olhos cansados

Olhos cansados ou vista cansada: como aliviar os sintomas

A fadiga ocular ou fadiga visual, cansaço ocular, vista cansada ou Astenopia, são apenas formas diferentes de descrevermos o cansaço nos olhos ou olhos cansados

Muitas pessoas veem o esforço excessivo como o responsável central pela vista cansada, e sim, este fator está entre os principais causadores da astenopia.

Porém, há doenças dos olhos que são fatores de risco e que também prevalecem como responsáveis pela fadiga ocular. 

O que pode ser olhos cansados?

Todos sentimos um cansaço nos olhos de vez em quando, mas a fadiga ocular é uma sensação específica de cansaço ou até leve dor nos olhos. 

Os olhos cansados nada mais são que o resultado do uso prolongado dos músculos que controlam os movimentos dos olhos. As pessoas que usam lentes corretivas ou que têm olhos secos são mais propensas a desenvolver o cansaço ocular.

Ajustar a iluminação da tela e trabalhar em lugares bem iluminados são duas maneiras simples de prevenir a astenopia. Contudo, não há maneira melhor de prevenir um problema do que conhecer suas causas para evitá-lo, não é mesmo?

Quais são as causas do cansaço ocular?

A vista cansada é o resultado de longos períodos de concentração intensa dos olhos, especialmente em condições que estressam os olhos.

Ambientes com baixa luminosidade, atividades que exigem longos períodos olhando para a tela ou leitura com letras pequenas podem resultar em olhos cansados.

Outro fator que influencia o cansaço ocular é o uso de smartphones, computadores e outros dispositivos eletrônicos, onde o tamanho da fonte é pequeno e a exposição à luz azul pode causar danos aos olhos.

Qual é a relação entre vista cansada e uso de computador?

Ficar olhando fixamente para um computador por um longo período de tempo pode cansar os olhos com facilidade porque as pessoas tendem a piscar com menos frequência. 

Geralmente, as pessoas piscam cerca de 18 vezes por minuto. Este mecanismo naturalmente umedece os olhos.

Mas estudos sugerem que, ao olhar para um computador, as pessoas tendem a piscar cerca de 9 vezes por minuto. Isso causa sintomas como olhos secos e olhos cansados, além de outros prejuízos provocados pela luz das telas.

Qual é a relação entre vista cansada e exposição à luz azul?

A luz do sol é a maior fonte natural de exposição da luz azul, sendo ela benéfica durante o dia, mas não à noite.

Porém, há fontes artificiais de exposição à luz azul como televisores LED de tela plana, luz LED, smartphones, computadores e telas de tablets.

A diferença entre a luz azul do sol e a dos aparelhos eletrônicos está nos seus efeitos. Enquanto a luz natural estimula a produção de vitamina D para o nosso organismo e regula o ciclo natural do sono em nosso corpo, a luz artificial prejudica a nossa visão e sono. 

Como a luz azul dos aparelhos eletrônicos passa pela córnea e pelo cristalino até afetar a retina, ela pode afetar todas as partes dos olhos como a mácula, as lentes, a retina e a córnea. 

Por esse motivo, além de  causar problemas como a degeneração macular,  a exposição excessiva às telas dos aparelhos causa sintomas como olhos cansados, olho seco, insônia, dor de cabeça e estresse.

Qual é a relação entre problemas de visão e olhos cansados?

A fadiga visual pode afetar qualquer pessoa. Porém, problemas preexistentes de visão aumentam significativamente as chances de desenvolver cansaço ocular.

Pessoas com tendência a dores de cabeça, enxaquecas, fotofobia e síndrome do olho seco provavelmente já têm olhos sensíveis. Ao realizar atividades que requeiram esforço ou concentração excessiva dos olhos, essas pessoas estão induzindo a fadiga ocular. 

O ideal é evitar ao máximo esse tipo de atividade para manter os sintomas dos olhos cansados bem longe. Saiba mais sobre isso a seguir!

Quais são os sintomas dos olhos cansados?

O cansaço ocular pode durar alguns minutos, mas, às vezes, persiste por horas. Por isso, ao expor as vistas a esforços excessivos é importante fazer algumas pausas ao longo das tarefas para evitar sentir os sintomas da fadiga ocular mais cedo ou com frequência. 

Os olhos cansados produzem uma série de sintomas, incluindo:

Apesar de a Astenopia ser temporária, melhorar por conta própria e não ter prejuízos permanentes aos olhos nem afetar a visão, é uma condição incômoda. Então, é preferível evitar sempre que possível. 

Para isso, é importante conhecer os fatores de risco dos olhos cansados. Continue lendo para saber mais!

Quais são os fatores de risco da fadiga ocular?

Algumas doenças oculares podem tornar os efeitos do cansaço nos olhos mais problemáticos. Os déficits de visão como hipermetropia, miopia, presbiopia, etc. podem aumentar o risco de olhos cansados.

Esses déficits de visão dificultam o foco dos olhos. Dessa forma, os músculos oculares ficam tensos ao tentar se concentrar em uma atividade que requeira certo esforço visual. 

Da mesma forma, pessoas com tendência a dores de cabeça, fotofobia ou síndrome do olho seco, podem ser mais sensíveis ao desconforto do cansaço visual. Mas, como é possível saber se os sintomas são de olhos cansados ou déficits de visão?

Veja a seguir como diagnosticar a astenopia!

Como saber se estou com a vista cansada?

Sintomas como náusea ou dor intensa nos olhos, requerem diagnóstico médico para verificar se há outros problemas.

Ao procurar um oftalmologista, ele pode pedir um exame detalhado da estrutura de seus olhos usando dispositivos não invasivos, como um oftalmoscópio. Dessa forma você terá um diagnóstico completo.

Porém, muitas vezes os sintomas podem ser causados por exposição à telas, letras ou outros objetivos pequenos e, com alguns minutos de descanso, vem o alívio. Se você está vivenciando este tipo de situação, provavelmente está com os olhos cansados.

Caso este quadro seja comum em seu dia a dia, você pode ter um déficit de visão e suas vistas podem melhorar com correção.

Veja algumas dicas para melhorar o cansaço nos olhos:

Dicas de como relaxar os olhos cansados?

Como não há medicamentos ou procedimentos para aliviar a fadiga ocular, você pode aplicar as estratégias a seguir para minimizar suas chances de desenvolver astenopia ou para controlá-la:

Descanse os olhos

Quando você sentir o cansaço visual chegando, feche os olhos por alguns segundos. Feito isso, olhe para algo que não seja tão pequeno ou detalhado para dar um descanso às vistas. 

Mude a iluminação

Use iluminação adequada quando estiver lendo ou trabalhando. Mesmo se você se sentir confortável com pouca luz, poderá sentir os olhos cansados mais tarde. 

Ajuste o brilho das telas

Configure as telas com brilho suficiente para que haja um contraste confortável para leitura. 

Sente-se a uma distância apropriada

Você deve estar a um braço de distância da tela do computador. Então, procure sentar-se sempre a uma distância apropriada para evitar o cansaço ocular. 

Ajuste o tamanhos das fontes

Ajuste o tamanho da fonte em seu smartphone, tablet ou computador. Uma fonte muito pequena pode ser difícil de ver e favorece a fadiga visual, enquanto uma fonte grande ocupa muito espaço na tela, tornando difícil ler documentos grandes. Use uma fonte clara, sem muitos detalhes que dificultam a leitura, sempre que possível. 

Faça pausas

Se você realizar tarefas que exijam leitura prolongada ou olhar para objetos minúsculos, desvie o olhar a cada 20 minutos ou mais. Feche os olhos ou olhe para algo distante para dar um descanso aos músculos oculares. Você pode se preocupar se isso diminuirá sua produtividade, mas provavelmente aumentará a quantidade de tempo que seus olhos podem permanecer na tarefa.

Aplique uma toalha quente

Aplicar uma toalha embebida em água morna sobre os olhos cansados podem aliviar a dor e desconforto, além de adicionar umidade às vistas, aumentar o fluxo sanguíneo e relaxar os espasmos musculares. Mas, é importante lavar as mãos antes de fazer este procedimento para evitar que bactérias entrem nos olhos. 

Palme seus olhos

Colocar as palmas das mãos sobre os olhos fechados, sem colocar pressão nos olhos, pode aliviar os sintomas do cansaço ocular. 

Use saquinhos de chá

Sacos de chá também funcionam como uma compressa fria e relaxante para os olhos. Após preparar o chá de camomila ou normal, coloque os saquinhos em um recipiente limpo na geladeira.

Depois de esfriar, coloque-os sobre as pálpebras para ajudar a acalmar os olhos e reduzir os sintomas do cansaço ocular. Certifique-se de que lavou bem o rosto e as mãos e tirou as lentes de contato. E não deixe o chá entrar em seus olhos.

Faça exercícios para os olhos

Exercícios para os olhos podem ajudar a aliviar os sintomas da fadiga ocular. Mantenha o dedo a alguns centímetros dos olhos e concentre-se nele. Em seguida, concentre-se ao longe e de volta ao dedo. Repita algumas vezes. Ou feche os olhos, role-os para cima em direção ao teto e depois para o chão. Olhe para a direita e depois para a esquerda.

Melhore a qualidade do ar

Umidificar o ar pode ajudar a aliviar o cansaço ocular. Pois, quando os olhos estão secos, eles se sentem mais cansados.

Você pode usar um umidificador para adicionar umidade ao ar e aos olhos. Um nível de umidade de pelo menos 45% é o melhor. Além disso, ajuste o termostato ou afaste-se das aberturas para que o ar seco não sopre em seu rosto. 

Experimente lágrimas artificiais ou reais

Usar colírios mesmo quando sentir que os olhos estão bem, para mantê-los hidratados, pode evitar que os sintomas voltem. Os colírios de venda livre ou prescritos aliviam os olhos secos e cansados.

Ou, se preferir fazer lágrimas naturais, lembre-se de piscar com mais frequência, especialmente quando estiver usando um dispositivo digital.

Limpe regularmente as telas

Limpar regularmente as telas dos aparelhos eletrônicos é importante para tirar poeira e impressões digitais. As manchas podem reduzir o contraste e criar problemas como brilho e reflexos.

Use óculos com filtro de luz azul

Os óculos que contam com lentes que filtram a luz azul são bastante indicados caso você passe o dia todo em frente ao computador.

As lentes que bloqueiam a luz azul protegem os olhos dos efeitos da luz azul nociva para os nossos olhos. Assim, essas lentes diminuem a sensação de olhos cansados, possíveis dores de cabeça e ajudam até mesmo a dormirmos melhor.

Isso porque a alta exposição á luz azul no período à noite, para pessoas mais sensíveis, pode contribuir para noites mal dormidas e até mesmo para a ocorrência de insônia.

Saiba mais sobre os benefícios da luz azul aqui no nosso conteúdo.

Você sente seus olhos cansados?

Conta pra gente aqui nos comentários se você já usou algumas dessas dicas para aliviar o cansaço nos olhos.

Fontes:

Self.com

Verywellhealth

Bausch

Nvisioncenter

WebMd



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