Olho dominante: saiba o que é e descubra o seu

olho dominante
4.4
(40)

Você já ouviu falar em “dominância ocular” ou “olho dominante”, mas ainda não sabe o que é, nem para que serve? 

O olho dominante é aquele que tem maior participação na sua visão, ou seja, é o olho que o cérebro mais recorre para captar informações visuais  e transformar em imagens.

Essa descoberta pode te ajudar em algumas atividades. Por isso, é a hora de desvendar o assunto. Vamos juntos!

Olho dominante: o que é?

Aposto que você, em algum momento da vida, já percebeu que “enxerga melhor” com um dos dois olhos. Acertei? Isso acontece porque, na verdade, quem enxerga é o nosso cérebro e não os nossos olhos. Enquanto os olhos atuam enviando para o cérebro as informações do que captamos no mundo (objetos, cores, formas, etc) é o cérebro que  forma as imagens.

Uma curiosidade é que o olho diretor tem mais ligações com o cérebro do que o outro olho, o não dominante. Dessa forma, na maioria das vezes, o olho “principal” tem melhor acuidade visual (clareza de visão) em relação ao outro. Algumas pessoas usam as expressões “destro” e “canhoto” também quando falamos de olho dominante. Então, os destros teriam como olho dominante o direito e para os canhotos, seria o esquerdo.

Estudos afirmaram que cerca de 90% das pessoas são destras, e 67% têm o olho direito como dominante.

Vantagens de saber qual meu olho dominante

Depois de entender o que é o olho dominante, é o momento de aprender como ele pode ser útil. Os benefícios de saber qual é a sua dominância ocular é aperfeiçoar as atividades em que você, essencialmente, precisa de todo o potencial da visão.

Por isso, alguns exemplos são:

  • prática de tiro,
  • fotografia 
  • algumas modalidades esportivas, por exemplo: arco e flecha. 

Teste do olho dominante

À essa altura você deve estar se perguntando “Mas, como vou descobrir qual é o meu? Por isso, listamos três testes para você realizar e descobrir qual é o seu olho com melhor acuidade visual.

Teste 1

Faça esse teste simples e descubra qual é o seu olho “preferido”.

  • Estenda um braço para frente e posicione o polegar na vertical. Se preferir, você pode usar o dedo indicador e não o polegar.
  • Mantenha os dois olhos abertos e focados em um objeto ao longe.
  • Coloque o polegar nesse objeto. Nesse momento, é normal parecer que o polegar desaparece.
  • Vá alternando e feche um olho por vez.

O dominante é o que mantém o polegar alinhado perfeitamente na frente do objeto enquanto o outro olho está fechado. 

Teste 2

Preparamos mais um passo a passo para te ajudar a avaliar a dominância dos olhos. Confira.

  • Abra os dois olhos e aponte o dedo indicador na direção de um objeto distante.
  • Feche um olho primeiro e depois inverta – abrindo um e fechando o outro.

Quando um dos olhos estiver fechado, o dedo deve aparentar se mover. Caso o dedo não pareça se mexer, é sinal de que o olho fechado não é o dominante.

Teste 3

Uma versão alternativa é:

  • Estique os braços na frente do corpo e forme um triângulo com os dedos (polegares e indicadores). Deve ficar um buraco ao centro.
  • Com os dois olhos abertos, olhe pelo buraco, mirando em um objeto distante – à cerca de 3 metros.
  • Sem se mover, feche um dos olhos.
  • Em seguida, feche esse e abra o outro.

Quando fechar um dos olhos, o objeto vai parecer se mover, possivelmente para fora do “vão” triangular. Esse é o sinal de que está usando o olho não dominante.

É possível não ter um olho dominante?

Pode acontecer, mas não é comum. Se mesmo realizando testes, não conseguir identificar o dominante, pode se tratar de um resultado de dominância ocular alternada (também conhecida como dominância ocular mista). Nessa situação, um olho é dominante para determinadas atividades e o outro é dominante em outras, em momentos diferentes.

Alguns cientistas acreditam que, em alguns casos, a dominância ocular pode alternar, variar e ate ser incompleta em algumas pessoas. Também é possível trocar de olho dominador. Se, por algum motivo, você cobrir seu olho dominante por um certo tempo, vai chegar o momento em que a sua cabeça vai criar outras conexões e alterar sua dominância ocular.

Se você gostou do conteúdo e quer ter acesso a mais informações sobre seus olhos e como ter uma ótima saúde ocular, continue acompanhando nossas publicações. Leia sobre o formato dos olhos e cor dos olhos.

Agora você já sabe qual é seu olho dominante e quais são os benefícios da descoberta. Aproveite para conferir como anda a saúde de seus olhos realizando o Teste de Visão Lenscope.

Fontes 

Healthline

Allaboutvision

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Olho dominante: saiba o que é e descubra o seu”

  1. Quero agradecer por essas informações, fui ao oculista e ele falou algo a respeito, e também porque terremos um culto com tema abra meus olhos, fiquei curiosa e vim pesquisar e encontrei vocês, muito bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *