Olho muda de cor? Descubra as possibilidades, segundo estudos.

Olho muda de cor? Descubra as possibilidades, segundo estudos.
  • por
5
(1)

Você já se perguntou se o olho muda de cor? A princípio, é bem comum que na infância os olhos mudem de cor, principalmente em bebês, ao longo do tempo em que se desenvolvem.Mas, a dúvida que fica: é possível que os olhos mudem de cor na fase adulta?

No artigo de hoje, falaremos sobre quais são os fatores determinantes para as cores dos olhos e o que pode determinar alterações. Além disso, saiba quais as doenças oculares que podem fazer o olho mudar de cor e em quais casos é preciso procurar por ajuda médica. Continue a leitura e descubra!

Olho muda de cor: entenda a possibilidade

Antes de mais nada, a cor dos olhos é determinada mediante a um tipo de pigmentação chamada melanina. A melanina se encontra na íris, sendo a área circular ao redor da pupila, responsável por controlar a quantidade de luz recebida nos olhos. 

Em outras palavras, quanto mais melanina nos olhos, mais escuros eles serão. Nesse sentido, pessoas com olhos escuros, como pretos ou castanhos, por exemplo, produzem mais melanina se comparado a pessoas com olhos claros.

Além disso, existe outro fator que influencia na cor dos olhos, a genética da pessoa, que também pode determinar a cor da pele e cabelo. Sobretudo, é possível que um bebê não tenha a mesma cor dos olhos dos pais.

A princípio, é normal que ocorram pequenas alterações na cor dos olhos na idade adulta. Isso se deve principalmente à exposição ao sol ao longo da vida, fazendo com que a cor dos olhos escureça levemente. 

Nesse sentido, somente uma pequena porcentagem dos olhos claros em pessoas caucasianas clareiam à medida que envelhecem. Em casos de grandes mudanças na cor dos olhos, isso pode indicar algum problema de saúde, então um médico deverá ser consultado.

Ainda assim, um estudo realizado em 1997 analisou milhares de gêmeos e constatou que cerca de 10% a 15% deles, apresentaram mudanças graduais na cor dos olhos.

A alteração na cor dos olhos aconteceu ao longo da adolescência e da idade adulta, ocorrendo também em taxas praticamente idênticas nos casos de gêmeos idênticos.

Olho muda de cor? Fatores determinantes

De antemão, é importante ressaltar que a íris é o músculo do olho responsável em controlar a quantidade de luz que entra no olho, através da pupila. A cor da íris é determinada pela quantidade e tipo de pigmentos presentes nessa região, por exemplo, olhos castanhos têm mais melanina, o pigmento marrom escuro. Por outro lado, olhos claros têm menos melanina, e a cor é devida à dispersão da luz no tecido da íris.

No entanto, a luz não é o único fator pela qual o olho muda de cor, existem outras razões que podem alterar a cor dos olhos para mais claros ou mais escuros, como, por exemplo:

Idade

Quando os bebês nascem, é muito comum nascerem com olhos claros, como, por exemplo, olhos azuis-claros ou cinza. Contudo, à medida que se desenvolvem, os olhos geralmente escurecem. 

Isso acontece porque a cor dos olhos é hereditária, conforme o nível de melanina presente no corpo. Então, conforme crescemos e envelhecemos, a tendência é que o nível de melanina aumenta ao redor da pupila, deixando um tom mais escuro no olho. Todavia, cerca de 10–15% dos olhos de pessoas caucasianas, mudam para uma cor mais clara conforme envelhecem, devido ao pigmento presente na íris, que altera ou se degrada.

Exposição ao sol

Uma maior produção de melanina é gerada quando nos expomos ao sol, o que significa que uma exposição solar prolongada, pode tornar os olhos mais escuros.

Emoções

Algumas emoções podem alterar o tamanho da pupila e a cor da íris. Por exemplo, ao sentir emoções como alegria, raiva ou tristeza, nosso corpo libera um hormônio responsável por mudar o tamanho da pupila. 

Bem como, quando estamos felizes ou com raiva, nossos olhos geralmente vibram mais. Por outro lado, quando choramos, os olhos tendem a ficar com uma cor avermelhada, resultando em olhos aparentemente mais brilhantes.

Maquiagem e roupas

Algumas cores de roupas ou maquiagem podem causar uma sensação de alteração na cor dos olhos. No entanto, isso é apenas uma falsa percepção visual. Por exemplo, roupas mais escuras, maquiagens coloridas nas pálpebras, ou delineadores coloridos (principalmente branco), podem deixar os olhos parecendo mais brilhantes e vivos.

Saúde

Algumas doenças também podem influenciar na alteração da cor dos olhos, resultando em tons amarelados ou esverdeados, por exemplo. Algumas das doenças são:

  • Síndrome de Horner: essa doença é responsável por causar complicações no terceiro nervo craniano, fazendo com que os olhos se tornem mais claros;
  • Uveíte Heterocrômica de Fuch: a Uveíte Heterocrômica de Fuch, é  uma inflamação crônica leve que afeta a parte frontal do olho, considerada uma condição ocular rara, onde a íris de uma pessoa possui cores diferentes. A condição pode surgir desde o nascimento (heterocromia congênita), devido à alguma condição médica ou lesão ocular;
  • Glaucoma Pigmentar: este tipo de glaucoma, faz com que o pigmento na parte posterior da íris seja rompido, fazendo com que parte dos pigmentos se acumulem na parte posterior da córnea. Entretanto, esse pigmento também pode se acumular na parte frontal da íris, alterando a cor do olho. Além disso, medicamentos para o glaucoma também podem mudar a cor dos olhos.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Mantenha-se atualizado sobre saúde ocular

Estar atento aos sinais que nossos olhos dão, é muito importante na detecção precoce de possíveis doenças oculares. Por isso, ao perceber maiores alterações na cor dos seus olhos, visite um oftalmologista. Além disso, visitar um oftalmo com frequência, garante que consigamos enxergar bem ao longo da vida, além de nos prevenir de doenças oculares e tratar precocemente algum problema de visão. 

Nosso propósito é levar informações sobre saúde ocular para todos, garantindo assim que todos os que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Ainda assim, se após uma consulta com o seu médico oftalmo, você precise de lentes mais finas, conte com as lentes superfinas e de qualidade da Lenscope. Faça um orçamento online e gratuito no nosso site agora mesmo!

orçamento

Fontes:

Eyecarecenter | BBC Future | 2020 onsite | Cleveland Clinic | The New York Times | All About Eyes

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *