olho dominante

Olho dominante: saiba o que é e descubra o seu

3.7
(3)

Você já ouviu falar em “dominância ocular” ou “olho dominante”, mas ainda não sabe o que é, nem para que serve? 

O olho dominante é aquele que tem maior participação na sua visão, ou seja, é o olho que o cérebro mais recorre para captar informações visuais  e transformar em imagens.

Essa descoberta pode te ajudar em algumas atividades. Por isso, é a hora de desvendar o assunto. Vamos juntos!

Olho dominante: o que é?

Aposto que você, em algum momento da vida, já percebeu que “enxerga melhor” com um dos dois olhos. Acertei? Isso acontece porque, na verdade, quem enxerga é o nosso cérebro e não os nossos olhos. Enquanto os olhos atuam enviando para o cérebro as informações do que captamos no mundo (objetos, cores, formas, etc) é o cérebro que  forma as imagens.

Uma curiosidade é que o olho diretor tem mais ligações com o cérebro do que o outro olho, o não dominante. Dessa forma, na maioria das vezes, o olho “principal” tem melhor acuidade visual (clareza de visão) em relação ao outro. Algumas pessoas usam as expressões “destro” e “canhoto” também quando falamos de olho dominante. Então, os destros teriam como olho dominante o direito e para os canhotos, seria o esquerdo.

Estudos afirmaram que cerca de 90% das pessoas são destras, e 67% têm o olho direito como dominante.

Vantagens de saber qual meu olho dominante

Depois de entender o que é o olho dominante, é o momento de aprender como ele pode ser útil. Os benefícios de saber qual é a sua dominância ocular é aperfeiçoar as atividades em que você, essencialmente, precisa de todo o potencial da visão.

Por isso, alguns exemplos são:

  • prática de tiro,
  • fotografia 
  • algumas modalidades esportivas, por exemplo: arco e flecha. 

Teste do olho dominante

À essa altura você deve estar se perguntando “Mas, como vou descobrir qual é o meu? Por isso, listamos três testes para você realizar e descobrir qual é o seu olho com melhor acuidade visual.

Teste 1

Faça esse teste simples e descubra qual é o seu olho “preferido”.

  • Estenda um braço para frente e posicione o polegar na vertical. Se preferir, você pode usar o dedo indicador e não o polegar.
  • Mantenha os dois olhos abertos e focados em um objeto ao longe.
  • Coloque o polegar nesse objeto. Nesse momento, é normal parecer que o polegar desaparece.
  • Vá alternando e feche um olho por vez.

O dominante é o que mantém o polegar alinhado perfeitamente na frente do objeto enquanto o outro olho está fechado. 

Teste 2

Preparamos mais um passo a passo para te ajudar a avaliar a dominância dos olhos. Confira.

  • Abra os dois olhos e aponte o dedo indicador na direção de um objeto distante.
  • Feche um olho primeiro e depois inverta – abrindo um e fechando o outro.

Quando um dos olhos estiver fechado, o dedo deve aparentar se mover. Caso o dedo não pareça se mexer, é sinal de que o olho fechado não é o dominante.

Teste 3

Uma versão alternativa é:

  • Estique os braços na frente do corpo e forme um triângulo com os dedos (polegares e indicadores). Deve ficar um buraco ao centro.
  • Com os dois olhos abertos, olhe pelo buraco, mirando em um objeto distante – à cerca de 3 metros.
  • Sem se mover, feche um dos olhos.
  • Em seguida, feche esse e abra o outro.

Quando fechar um dos olhos, o objeto vai parecer se mover, possivelmente para fora do “vão” triangular. Esse é o sinal de que está usando o olho não dominante.

É possível não ter um olho dominante?

Pode acontecer, mas não é comum. Se mesmo realizando testes, não conseguir identificar o dominante, pode se tratar de um resultado de dominância ocular alternada (também conhecida como dominância ocular mista). Nessa situação, um olho é dominante para determinadas atividades e o outro é dominante em outras, em momentos diferentes.

Alguns cientistas acreditam que, em alguns casos, a dominância ocular pode alternar, variar e ate ser incompleta em algumas pessoas. Também é possível trocar de olho dominador. Se, por algum motivo, você cobrir seu olho dominante por um certo tempo, vai chegar o momento em que a sua cabeça vai criar outras conexões e alterar sua dominância ocular.

Se você gostou do conteúdo e quer ter acesso a mais informações sobre seus olhos e como ter uma ótima saúde ocular, continue acompanhando nossas publicações. Leia sobre o formato dos olhos e cor dos olhos.

Agora você já sabe qual é seu olho dominante e quais são os benefícios da descoberta. Aproveite para conferir como anda a saúde de seus olhos realizando o Teste de Visão Lenscope.

Fontes 

Healthline

Allaboutvision

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *