olhos de recém nascido

Olhos de recém nascido: Covid- 19 em gestante não causa lesões aos olhos do bebe

0
(0)

Será que o Covid-19 pode causar lesões nos olhos de recém nascido? Um estudo foi feito por oftalmologistas brasileiros para o jornal JAMA Ophthalmology aponta que não.

O objetivo do estudo foi analisar se o novo coronavírus causa algum dano nos olhos dos recém nascidos quando a mãe contrai o vírus.

A dúvida surgiu pelo fato de que existem outros vírus que causam algum tipo de dano ao bebê, é o caso do citomegalovírus, o zika vírus, e em outras infecções, como a toxoplasmose.

Neste artigo vamos falar neste artigo sobre o que o estudo concluiu e como a gestante deve se proteger contra o novo coronavírus.

Olhos de recém nascido: estudo brasileiro aponta que não há risco de lesão ocular durante a gestação

Primeiramente, se uma gestante contrai o Covid-19 não há motivo para desespero, pois não existe risco de lesões oculares para os olhos do bebê recém nascido.

A pesquisa coletou dados de 165 recém nascidos de 1 a 18 dias, onde suas mães testaram positivo para o novo coronavírus entre o primeiro e o nono mês de gravidez.

No entanto, os responsáveis pelo estudo afirmam que é preciso novos estudos para comprovar os resultados obtidos na análise. 

A coordenadora da pesquisa, Nilva Simeren Bueno de Moraes, afirma que os estudos irão continuar.

Realizado pela Unifesp, o estudo conta com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que tem como presidente José Beniz Neto.

O presidente disse o quanto é importante seguir investindo em ciência e tecnologia no Brasil e no mundo, para que esses estudos continuem a todo vapor.

O projeto de estudo

O artigo feito pelos oftalmologistas brasileiros levou o nome de ”Ocular Assessments of a Series of Newborns Gestationally Exposed to Maternal covid-19 Infection”.

Que em portuguẽs se traduz por ”Avaliações oculares de recém-nascidos expostos durante a gestação à infecção materna por covid-19”.

O grupo de médicos é especializado em retina e vítreo e foram os responsáveis pelas coletas de dados e amostras de bebês recém nascidos de hospitais públicos e privados.

A pesquisa foi realizada pelos médicos Olívia Pereira Kiappe, Natasha Ferreira Santos da Cruz, Paulo Alberto Cervi Rosa e Luciana Arrais.

Nas análises os médicos procuraram sinais e sintomas de doenças oculares nos bebês como a retinopatia da prematuridade, infecções congênitas e alterações no reflexo vermelho.

Estas análises incluíram apenas os recém nascidos cujo as mães estavam infectadas pelo covid-19.

 A fase do estudo ocorreu de abril até novembro de 2020, em três maternidades de SP.

Conclusão do estudo sobre os olhos de bebês recém nascido

O estudo concluiu que a maioria dos bebês não tiveram nenhum dano nos olhos e os poucos que tiveram foi em uma taxa bem leve, quase nada.

Desta forma os dados coletados de bebês com mães infectadas durante a gestação pelo Covid-19 demonstra que contrair o vírus não causa danos oculares aos recém nascidos.

O impacto do Covid 19 na gestação

O especialista em medicina materno-fetal Jeanne Sheffield, afirma que é preciso se informar sobre os riscos que o novo Covid-19 pode trazer para as grávidas.

O médico explica que quando a gestante contrair alguma infecção seu sistema imunológico muda e pode deixar a gestante mais vulnerável à saúde.

Portanto, uma grávida que contrai o Covid-19 tem um risco maior na gestação. 

Mulheres grávidas devem ser vacinadas contra a gripe (influenza), pois as gestantes que pegam gripe podem ficar bem doentes e com febre alta, o que gera um risco para o bebê.

Por fim, as gestantes, puérperas e lactantes devem se vacinar contra a Covid-19 no Brasil, desde que pertençam a um dos grupos prioritários, especialmente se tiverem alguma comorbidade.

Essa é uma orientação do Ministério da Saúde, que tem como base estudos nacionais e internacionais que avaliaram os riscos e os benefícios de imunizar mulheres nessas condições.

Como evitar o Covid-19 na gravidez

Atitudes que podem ajudar a evitar o contagio, por exemplo:

  • Mantenha o distanciamento físico
  • Evite aglomerações
  • Use máscara
  • Lave as mãos
  • Use álcool gel nas mãos
  • Evite muitas idas ao consultório médico

Então você está ou conhece alguém que está gestante e se cuidando contra o Covid-19? Conta pra gente como você tem sido. Aliás lembre-se que o vírus pode ser contraído também pelos olhos!

Em suma, a prevenção é sempre o melhor caminho, portanto  se você estiver grávida, mantenha o seu médico informado.

Quaisquer sintomas como vermelhidão nos olhos, tosse, gripe ou febre, procure um médico é ele quem vai saber se é necessário fazer o teste de Covid-19.

E falando em teste, que tal fazer o nosso teste de visão e saber como está a saúde dos seus olhos? Nosso teste é feito por especialistas, é online e gratuito!

olhos de recém nascido - teste de visão
Gostou do conteúdo? Mas não vá ainda! Deixe um comentário que em breve vamos te responder.

Fontes:

Opticanet.com.br

Hopkinsmedicine

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *