Olheiras: tipos e o que fazer para evitar o escurecimento

olheiras
  • por
4.5
(2)

Para muitas pessoas, as olheiras são temporárias e costumam ser uma indicação de falta de sono ou envelhecimento.

Embora, haja vários tratamentos caseiros e medicamentos disponíveis para melhorar a aparência de seus olhos, as olheiras normalmente não são motivo para preocupação. Mas, saiba mais sobre as olheiras nesse conteúdo especial que preparamos para você.

O que são olheiras

As olheiras (hiperpigmentação periorbital) são uma condição muito comum que pode afetar pessoas de todas as idades. É definida como um escurecimento homogêneo e redondo da pele (azul a marrom escuro ou preto) ao redor ou sob ambos os olhos

As olheiras sob as pálpebras inferiores são comuns em homens e mulheres. Frequentemente acompanhadas de bolsas, olheiras podem fazer você parecer mais velho do que é. Para piorar a situação, pode ser difícil se livrar delas.

“O que dá a cor da pele sob seus olhos é uma combinação de vasos sanguíneos, pigmento na pele e a espessura da pele, junto com o fluido que pode se acumular nessa área delicada e sensível”, explica a Dra. Doris Day.

Ela é dermatologista certificada pela Day Dermatology & Aesthetics e professora clínico associada de dermatologia na New York University Langone Medical Centers.

“As olheiras são frequentemente uma combinação de pigmentos que tornam a pele mais escura e avermelhada por conta de vasos sanguíneos dilatados”, diz ela.

Tipos de olheiras

São classificadas com base na análise clínica, o padrão de pigmentação e vasculatura, por exemplo: Classificação das olheiras:

Pigmentado (P)

  • Tonalidade marrom sob os olhos

Vascular (V)

  • Tonalidade de cor azul / rosa / roxa com mais ou menos inchaço

Estrutural ou profunda (S)

  • Tonalidade mais escura (parecida com sombra)
  •  Associado a bolsas e sulcos da pálpebra inferior
  • Perda de gordura com proeminência óssea

Misto

  • Combinação de tipo misto de 2 ou 3 dos anteriores (PV, PS, PVS, etc)

Diferenças entre olheiras e bolsas nos olhos

As olheiras referem-se ao escurecimento da pele sob os olhos. Alias, pode afetar apenas um olho, no entanto, geralmente afeta os dois olhos ao mesmo tempo. O escurecimento geralmente começa leve e pode piorar com o tempo se não for tratado.

Esse escurecimento geralmente é diferente do escurecimento causado por hematoma ou trauma de algum tipo, ou vermelhidão e inchaço causados por infecção. As bolsas nos olhos, por outro lado, referem-se ao inchaço que ocorre ao redor dos olhos, que tendem a se parecer com bolsas. As bolsas nos olhos são, na verdade, causadas pela queda de gordura.

O olho é circundado por uma camada de gordura que o protege, entretanto, às vezes essa camada se solta e a gordura se acumula embaixo do olho, levando às bolsas em questão. Isso geralmente acontece com o tempo. Porque quando se envelhece, a pele e os músculos que mantêm a gordura no lugar tendem a ficar mais fracos, permitindo que a gordura deslize para baixo com a ajuda da gravidade.

Essa gordura é então direcionada por um fluido que faz com que as células adiposas inchem. Além disso, conforme a pele envelhece, ela também tende a se tornar mais translúcida, permitindo que essas bolsas sejam mais visíveis do que seriam de outra forma.

Causas

Existem vários fatores que contribuem para as olheiras. Algumas causas comuns de incluem, por exemplo:

Fadiga

Dormir demais, insônia, fadiga extrema ou apenas ficar acordado algumas horas após a hora normal de dormir pode causar a formação de olheiras. Porque a privação de sono pode fazer com que sua pele fique opaca e pálida, permitindo que os tecidos escuros e os vasos sanguíneos sob sua pele apareçam.

A falta de sono também pode causar acúmulo de fluido sob os olhos, fazendo com que pareçam inchados. Como resultado, as olheiras que você vê podem ser, na verdade, sombras projetadas por suas pálpebras inchadas.

Idade

O envelhecimento natural é outra causa comum dessas olheiras. Conforme você envelhece, sua pele fica mais fina.  Você também perde gordura e colágeno necessários para manter a elasticidade da pele. Com isso, os vasos sanguíneos escuros sob a pele tornam-se mais visíveis, fazendo com que a área abaixo dos olhos fique escura.

Tensão ocular

Olhar fixamente para a televisão ou para a tela do computador pode causar tensão significativa nos olhos. Porque pode causar dilatação dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos. Como resultado, a pele ao redor dos olhos pode escurecer.

Alergias

As reações alérgicas e secura dos olhos podem causar olheiras. Quando você tem uma reação alérgica, seu corpo libera histaminas em resposta a substância alérgica.

Além de causar sintomas desconfortáveis ​​- incluindo coceira, por exemplo. Vermelhidão e olhos inchados – as histaminas também fazem com que os vasos sanguíneos se dilatem e se tornem mais visíveis sob a pele.

As alergias também podem aumentar sua vontade de esfregar e coçar a pele ao redor dos olhos. Essas ações pioram os sintomas, causando inflamação, inchaço e vasos sanguíneos rompidos. Isso pode resultar em sombras escuras sob seus olhos.

Desidratação

A desidratação é uma causa comum de olheiras. Quando seu corpo não está recebendo a quantidade adequada de água, a pele sob seus olhos começa a ficar opaca e seus olhos parecem fundos. Isso se deve à sua proximidade com o osso subjacente.

Superexposição ao sol

A superexposição ao sol pode fazer com que seu corpo produza um excesso de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Muito sol – principalmente para os olhos – pode causar o escurecimento da pigmentação da pele ao redor.

Genética

A história da família também desempenha um papel importante no desenvolvimento de olheiras. Porque caso seja uma característica hereditária observada no início da infância, talvez piore com a idade ou desapareça lentamente.  Predisposições a outras condições médicas – como doenças da tireoide – também podem resultar em olheiras.

Como disfarçar as olheiras (com maquiagem)

Quando você fala na frente de outra pessoa, você nota o rosto e os olhos primeiro. As olheiras ao redor dos olhos podem fazer você parecer abatido e, às vezes mais velho.

Com certeza você deseja causar uma boa impressão no trabalho, em uma reunião com clientes e executivos, ou até mesmo com seu namorado. Felizmente, não é difícil esconder as olheiras com maquiagem.  Olha só esse passo-a-passo que separamos para você.

Passo-a-passo de como disfarçar as olheiras com maquiagem

  • Lave a área dos olhos primeiro e certifique-se de que está seco e limpo de qualquer óleo ou impurezas

Após a lavagem facial, enxugue a pele sob os olhos com uma toalha limpa e macia. Não esfregue ou limpe com muita força, pois pode irritar a pele sensível sob os olhos.

  • Aplique o creme para os olhos sob as olheiras

Se possível, não pule isso em sua rotina diária. Os cremes para os olhos são feitos para hidratar e iluminar a pele por baixo. Escolha um que tenha propriedades de clareamento e reparação da pele. Para aplicar, simplesmente coloque uma pequena gota na ponta do dedo e passe na pele ao redor da área dos olhos. Deixe secar por cerca de meio minuto antes de aplicar a próxima maquiagem.

  • Se você tem somente bolsas nos olhos, pule esta etapa

No entanto, para aqueles com olheiras, você precisará de outra camada para suavizar o tom escuro. Use um batom vermelho ou laranja ou um produto de maquiagem. Use um pincel de maquiagem bem pequeno para cobrir a área escura que deseja ocultar. Deixe esta camada secar primeiro por um minuto.

  • Aplique o corretor

Use um corretivo amarelo, pois pode ajudar a diminuir e cobrir a área escura ao redor dos olhos. Aplique a quantidade de uma gota pequena em cada área dos olhos. Se possível, não esfregue ou limpe, use uma esponja macia para limpar e cobrir a área escura. Repita com o outro olho.

  • Misture o corretor

Use a esponja para misturar as bordas da área do corretivo com o resto da base ao redor do rosto. Tenha cuidado para não manchar ou passar o corretivo ao redor da área dos olhos. Se você não estiver usando outra maquiagem ao redor do rosto, ou se não aplicou base, use um corretivo da mesma cor do seu tom de pele facial.

  • Use tons mais claros para iluminar a área dos olhos

Esta etapa é opcional, mas ajudará especialmente se você tiver olheiras muito escuras. Invista em outro corretivo que seja um ou dois tons mais claros do que o seu tom de pele. Mas, não aplique muito, em vez disso, apenas passe pequenos pontos ao redor da área escura sob o olho e depois misture usando sua esponja de maquiagem suave.

  • Use pó fixador

Agora, com o corretivo no lugar, suas olheiras devem estar invisíveis ou ocultas. Use um pó fino fosco para selar a camada antes de aplicar outra maquiagem nos olhos. Isso também ajudará a definir a maquiagem por mais tempo ao longo do dia e evitar que ela enrugue facilmente.

Depois de concluir todas essas etapas, agora você pode colocar um pouco de maquiagem nos olhos. Você também pode usar sombra fosca para as pálpebras em vez do pó fixador. Porque esperamos que isso ajude a iluminar seus olhos e a ocultar as olheiras.

Quando procurar o médico?

Se a descoloração ou o inchaço piorar com o tempo, ou acontecer abaixo de somente um dos olhos, agende uma consulta com seu médico ou dermatologista para garantir um diagnóstico e tratamentos corretos.

Tratamentos com produtos skincare e procedimentos estéticos

As opções de tratamento médico com remédios ou procedimentos estéticos incluem, por exemplo:

Uso de cremes tópicos

Os cremes clareadores podem ajudar a reduzir a hiperpigmentação. Isso inclui:

  • hidroquinona;
  • tretinoína;
  • uma combinação de ambos;

As pessoas podem precisar usar hidroquinona por pelo menos 3 meses para ver um efeito.

Ácido kójico

Relatórios anedóticos afirmam que o ácido kójico é eficaz no tratamento de olheiras. O ácido kójico é um produto natural que vem de duas espécies de fungos. No entanto, é importante saber que os efeitos colaterais do ácido kójico podem incluir dermatite de contato e vermelhidão da pele.

Ácido azelaico

As pessoas podem usar ácido azelaico para tratar a hiperpigmentação sob os olhos e é seguro usá-lo por longos períodos.

Vitamina C tópica

Um estudo avaliou os efeitos da loção de vitamina C a 10% no tratamento das olheiras, ao longo de 6 meses. A loção foi eficaz para iluminar a escuridão sob os olhos.

Peelings químicos

Os peelings químicos, usando alfa-hidroxiácidos, como o ácido glicólico, ajudam a clarear a hiperpigmentação sob os olhos. As pessoas também podem usar peelings químicos em combinação com cremes tópicos para um melhor efeito.

Lasers

A terapia a laser pode ser um tratamento eficaz para as olheiras. Procedimentos a laser menos invasivos, como tintura pulsada ou laser de diodo, podem diminuir o risco de cicatrizes ou outros efeitos colaterais potenciais.

Preenchimentos

Se o afinamento da pele ou a perda de tecido adiposo estiver causando olheiras, os preenchimentos podem ser uma opção potencial. As pessoas podem receber injeções de plasma rico em plaquetas ou gel de ácido hialurônico na área sob o olho.

Cirurgia

Um tipo de cirurgia chamada blefaroplastia pode eliminar as olheiras causadas por depósitos de gordura ou pele extra ao redor da área dos olhos.

Por que a área sob os olhos é extremamente delicada e as pessoas devem sempre discutir os possíveis efeitos colaterais. Eles também devem garantir que apenas um dermatologista certificado realize procedimentos médicos nessa área.

Se as pessoas estiverem tomando certos medicamentos, como bimatoprost para glaucoma, por exemplo. As olheiras desaparecerão após a interrupção do uso do medicamento.

Tratamentos com remédios caseiros

Existem várias maneiras pelas quais as pessoas relatam que eliminaram ou reduziram o aparecimento de olheiras. Mas, como cada pessoa é diferente, alguns desses remédios podem não funcionar para você.

Como acontece com qualquer tratamento, é sempre uma boa ideia revisar seus planos com seu médico antes de testá-los em você mesmo.

Dormir

A fadiga e a falta de sono podem causar olheiras. Também pode deixar você mais pálido, porque faz com que suas olheiras pareçam mais escuras.  Certifique-se de dormir de sete a oito horas por noite e de praticar uma boa higiene antes do sono.

Eleve mais sua cabeça ao dormir

Quando você dormir, experimente travesseiros extras sob a cabeça para diminuir o inchaço do líquido acumulado nas pálpebras inferiores.

Frio

Às vezes, os vasos sanguíneos dilatados escurecem a área sob seus olhos. Uma compressa fria pode fazer com que os vasos sanguíneos se contraiam. Porque resulta na diminuição das olheiras.

Evite a exposição prolongada ao sol

Reduza ou elimine a exposição ao sol em seu rosto.

Hidratantes

Existem vários hidratantes que podem ajudá-lo com as olheiras. Muitos deles contêm cafeína, vitamina E, babosa, ácido hialurônico e / ou retinol.

Pepino

Os defensores da cura natural sugerem que fatias grossas de pepino sejam resfriadas e depois colocadas nas olheiras por cerca de 10 minutos. Em seguida, enxágue a área com água. Repita este tratamento duas vezes ao dia.

Óleo de amêndoa e vitamina E

Os defensores da cura natural sugerem misturar quantidades iguais de óleo de amêndoa e vitamina E e, em seguida, antes de dormir, massagear suavemente a mistura nas olheiras. De manhã, lave a área com água fria. Repita o processo todas as noites até que as olheiras desapareçam.

Vitamina K

Um estudo de 2015 da Trust Source mostrou que colocar um absorvente ou algodão (que continha uma mistura que incluía cafeína e vitamina K) sob o olho resultou em uma redução na profundidade das rugas e nas olheiras.

Saquinhos de chá

Mergulhe dois saquinhos de chá com cafeína em água morna e, em seguida, resfrie-os na geladeira por alguns minutos. Coloque uma bolsa em cada olho. Mas, após cinco minutos, retire os saquinhos de chá e enxágue a área com água fria.

Prevenção

As pessoas podem ajudar a prevenir o aparecimento de olheiras, abordando fatores de estilo de vida.

  • Dormir o suficiente e reduzir o estresse: os pesquisadores descobriram que o estresse aumenta a aparência das olheiras, enquanto o descanso e os hábitos de vida saudáveis diminuem a condição.
  • Protegendo os olhos do sol: Usar óculos de sol ou lentes de grau com proteção UV que cubram os olhos e usar protetor solar ao redor dos olhos pode ajudar a prevenir ou reduzir as olheiras.
  • Parar de fumar e reduzir o consumo de álcool: Fumar e o consumo excessivo de álcool aceleram o processo de envelhecimento do corpo e aumentam o risco de olheiras.

Mitos e verdades sobre olheiras

Veja alguns mitos e verdades que separamos para você a seguir:

Mais sono vai curar suas olheiras

Mito. Muitas pessoas presumem que dormir mais é tudo de que precisam para se livrar das olheiras. Embora isso certamente possa ajudar a reduzir sua aparência, não é de forma alguma um efeito de longo prazo e, para algumas pessoas, simplesmente não funcionará. A verdade é que olheiras podem ser hereditárias e não irão embora, não importa o quanto você durma. Dormir também não é capaz de substituir o tecido que está faltando sob seu olho, que está lhe dando uma aparência vazia.

Menos sal pode curar seus olhos

Mito. Assim como dormir mais, consumir menos sal pode fazer com que suas olheiras pareçam menos proeminentes, mas não vai eliminá-las completamente.

Tratamentos caseiros ajudam a aliviar as olheiras

Verdadeiro. Apesar de existirem vários tipos de tratamentos caseiros que podem ou não funcionar de acordo com cada pessoa, achar o tratamento certo para você vai te ajudar a alivar as olheiras, mas não funcionará como tratamento a longo prazo.

Olheiras têm cura

Mito. Não existe nenhum tratamento que acabe definitivamente com as olheiras. Existem somente meios de prevenção e tratamentos estéticos que amenizam a tonalidade escura e inchaço abaixo dos olhos. O tipo de causa e tratamento correto só pode ser definido por um médico.

Como funciona a tatuagem para olheiras?

O tatuador profissional Rodolpho Torres ganhou mais de 2 milhões de seguidores no Instagram em parte por seu trabalho de “camuflagem das olheiras” de encobrir as olheiras por meio de tatuagem.

olheiras

As vantagens da tatuagem para olheiras

Se realizada por um profissional treinado e preparado para este tipo de procedimento, a tatuagem pode ser uma solução a longo prazo para quem possui somente olheiras mais escuras. Caso você sofra também com inchaço ou falta de tecido abaixo dos olhos, a tatuagem não é recomendada, pois assim como a maquiagem, ela só disfarça a coloração escura da pele abaixo dos olhos.

Desvantagens e alertas sobre a tatuagem para olheiras

Embora Torres tenha mais de 10 anos de experiência em tatuagens, os dermatologistas dizem que você não deve confiar esta parte do corpo com pele tão frágil se não for um médico.

“Nenhum pessoal não médico deve tocar essa área de seus olhos, especialmente com um instrumento afiado”, disse Lance Brown, M.D., um dermatologista líder na cidade de Nova York e nos Hamptons.

“Sob o olho, você precisa ter muito cuidado – você pode causar uma infecção ao redor da pálpebra, ou cisto pode crescer ao redor dos folículos capilares”, diz o Dr. Brown.

O perigo das cicatrizes que podem acontecer na tatuagem para olheiras

É comum que ocorram cicatrizes na tatuagem se o artista for inexperiente ou pressionar a agulha muito profundamente. Aplique esses contratempos potenciais à pele sob seus olhos e é uma receita para sérias preocupações.

Cicatrizes nas pálpebras inferiores, em particular, podem criar uma contração na pele que puxa a pálpebra inferior para baixo, causando ectrópio, uma condição em que a pálpebra se afasta ou aproxima do olho. “O ectrópio pode causar problemas nos dutos lacrimais, cistos e muito mais”, diz o Dr. Brown.

Para que conste, as tatuagens tradicionais são amplamente seguras (e podem até melhorar sua saúde de acordo com o American Journal of Human Biology), mas provavelmente não vale a pena correr o risco quando se trata da pele sensível sob os olhos. 

Especialmente considerando o novo relatório de o FDA que eles viram um aumento alarmante de infecções e reações adversas a tatuagens como resultado de tinta mofada. Por isso, procure sempre por tatuadores com anos de experiência e estúdios confiáveis.

Você sofre muito com olheiras?

Embora ter olheiras normalmente não seja um problema de saúde, você pode querer que desapareçam por motivos cosméticos.

Existem vários remédios caseiros e tratamentos médicos para remover ou reduzir a aparência das olheiras. Já foi ao médico e testou algum método para tratar as olheiras que viu aqui em nosso artigo? Sentiu falta de alguma confirmação? Conte aqui nos comentários.

Fontes

HealthLine

Shape

NBC News

Medical News Today

DocOnline

Skincare.com by L’oreal

Bustle

Mayo Clinic

Vanmiu Makeup

Elume MedSpa

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *