olho roxo

Como tratar olho roxo?

4
(1)

Você pode tratar o olho roxo fazendo compressa com gelo, passando pomadas ou ingerindo medicamentos específicos, receitados pelo médico. Ou até mesmo ingerindo alimentos ricos em vitamina C.

Veja neste artigo todas as formas de tratar o olho roxo, o porquê isso acontece e quando você deve buscar ajuda médica pra fazer o tratamento adequado.

Olho roxo

O olho roxo se forma quando vasos sanguíneos são rompidos na região, mesmo que por uma contusão ou um impacto pequeno. É com o rompimento dos vasos que o sangue se espalha e extravasa, deixando o olhos roxo. A pele da região dos nossos olhos é super sensível e também acumula líquidos, o que muitas vezes faz com que os nossos olhos, além de roxos, fiquem também inchados por fora e vermelhos por dentro.

O que causa o olho roxo?

Qualquer coisinha que rompe os vasos sanguíneos pode mudar a coloração da nossa pele na região dos olhos. Normalmente, acontece quando batemos os olhos, machucamos praticando algum esporte, por algum acidente, etc. Além disso, outros fatores também podem causar olho roxo, como o pós-operatório de cirurgias plásticas na face, ou ainda, alguns procedimentos cirúrgicos dentais e infecção nos dentes.

Outra possibilidade é o derrame intraocular, que surge em decorrência de um glaucoma, que aumenta a pressão ocular e pode deixar os olhos roxos.

Ou ainda, uma última possibilidade que é bastante comum: as hemorragias subconjuntivais, que ocorrem quando os nossos olhos ficam vermelhos e brilhantes (por dentro, na parte branca), devido a alguma infecção ou alergia. Mas, se isso acontecer com você, não se assuste! Elas podem não ter uma aparência boa, mas não costumam causar sérios danos e desaparecem sozinhas em dias.

Agora que já entendemos o que causa um olho roxo, vamos aprender como tratá-lo!

Como tratar olho roxo?

O olho roxo não costuma ser sinal de nenhum problema na vista mais grave e, normalmente, tende a se recuperar sozinho dentro de alguns dias, sem necessidade de um tratamento específico. Entretanto, existem medidas que você pode fazer, na sua casa mesmo, para tratar o olho roxo, amenizando a aparência e a dor. Olha só:

Fazer compressa com gelo

É a medida mais indicada a se tomar, principalmente na hora em que o machucado ou impacto aconteceu, até as próximas 48h. Fazer compressas com gelo por cerca de 20 minutos (ou até que a dor pare, no caso de haver dor) ajuda a reduzir também o inchaço e o aspecto roxo.

Consumir alimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C, como laranja, ajudam na cicatrização do olho roxo, e também fortalecem os vasos sanguíneos. E isso é bom, porque assim evita que os vasos sanguíneos não se rompam com facilidade. É exatamente isso que diminui a chance de você ficar com o olho roxo novamente.

Utilizar medicamentos e pomadas

Em caso de lesões mais graves ou dores muito fortes, o médico poderá receitar anti-inflamatórios, como aspirina ou Ibuprofeno, ou ainda algumas pomadas como a Hirudoid para tratar o olho roxo.

Todos esses medicamentos agilizam o processo de cicatrização do olho roxo, mas só devem ser tomados com prescrição médica! Além dessas medidas, existem ainda 5 cuidados que devemos ter com os nossos olhos. Um deles, é não coçar os olhos, evitando, assim, possíveis danos que podem ser prejudiciais.

Listamos todas as 5 medidas em um artigo bem completo pra você conferir.

Entretanto, é preciso sempre ficar atento aos seus olhos! Se você notar vermelhidão, inchaço, olho roxo, e o seu olho permanecer com o mesmo aspecto após três dias da manifestação dos primeiros sinais, é preciso buscar orientação médica. Além disso, em casos de acidentes ou lesões mais sérias na visão, é preciso também buscar orientação médica especializada, para saber se é necessário realizar algum exame específico para diagnóstico. Na dúvida, visite o seu médico oftalmologista de confiança periodicamente.

Evitando o olho roxo

Alguns acidentes do dia a dia podem parecer irrelevantes num primeiro momento. Mas a região dos nossos olhos é muito sensível. Por isso, exige alguns cuidados pra mantermos nossa visão sempre protegida. Além dos cuidados que já citamos, proteger nossos olhos dos raios UV é extremamente importante. Isso porque a longa exposição dos nossos olhos ao sol pode provocar doenças sérias, como a degeneração macular.

E você pode proteger seus olhos dos raios UV utilizando tanto óculos de sol com proteção UV como óculos de grau com lentes que tenham proteção UV.  E nós da Lenscope podemos te ajudar.

O que é a Lenscope?

Nós somos um serviço de venda de lentes para óculos pela internet. Através da tecnologia, disponibilizamos lentes de qualidade mais acessíveis comparado com as óticas físicas tradicionais.

Nossas lentes já vêm com proteção 100%UV, antirrisco antirreflexo e demais tratamentos que garantem proteção e maior durabilidade para as suas lentes. Sem que você precise pagar a mais por isso. Além disso, disponibilizamos todas as informações que você precisa antes de comprar seu óculos novo.

É só você preencher os dados da sua receita de óculos em nossa ferramenta online e gratuita. Na mesma hora, você já sabe como é a melhor armação pro seu grau.

E você pode fazer o pedido das suas lentes da sua casa mesmo. O nosso site é 100% seguro e conta com todas as ferramentas e certificados de segurança. Não não armazenamos qualquer informação de dados bancários. Além disso, todas as lentes da Lenscope acompanham o certificado de autenticidade  e contam com garantia contra possíveis defeitos de fabricação.

E você ainda pode participar do nosso programa de satisfação 100 dias para provar e amar. Se você não gostar de nossas lentes, você tem até 100 dias, após receber o óculos, para pedir seu dinheiro de volta.

Saiba mais sobre o programa de satisfação da Lenscope.

Você já teve olho roxo?

Como vimos hoje, o olho roxo pode aparecer bem facilmente, não é mesmo? Por isso, temos que tomar cuidado! Uma compressa com gelo, por exemplo, pode resolver o problema. Mas se os sintomas durarem mais de 3 ou 4 dias, é preciso buscar ajuda médica! É importante sempre ficar atento aos cuidados com a saúde dos seus olhos, mesmo que o olho roxo, geralmente, não indica um problema ocular propriamente.

Agora, queremos saber de você. Já teve olho roxo? Qual tratamento você já utilizou? Conta pra gente aqui nos comentários e vamos trocar ideias sobre a melhor forma de tratar o olho roxo.

Fontes:

Healthline

American Academy of Ophthalmology

Medical News Today

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

2 comentários em “Como tratar olho roxo?”

  1. Daniela Graciano da silva

    Minha sogra é idosa 72 anos já teve derrame ,à 11 anos ,agora apareceu nos olhos dela mancha roxa e vermelhidão por dentro e brilhantes bem fechados ,passou de um olho para o outro agora está com os dois olhos assim é diz que coça muito o que pode ser?

    1. Olá, Daniela!
      Pelo seu relato, o mais indicado é que a sua sogra passe por uma avaliação médica para que o profissional possa avaliar o que pode estar causando essas manchas roxas. Assim, você consegue ter um diagnóstico mais confiável.
      Esperamos que dê tudo certo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *