Olho-com-miopia

Olho com miopia: confinamento aumenta casos em crianças

5
(1)

Estudo realizado em mais de 120 mil crianças chinesas evidenciam uma crise de aumento no número de casos de olho com miopia em crianças.

De acordo com os pesquisadores envolvidos, o confinamento provocado pela pandemia mundial de covid-19 é o fator causador do problema.

Confira as informações sobre o estudo nessa leitura.

O que é miopia

A miopia é o erro de refração (imperfeição ótica) mais frequente nas crianças e nos jovens adultos.

O olho com miopia perde a capacidade de enxergar com a clareza adequada, a menos que os objetos estejam próximos da visão.

Isso porque quanto maior é a dificuldade de enxergar de longe, mais alto é o grau de miopia no olho.

A miopia é dividida em 3 categorias, segundo classificação universal, sendo elas: miopia baixa, miopia moderada e miopia alta. Confira as especificações de cada uma delas:

  • baixa – de 0,25 a 3 graus
  • moderada – de 3,25 a 6 graus
  • alta – a partir de 6,25 graus

Em geral, a miopia começa a se desenvolver ainda na infância. Ela tanto pode avançar aos poucos, quanto de forma acelerada.

A origem pode ser:

  • Congênita – detectada ao nascer ou nos primeiros seis anos de vida. Geralmente hereditária (herdada).
  • Uso exagerado de telas como celular, computador e tablet, por exemplo.
  • Tempo excessivo em ambientes fechados e falta de luz solar.

Frequentemente, o olho com miopia apresenta os seguintes sintomas:

  • fadiga,
  • cansaço visual,
  • estrabismo e
  • dores de cabeça.

E nesse ponto da leitura é provável que você esteja se perguntando se a miopia tem cura.

Como resultado do avançado da ciência, atualmente algumas novas possibilidades de tratamento já estão sendo usadas para auxiliar no reparo da visão à distância.

Como é o olho com miopia

O olho com miopia é caracterizado pela focalização da imagem antes que ela chegue na retina.

A pessoa míope consegue enxergar nitidamente os objetos próximos, mas os distantes são vistos como se estivessem desfocados (embaçados).

Isso acontece devido ao formato do olho. Pois o olho com miopia apresenta o globo ocular mais alongado, ao contrário de quem não possui nenhum problema de visão.

Essa condição modifica o ponto de concentração dos raios de luz para à frente da retina, quando o correto seria diretamente na superfície da retina.

Diferença entre olho normal e de quem possui miopia

Diferença entre olho normal (esquerda) e de quem possui miopia (direita)

Miopia em crianças aumenta durante o confinamento de Covid-19

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a miopia é considerada uma epidemia. Só no Brasil, a doença atinge cerca de 6,8 milhões de crianças.

Estudo realizado com mais de 120 mil crianças detectou que o número de casos de miopia infantil (na faixa etária entre 6 e 8 anos) foi até três vezes maior em 2020, comparado com os cinco anos anteriores.

A pesquisa foi apresentada em artigo publicado na revista científica Jama Ophthalmology, da China, em janeiro deste ano.

Segundo os pesquisadores, a conclusão é que o confinamento em casa, como resultado da pandemia de Covid-19, pode ter relação com a grande alteração da miopia em crianças.

Em resumo, isso acontece porque as crianças mais novas (ainda em fase de desenvolvimento) são mais vulneráveis às mudanças ambientais, em comparação às crianças mais velhas.

Outro estudo, divulgado em agosto de 2020 pela SuperAwesome, mostra que o tempo que os jovens ficam em frente às telas aumentou em 50%. Esta informação complementa os resultados do estudo chinês.

Como minimizar casos de olho com miopia

Atualmente, neste cenário de pandemia mundial em que estamos vivendo as crianças têm passado menos tempo brincando ao ar livre. Por consequência, têm menos tempo de exposição ao sol e à natureza.

Nesse sentido, em estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Educação Ocular da Universidade de Waterloo (município na Bélgica), pesquisadores analisaram a relação entre algumas crianças e a prevalência de miopia.

Como resultado, observaram que na faixa etária entre 6 e 8 anos de idade a prevalência de miopia aumentou 6%, enquanto nas idades entre 11 e 13 anos o aumento foi de 28,9%.

Juntamente com essa nova realidade também é somado o fato de que é cada vez mais frequente o uso de telas como celular e tablet.

As telas oferecem grande risco aos pequenos, pois tem capacidade de deteriorar a saúde dos olhos.

Sendo assim, optometristas recomendam algumas dicas eficientes no combate aos efeitos negativos do uso de telas na visão das crianças. Confira.

  • Evite que todas as brincadeiras (ou, pelo menos, a maioria) aconteçam dentro de casa. Isso será possível se você incentivar as crianças a brincarem fora de casa, sempre que puder.
  • É importante que os pequenos visitem o especialista nas seguintes idades: entre 6 e 9 meses, de 2 a 5 anos e, no mínimo, uma vez ao ano entre 6 e19 anos.
  • Não é recomendado que as crianças com idade entre 0 e 2 anos usem telas. Sendo assim, os especialistas afirmam que o ideal é: exposição zero.
  • Até os 9 anos de idade, a orientação é que os pais limitem o tempo das crianças em frente às telas em até 1 hora por dia.
  • As crianças devem fazer uma pausa dos dispositivos, no máximo, a cada 1 hora. O ideal é que seja a cada 30 minutos.

Como tem protegido os olhos do seu filho durante o isolamento?

Saber a classificação correta do grau de miopia é muito importante pra que quem usa óculos desfrute das melhores opções de correção e prevenção para os olhos.

Além disso, ter conhecimento de qual é o grau ajuda na hora de escolher armações, por exemplo. Para exemplificar, existem modelos de óculos ideais para cada necessidade: armação para alta miopia, moderada e baixa.

Isso acontece porque a depender da graduação da lente, a escolha da armação pode interferir diretamente no resultado final. 

E lembre-se que é fundamental realizar exames periódicos com o oftalmologista, porque essa é a melhor maneira de acompanhar de perto a saúde dos olhos e prevenir possíveis transtornos.

Aliás, como pode conferir aqui, essas dicas são valiosas para os jovens, adultos e, principalmente, para as crianças. Porque, quanto antes uma condição ocular é descoberta e cuidada, maiores são as chances de evitar danos mais graves.

E então, quer checar como está sua visão?

Você pode realizar agora mesmo nosso teste de visão gratuito. Aí mesmo no conforto da sua casa ou de qualquer outro lugar que você estiver.

Bastam apenas 3 passos e você terá os resultados dos testes de miopia e astigmatismo feito pelos nossos especialistas.

olho com miopia - teste de visão

Nós da Lenscope buscamos sempre facilitar seu acesso à saúde ocular e lentes de qualidade. Por isso, investimos em tecnologia para te proporcionar o melhor “custo x benefício” ao comprar as lentes para seus óculos de grau.

E aí, conta pra gente se agora você já consegue identificar facilmente informações do que é fato e o que é mentira sobre o olho com miopia.

Afinal, queremos saber se essa leitura foi útil pra você. Então deixe sua opinião no campo de comentários.

Fontes:

Jamanetwork

Olhardigital.com.br

Opto.ca

Allaboutvision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *