olhos amarelos o que pode ser

Olhos amarelos: o que pode ser?

0
(0)

A presença de coloração amarela nos olhos é sinal de icterícia. Ou seja, uma alteração que ocorre no fígado devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue. Assim, os olhos amarelos podem ter uma causa simples como o alcoolismo, por exemplo. Contudo, também podem ser indício de alguma doença séria como hepatite ou cirrose.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar com mais detalhes o que pode ser e quais doenças podem causar os olhos amarelos. Além disso, mostraremos também o que pode ser quando ocorrem olhos amarelos em recém-nascidos.

Então, continue lendo para saber mais e conheça os possíveis tratamentos para olhos amarelos!

Olhos amarelos: afinal, o que pode ser?

Olhos amarelos normalmente é um sinal de icterícia.

A icterícia ocorre quando os componentes que transportam oxigênio no sangue, chamados de hemoglobina, se decompõem em bilirrubina. Esta, por sua vez, ao não ser eliminada pelo corpo, fica em seu sangue.

Já a bilirrubina é uma substância amarela produzida pelo fígado a partir da destruição de glóbulos vermelhos de sangue, armazenada na vesícula biliar e eliminada nas fezes ou na urina. Contudo, quando esse processo não acontece, a bilirrubina se acumula em sua pele e a torna amarela. Isso também pode acontecer com seus olhos.

Além disso, quando existem problemas no fígado, vesícula biliar ou pâncreas, a bilirrubina também não é eliminada e pode acumular no sangue, causando os olhos amarelados.

Veja a seguir algumas doenças que podem deixar os olhos amarelos!

Doenças que podem deixar os olhos amarelos

Em crianças mais velhas e adultos, os olhos amarelos geralmente indicam um problema mais sério porque a icterícia não é comum nessas faixas etárias.

Então, nesses casos olhos amarelos também  podem ser um sinal de:

  • transtorno de uso de álcool
  • câncer de fígado
  • infecção hepática
  • doença hepática gordurosa não alcoólica
  • hepatite B e C
  • hemocromatose
  • doença de Wilson
  • porfirias
  • cálculos biliares
  • cistos
  • tumores
  • inflamação da vesícula biliar
  • pancreatite
  • anemia hemolítica imune induzida por drogas
  • reação de incompatibilidade de uma transfusão de sangue
  • anemia falciforme

Por isso, é importante ir regularmente a médicos como um oftalmologista e ou mesmo o hepatologista (médicos que cuidam do fígado).

Agora, com relação a recém nascidos, os olhos amarelos podem ser por outros motivos. Saiba mais a seguir!

Olhos amarelos: o que pode ser em recém nascidos? 

É comum os recém nascidos terem olhos amarelos. Isso ocorre porque alguns bebês ainda não conseguem processar a bilirrubina, ou são prematuros ou não têm o tipo de sangue compatível com a mãe.  

Porém, na maioria dos casos, a icterícia do recém-nascido desaparece por conta própria conforme o fígado do bebê se desenvolve e o bebê começa a se alimentar. Pois, isso ajuda a bilirrubina a passar pelo corpo.

Então, para combater os olhos amarelos no bebê a mãe pode amamentar de 8 a 12 vezes por dia ou em casos mais graves, o bebê pode passar por fototerapia. 

Mas, será que em adultos o tratamento também é simples? Saiba mais a seguir!

Quais são os tratamentos para olhos amarelos? 

O tratamento depende muito da causa do olho amarelo. Por exemplo, se é malária, câncer ou pancreatite o tratamento pode ser diferente  de outras condições.

Assim, a melhor maneira de se livrar dos olhos amarelos é tratar a causa subjacente e quaisquer outras condições presentes.

Quando a icterícia é causada por uma infecção, como hepatite C ou malária, você pode precisar tomar antibióticos, antifúngicos ou antivirais.

Quando a icterícia é resultado do uso de álcool ou drogas, você pode precisar de assistência médica para ajudar a parar ou reduzir o consumo da substância.

Se os hábitos alimentares estão por trás da icterícia, você deve comer mais frutas, vegetais, grãos inteiros, feijão, legumes e carnes magras. Lembre-se que a má alimentação é prejudicial para a sua saúde e principalmente para a saúde dos seus olhos.

Por isso, uma boa dieta, com vitaminas balanceadas, pode ajudar a manter a saúde dos olhos em dia e evitar doenças como as provenientes dos olhos amarelos.

Agora, quando a icterícia resultar de danos aos órgãos, causados ​​por condições como:

  • anemia
  • uma lesão
  • cirrose
  • um bloqueio
  • Câncer

Dependendo da extensão do dano e dos órgãos afetados, os tratamentos podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transfusões de sangue.

Além disso, quando o tratamento é necessário, o médico pode recomendar fototerapia com cobertores de fibra óptica.

Agora, conheça alguns tratamentos caseiros para olhos amarelos!

Tratamento caseiro para olhos amarelos

Uma vez que os olhos amarelos ocorrem quando o fígado, o pâncreas e a vesícula biliar não funcionam bem, é importante consumir alimentos como a alcachofra, brócolis, salmão e outros alimentos ricos em vitaminas C e E, ômega-3. Pois eles ajudam no funcionamento desses órgãos.

Além de que algumas receitas como chá de orégano, erva-cidreira e suco de limão ajudam a combater os olhos amarelos. Por isso, separamos o passo a passo de como fazer cada uma dessas bebidas.

Chá de orégano:

O que você precisa: 2 colheres de chá de orégano (folhas secas ou frescas), 1 xícara de água quente e um pouco de mel a gosto.

Instruções:

  • Coloque 2 colheres de chá de orégano em uma xícara e adicione água fervente.

Você pode usar folhas secas de orégano ou optar por folhas frescas, embora as últimas sejam preferidas por sua potência.

  • Deixe as folhas em infusão por 10 minutos e, em seguida, coe a mistura.
  • Deixe esfriar por alguns minutos.

Obs: Beba o chá de orégano pelo menos uma vez ao dia para tratar olhos amarelos.

Suco de limão

O que você precisa: 2 limões, espremedor de frutas, 1 copo de água morna e mel a gosto.

 Instruções:

  • Lave os limões primeiro e depois role-os sobre uma superfície limpa. Isso estimula a produção máxima, permitindo que as fibras liberem o suco.
  • Corte os limões para que você tenha quatro metades.
  • Usando um espremedor manual, extraia o suco de limão de cada metade.
  • Coloque o suco do limão em um copo com água morna. Evite usar água quente, pois isso destrói os benefícios do suco de limão para a saúde.

Obs: Beba este remédio pelo menos uma vez ao dia para tratar olhos amarelos.

Chá de erva cidreira

O que precisa: 3 colheres de sopa de folha de erva-cidreira, 1 xícara de água. 

Instruções: 

  • Adicione as folhas de erva cidreira na água fervente.
  • Deixe descansar por alguns minutos.

 Coe e beba.

Obs: Esse chá pode ser consumido de 3 a 4 vezes por dia.

Alimentos ou bebidas podem causar olhos amarelos?

Existem equívocos com relação aos olhos amarelos ligados a alimentos. Por exemplo, crenças que dizem que comer determinado alimento em grande quantidade ou ingerir muita bebida alcoólica deixa os olhos amarelos.

Contudo, essas são crenças erradas. Pois, como já mostramos anteriormente, a causa está relacionada ao acúmulo de bilirrubina no sangue.

Agora, saiba se olhos amarelos e pinguécula são a mesma coisa!

Olhos amarelos e pinguécula são a mesma coisa?

Às vezes, os olhos amarelos são confundidos com pinguécula, uma condição em que o olho fica com uma lesão amarelada e um pouco elevada. 

Contudo, diferente dos olhos amarelos que têm relação com o excesso da produção de bilirrubina, a pinguécula é causada pela exposição excessiva a raios UV.

Por isso, a fim de evitar confusões, é importante saber a hora de procurar um médico. Saiba mais a seguir!

Quando consultar um médico

É sempre bom estarmos atentos a quaisquer alterações nos olhos. Contudo, é importante ir ao médico caso você note um amarelado significante em seus olhos.

Em alguns casos, outros sintomas podem aparecer, indicando que a situação é mais grave. Dentre eles estão: 

  • Dores abdominais;
  • Urina de cor mais escura;
  • Náuseas e vômitos.

Além disso, é importante também procurar um médico caso seus olhos fiquem amarelos e não voltem para a cor normal entre 24 a 48 horas.

Agora que você já sabe mais sobre o que é o olho amarelo, tenha em mente que é muito importante estar em constante cuidado com seus olhos para manter sua saúde ocular em dia. Para isso você deve visitar regularmente um oftalmologista e também fazer testes de visão com frequência para perceber qualquer alteração visual. 

E, pensando na sua comodidade, conforto e praticidade, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão totalmente online. Afinal, somos uma health tech preocupada em levar melhor qualidade de vida através de tecnologia e inovação. Por isso, desenvolvemos esse teste de acuidade visual com tecnologia exclusiva. 

Assim, mesmo que você não tenha olhos amarelos, você pode manter uma rotina de cuidado com seus olhos e fazer o nosso teste de visão. Então, está esperando o quê para começar a cuidar dos seus olhos? 

Faça agora mesmo nosso teste de visão totalmente online e gratuito!

olhos amarelos o que pode ser - teste de visão

Além disso, você pode aprender ainda mais sobre a saúde dos olhos por meio dos nossos conteúdos completos e saber exatamente o que fazer para cuidar da sua visão. 

Para isso, assine agora nossa newsletter. Dessa maneira você vai receber nossos conteúdos exclusivos! 

Fontes

Verywellhealth

Healthline

Medicalnewstoday

Pickaremedy

Accesseye

Buoyhealth

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *