Olho seco ao acordar: entenda o porquê e como evitar o desconforto pela manhã

Olho seco ao acordar
  • por
4.4
(39)

Olho seco ao acordar pode ter causa por diversos motivos, e causa um incômodo nos nossos olhos quando estamos no computador, lendo ou fazendo outras atividades.

O incômodo que os olhos secos causam, levam a visão a ficar embaçada, olhos pesados, e então a pessoa pode apertar os olhos ou esfregá-los, em busca de lubrificar os olhos.

Essa condição é muito comum também conhecida como a síndrome do olho seco, e pode acontecer com qualquer pessoa, entretanto, é provável  que aconteça mais em mulheres. Portanto, se você é mulher e possui as seguintes condições:

  • Possui mais de 50 anos de idade
  • Usa lentes de contato
  • Tem doenças auto-imunes subjacentes (como lúpus ou síndrome de Sjögren, que causa falhas nas glândulas que produzem as lágrimas e a saliva

Essas condições podem aumentar as chances do olho seco aparecer a qualquer momento, mas existem outras condições também que podem causar olhos secos, como:

  • Uso de computador em excesso
  • Ingestão de certos medicamentos
  • Tempo seco
  • Cirurgia ocular a laser
  • Uso de máscara

Portanto, se você sofre com essas condições de olho seco ao acordar ou em outras situações, continue a leitura e saiba mais sobre a doença e como tratá-la.

Sinais de olhos secos ao acordar

Ao piscar o olho envia lágrimas para seus olhos para manter a superfície lisa, limpa e para lavar qualquer sujeira.  Entretanto,  se você tem a síndrome do olho seco, seus olhos não produzem lágrimas o suficiente ou a qualidade das suas lágrimas não é muito boa.

Alguns sintomas desconfortáveis ​​de olho seco são:

  • Sensação de ferroada
  • Fadiga ocular
  • Vermelhidão
  • Sensibilidade à luz
  • Visão embaçada
  • Olhos lacrimejantes durante o dia, à noite ou nas 24 horas por dia
  • Os sintomas de olho seco podem ser intermitentes ou crônicos

Tipos de olho seco

Existem vários tipos de olho seco, de acordo com especialistas, entretanto os dois tipos mais comuns são por deficiência de lágrima aquosa e doença do olho seco por evaporação. Ou seja, ou  você não produz lágrimas suficientes (deficiência de lágrima aquosa ), ou suas lágrimas evaporam muito rapidamente (doença do olho seco por evaporação).

O filme lacrimal possui três camadas, onde uma camada oleosa fica na parte externa, uma camada aquosa no meio e uma camada interna de muco. Mas a doença do olho seco evaporativo ocorre se as lágrimas forem deficientes em sua camada oleosa.

Já as glândulas meibomianas nas suas pálpebras secretam óleo para cobrir a superfície dos olhos, evitando que a parte aquosa de suas lágrimas seque. Portanto, quando essas glândulas não funcionam de forma correta, não há óleo suficiente para impedir que suas lágrimas evaporem.

Por que seus olhos ficam secos ao acordar

Acordar com os olhos secos pode indicar que você dorme com os olhos abertos, essa condição é conhecida como Lagoftalmo noturno, de acordo com especialistas no assunto.

A única forma de descobrir  se você dorme com os olhos abertos,  é se o seu parceiro de cama lhe disser, no entanto, apenas  uma pequena abertura dos olhos à noite já pode secar seus olhos.

Outra possibilidade é de que você pode ter nascido com pálpebras que não fecham totalmente, ou os músculos delas podem estar danificados por alguma infecção, inflamação, lesão ou outra doença.

Tratamentos

Os tratamentos estão disponíveis para aliviar os sintomas e também tratar a causa dos olhos secos. Eles podem incluir cobrir as pálpebras com esparadrapo medicamente seguro, colírios lubrificantes, pomadas para molhar os olhos à noite e cirurgia. 

O olho seco ao acordar, também pode ser resultado de algo no ambiente do seu quarto, como por exemplo, dormir com um ventilador ou com o ar condicionado ligado. Isso pode deixar seus olhos secos e irritados, entretanto, dormir com um umidificador pode ajudar a manter o ar úmido e os olhos bem lubrificados.

O que fazer quando acordar com o olho seco

Se você acordou com o olho seco, o primeiro passo é descobrir qual a causa, e para isso a melhor maneira de descobrir, é visitando o seu oftalmologista. Dependendo da causa dos olhos secos, seu médico pode recomendar alguns dos seguintes tratamentos:

Gotas de lágrima artificial:

Você pode comprar colírios lubrificantes de venda livre, que podem ajudar na lubrificação dos seus olhos, ou seu médico pode prescrever uma pomada mais potente para usar ao dormir.

Oclusão punctal:

Este é um procedimento em que o médico fecha o duto que drena as lágrimas dos olhos (ponto).

Pulsação térmica:

Se as glândulas que produzem o óleo em suas lágrimas (glândulas meibomianas), estão bloqueadas e deixando seus olhos secos, o médico pode sugerir um sistema de pulsação térmica chamado Lip Flow. Este procedimento faz uso de um sistema que aquece e massageia o local do bloqueio das lágrimas, para removê-lo.

Seu médico também pode recomendar qualquer um dos seguintes medicamentos:

  • Colinérgicos ou estimulantes de lágrimas, como cevimelina ou pilocarpina
  • Inserções oculares, como a inserção oftálmica de hidroxipropilcelulose (Lacrisert), que são inseridas entre o globo ocular e a pálpebra inferior para lubrificação
  • Antibióticos, para a redução da inflamação
  • Colírios, como corticosteróides e ciclosporina, para controlar a inflamação da córnea

Remédios caseiros para olhos secos

Existem muitos tratamentos para os olhos secos que você pode fazer em casa. São eles:

Compressas quentes:

Faça uma compressa quente nos olhos, ela pode ajudar a desobstruir as glândulas produtoras de óleo. Molhe uma toalha limpa com água morna e, com os olhos fechados, pressione-a delicadamente contra as pálpebras. Considere fazer isso várias vezes por dia durante uma ou duas semanas.

Lavar as pálpebras:

Para ajudar a diminuir a inflamação das suas  pálpebras, use água morna e um sabonete neutro, como por exemplo, xampu para bebês. Massageie suavemente perto da base dos cílios com seus olhos fechados.

Use um umidificador de ar:

Coloque um umidificador de ar dentro da sua casa, ou do quarto, principalmente no inverno, para que seus olhos não sequem.

Água potável:

Mantenha-se hidratado, tomando no mínimo de 8 a 10 copos de água por dia.

Faça a regra dos 20-20-20:

A cada 20 minutos que você passar em frente uma tela, faça pausas de 20 segundos e olhe para algo a 20 metros de distância.  Isso vai evitar a secura dos olhos causada pelas luzes das telas.

Use óculos de sol:

Proteja seus olhos dos raios solares e dos ventos, dessa forma você evita que eles sequem.

Filtro de ar:

Os filtros podem reduzir a quantidade de poeira e outros irritantes transportados pelo ar que podem causar os olhos secos.

Quando procurar um médico

Se você sente qualquer desconforto causado pelos olhos secos, que esteja afetando sua qualidade de vida, procure imediatamente seu médico. Informe ao seu oftalmologista sobre os sintomas que você está sentindo, e se caso você já tenha feito algum tratamento caseiro sem sucesso, informe sobre isso também.

O olho seco crônico não tratado pode levar a complicações e riscos, como úlcera de córnea, conjuntivite e problemas para ler ou dirigir.  No entanto, lágrimas artificiais de venda livre, cirurgia, mudanças de medicamentos e até mudanças no estilo de vida podem fazer a diferença no tratamento de olhos secos, portanto, fale com seu médico ao primeiro sinal da doença.

Já sentiu o olho seco ao acordar?

E você, já teve a sensação de estar com os olhos secos ao acordar? Comente com a gente se você já teve a sensação de olhos secos e como você tratou o problema!

Agora se você sente que está com os olhos secos, preste atenção aos sinais e se eles persistirem por muitos dias, procure ajuda do seu oftalmologista. O tratamento para olhos secos pode ser diferente para cada pessoa, entretanto,  você pode evitar o problema mantendo suas consultas regulares, fazendo uma boa alimentação e se hidratando. 

E falando em saúde dos olhos, você já fez o nosso teste de visão? Nós desenvolvemos um teste online e gratuito que avalia como está a saúde dos seus olhos, faça agora mesmo!

olho seco ao acordar - teste de visão

Gostou do conteúdo? Aproveite e deixe um comentário abaixo.

Fontes:

Msn

Healthline

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 39

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Olho seco ao acordar: entenda o porquê e como evitar o desconforto pela manhã”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *