Óculos polarizado: entenda os benefícios desse tipo de óculos

óculos polarizado
  • por
4.3
(30)

O uso do óculos polarizado oferece vantagens e desvantagens, e é sobre isso que vamos falar hoje. De antemão, lentes polarizadas reduzem o brilho, aumenta a definição das cores, e segundo alguns motoristas melhora a experiência ao dirigir durante o dia. Por isso, a grande vantagem dos óculos polarizados é a capacidade de aprimorar sua visão. Em contrapartida, o uso desses óculos em determinados momentos não é a melhor opção. Ficou curioso? 

O que são óculos polarizados?

Os óculos polarizados contêm lentes que filtram a luz solar, permitindo a passagem de um pouco de luz. Dessa forma, você pode ver com clareza em situação das quais precisaria apertar os olhos devido ao excesso do sol. Por isso, as lentes polarizadas neutralizam este brilho por conta de um produto químico aplicado nas lentes.

Os óculos de sol polarizados são utilizados, pois protegem os olhos dos raios UV e ajudam a evitar doenças oculares, assim como reduzem o cansaço visual.

Qual a diferença entre óculos polarizado e não polarizado?

Antes de tudo precisamos entender o que é a polarização. Quando a luz vem diretamente de uma fonte, as ondas de luz ”viajam” verticalmente, horizontalmente e em todos os ângulos intermediários. Contudo, as lentes polarizadas filtram melhor essas luzes permitindo apenas a passagem das ondas verticais. Dessa forma, óculos polarizados realizam sua principal função: reduzir ou eliminar o excesso de brilho.

Entretanto, existem diferenças entre os óculos polarizados e os não polarizados, e é sobre essas diferenças que iremos falar a seguir. A princípio, lentes polarizadas oferecem proteção quase que completa contra o brilho horizontal solar, tornando o reflexo do sol quase imperceptível e fornecendo uma  visão mais clara e nítida. 

Ou seja, lentes polarizadas bloqueiam melhor as luzes intensas em superfícies planas porque são feitas com polarização vertical. Nesse sentido, lentes não polarizadas têm tonalidades mais escuras, entretanto também reduzem a intensidade da luz.

As lentes não polarizadas não bloqueiam as luzes horizontais, portanto, não possuem a mesma eficácia que as polarizadas. Contudo, lentes polarizadas não são indicadas para em determinados momentos, mas se você realiza atividades ao ar livre, e preferencialmente diurnas, elas são a melhor escolha!

5 benefícios de se usar óculos polarizado

Os benefícios dos óculos de polarizadores são muitos, como a redução de brilho que aumenta o conforto visual de muitas maneiras e surpreendentemente uma visão mais clara. A seguir confira 5 benefícios desse tipo de óculos e em quais atividades eles são indicados:

Segurança ao dirigir durante o dia:

Primeiramente, quando a luz solar atinge o vidro do pára-brisa do seu carro, ela causa um brilho intenso que prejudica a qualidade visual. Portanto, usar óculos de sol polarizados garantem um bloqueio de grande parte desse brilho, especialmente em dias muito claros ou parcialmente nublados. A redução desse brilho torna a visão da estrada parecida com a visão que você teria sem o pára-brisa, e nesse sentido fica mais seguro para dirigir.

Atividades aquáticas:

O uso de lentes polarizadas em atividades como por exemplo passeios de barco, canoagem, andar de caiaque, velejar, entre outras, onde a luz solar reflete na água, oferece vantagens como enxergar melhor o que há debaixo d’água, ou seja, transforma totalmente a sua experiência.

Cores vibrantes ao ar livre:

Em paisagens naturais onde o céu deveria ter uma cor azul intensa, minúsculas partículas no ar úmido ou poluído, podem mudar sua cor ou escurecê-lo, transformando a cor azul em tons nublados, brancos, amarelados ou acinzentados. No entanto, o uso de lentes polarizadas interrompem os reflexos dessas partículas, garantindo uma melhor aparência de um azul profundo. Além de que, olhar para folhas verdes ou areia branca, por exemplo, torna-se um verdadeiro deleite visual.

Protege os olhos dos efeitos nocivos do sol:

Lentes polarizadas juntamente com a proteção UV 400, são um ótimo complemento da proteção solar, além de que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce, rugas ao redor dos olhos e na testa.

Evita o risco de doenças oculares:

Esse tipo de óculos diminui o risco de catarata, degeneração macular, entre outras doenças oculares, além de oferecer um maior conforto visual ao ar livre.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Existem desvantagens ao usar óculos polarizado?

Sim, os óculos polarizados apesar de apresentarem muitas vantagens, não são indicados para todos os momentos. Em contrapartida são indicados para muitas atividades diurnas onde a luz do sol é intensa, principalmente em dias muito claros e nublados. A seguir confira 5 desvantagens em no uso de lentes polarizadas:

    • Não são boas para leitura;
    • Dificultam a visão a noite e em ambientes com baixa iluminação;
    • Pode dificultar a visão de pessoas que tenham problemas psicológicos, neurológicos, ou que tenham a percepção de cores diferentes do comum;
    • Óculos polarizados não são indicados para dirigir a noite, pois podem reduzir muito a percepção visual.

Como saber se seu óculos é polarizado

Existem alguns métodos bem fáceis para você identificar se a sua lente é polarizada ou não. Veja a seguir como descobrir:

  • Use os óculos em um ambiente com luz solar: Dessa forma se o brilho diminuir, com certeza é uma lente polarizada;
  • Olhe para alguma tela LCD: Ao olhar para uma tela de LCD e você encontrar dificuldades para ler, muito provavelmente trata-se de uma lente polarizada;
  • Olhe para uma luz bem intensa: Olhe para uma fonte de luz brilhante e reflexiva como por exemplo sob um vidro, água ou metal polido. 

Veja se a intensidade da luz aumenta ou diminui quando você inclina a cabeça para o lado em cerca de 60 graus. Se diminuir você está usando óculos de sol polarizados. 

Quais são as alternativas aos óculos polarizado?

Para quem não consegue usar os óculos polarizados existem outras alternativas como por exemplo as lentes fotocromáticas e os óculos com proteção antirreflexo. Nós da Lenscope temos essas alternativas para você, veja a seguir suas principais vantagens!

Lentes fotocromáticas:

As lentes fotocromáticas, também conhecidas como fotossensíveis ou transitions, são lentes que se adaptam à intensidade da luz do sol. Em outras palavras, elas mudam de cor na presença dos Raios Ultra-Violeta (UV). Em ambientes internos, mais escuros, elas ficam claras e em ambientes externos, mais claros, elas escurecem. Confira os benefícios:

Praticidade

Lentes fotocromáticas se adaptarem a luminosidade do ambiente, substituindo o uso de óculos de sol;

Economia

As lentes Transitions são uma opção muito mais barata porque é possível usar apenas uma armação e as mesmas lentes;

Conforto

Ambientes muito iluminados exigem esforço visual, e as lentes Transitions protegem os olhos contra raios UV, garantindo maior proteção para seus olhos;

Versatilidade

Podem ser usadas com qualquer tipo de armação, em lentes para longe e para perto ou com proteção antirrisco. Pensando nisso, aqui na Lenscope temos diferentes lentes fotocromáticas para cada tipo de grau e necessidade:

Antirreflexo:

Essas lentes recebem um tratamento especial para bloquearem a luz refletida, além de que a escolha desse tratamento facilita a manutenção e a limpeza das suas lentes. Todas as nossas lentes já possuem os tratamentos essenciais como antirreflexo, antirrisco e proteção UV. Tudo isso já incluso no valor.

Conheça nossas lentes com tratamentos antirreflexo incluso, sem que você pague a mais por isso.

Atenção ao comprar seu óculos polarizado

Como você pode perceber, os óculos polarizados são excelentes para atividades ao ar livre e diurnas, e não são recomendados para dirigir à noite ou para quem passa muito tempo em frente às telas. Agora, se você não gosta dos óculos polarizados, nós temos as melhores alternativas: as lentes fotocromáticas e antirreflexo. 

Conheça nossas lentes que já contam com antirreflexo, antirrisco e proteção 100% UV inclusas sem você pagar a mais por elas. Peça um orçamento gratuito agora mesmo e mude a sua forma de enxergar o mundo! Nós somos uma health tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil.

óculos polarizado - orçamento

Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa. Nossa missão é impactar de forma positiva a saúde ocular de nossos clientes e tornar a experiência de comprar seus óculos algo prático, tecnológico e com excelente relação custo benefício! Gostou do conteúdo? Então para se manter informado sobre as melhores dicas sobre saúde ocular, assine a nossa newsletter!

Fontes:

Allaboutvision

Felixgray

Connectusfund

Knockaround

Wikihow

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “Óculos polarizado: entenda os benefícios desse tipo de óculos”

    1. Olá Kate! Você pode usar seu óculos polarizado para ver televisão, entretanto pode ser que você enxergue uma tela parcial ou completamente preta, já que a maioria das telas digitais já possuem um filtro de polarização. Portanto, na hipótese de seu óculos ter uma polarização diferente, a tela deve aparecer parcial ou totalmente escura. Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para ajuda@lenscope.com.br que será um prazer lhe ajudar!

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Olá, Diego. Tudo bem?
      As lentes polarizadas são ideais para ambientes externos, ao ar livre. Nesse sentido, elas não são indicadas para ambientes internos ou fechados, pois podem dificultar a visão nesse tipo de ambiente.

      Sempre que precisar, estamos aqui. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *