Olho piscando sozinho: 15 causas e quando ficar de olho

4.4
(60)

Olho piscando sozinho é seu corpo dizendo que há algo de errado. O piscar de olhos é algo automático, entretanto, podemos piscar quando queremos. Ademais, muitas causas estão ligadas as piscadas excessivas. Em adultos, o mais comum é um problema na superfície dos olhos. Esse contratempo raramente é por uma causa grave.

Se você já passou por isso ou tem curiosidade em saber porque muitas vezes piscamos involuntariamente, explicaremos mais sobre o tema neste artigo. Todavia, piscar em excesso só é considerado um problema grave quando está ligado a síndromes neurológicas, em que normalmente existem outros sintomas.

O ato de piscar trás benefícios como a lubrificação dos olhos, responsável por espalha as lágrimas para a superfície externa deles, proteção de irritantes externos como poeira, objetos estranhos e luz forte.

Os bebês e crianças piscam cerca de duas vezes por minuto e, quando chegam à adolescência, o número aumenta para 14 a 17 vezes por minuto.  Desta forma, esse será o número de piscadas pelo resto de sua vida.

Em contrapartida você pisca mais quando está falando, nervoso ou sentindo dor, e pisca menos quando lê um livro ou está em situação de perigo.

Dessa maneira, não tem uma explicação exata sobre olho piscando sozinho, mas isso é considerado um excesso quando começa a te incomodar ou interfere na sua visão e atividades do seu dia.

Olho piscando sozinho:15 causas para piscar involuntariamente

A causa principal de piscadas involuntárias está ligada ao cansaço dos músculos do olho, entretanto há outros motivos que contribuem para essa situação. Vamos falar a seguir sobre as 15 principais causas de olhos piscando involuntariamente, que incluem:

Estresse

O estresse causa muitas alterações no corpo, sobretudo no funcionamento dos músculos, devido à ação dos hormônios que são liberados. Desta forma, os músculos menores, como os das pálpebras, se movimentam involuntariamente.

O que fazer para parar: mas se você está passando por algum estresse, faça atividades relaxantes como sair com seus amigos.

Assim como aulas de yoga e meditação, por exemplo, para ajudar a equilibrar a produção de hormônios e interromper os tremores.

Poucas horas de sono causa olho piscando sozinho

Quando você dorme menos de 7 ou 8 horas por noite, seus músculos dos olhos ficam cansados, porque precisam funcionar durante várias horas seguidas sem descanso. Por isso, quando isso acontece, as pálpebras ficam mais fracas, e começam a tremer sem razão aparente.

O que fazer para parar: durma pelo menos 7 horas em cada noite, se desligue das telas cedo para seu corpo entender que é hora de dormir. Crie um ambiente calmo e relaxante que permita um sono mais reparador.

Olho piscando sozinho pode ser falta de vitaminas ou desidratação

A falta de algumas vitaminas essenciais, como a vitamina B12, minerais, potássio e magnésio, podem provocar espasmos involuntários dos músculos, incluindo por exemplo as pálpebras.

Além disso, o pouco consumo de água leva a desidratação, que enfraquece os músculos causando os tremores involuntários. Por exemplo, pessoas com mais de 65 anos ou que são vegetarianos, têm maiores chances de ter falta de alguma vitamina essencial, principalmente a B12.

Portanto, essa falta de vitaminas pode causar frequentemente tremores.

O que fazer para parar: coma mais alimentos com vitaminas B, por exemplo peixe, carne, ovos ou laticínios, e tente beber no mínimo 1,5 litros de água por dia. 

Irritação ocular

Causadores de olhos irritados como fumaça, pólen (reação alérgica), poluição , vapores químicos, objetos estranhos ou poeira, podem causar tremores involuntários.

Outros tipos de irritação podem ser arranhões na parte externa do olho, cílios encravados, conjuntivite, inflamação da íris e pálpebras.

O que fazer para parar: neste caso específico, procure um médico oftalmologista que vai te orientar quanto ao tratamento.

Fadiga ocular

A fadiga ocular tem sintomas de olhos pesados ​​e cansados ​​depois de focar em uma coisa por muito tempo. Muitas coisas causam cansaço visual.

Os motivos mais comuns incluem luz muito forte, ler por muito tempo e passar muito tempo na frente do computador ou celular.

O que fazer para parar: de um tempo para seus olhos descansarem, feche-os para relaxar um pouco e depois de uns minutos volte a sua atividade. 

Problemas de visão

São resolvidos com lentes corretivas ou cirurgias refrativas. As causas mais comuns são Miopia, Hipermetropia, Presbiopia e Estrabismo.

O que fazer para parar: em caso de  dificuldade para ler ou enxergar ao longe, por exemplo, vá ao oftalmologista para saber se realmente existe algum problema que precise ser tratado.

Agora, pessoas que já usam óculos devem ir ao profissional, caso já tenha passado mais de 1 ano desde a última consulta, pois pode ser a causa de adequar o grau.

Desordem de movimento (distonia ocular)

Os distúrbios do movimento ocular mais comuns incluem Blefaroespasmo essencial benigno, onde espasmos dos músculos oculares causam um piscar involuntário rápido. Outro distúrbio é a Síndrome de Meige, que causa espasmos na boca e mandíbula juntos.

O que fazer para parar: a distonia não tem cura, mas os espasmos musculares podem ser controlados. 

O tratamento pode ser feito com injeções de toxina botulínica, conhecida como botox, remédios, fisioterapia ou cirurgia.

Problemas de saúde mental e física causam olho piscando sozinho

Quando você está sob estresse, pode se tornar mais sensível à luz e ao cansaço visual. Entretanto, as condições gerais de saúde que podem causar um aumento no piscar de olhos incluem ansiedade, estresse e fadiga.

O que fazer para parar: pratique exercícios físicos, faça coisas que você goste, relaxe mais. Cuide da saúde do seu corpo e mental.

Hábito de piscar os olhos em excesso

Muitas pessoas têm o hábito de piscar excessivamente involuntário. Esse hábito começa normalmente por causas descritas acima (especialmente o estresse), entretanto, pode não ter uma causa anterior.

Portanto, para algumas pessoas, piscar os olhos torna-se um tique nervoso. Os tiques nervosos são movimentos rápidos, repetitivos que a pessoa faz sem perceber. Portanto, os mais comuns são piscar os olhos, fazer caretas, trincar os dentes, estalar a língua e até gritar. 

O que fazer para parar: cada caso deve ser analisado com cuidado pelo médico. Afinal, muitos casos precisam de terapia cognitivo-comportamental.

Em casos graves além da terapia, medicamentos, aplicação de toxina botulínica e cirurgia de estimulação cerebral profunda, podem ser prescritas pelo médico.

Olho Seco

O que fazer para parar: geralmente após os 50 anos de idade, esse é um problema muito comum que pode levar ao surgimento de tremores involuntários.

Eles acontecem devido a tentativa de ajudar a lubrificar o olho, no entanto, também existem outras causas que podem contribuir para este problema além da idade. Por exemplo, ficar muitas horas seguidas em frente do computador, utilizar lentes de contato ou tomar anti-histamínicos.

O que fazer para parar: é aconselhado usar colírios hidratantes ao longo do dia para a lubrificação dos olhos. 

Mas, além disso, é importante descansar os olhos após 1 ou 2 horas em frente às telas. Evite usar lentes de contato por mais de 8 horas seguidas.

Doença de Wilson

Essa condição é causada pelo excesso de cobre em seu corpo. Ele se deposita em diferentes órgãos, causando diferentes sintomas.

De tal forma que, quando o cobre é depositado no cérebro, pode causar diversos sintomas neurológicos, além de piscar excessivamente, incluindo  caretas faciais e tremores na face.

O que fazer para parar: o único tratamento que dá a cura a doença com total normalização do metabolismo do cobre é o transplante hepático.

O controle clínico e medicamentoso pode evitar ou, ao menos, retardar a progressão da doença na maioria dos indivíduos, portanto, procure um médico.

Esclerose múltipla 

Esta condição afeta seu sistema nervoso central. Outros sintomas, além de piscar excessivamente, incluem problemas de visão, equilíbrio, coordenação e capacidade de controlar os músculos.

O que fazer para parar: o tratamento consiste no uso de imunossupressores, fisioterapia e medicamentos que suprimem o sistema imunológico, para ajudar a combater os sintomas e retardar a progressão da doença.

 Síndrome de Tourette 

Esta condição causa movimentos involuntários repentinos e explosões vocais. Quando o movimento muscular está ao redor do olho, pode causar piscadas excessivas.

O que fazer para parar: O tratamento pode incluir medicação ou terapias psicológicas. Você pode fazer atividades como esportes, meditação e ioga para aliviar o estresse.

Outras causas em crianças

A maioria das causas do olho piscando sozinho são semelhantes em adultos e crianças, porém existem duas causas comuns em crianças, e mais raras em adultos.

Olhos piscando de propósito

Em crianças, piscar excessivamente propositalmente é a causa mais comum. No entanto os meninos tendem a fazer isso mais do que as meninas. Mas, frequentemente, é feito para chamar atenção. É mais comum por volta dos cinco anos.

Distúrbios convulsivos

Em casos raros, piscar excessivamente é observado em crianças com distúrbios convulsivos. Alguns pesquisadores até acham que pode ser classificado como um novo tipo de convulsão.

O que fazer para parar: os pais devem levar a criança para um pediatra que vai recomendar o melhor tratamento que pode ser feito através de psicoterapia (psicologia) e de medicação. No entanto, na maioria dos casos, essas manifestações param com o tempo.

Paciente que toma muitos medicamentos

Alguns medicamentos causam no paciente uma grande vontade de piscar freneticamente.

O que fazer para parar: só o médico que recomendou o uso de remédios causadores dos tremores, pode diagnosticar o tratamento, que pode ser substituído por outro medicamento ou diminuir a dose.

Olho piscando sozinho – casos leves x casos intensos

Um caso leve de tremor na pálpebra geralmente desaparece por conta própria. Para interromper os sintomas de espasmos oculares, diminua o estresse e descanse bastante. Assim sendo, diminui o consumo de cafeína bebendo menos café, chá ou refrigerante com cafeína. 

Beber muita água vai te ajudar. A água tônica em particular atua como um bloqueador de nervos. Você também pode tentar métodos como técnicas de respiração, meditação, ioga ou praticar exercícios físicos com a finalidade de reduzir o estresse. Portanto, a medicação pode ajudar, dependendo da situação. 

Mas, lembre-se de que alguns medicamentos funcionam melhor do que outros. Alguns medicamentos que podem funcionar, por exemplo:

  • Valium
  • Cogentin
  • Parlodel
  • Symmetrel
  • Lioresal
  • Tegretol
  • Artane
  • Klonopin

As injeções de neuromodulador às vezes podem ajudar. Portanto, a cirurgia é o último recurso e deve ser apenas para casos mais graves onde o corpo não responde aos medicamentos ou  métodos de tratamento não cirúrgicos.

Isso se deve a um alto índice de complicações envolvendo danos aos nervos que controlam o movimento das pálpebras durante a cirurgia.

Preste atenção aos sinais de seus olhos piscando sozinho!

Na maioria dos casos, o olho piscando sozinho é um sinal de estresse ou tensão emocional. A prevenção do problema inclui:

  • Manter o estresse sob controle
  • Dormir bastante para manter os músculos oculares descansados
  • Quando estiver em atividades de visão intensa, como trabalho no computador, fazer pausas frequentes para descansar os olhos
  • Diminuir o consumo de cafeína
  • Fazer técnicas de relaxamento, como ioga ou meditação

Mas, acima de tudo, faça visitas regulares a um oftalmologista de confiança. Dessa forma, você garante o cuidado, diagnóstico e tratamento correto para cada caso.

E você conhece alguém que tem tremores oculares? Conta pra gente aqui nos comentários. 

olho piscando sozinho - teste de visão

Fontes:

Stress.app

Mayoclinic

Healthline

Eyehealthweb

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 60

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

16 comentários em “Olho piscando sozinho: 15 causas e quando ficar de olho”

  1. Isamara Rafael António

    Fiquei sabendo de algumas causas do olho piscando involuntariamente.
    tenho estado a sentir e preocupou-me porque de certa forma incomoda, é o olho direito.

    Tão logo seja possível procurarei um oftalmologista.

    Mui agradecida!

    1. Olá Isamara, tudo bem?
      Ficamos muito felizes que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você 😊
      Se tiver alguma dúvida, é só contar com a gente!

      1. Minha filha pisca o olho direito sempre quando mastiga e pelo que li aqui não se encaixa em nenhuma ou eu não compreendi. Já levo ao oftalmologista desde 4 anos. Hoje se encontra com 9 e 11 meses e segundo os profissionais ela tem pálpebra caída. Será esse o motivo que só pisca o olho direito quando mastiga?

        1. Oi, Juliana. Tudo bem? O ideal é que a sua filha realmente siga sendo acompanhada pelo oftalmologista de confiança. Ele é o profissional capacitado para esclarecer as suas dúvidas, fazer o diagnóstico e propor o tratamento adequado.

          Pálpebra caída tem tratamento que varia conforme a causa e a gravidade do problema. Temos um artigo completo aqui no Blog em que explicamos mais sobre o assunto: https://lenscope.com.br/blog/palpebra-caida/

          Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Olá Elisângela! Para o caso do seu filho, recomendamos que procure um médico de confiança para entender a origem dessas piscadas involuntárias, e também as melhores opções de tratamento. Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para ajuda@lenscope.com.br que será um prazer lhe ajudar!
      Sempre que precisar, estamos aqui!

  2. Bom dia! Meu filho pisca muito, chega a incomodar. Já passou por oftalmologista duas vezes, fez tratamento com colírios, lavagens e até antialérgicos, mas nada resolve. Agora recentemente está usando óculos, pois tem um pequeno grau, mas nem assim resolveu. Não sei mais o que fazer. Obs: ele tem 9 anos obrigada!

    1. Olá, Fernanda. Tudo bem? O hábito de piscar excessivamente pode ser causado por vários fatores, como: problemas nas pálpebras, erro de refração, tiques, estrabismo, fadiga, falta de sono e até uso prolongado de telas digitais. O ideal é que o seu filho continue sendo acompanhado pelo oftalmologista de confiança até descobrir a causa exata, assim como o melhor tratamento.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Oi, Rosane. Esperamos que esteja bem.
      O ideal é que procure o seu médico oftalmologista de confiança para verificar a causa e tratar da melhor forma possível.
      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  3. Larissa Nascimento Queiroz

    Meu filho tem uveíte. Fazemos acompanhamento desde que ele tinha 2 anos e 10 meses. A inflamação está sem atividade faz mais de 2 anos, porém de uns dias pra cá, está piscando mais que o normal. Já foi na oftalmologista que acompanha ele, ela receitou colírio antialérgico, mas não vejo diferença. Será que ele faz para chamar atenção? A oftalmologista não viu nenhuma anormalidade nos olhos dele. Ele tem 5 anos e 10 meses.

    1. Oi, Larissa! Tudo bem? O ideal é que você converse abertamente com a oftalmologista que acompanha o seu filho e exponha as suas dúvidas. Ela é uma profissional capacitada para investigar se há algo acontecendo e te orientar com mais precisão.
      Desejamos melhoras para seu filho! Sempre que precisar, estamos aqui! 🙂

  4. Minha filha tem 10 anos e faz 4 meses que ela começou a piscar o olho e até agora não parou. Sei que e normal a gente piscar o olho, mas ela pisca demais. Estou desesperada, ela não era assim. A médica do posto encaminhou minha filha para um neuro pediatra, fui com ela e a médica receitou para eu dar a ela amitriptilina de 25. Só que não mudou em nada, levei pro oftalmologista ele falou que ela tinha astigmatismo. Está usando o óculo, mas tá do mesmo jeito e outra, ela está bem, está acompanhada pelo psicólogo e sem resultados até agora. Estou muito aflita sem saber o que fazer.

    1. Oi, Cláudia. Esperamos que a sua filha esteja bem.
      O ideal é que você converse abertamente com os profissionais que estão acompanhando a sua filha sobre os seus receios e preocupações quanto a esse problema e o que pode ser feito. Eles vão te orientar com mais precisão e esclarecer todas as suas dúvidas.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  5. Mauren Roberta de Brito

    Comecei a piscar muito, tenho 42 anos, mais do olho esquerdo. E já não consigo ter vida social porque todos percebem e eu tenho até vergonha. Li que anti histamínicos podem causar isso, e eu tomo direto, fora isso minha pálpebra é mais caída. Quando falo com alguém olhando nos olhos, eu não consigo. Meu olho chega fechar, não sei mais o que fazer… me ajudem! É hormonal pela idade? O que pode ser e o que posso fazer? Não aguento mais, o olho fica até doendo. 😞

    1. Olá, Mauren. Poxa! Sentimos muito e esperamos que esteja bem! As causas que fazem o olho piscar com regularidade podem ser diversas, desde quadros de estresse até erros refrativos. Por isso, o ideal é que procure um oftalmologista de sua confiança. Ele é o profissional qualificado para identificar as causas e o melhor tratamento para o seu caso. Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *