Oftalmoplegia: entenda causas, sintomas, tratamentos e fatores de risco.

Oftalmoplegia
4.7
(14)

Oftalmoplegia é a paralisia ou fraqueza dos músculos oculares, responsáveis pelo movimento de nossos olhos. Esta paralisia ou fraqueza pode afetar um ou mais dos 6 músculos oculares em cada olho. Neste artigo vamos te contar sobre os sintomas, tratamentos e fatores de risco. Vamos lá? 

O que é oftalmoplegia

A Oftalmoplegia – conhecida também por paralisia músculo ocular – afeta o olho de tal maneira que eles podem se mover para fora ou para baixo de forma involuntária. Além de ser difícil move-los para dentro ou para cima. 

Mas, geralmente, a oftalmoplegia afeta o terceiro, o quarto ou o sexto nervo craniano, interrompendo os sinais transmitidos pelos nervos ópticos aos músculos oculares, que coordenam os movimentos dos olhos.

Outro detalhe que chama atenção é que a pálpebra superior do olho afetado “cai” e a pupila do mesmo olho aumenta. Portanto caracterizando um quadro de midríase.

Mas, vamos lá! Existem dois tipos de oftalmoplegia, por exemplo: 

  • Externa progressiva crônica;
  • Interna.

Oftalmoplegia externa progressiva crônica

Este tipo de paralisia do músculo ocular afeta, geralmente, adultos entre 18 e 40 anos. Normalmente, os primeiros sinais da paralisação são a pálpebra caída e a dificuldade em controlar os movimentos dos olhos.

Oftalmoplegia interna

Este segundo tipo é causado por danos às fibras nervosas que coordenam o movimento lateral do olho e o sintoma mais comum é a visão dupla. Aliás, esse tipo de paralisia músculo ocular pode estar associada a outros fatores.

Sintomas da oftalmoplegia

Os sintomas mais comuns da Oftalmoplegia são, por exemplo:

  • Visão Dupla;
  • Visão Turva;
  • Dificuldade em posicionar os olhos em sincronia;
  • Pálpebra superior do olho afetado pela paralisia caída;
  • Dificuldade em mover os olhos para diferentes direções;
  • Fraqueza muscular ou dificuldade em engolir (quando associadas a outras doenças sistêmicas).

Causas da oftalmoplegia

As causas da oftalmoplegia podem ser diversas. Mas fique tranquilo, vamos te contar sobre todas elas a seguir:

Anormalidade Congênita

Quando a condição é diagnosticada já no nascimento do bebê. 

Traumas e Lesões

Traumas e lesões nos olhos podem ocasionar a condição. E nesses casos é preciso o tratamento imediato, porque os danos podem ser sérios à nossa visão.

Infecções Virais

As infecções virais podem causar a oftalmoplegia. Nestes casos, é imprescindível tratar a condição, porque infecções oculares podem ser muito graves!

Distúrbios que afetam o sistema nervoso

Doenças que afetem o nosso sistema nervoso – responsável por controlar os músculos oculares – podem desencadear a paralisia. Dentre eles, destacamos, por exemplo:

  • Esclerose Múltipla;
  • Tumores cerebrais;
  • Doenças vasculares;
  • Enxaquecas.

Distúrbios musculares

A oftalmoplegia pode ser causada por distúrbios musculares, por exemplo a miastenia gravis, uma doença que causa fraqueza muscular e fadiga crônica, em decorrência da falha de transmissão de impulsos nervosos do cérebro aos músculos.

Demais causas

Além das que citamos, infarto (para o tipo oftalmoplegia interna), doença da tireóide, Diabetes e distúrbios mitocondriais, como a Síndrome de Kearns-Sayre (para o tipo oftalmoplegia externa), podem desencadear na paralisia ocular.

Mas além do diagnóstico, todas essas causas devem ser amplamente investigadas, porque as consequências à saúde ocular podem ser muito sérias. Por exemplo, uma enxaqueca, pode ocasionar problemas como amaurose e não só oftalmoplegia.

Fatores de risco para oftalmoplegia

Dentre os fatores de risco para a condição, estudos médicos constataram que em pessoas diabéticas esse problema é mais comum de acontecer.

Além disso, quem sofre de distúrbios e doenças que afetam o sistema nervoso e qualquer outro controle muscular do corpo, a oftalmoplegia é mais provável.

Muitos médicos recomendam, inclusive, a todos nós um estilo de vida saudável. Com, por exemplo a prática de exercício físico e consumo de alimentos bons à nossa saúde.

Assim, o risco de sofrer de alguma doença vascular ou até diabetes é reduzido em grande proporção!

Como é o diagnóstico

A oftalmoplegia pode ser detectada através de um exame físico para avaliar os movimentos dos olhos. Mas, aliado a esse exame, a ressonância magnética ou tomografia computadorizada podem ser indicados para um diagnóstico mais preciso sobre a causa.

Caso haja desconfiança de que a causa seja a doença de tireoide, o seu médico poderá indicar o exame de sangue, porque é ele que ajuda a avaliar os níveis dos hormônios T3 e T4.  

Como é o tratamento

Para tratar a condição, será preciso conhecer a causa. Por exemplo, para as crianças que já nascem com a condição, elas aprendem a compensar o problema com o olho saudável.

Mas, para os adultos, os médicos poderão prescrever óculos especiais ou o uso do tampão ocular, porque isso vai ajudar aliviar o sintoma de visão dupla. 

Complicações da oftalmoplegia

Dentre as complicações da oftalmoplegia, é possível que você tenha quadros de dores de cabeça repentina e tonturas com mais frequência, devido à visão dupla.

Além disso, o controle muscular pode diminuir. E, outra possível complicação é a Síndrome de um olho e meio

Esta síndrome acontece quando a oftalmoplegia interna afeta e lesiona o centro que controla os movimentos oculares horizontais. Assim, quando a pessoa tentar olhar para o lado o olho com a síndrome permanece imóvel. 

Prevenção da oftalmoplegia

Para se prevenir, não deixe de consultar o seu oftalmologista. Pois ele poderá te ajudar a diagnosticar outros problemas oculares ou condições que possam provocar a paralisia.

Procure ir ao médico a cada 6 meses ou pelo menos 1 vez ao ano para renovar a sua receita de óculos e realizar testes de visão. 

Você já conhecia essa condição?

Mas, agora você já entendeu sobre a oftalmoplegia, está ciente de que bons hábitos alimentares e de vida são essenciais para cuidar da sua saúde visual.  Além disso, não deixe se consultar com o seu médico regularmente e diante de qualquer sintoma, como visão dupla ou dificuldade em controlar movimentos dos olhos, vá ao oftalmologista imediatamente!

Mas, antes de ir ao médico, você pode realizar em apenas 3 passos um teste de visão com resultados precisos. Esse teste de acuidade visual foi desenvolvido exclusivamente por nós, da Lenscope, com a ajuda e orientação de médicos e especialistas. É 100% online e gratuito e você tem resultados precisos sobre miopia, astigmatismo, entre outros problemas.

Faça agora o teste de acuidade visual online e gratuito da Lenscope

otalmoplegia - teste de visãoMas, não vá ainda. Agora chegou a sua vez de conversar um pouco com a gente! Já conhecia sobre a oftalmoplegia? Deixe o seu comentário ou a sua dúvida que vamos te ajudar! 

Fontes e referências utilizadas 

Healthline

Britannica  

Taylor & Francis Online

Manual MSD

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

3 comentários em “Oftalmoplegia: entenda causas, sintomas, tratamentos e fatores de risco.”

  1. Olá! Meu nome é Jaqueline, sou de Olinda-PE, fui diagnosticada com síndrome Tolosa hut oftalmoplegia, está sendo muito difícil, mas tô tentando lidar com a situação.

  2. Olá, meu filho de 5 anos está com suspeita de está com enxaqueca oftalmopletica. Porém, na ressonância também apareceu um cisto próximo ao no terceiro nervo, tem
    sofrido bastante com dores de cabeça, o olhinho já não está mais como era, está bem diferente… mas os médicos dizem que talvez não haja nada em comum entre o cisto e as dores de cabeça e o olho.

    1. Olá, Vanessa. Tudo bem? Sentimos muito pelo diagnóstico do seu filho. O ideal é que aguarde o diagnóstico definitivo da situação dele e, caso continue insegura com o resultado, o ideal é procurar outro especialista. Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida, é só perguntar. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *