Óleo de rícino para sobrancelha: conheça os benefícios para a moldura de seus olhos

óleo de rícino para sobrancelha
  • por
4.3
(95)

O óleo de rícino para sobrancelha – também conhecido como azeite de rícino e óleo de mamona – é extraído da semente da planta mamona. O óleo vem ganhando fama já há algum tempo como um poderoso agente para crescimento dos cabelos, cílios e outros pelos.

O líquido amarelo e espesso possui, entre as diversas propriedades atribuídas a ela, ação laxante.

Entenda tudo o que você precisa saber antes de aplicar a substância nas sobrancelhas.

Óleo de rícino para sobrancelha. Veja os benefícios

O óleo de rícino virou um item queridinho dos cuidados da beleza. Isso porque ele promete dar volume aos fios, o que é algo muito desejado por diversas pessoas, entre homens e mulheres.

É muito comum essas pessoas e até mesmo quem usa óculos usar recursos da maquiagem para realçar o olhar. O ingrediente hoje é usado em muitos cosméticos para tratar de diversos problemas.

Mais conhecido como um laxante oral, o óleo possui propriedades, por exemplo: analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidante, antimicrobiana, sendo indicado por especialistas também para:

  • acalmar queimadoras do sol
  • tratamento da caspa
  • curar hemorroidas
  • hidratar a pele
  • curar infecções fúngicas e bacterianas

Além disso, o óleo de rícino é rico em:

  • vitamina E,
  • sais minerais,
  • ácidos graxos,
  • ácido linoleico,

E oferece enorme poder de hidratação e limpeza da pele e couro cabeludo, por exemplo. Além de ser um tratamento tão conhecido contra a queda de cabelos, as pessoas passaram a usar o óleo como uma maneira de deixar os cílios e as sobrancelhas mais grossos e bonitos.

Mas será mesmo que funciona?

Leia antes de aplicar o óleo de rícino

Assim como outros ingredientes e produtos, o óleo de rícino não é diferente. Antes de utilizar o óleo nas sobrancelhas é importante fazer o teste para identificar se possui reação alérgica ao componente.

O teste é bem simples:

  • aplique algumas gotas na parte inferior do braço;
  • espere pelo menos 24 horas e observe se na área aparece vermelhidão, coceira, dormência, inchaço, erupção cutânea ou qualquer outro sintoma anormal, pois são indicadores de alergia.

Se aparecer algum sinal de irritação é porque seu corpo está tendo uma reação negativa ao óleo de rícino. Por isso você deve interromper o uso imediatamente. 

Para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, o uso não é recomendado. Porque uma vez que é absorvido pelo corpo e possui substâncias que induzem o parto, podendo até mesmo ser abortivo.

Em contato com os olhos pode causar irritação. Se o óleo atingir seus olhos e causar incomodo, lave imediatamente em água corrente.

Óleo de rícino pode trazer efeitos colaterais?

Além dos sintomas descritos acima que podem surgir em pessoas alérgicas, o óleo de rícino pode causar alguns efeitos colaterais, entre eles estão:

  • cólicas,
  • diarreia,
  • desidratação
  • náusea,
  • dor abdominal.

É mais comum surgirem esses efeitos com o uso oral – quando o líquido é ingerido. Importante frisar que é contraindicado por dermatologistas para quem tem pele oleosa ou acneica. Por isso o ideal é usar somente após consultar seu especialista.

Como aplicar óleo de rícino para sobrancelha

Você pode escolher entre dois os principais tipos de óleo de rícino para aplicar em suas sobrancelhas:

  • o óleo de rícino transparente ou também chamado de prensado a frio
  • o óleo de rícino preto jamaicano – prensado a partir de sementes de rícino torradas.

Os dois tipos contêm igualmente propriedades que podem ajudar os pelos a crescerem mais e consistentes.

Para alcançar o efeito desejado é importante usar um produto que seja óleo de rícino puro. Pois, existem fabricantes que produzem opções com outros tipos de óleos e aditivos misturados à composição, o que pode causar irritação, além de não produzir o resultado esperado.

Após fazer o teste de alergia recomendado, se você não desenvolveu nenhuma reação alérgica, pode prosseguir para a aplicação.

Aplicação do óleo de rícino na sobrancelha:

  1. Para ser como uma espécie de ritual de beleza, escolha a melhor hora do dia e use diariamente. Isso pode facilitar muito na rotina do dia a dia e não esquecer do tratamento. O horário da noite, antes de dormir é uma boa opção para que o óleo possa agir nas sobrancelhas enquanto você dorme.
  2. Indicado proteger sua fronha. Por exemplo, com uma toalha.
  3. Aplique o produto após ter certeza de que seu rosto e, principalmente, a região das sobrancelhas estão limpas, sem qualquer resíduo de maquiagem ou outros produtos.
  4. Facilita bastante usar um cotonete ou uma embalagem antiga (e bem limpa) de rímel para plicar diretamente o óleo de rícino na sobrancelha.
  5. Após aplicar, faça uma leve massagem, mas lembre de tomar muito cuidado para que o óleo não entre em contato com os olhos.
  6. Retire o óleo de rícino com água ou algodão umedecido, pela manhã.

Os estudos ainda não indicam em quanto tempo os resultados podem aparecer.

Estudos sobre óleo de rícino para sobrancelha

Ainda não existem pesquisas publicadas atualmente, que expliquem porque o óleo de rícino age no crescimento das sobrancelhas.

Mas, existem evidências de que o ácido ricinoleico pode tratar a queda de cabelo. Pois o óleo de rícino é formado por quase 90% desse composto químico.

  • Em um estudo, pesquisadores descobriram que os homens que apresentam queda de cabelo como resultado da calvície têm grandes quantidades da proteína prostaglandina D2 (PGD2).
  • Por outro lado, em outro estudo, pesquisadores descobriram que o ácido ricinoleico pode inibir a PGD2, que ajudou os participantes a deixar o cabelo crescer de novo.

No entanto, mais estudos precisam ser feitos para definir se o ácido ricinoleico pode ajudar o crescimento do cabelo em outros casos.

Em conclusão, mesmo sendo um procedimento estético é importante lembrar que o médico oftalmologista deve ser consultado antes de usar produtos próximo à região dos olhos. Assim como o médico dermatologista deve indicar ou não produtos para aplicação na sua pele.

A beleza não pode ser colocada acima da segurança e saúde. Faça bom uso dessas e outras alternativas de forma consciente e segura.

Falando em aproveitar opções. Já pensou conseguir fazer teste de visão gratuitamente, online e com precisão? Então, é sim possível. Nós da Lenscope, desenvolvemos o teste de visão online e gratuito.

Realize agora o Teste de Visão Lenscope.

Mas, não vá ainda! Queremos saber o que você achou desse conteúdo. Deixe um comentário no campo abaixo 

Óleo de rícino para sobrancelha - Instagram

Fontes:

Healthline.com

Ipsy.com

Byrdie.com

Stylecraze.com

João da Beleza

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 95

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Óleo de rícino para sobrancelha: conheça os benefícios para a moldura de seus olhos”

  1. Quanto ao óleo de rícino, estou fazendo uso para passar num ferimento (furúnculo)e, já percebi que está tendo um bom resultado ( melhorando). Fiquei empolgada em saber que ajuda na melhoria da sobrancelha e, já vou começar usar hoje 👍🏻… Gostaria de saber se posso usar nos cílios, também?
    Nós cabelos já fiz uso anteriormente e, é ótimo.

    1. Olá, Raquel. Tudo bem? Ficamos felizes que você gostou do nosso artigo 🙂 e que o óleo de rícino tem sido eficaz para você. Não há um consenso entre o uso do óleo de rícino nos cílios, alguns especialistas relatam que não deve ser usado óleo de rícino nos cílios, pois além de não estimular o crescimento dos fios, ele ainda pode causar irritações. Enquanto, outros sugerem que o produto promove o crescimento dos cílios. Portanto, o ideal é que você converse com o seu médico oftalmo de confiança sobre o uso e siga as orientações dele. Também é necessário ter cuidado para não aplicar o produto nos seus olhos, porque pode causar irritação.

      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *