Olho castanho: O que faz nossos olhos serem castanhos?

olho castanho
  • por
3.4
(25)

O olho castanho é uma cor de olho muito comum, principalmente entre os brasileiros. E existe uma grande variação de tons de castanho. Inclusive, cerca de 55 a 79% da população mundial possui olho castanho!

Mas você sabe o porquê seus olhos são castanhos? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. 

E já vamos te adiantar uma curiosidade que você vai gostar de saber se os seus olhos são castanho:

Você sabia que ter olhos castanhos tem uma série de vantagens relacionadas à saúde, a ter reflexos mais aguçados e a maior resistência à luz e aos efeitos dos raios ultravioletas? Também vamos te contar mais sobre isso a seguir. 

O que causa os olhos castanhos?

A coloração do nosso olho é determinada pela melanina. Esse pigmento é responsável pela cor dos olhos, cabelo e cor da pele.

A melanina fica concentrado na íris do nosso olho e todo mundo tem um pouco do pigmento marrom nesta região do olho. Até mesmo as pessoas que possuem olho verde ou azul possuem o pigmento marrom. 

Acontece que para alguém com olho castanho, a concentração deste pigmento é maior. Dessa forma, a absorção da luz também é maior. 

Inclusive, a melanina sempre tem a função de absorver luz!

Em um olho castanho, por exemplo, há grande concentração de melanina na parte posterior e anterior da íris. Dessa forma, a absorção de luz é maior, fazendo os olhos parecerem mais escuros.

Já nos olhos claros, como olho azul ou verde, há pouca concentração de melanina na parte frontal da íris. Com isso, pouca luz é absorvida pelo olho.

Além disso, a coloração de olho é determinada por genes que controlam a produção de melanina em nossas íris.

Sendo assim, a combinação de genes determina os olhos castanhos. Ou seja, a grande concentração de melanina na íris, diferente de um olho claro, quando o oposto acontece.

Outra informação interessante de saber é que muita gente acha que a cor de nossos olhos é determinada pela cor de olho de nossos pais.

No entanto, sabia que ter pais com olhos azuis não garante que você ou seu filho irá nascer com os olhos claros? 

Como a pigmentação do nosso olho é resultado de combinações genéticas, é possível (e normal) pais com olhos claros terem filhos com olhos escuros.

Conheça também o que determina a cor azul dos olhos.

Vamos a seguir te contar quais as vantagens do olho castanho. Confira!

Vantagens de ter olho castanho e não azul ou de outra cor

Dentre as vantagens do olho castanho, podemos citar o fato de que olho castanho tende a ser mais naturalmente protegido contra os raios do sol, os raios ultravioletas. E, isso acontece, devido à alta concentração de melanina. 

Aliás, após vários estudos, foi constatado que as chances de desenvolvimento de doenças oculares em olhos castanhos são menores do que nos olhos de outras colorações, como olho azul ou verde.

Isso porque, mais uma vez, a concentração alta de melanina protege o olho castanho contra o sol e possíveis danos futuros deste tipo de luz a qual nos expomos diariamente. 

Aliás, doenças como a retinopatia diabética, câncer de olho e degeneração macular são menos comuns em pessoas com olho castanho.

Veja quais doenças são mais comuns nos olhos azuis.

Desvantagens de ter olho castanho

Porém, ter olhos castanho também possui uma grande desvantagem.

Segundo pesquisa divulgada no site da Biblioteca Nacional de Medicina, foi constatado que olho castanho tem mais chance de desenvolver catarata.

Esse é mais um motivo para você, e na verdade todos nós, seguimos a recomendação que sempre comentamos aqui: visitar sempre um oftalmologista de confiança e realizar exames de vista periódicos, independente da idade e da cor dos olhos.

Como fazer o olho castanho ficar azul?

Existe uma forma de fazer o olho castanho ficar azul que é através da Tecnologia Lumineyes. Trata-se de uma cirurgia estética, desenvolvida pelo médico Gregg Homer, da Califórnia.

Segundo notícia divulgada no site Super Interessante, o doutor norte-americano se especializou na técnica e através de laser consegue mudar a cor do olho.

Basicamente, o procedimento é considerado simples e consiste em aplicar um raio de laser calibrado em determinada frequência na direção do olho por 20 segundos.

Este laser será então capaz de remover a melanina da íris do olho da pessoa e após duas ou três semanas a cor azul começa a aparecer no olho.

A notícia ainda afirma que o procedimento está em fase de testes e revela que, segundo o médico, o procedimento poderá custar cerca de 5 mil dólares, sem a opção de reverter o resultado da cirurgia. 

Aliás, apesar de promissor, nenhuma associação de oftalmologia parece aprovar a cirurgia, já que os resultados podem causar sérios danos à saúde dos olhos, como exemplo:

  • Perda de visão;
  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Inflamação da íris;
  • Lesão na córnea, podendo ser preciso um transplante de córnea

Por que os olhos dos bebês mudam de cor ao longo do tempo?

Quando os bebês nascem, geralmente, seus olhos são azuis ou parecem ser mais claros. 

Mas isso pode mudar, já que a concentração de melanina no olho de um bebê está ainda em desenvolvimento. 

Ao longo dos 12 primeiros meses de um nenê, a concentração de melanina pode aumentar na íris do olho e, assim, o olho se tornar castanho. 

Como a cor dos olhos se desenvolve

A cor dos olhos é determinada pela genética, porém leva um ano para que a cor dos olhos de uma criança se desenvolva por completo.

Antigamente os cientistas acreditavam que a cor dos olhos era determinada por um único gene, mas hoje sabe-se que mais de uma dúzia de genes influenciam na cor dos olhos.

O processo de desenvolvimento da cor começa pela íris, a parte colorida do olho. A cor dos olhos é uma combinação de três pigmentos produzidos no estroma, uma das camadas da íris.

Os pigmentos responsáveis pela formação da cor dos olhos são:

  • Melanina: pigmento amarelo-marrom
  • Feomelanina: pigmento laranja-avermelhado
  • Eumelanina: pigmento marrom-escuro

É a combinação desses 3 pigmentos com suas respectivas densidades que irá determinar a cor final do olho.

No entanto, no caso de um recém-nascido os olhos são tipicamente escuros e geralmente a tonalidade está relacionada ao tom da pele.

Bebês caucasianos costumam nascer com olhos azuis ou cinza, enquanto bebês negros, hispânicos e asiáticos geralmente têm olhos castanhos ou pretos.

Como prever a cor dos olhos do seu filho

Para prever qual será a cor dos olhos do bebê, você pode usar um gráfico de grade simples denominado Quadrado de Punnett.

Trata-se de uma tabela preenchida com as características genéticas de um dos pais nas linhas superiores e as do outro pai nas colunas da extrema esquerda. 

No entanto, determinar as características genéticas de cada pai pode ser um pouco complicado dependendo da cor dos olhos.

Os olhos castanhos, por exemplo, podem resultar de seis combinações genéticas diferentes e podem ocultar traços recessivos da cor dos olhos verdes ou azuis.

Por isso, recomenda-se saber também as cores dos olhos dos avós para considerar as características recessivas no cálculo.

Segue abaixo um exemplo do Quadrado de Punnett com a probabilidade da cor dos olhos.

olho castanho

Quadrado de Punnett para prever a cor dos olhos do filho

Problemas de saúde que afetam a cor dos olhos

Alguns problemas de saúde podem afetar a cor do nosso olho, mas sem provocar mudanças bruscas em sua cor.  

O que acontece é que tais problemas afetam a parte branca de nossos olhos ou a córnea. E isso acaba influenciando a cor dos olhos. Listamos os principais, veja a seguir:

  • Uveíte – Inflamação que ocorre dentro do olho e deixa a parte branca do olho mais avermelhada. Pode ser causada pela exposição a toxinas, lesões ou inflamações;
  • Albinismo – Afeta a produção de melanina do olho. Em casos graves, o olho pode não ter nenhuma quantidade de melanina. É uma doença que causa sérios problemas à saúde ocular;
  • Anisocoria – Isso causa tamanho diferente de pupilas e, por isso, seus olhos aparentam ter colorações diferentes. Alguns nascem com a condição e outros adquirem devido a lesões, traumas oculares ou acidentes vasculares;
  • Hepatite – Esta doença muda a cor dos nossos olhos e da nossa pele, deixando-os mais amarelados. Esta doença acontece quando o nosso fígado é danificado ou inflama, assim, uma quantidade grande de bilirrubina é secretada no sangue.
  • Hyphema – concentração de sangue dentro olho após alguma lesão ocular ou após cirurgia da vista, como catarata
  • Arcus senilis – concentração alta de colesterol nos olhos, formando um anel branco ao redor do olho ou na córnea. É comum devido a idade.

Você tem olhos castanhos?

Conta pra gente nos comentários a cor dos seus olhos e se você gostaria de ter olhos de cor diferente.

Fontes

Healthline

American Academy of Ophthalmology 

Luna DNA

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Olho castanho: O que faz nossos olhos serem castanhos?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *