Óculos para idosos: saiba os cuidados na adaptação da troca de lentes

óculos para idosos
5
(2)

Você sabia que no dia 26 de julho é comemorado o Dia Dos Avós? E, como forma de reconhecer todo esse carinho, hoje vamos dar uma dica especial para eles: vamos falar sobre os cuidados necessários com as lentes de óculos para idosos!

Isso mesmo! É dia de valorizar ainda mais aqueles que tanto nos acolhem com carinho e ajudaram em momentos tão importantes.

Isso porque, pessoas mais velhas normalmente usam lentes multifocais, e sofrem um pouco mais na adaptação de um óculos novo.

Consequentemente, isso pode originar um acidente doméstico, por exemplo.

Mas não queremos isso!

Então…vamos lá?

óculos para idosos

Sintomas mais comuns no período de adaptação com multifocal

Uma vez que o nosso cérebro se acostuma com a maneira de enxergar por meio de determinada lente, a troca de óculos pode provocar algumas dificuldades na adaptação.

Por isso, pode ser comum eles sentirem:

  • Tontura
  • Desequilíbrio/pisar em falso
  • Dor de cabeça
  • Acidentes domésticos
  • Dificuldade para leitura

Estes sintomas podem refletir situações do dia-a-dia, mas se transformam em situações mais sérias do que se imagina.

Isso porque, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, as quedas e os acidentes domésticos somam 75% das lesões sofridas pelos idosos.

Ou seja, a maior parte vem destes acidentes – e não saber se adaptar às lentes de óculos corretamente pode aumentar ainda mais o número de lesões.

Para você ter uma ideia, o médico oftalmologista Dr. Renato Augusto Neves explica que, com a troca das lentes, a percepção de imagem borrada é maior quando a pessoa está olhando para a frente de onde está pisando – uma situação extremamente comum do cotidiano.

Problemas de visão mais comuns entre os idosos

A Presbiopia é o problema de visão mais comum entre os idosos, podendo surgir após os 40 anos.

Também chamada de vista cansada,  a Presbiopia acontece devido ao desgaste natural dos nosso olhos.

Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. Com isso, a pessoa não consegue enxergar com nitidez os objetos próximos. 

Entretanto, além da presbiopia, outros problemas também podem aparecer, à medida que nossos olhos sofrem modificações e desgastes com o passar dos anos.

Olha só:

Catarataé a perda da transparência do cristalino. No ínicio, a pessoa apenas enxerga embaçado. Mas, com o tempo, a Catarata pode se desenvolver progressivamente, e até mesmo provocar a perda total da visão.

Glaucomaé causado por uma lesão no nervo óptico. Pode ser adquirido com o tempo ou pode ser uma condição hereditária. Entretanto, é uma doença progressiva – se agrava e causa perda da visão.

Degeneração Macular Relacionada à idade (DMRI) – A degeneração macular é um dos principais problemas de visão e causa de cegueira em idosos.

É causada em uma parte da retina chamada mácula, e que leva a perda de visão progressiva da visão central.

Com todos estes problemas, a visão do idoso pode ser afetada, e trazendo dificuldade até nas tarefas diárias mais simples.

Por isso, é necessário que se visite frequentemente o oftalmologista, ainda mais após os 40 anos. É preciso cuidar da saúde dos olhos!

Sabe aquele cuidado que os avós têm com a gente quando somos crianças?

Precisamos ter com eles, pois não basta apenas remediar com óculos. Os óculos para idosos devem ter as lentes corretas, e a adaptação à essas lentes devem ser feitas com cuidado.  

Como escolher o melhor óculos para idosos

As lentes mais indicadas de óculos para idosos são as lentes multifocais, ideais para quem possui presbiopia (vista cansada).te.

As multifocais também atendem pelo nome de “lentes progressivas” pois, em uma única lente, pode alterar o grau progressivamente para: perto, intermediário e longe.

E o mercado se expandiu para as lentes multifocais. Atualmente, existem as lentes multifocais convencionais (em que o campo de visão já é padronizado) e as lentes multifocais personalizadas, que são campos de visão feitos exclusivamente de acordo com o estilo de vida que a pessoa leva.

Cliquei aqui para saber mais sobre lentes multifocais convencionais e personalizada.

Entenda como as lentes personalizadas funcionam:

Caso você passe grande parte do seu dia exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado, e toma mais espaço na lente progressiva. E vice-versa.

As principais marcas de lentes multifocais são :

Veja e compare os preços das lentes multifocais para os seus avós.

Dicas de adaptação de óculos para idosos 

O processo de adaptação a novas lentes deve ser feito com cuidado – caso contrário pode gerar acidentes. 

Mas então, como fazer essa adaptação? Temos 5 dicas práticas para isso, olha só:

1- Acostume seu cérebro

É a primeira coisa a ser feita, pois assim os principais sintomas (tontura, dor de cabeça, enjôo) diminuem, bem como o risco de acidentes domésticos. Para acostumar seu cérebro, tente usar o óculos multifocal o dia todo, começando logo que acorda durante os primeiros 7 dias.

Normalmente o período de adaptação com lentes multifocais (progressivas) leva de 7 a 15 dias.

2-  Use a medida correta da DNP e DP

Essa medida é muito importante para a confecção de qualquer tipo de óculos, mas principalmente para quem utiliza lentes multifocais.

A DNP é a a  Distância Naso-Pupilar, ou seja, é a medida, em milímetros, entre a pupila e o centro do nariz. Já a DP é a medida, também em mílimetros, entre as duas pupilas.

Ou seja, a posição como você utiliza o óculos no seu rosto deve estar bem alinhada, para que ele não caia, não quebre, e para que você não tenha desconforto em utilizar os óculos nas atividades diárias.

3- Alinhe a altura da armação

Se altura do aro da armação for pequena (menor que 3 cm ou 30mm), a mudança de grau pode ser mais brusca, proporcionando extremo desconforto à visão.

Por esse motivo, armações muito pequenas em relação à altura não são compatíveis com lentes multifocais. 

Já a armação que possui a altura do aro maior que 3 cm (30 mm) ajuda na transição suave entre os campos de visão de perto, intermediário e longe.

óculos para idosos

Por isso, ao escolher uma armação para usar lentes multifocais, escolha sempre armações que possuem a medida da altura a partir de 3cm.

Desse modo, você evita o desconforto para se acostumar com os óculos e realizar suas atividades diárias. 

armação ideal para lente multifocal

Veja também como deve ser a armação ideal para lentes multifocais.

4- Acostume com as áreas do campo de visão

Existe transição entre os 3 campos de visão que as lentes possuem: para longe, intermediário e para perto. 

Por exemplo, na parte superior da lente, você vai ver para longe, assim como para perto você vai enxergar entre o centro e a parte inferior das lentes. 

5- Dê preferência para lentes multifocais personalizadas

Isso porque, como o próprio nome já diz, elas são feitas especialmente para as suas necessidades, para a necessidade dos seus olhos, suas atividades, sua rotina.

Dessa forma, elas trazem maior conforto à sua visão e te ajudam a acostumar mais rápido!

E aí, gostou das dicas?

Mais do que gostar, eu espero que você tenha entendido a importância delas.

Isso porque, elas precisam ser aplicadas para o bem da saúde daqueles que tanto fizeram por nós: os nossos avós.

Nesse Dia dos Avós, esperamos que você mostre o quanto os valoriza, em cada gesto, em cada demonstração de carinho e de acolhimento.

Mas também, que mostre que se preocupa com a saúde dos olhos deles, e dê a eles a solução e a chance para viver bem e fazendo suas atividades, passeando, cozinhando as receitas que os netos amam.

Certo?

Aliás, conta pra gente…seus avós usam óculos? E os óculos deles estão adequados?

Deixe um comentário aqui embaixo!

óculos para idosos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Óculos para idosos: saiba os cuidados na adaptação da troca de lentes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *