mancha de bitot

Olho azul: Origem e como ter olho azul

Este post foi atualizado em 18 fevereiro, 2021

Muitos querem ter olho azul e uma curiosidade é que todos com olhos azuis vivos hoje podem rastrear sua ancestralidade até uma pessoa que provavelmente viveu há cerca de 10.000 anos na região do Mar Negro, concluiu um estudo.

Cientistas que estudam a genética da cor dos olhos descobriram que mais de 99,5% das pessoas de olhos azuis que se ofereceram para ter seu DNA analisado têm a mesma minúscula mutação no gene que determina a cor da íris.

Isso indica que a mutação se originou em apenas uma pessoa que se tornou o ancestral de todas as pessoas subsequentes no mundo com olhos azuis, de acordo com um estudo do professor Hans Eiberg e colegas da Universidade de Copenhagen.

Os cientistas não têm certeza de quando a mutação ocorreu, mas outras evidências sugerem que provavelmente surgiu há cerca de 10.000 anos, quando houve uma rápida expansão da população humana na Europa e região do Mar Nego, como resultado da disseminação da agricultura do Oriente Médio.

A mutação genética

“Originalmente, todos nós tínhamos olhos castanhos”, disse o professor Eiberg do Departamento de Medicina Celular e Molecular.

“Mas uma mutação genética afetando o gene OCA2 em nossos cromossomos resultou na criação de um ‘interruptor’, que literalmente ‘desligou’ a capacidade de produzir olhos castanhos”.

O gene OCA2 codifica a chamada proteína P, envolvida na produção da melanina, o pigmento que dá cor aos cabelos, olhos e pele. O “interruptor”, que está localizado no gene adjacente ao OCA2, não desativa o gene completamente, mas limita sua ação para reduzir a produção de melanina na íris – efetivamente “diluindo” os olhos castanhos em azuis.

O efeito do “interruptor” no OCA2 é muito específico, portanto. Se o gene OCA2 tivesse sido completamente destruído ou desativado, os seres humanos não teriam melanina nos cabelos, olhos ou cor da pele – uma condição conhecida como albinismo.

Como ter olhos azuis sem ter nascido com esta coloração?

Com lentes de contato

Caso você não tenha olhos azuis, você pode optar por lentes de contato azuis para trocar temporariamente a cor de seus olhos.

olho azul
Como ter olho azul com lente de contato

Com aplicativos

Através da tecnologia de realidade aumentada, é cada vez mais fácil simular olhos azuis através de aplicativos no celular. Conheça alguns:

Aplicativo Eye Color Studio. Disponível na PlayStore (Android)

olho azul
como ter olho azul com o aplicativo Eye Color Studio. Disponível na PlayStore (Android)

Aplicativo EyeColor Changer – Camera – Disponível na PlayStore (Android)

olho azul
Aplicativo EyeColor Changer – Camera – Disponível na PlayStore (Android)

Aplicativo Cor dos olhos Trocador e Estúdio de cor – Disponível na PlayStore (Android)

olho azul
Aplicativo Cor dos olhos Trocador e Estúdio de cor. Disponível na PlayStore (Android)

Como saber se o bebê terá olhos azuis?

olho azul
Bebê com olho azul

Geralmente, as cores mais escuras de olhos dominam. Então uma pessoa com um gene de olhos castanhos e um gene de olhos azuis terá olhos castanhos.

A única maneira de ter olhos azuis é herdando duas cópias do gene dos olhos azuis. No entanto, pais de olhos castanhos podem transmitir um gene recessivo de olhos azuis.

Portanto, dois parceiros de olhos castanhos podem dar à luz um bebê de olhos azuis.

Aqui estão as possibilidades para saber se o bebê terá olhos azuis:

  • Pai com olhos azuis + mãe com olhos azuis = 100% de chance de olhos azuis no filho
  • Pai com olhos castanhos + mãe olhos azuis = 50% de chance de olhos azuis. Mas apenas se o pai de olhos castanhos for portador de um gene de olhos azuis. Caso contrário, a chance é 0%
  • Pai com olhos castanhos + mãe com olhos castanhos = 25%, mas apenas se ambos os pais forem portadores do gene dos olhos azuis. Caso contrário, a chance é 0%

É importante lembrar que essa teoria é uma versão simplificada do que realmente acontece no nível genético.

A coloração humana é, na verdade, controlada por um complexo processo genético e existem muitas cores de olhos diferentes.

Segue abaixo um exemplo do Quadrado de Punnett com a probabilidade da cor dos olhos.

olho azul
Quadrado de Punnett para prever a cor dos olhos do filho

Riscos associados aos olhos azuis

De acordo com a maioria das pesquisas já realizadas, pessoas de olhos azuis correm um risco maior de desenvolver certas doenças oculares.

Catarata

Ao contrário do que se pode imaginar, olhos azuis possuem menos riscos de desenvolver catarata. Existem vários fatores de risco possíveis para o desenvolvimento de catarata, mas a cor dos olhos é talvez um dos mais surpreendentes.

As evidências sugerem que adultos com íris mais escuras do que mais claras têm maior risco de desenvolver certos tipos de catarata no final da meia-idade.

A melanina na íris absorve mais energia dos fótons, o que cria calor. A associação do calor no desenvolvimento da catarata é bem conhecida.

Os oftalmologistas entendem que as pessoas que passam muito tempo ao sol sem óculos de proteção ou que têm uma profissão relacionada à geração de calor, como soldagem, têm maior probabilidade de ter catarata.

Assim, os especialistas sugerem que a maior absorção de calor em olhos mais escuros pode ser a causa do aumento de casos de catarata.

olho azul

Degeneração macular

A pesquisa mostra que há menos pigmento nos olhos azuis, e também nos verdes, do que nos castanhos. Isso significa que mais luz é capaz de penetrar nos olhos azuis.

Isso torna os olhos mais claros mais sensíveis à luz, raios UV e luz azul. Sendo essa característica que torna as pessoas com olhos azuis mais propensas a ter degeneração macular relacionada à idade.

A degeneração macular é causada quando as células sensíveis à luz nos olhos começam a morrer, o que pode resultar em cegueira.

Melanoma de olho

Algumas pesquisas mencionam que pessoas de olhos azuis são mais suscetíveis a desenvolver melanoma ocular. Ou seja, o câncer dos olhos.

No entanto, existem muitas outras variáveis ​​que podem contribuir para o desenvolvimento de melanoma ocular.

As principais variáveis são: raça, que mostra que os brancos são mais suscetíveis do que outras raças; e idade e sexo, o que mostra que os melanomas oculares ocorrem mais comumente em pessoas mais velhas e mais frequentemente em homens do que em mulheres.

Pessoas de olhos azuis, assim como pessoas de olhos verdes e cinzas, também estão em maior risco de desenvolver câncer de olho do que pessoas de olhos escuros.

Isso remonta ao fato de que há menos pigmento em seus olhos, o que torna mais fácil para os raios ultravioleta prejudicá-los.

Se você tem olhos azuis ou outros olhos claros, pode se consolar com o fato de que o melanoma ocular é uma forma rara de câncer. Ele ocorre em apenas seis em cada um milhão de pessoas.

Prevenção de doenças

Todas as pessoas devem investir tempo para cuidar dos olhos, independentemente da cor dos olhos. 

Alguns hábitos podem diminuir o risco de doenças oculares relacionadas aos raios UV, incluindo:

  • Sempre use óculos com proteção UV;
  • Se o sol estiver muito forte, use chapéu;
  • Pare de fumar ou nunca comece;
  • Faça exames oftalmológicos regulares, principalmente se notar algum problema de visão;
  • Após os 40 anos, faça visitas ao oftalmologista para exames mais abrangentes de sua saúde visual. O diagnóstico precoce de uma doença pode ajudá-lo a proteger sua visão e tomar providências para o tratamento.

Fontes:

Barnet Dulaney Perkins Eye Center

Rebuild your vision

National Library of Medicine – National Center for Biotechnology Infomation

Family Education

Independent 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest