mais de 4 graus de hipermetropia, são eles: o índice de refração e o design das lentes. Conheça os tipos de lentes para hipermetropia que existem e como escolher a melhor opção para o seu grau.

Conheça os tipos de lentes para hipermetropia que existem e como escolher a melhor opção para o seu grau.

Como saber a armação ideal para mim?

Você sente dificuldade em acertar o aro ideal para o seu grau de hipermetropia? Então a gente pode te ajudar! 

Em nosso site, ao fazer um orçamento online e gratuito, você já fica sabendo qual deve ser o tamanho ideal da sua armação para você ter a melhor versão do seu óculos de grau. 

Estamos aqui para mudar a forma com que fazemos óculos de grau no Brasil e tornar as lentes e armações muito mais acessíveis, através de um processo de compra 100% online. Então, não deixe de saber mais em nosso site. E, se quiser continuar por dentro de todas as notícias do mundo da visão, é só se inscrever na nossa newsletter! 

Fontes:

Webmd

Healthlinkbc

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *