Olho biônico: como funciona a tecnologia que promete recuperar a visão?

  • por
4.5
(30)

O olho biônico é um olho artificial que fornece sensações visuais ao cérebro. Para isso, ele consiste em sistemas eletrônicos com sensores de imagem, microprocessadores, receptores, transmissores de rádio e chips retinais. Dessa forma, sua importância se dá por ajudar pessoas cegas a terem sua visão novamente.

Por isso, nesse artigo vamos te mostrar como funciona o olho biônico, como é a visão através dessa tecnologia e o preço da cirurgia para implantá-lo.

O que é e como funciona um olho biônico?

O olho é composto por 3.500 micro fotodiodos inseridos na parte posterior da retina. O sinal elétrico que é enviado ao cérebro é proveniente dessas células solares em miniatura, à medida que convertem a luz normal em sinal elétrico.

Apesar de ser um dispositivo eletrônico, o olho biônico funciona de forma semelhante ao olho humano. Pois, ele obtém imagens da câmera equipada com o vidro que uma pessoa cega pode usar.  

Contudo, a câmera é pequena, afinal é feito o encaixe na moldura de vidro do óculos. Em seguida, a imagem é enviada para um pequeno chipset eletrônico que converte esses dados em sinal eletrônico. 

Os sinais são enviados por um cabo minúsculo para um painel de eletrodo implantado na parede posterior do olho, também chamado de retina . 

O painel de eletrodos, por sua vez, gera pulsos que viajam através do nervo óptico para o cérebro. Há casos em que o nervo óptico de uma pessoa é danificado, então, nesses casos, faz-se o uso de alguns dispositivos que são capazes de desviar o sinal dos caminhos possíveis. Assim, apenas o sinal é capaz de chegar ao cérebro. 

Conforme o sinal chega ao cérebro, ele inicia a decodificação e a pessoa cega é capaz de identificar os objetos. Mas, quanto será que custa um olho biônico? Descubra a seguir.

Quanto custa um olho biônico?

Como a tecnologia do olho biônico ainda é limitada, O preço gira em torno de US $150.000. Algo em torno de R$750.000,00. Isso, sem contar os custos hospitalares da cirurgia, que falaremos mais adiante.

Um dos motivos do valor tão alto é o fato de ser uma tecnologia nova, em grande parte ainda em fase de testes e aplicada em poucos lugares. Só nos Estados Unidos, por exemplo, são apenas 15 centros que a oferecem.

Afinal, como é a visão após esse implante?

Como é a visão através do olho biônico?

O olho biônico fornece uma visão diferente da visão que um ser humano costumava ter. Isso porque ele não restaura a visão total e não é totalmente perfeito ou claro. 

Em um teste realizado pela empresa de manufatura, cerca de metade das pessoas cegas eram capazes de ler letras muito grandes de cerca de 23 centímetros de altura vistas a 0,3 metros de distância. 

Mas, algumas pessoas cegas foram capazes de ler letras menores de cerca de 2,5-5 centímetros de altura vistas e de 0,3 metros de distância e palavras curtas. Contudo, a tecnologia está avançando para mudar esse cenário. Saiba como a seguir.

Avanços: olho biônico promete visão cada vez mais próxima a do olho humano

Apesar de o olho biônico atual não ter um alto desempenho como um olho humano real, as novas tecnologias estão cada vez mais próximas desse resultado. Um olho biônico, considerado o olho biônico mais poderoso do mundo, está sendo desenvolvido, pensado como uma espécie de substituto da retina. 

Utilizando a nanotecnologia, esse olho biônico é posicionado em uma membrana de alumínio e tungstênio, na forma de uma hemisfério, com dimensão de  cerca de 2 centímetros de largura, formando uma retina. 

Feito isso, uma lente é colocada na frente dessa retina, para permitir o funcionamento do globo ocular. Por fim, dentro dele, é colocado nanofios de metal líquido para melhorar a resolução e a escala da retina, aumentando a semelhança com um olho real.

O olho biônico é indicado quando?

Nem todo tipo de pessoa afetada por doenças oculares poderá ser tratada com o olho biônico. Afinal, ele é indicado para doenças que danificam as células fotorreceptoras da retina.

Dessa forma, pessoas com retinite pigmentosa, por exemplo, que é uma condição que pertence a um grupo de doenças oculares que altera a forma como a retina responde à luz, podem receber o implante.

Além disso, um outro exemplo de doença que pode ser tratada com o olho biônico é a degeneração macular, condição que ocorre quando as células fotorreceptoras na mácula são degeneradas.

Assim, o implante não será útil para pacientes com outros problemas oculares, como no caso do glaucoma, por exemplo.

Realidade do olho biônico no Brasil

O médico cirurgião Flávio Rezende, Chefe do departamento de retina da Universidade de Montreal e professor associado do departamento de oftalmologia da PUC-Rio, se tornou o primeiro brasileiro a realizar um implante de olho biônico. O procedimento foi realizado no Hospital Maisonneuve-Rosemont, em Montreal. Agora ele quer trazer a novidade para o Brasil. Porém, o preço dificulta a chegada do procedimento por aqui.

Segundo Rezende, a Second Sight, empresa responsável pelo desenvolvimento do olho biônico, deve pedir no ano que vem autorização à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para atuar no país. “O problema é saber quem pagaria. O governo, a iniciativa privada, um centro universitário?”, questiona o cirurgião.

Mas, de qualquer forma, esse é apenas o início de um projeto muito promissor. Rezende acredita que a tecnologia deve ficar mais barata e eficiente, gerando imagens mais claras e com mais qualidade no futuro.

Como o próprio cirurgião observa, “apesar de já estarmos trabalhando nisso há mais de 10 anos, esse ainda é o início de uma nova geração de tratamento para pessoas cegas (…) Já temos versões mais modernas em estudo e provavelmente, num futuro não muito longe, vários outros tipos de doença poderão se beneficiar desse tipo de tecnologia.”

Preço da cirurgia de olho biônico

Se considerarmos que o procedimento já está aprovado há três anos na Europa, o número de pessoas que passaram pela cirurgia, 160 pacientes, ainda é muito pequeno.

Segundo Flávio Rezende, um dos fatores que influenciam nesses números é o preço que, além do valor da prótese, há os gastos hospitalares. No Canadá, por exemplo, esses gastos equivalem a algo entre US $20 mil e US $30 mil, fora os custos posteriores, com a reabilitação visual.

Aumento dos casos de cegueira ao redor do mundo

Os casos de cegueira ao redor do mundo têm se mantido em linha crescente. 80 milhões de pessoas seriam afetadas por glaucoma em 2020 e 111,5 milhões em 2040, segundo uma projeção da OMS.

Contudo, são inúmeros os problemas oculares que podem acarretar perda de visão. Entre eles, os mais comuns são:

  • Degeneração macular relacionada à idade;
  • Catarata;
  • Retinopatia diabética;
  • Glaucoma;
  • Ambliopia;
  • Estrabismo. 

Porém, muitos casos de cegueira são evitáveis com os cuidados adequados. Afinal, a melhor forma de evitar perder a visão é cuidando da saúde ocular, adotando hábitos de vida saudáveis e visitando o oftalmologista regularmente. Pois, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura das doenças oculares.

Lembre-se! Cuidar dos seus olhos é a melhor forma de evitar a perda da visão

O olho biônico representa um grande avanço, mas os custos e o fato de não garantir uma visão totalmente perfeita o tornam ainda distante da realidade de hoje. Por isso, o mais viável é garantir que você não perca a visão e venha precisar desse tratamento no futuro.

A melhor forma de fazer isso é se comprometendo com a saúde dos seus olhos e nós podemos te ajudar nisso. Nós da Lenscope, somos uma Health tech comprometida com o acesso fácil à lentes de óculos de qualidade, e estamos aqui por você.

Nós, da Lenscope buscamos fazer a diferença e estamos sempre  de olhos abertos para entender e buscar as melhores soluções para os nossos clientes. Por isso, investimos em tecnologias exclusivas para ajudá-lo a cuidar dos seus olhos da forma mais prática e simples, sem sair de casa.

Com o nosso o nosso teste de visão online, por exemplo, você pode medir miopia e astigmatismo, te ajudando a descobrir se você precisa ir ao oftalmologista ou trocar as lentes dos óculos.

O melhor disso tudo é que você pode testar seus olhos em apenas três passos rápidos e de forma totalmente gratuita. Ou seja, você pode começar agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular.

olho biônico - teste de visão

E então, você está cuidando dos seus olhos? Diga pra gente nos comentários e aproveite para nos contar o que achou desse conteúdo.

Fonte

Circuitdigest

Technologyreview

Nature

Cdc

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:
Loading comments...