Olho com catarata. Como saber se você tem?

olho com catarata
  • por
4.1
(11)

O olho com catarata apresenta a perda da transparência do cristalino, podendo essa perda ser parcial ou total. Além disso, é comum notar que a pupila do olho com catarata pode ficar esbranquiçada, nos casos mais avançados da doença, quando a visão já está comprometida e a pessoa passa a enxergar apenas vultos.

olho com catarata

O olho com catarata é um olho com uma lesão ocular, por esse motivo, compromete a qualidade da visão. Uma pessoa com catarata vai enxergar os objetos e pessoas com a sensação de estar olhando através de uma janela embaçada. Dessa forma, causando grande dificuldade na realização de tarefas simples do seu dia a dia. Além do mais, atividades como ler, dirigir ou mesmo interpretar expressões faciais de outras pessoas, como exemplo, conseguir perceber se alguém está sorrindo, fica quase impossível.

Sintomas de catarata

A visão do olho com catarata apresenta os seguintes sinais:

 

  • Perda parcial ou total da visão
  • Visão dupla ou embaçada em um dos olhos
  • Sensibilidade à luz
  • Dificuldade em enxergar em ambientes com pouca luz
  • Enxergar halos (círculo) e brilho ao redor de fontes de luz
  • Dificuldade para ler, dirigir ou até andar
  • Mudanças frequentes na prescrição de óculos ou lentes de contato
  • Desbotamento ou amarelecimento das cores

 

A causa desse problema de visão envolve uma série de fatores, e por isso, pode ser congênita ou adquirida. A mais comum é a catarata senil (do tipo catarata adquirida), que consiste no envelhecimento do cristalino, devido a idade. Aliás, a catarata adquirida também se manifesta por causa de outros fatores de risco para o desenvolvimento do problema ocular.

Por exemplo: diabetes e hipertensão, o uso prolongado de corticoides, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool, alta miopia, histórico familiar, entre outros.

Tipos de catarata

Talvez você não saiba ainda, mas existem tipos de catarata. 

Catarata Senil

A catarata senil é o tipo mais comum do problema ocular. Ela acomete pessoas com idade avançada (acima de 55 anos) e está relacionado ao envelhecimento natural do cristalino do olho, ou seja, resulta em uma visão opaca e, portanto, um olho com catarata.

Catarata Congênita 

A catarata congênita é do tipo raro e que afeta bebês ainda em gestação e crianças entre 6 meses a 1 ano. A criança pode ser acometida pelo problema quando ainda é um feto e, ao nascer, já passa a apresentar dificuldade em enxergar. Nesse cenário, a causa é devido a fatores genéticos ou infecções transmitidas da mãe para o bebê nos primeiros meses de gestação, como a rubéola ou toxoplasmose.  

catarata nos olhos

Catarata Adquirida 

Esse tipo de catarata inclui fatores de risco como a principal causa para o olho com catarata. Fatores adquiridos com o tempo e que proporcionam o cenário ideal para o aparecimento dos sintomas. Diabetes, hipertensão, consumo exagerado de bebidas alcoólicas e o tabagismo podem facilitar o surgimento do olho com catarata. Porém, além desses fatores, alta miopia, lesão ocular ou inflamação prévia, além da obesidade, histórico familiar e terapia de reposição hormonal podem ajudar no desenvolvimento da catarata. 

Outro fator de risco é o uso excessivo de esteroides e medicamentos com corticoides. 

Catarata Cortical

A catarata cortical aparece nas extremidades do olho. Ela torna a visão muito opaca, conforme o seu avanço. Inclusive, é comum notar que o olho fica mais esbranquiçado e com estrias em forma de cunha, podendo se estender até o centro do olho.

Tratamentos 

O único tratamento para o olho com catarata é o cirúrgico. O objetivo do procedimento é substituir o cristalino danificado por lentes intraoculares transparentes (LIOs) que recuperam a função perdida da visão. Durante o procedimento, o cristalino danificado pode ser retirado por completo, através de uma técnica chamada facoemulsificaçãoEssa técnica acaba fazendo um corte menor no olho do paciente.

Cirurgia de Catarata 

Essa cirurgia é a mais realizada no meio oftalmológico e é bastante simples. Basicamente, consiste na aplicação de uma anestesia local e, em seguida, a remoção do cristalino prejudicado para, depois, ser colocada a lente artificial transparente (LIOs) no olho. O procedimento consiste na utilização de laser durante todo o procedimento. 

Facoemulsificação 

Essa técnica é bastante moderna e evita que um corte muito grande seja feito no olho do paciente, durante a cirurgia. Esse processo consiste em triturar o cristalino danificado e, em seguida, aspirar ele. A catarata, quando diagnosticada precocemente, pode ser tratada com o uso de óculos e lentes de contato. Agora, como prevenir a catarata? Não há como prevenir ou retardar a doença, infelizmente. Entretanto, recomendações necessárias e que cabem a toda e qualquer pessoa:

  • Uso de óculos de sol;
  • Alimentação saudável, especialmente, com alimentos riscos em betacaroteno;
  • Evitar fumar;
  • Não usar colírios lubrificantes sem prescrição médica;
  • Consumo controlado de bebidas alcoólicas;
  • Cuidar de doenças que são fatores de risco, como diabetes e glaucoma;

 

 

 

E nem é preciso reforçar a importância em frequentar seu médico oftalmologista periodicamente, realizando exames e, assim, acompanhar e tratar o aparecimento da catarata ou outras doenças oculares. Você aprendeu bastante sobre o olho com catarata, não é mesmo? Conheceu os sintomas e tratamentos possíveis, além disso, sabe agora que nos estágios iniciais é possível tratar a catarata com óculos de grau. E, claro, preste atenção aos tipos de catarata e hábitos que são fatores de risco para o aparecimento desse problema, como o tabagismo e a obesidade.

 Agora, nós queremos saber se você tem alguma dúvida ou sugestão. Para isso, pode deixar seu comentário! 

olho com catarata

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “Olho com catarata. Como saber se você tem?”

  1. Segundo o oftalmologista minha mãe tem catarata mas ela não apresenta nenhuma opacificação do cristalino, segundo o oftalmo é uma catarata interna, como isto funciona?

    1. Olá, Luciano! Tudo bom?

      Obrigada pelo comentário

      Quem pode te ajudar com maior propriedade sobre o assunto é o médico especialista no assunto A partir da consulta e diagnóstico, o médico pode passar as melhores recomendações para o caso da sua mãe. Então continue fazendo o acompanhamento médico para que possa cada vez mais melhorar a saúde visual dela.
      Sempre que precisar, conte com a gente!

    1. Oi, Roseane. Tudo bem? Depende do estágio da catarata. Os óculos de grau podem ser usados tanto antes da cirurgia quanto depois, para auxiliar na nitidez e clareza da visão, além de corrigir o grau refrativo ou presbiopia, se necessário. O ideal é que você converse com o seu oftalmologista de confiança sobre essa possibilidade para o seu caso.

      Temos um artigo completo aqui no Blog em que explicamos sobre as lentes para catarata e a possibilidade do uso de óculos de grau: https://lenscope.com.br/blog/lentes-intraoculares-preco/

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  2. Boa noite ! Sou Emília Costa. No domingo passado teve um mutirão para diagnosticar catarata e no exame disse que eu estou com catarata, mas eu não tenho nenhum dos sintomas e hoje foi fazer a biometria e já marcaram a cirurgia pra sexta-feira agora, e eu estou insegura por não ter nenhum dos sintomas. O que eu devo fazer?

    1. Olá, Emilia. Tudo bem? O ideal é que siga as recomendações médicas, mas se você se sente insegura, pode procurar pela opinião de outro especialista. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *