Olho com miopia: como afeta a visão

Olho com miopia: como afeta a visão
  • por
4
(1)

Você já se perguntou como funciona um olho com miopia e de que forma essa condição afeta a visão? Falaremos como funciona o olho de uma pessoa míope. Abordaremos os principais sintomas, como enxergam e quando a miopia pode ser considerada grave. Além disso, falaremos sobre os tratamentos disponíveis e se há possibilidade de cura. Vamos lá?

O que é miopia e como ela afeta o olho?

A miopia trata-se de uma alteração visual bastante comum. Pessoas com miopia enxergam bem os objetos próximos, mas, por outro lado, enfrentam dificuldades para ver claramente aqueles que estão mais distantes. 

Por exemplo, pode ser difícil para uma pessoa míope enxergar placas de trânsito ou identificar letreiros distantes. A condição ocorre porque o olho com miopia não consegue focar adequadamente em imagens distantes.

Contudo, embora três quartos dos adultos míopes consigam apresentar uma visão estável aos 18 anos, quase um quarto deles terão progressão do problema. 

Antigamente acreditava-se que a miopia estabilizava na fase adulta, por volta dos 20 anos, estudos recentes mostraram haver uma progressão do problema mesmo após a fase adulta.

A pesquisa realizada e publicada na revista Investigative Ophthalmology & Visual Science, analisou a porcentagem de progressão da miopia em 815 adultos com idades entre 20 e 40 anos, acompanhados por  um período de cinco anos.

Os resultados mostraram que 21% dos participantes tiveram um avanço da miopia de pelo menos -1,00 grau. Por outro lado, jovens de 20 a 25 anos (cerca de 50%), apresentaram aumento de pelo menos -0,75 de dioptria, e adultos na faixa dos 35 aos 40 anos (cerca de 25%) tiveram progressão de pelo menos -0,75 grau. 

Em síntese, ainda não é totalmente claro a causa principal da progressão da miopia em adultos, mas, especialistas acreditam que o excesso de telas  pode contribuir com a progressão. 

Como é o olho de alguém com miopia?

Antes de mais nada, uma visão que enxerga claramente funciona assim: os raios de luz passam através das camadas frontais do olho (a córnea e o cristalino).

Logo depois, a córnea e o cristalino trabalham juntos para dobrar a luz recebida para que ela entre na camada posterior do olho, a retina. Então, a retina envia um sinal para o cérebro permitindo enxergar claramente as imagens.

Todavia, pessoas míopes possuem um formato do olho onde não é possível que a luz recebida se curve corretamente, fazendo com que a luz seja direcionada para a frente da retina em vez da retina. 

Por exemplo, uma córnea muito curvada, ou um olho mais longo da frente para trás do que o normal, não conseguem focar a luz na retina como deveria, fazendo com que a visão fique embaçada.

olho com miopia

Comparação da formação de imagem em um olho com visão normal e outro com miopia

Quais os principais sintomas da miopia?

A miopia, pode apresentar diversos sinais e sintomas em adultos e crianças. Nos adultos os principais são: 

  • Fadiga ocular;
  • Cansaço ao dirigir;
  • Dificuldade em enxergar objetos distantes;
  • Também pode ser comum sentir dores de cabeça e apertar os olhos para tentar focar melhor.
olho com miopia

Sintomas causados pela miopia

No caso das crianças, é importante se atentar, pois nem sempre elas sabem expressar o que estão sentindo. Por isso, exames oftalmológicos e testes de visão são essenciais, especialmente nos primeiros anos de vida, isso porque algumas já nascem míopes. Os principais sintomas em crianças podem ser:

  • Baixo desempenho escolar;
  • Dificuldade de concentração;
  • Segurar objetos muito perto dos olhos para enxergar melhor;
  • Piscar excessivamente;
  • Esfregar os olhos frequentemente.

Como os míopes veem 

Pessoas míopes enxergam claramente objetos mais próximos, contudo, à medida que a distância aumenta, a imagem começa a ficar embaçada e desfocada. 

Nesse sentido, o olho míope forma a imagem antes de a luz recebida chegar na retina, isso acontece devido ao globo ocular mais alongado ou a uma curvatura acentuada da córnea.

Por isso, é comum que pessoas míopes apertem os olhos para tentar aumentar o foco da visão, o que pode causar cansaço visual e dores de cabeça.

olho com miopia

Imagem: Flickr | Por Layana Leonardo

Causas da miopia

Uma pessoa míope provavelmente tem pelo um dos pais biológicos com miopia, isso segundo especialistas, que acreditam que o surgimento do problema seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Em outras palavras, é possível que uma pessoa tenha tendência a ter miopia devido a fatores genéticos, porém, o estilo de vida também pode influenciar no surgimento. 

Por exemplo, se você passa muito tempo fazendo atividades que exigem uma visão mais próxima, como ficar no computador ou ler muito, isso pode contribuir para o desenvolvimento da miopia.

Sobretudo, o olho míope começa a se manifestar ainda na infância, podendo piorar nos primeiros anos. Entretanto, costuma se estabilizar no final da adolescência.

Quando a miopia é grave?

A miopia grave, também chamada de alta miopia, é o termo usado para descrever casos extremos ou severos. Por exemplo, se alguém precisa de uma lente com -6,00 graus ou mais, isso já caracteriza alta miopia. 

Esse grau elevado pode aumentar  significativamente o risco de desenvolver problemas oculares mais agravados da visão. Por isso, é fundamental acompanhar a progressão da miopia desde cedo ainda na infância, evitando problemas maiores com o passar dos anos.

Como tratar a miopia?

As principais formas de tratamento da miopia são:

  • Óculos: a forma mais comum de corrigir a miopia para a maioria das pessoas é usando óculos. Assim, dependendo do grau de correção necessário, você pode precisar usá-los todos os dias ou apenas em situações específicas, como para dirigir, ler, ou enxergar para perto ou longe;
  • Lentes de contato: lentes de contato ajudam a enxergar mais nitidamente em alguns casos de miopia. No entanto, é importante lembrar que elas demandam mais atenção na hora da higienização para evitar contaminações. Além disso, lentes também precisam de recomendação médica para o seu tipo e formato de olho;
  • Cirurgia refrativa: a cirurgia refrativa é realizada através de um laser, diminuindo a dependência do uso de óculos e lentes de contato. Funciona assim: o médico remodela a córnea através do laser, reduzindo a necessidade de correção visual para miopia. Contudo, mesmo após a cirurgia, pode ser necessário usar óculos ocasionalmente. As técnicas mais utilizadas são: LASIK, LASEK, PRK e SMILE.

É possível acabar com a miopia? 

Não existe cura para a miopia, mas, é possível controlar o problema evitando a progressão da doença. Hábitos diários podem ajudar a cuidar da saúde dos olhos. Alguns deles são:

  • Controle o tempo em frente às telas, como, por exemplo, celulares, tablets e computadores;
  • Faça pausas durante o uso de telas relaxando os olhos;
  • Evite ler ou trabalhar em ambientes com pouca luz;
  • Passe mais tempo ao ar livre, utilizando óculos de sol com proteção UV;
  • Utilize óculos de proteção ao praticar esportes;
  • Evite fumar, pois o cigarro prejudica a saúde visual;
  • Faça exames de vista regularmente;
  • Consulte um médico sobre o uso de colírios de atropina, que ajudam a reduzir a progressão da miopia.

Quando a miopia é grave?

A miopia é considerada grave, também chamada de “alta miopia”, quando a pessoa necessita de uma correção (lente) de -6,00 graus (dioptrias) ou mais. O texto também alerta que graus elevados de miopia aumentam significativamente o risco de desenvolver outros problemas oculares mais sérios.

Como os míopes enxergam?

Os míopes enxergam objetos próximos com clareza, mas têm dificuldade em ver nitidamente o que está distante. Conforme a distância do objeto aumenta, a imagem tende a ficar embaçada e desfocada. Isso ocorre porque, no olho míope, a imagem dos objetos distantes se forma antes da retina, em vez de diretamente sobre ela. É comum que míopes apertem os olhos na tentativa de focar melhor.

Como se corrige a miopia?

As principais formas de correção e tratamento para a miopia:

  • Óculos: forma mais comum de correção, utilizada diariamente ou apenas em situações específicas, dependendo do grau;
  • Lentes de contato: São uma alternativa aos óculos, mas exigem cuidados de higiene e adaptação médica;
  • Cirurgia refrativa: Procedimentos a laser (como LASIK, LASEK, PRK e SMILE) que remodelam a córnea para diminuir a dependência de óculos ou lentes de contato. O artigo menciona que, mesmo após a cirurgia, o uso ocasional de óculos pode ser necessário.

Lentes finas e diversas armações para um óculos perfeito

Aqui na Lenscope, entendemos como é importante ter óculos de grau que combine conforto, estilo e qualidade. Por isso, oferecemos as lentes de grau mais finas, ideais para quem busca leveza e estética, especialmente para quem tem miopia. 

Além disso, fornecemos dicas e orientações gratuitas para garantir que você tenha a melhor versão do seu óculos, adaptada às suas necessidades. Confira:

  • Até 4 graus: Lente Lenscope Poli 1.59, lentes de policarbonato mais finas e resistentes para o dia a dia. Disponíveis em 4 versões diferentes: Incolor, Fotocroma (escurecem no sol), Digital Comfort (filtro de luz azul) e Shades (lentes escuras para óculos de sol com grau);
  • Mais de 4 graus: Lentes Tokai 1.76, as Lentes De Resina Mais Finas Do Mundo. Disponíveis em 4 versões diferentes: Incolor, Digital Comfort (com filtro de luz azul), Transitions® (escurecem no sol) e Shades (lentes de grau escuras para óculos de sol). 

Na Lenscope, você também pode comprar apenas as lentes e enviar sua armação para a montagem, tudo de maneira fácil e sem sair de casa. Pensamos em tornar o processo de compras ainda mais simples para você! Faça um orçamento online, é rápido e gratuito! 

Fontes:

Clevelandclinic | American Academy of Ophthalmology | Optometrists.org | Lions Eye Institute | Invision Centers | All About Vision | My Kids Vision 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *