Olhos de recém nascido: Covid- 19 em gestante não causa lesões aos olhos do bebe

olhos de recém nascido
  • por
0
(0)

Será que o Covid-19 pode causar lesões nos olhos de recém nascido? Um estudo foi feito por oftalmologistas brasileiros para o jornal JAMA Ophthalmology aponta que não.

O objetivo do estudo foi analisar se o novo coronavírus causa algum dano nos olhos dos recém nascidos quando a mãe contrai o vírus.

A dúvida surgiu pelo fato de que existem outros vírus que causam algum tipo de dano ao bebê, é o caso do citomegalovírus, o zika vírus, e em outras infecções, como a toxoplasmose.

Neste artigo vamos falar neste artigo sobre o que o estudo concluiu e como a gestante deve se proteger contra o novo coronavírus.

Olhos de recém nascido: estudo brasileiro aponta que não há risco de lesão ocular durante a gestação

Primeiramente, se uma gestante contrai o Covid-19 não há motivo para desespero, pois não existe risco de lesões oculares para os olhos do bebê recém nascido.

A pesquisa coletou dados de 165 recém nascidos de 1 a 18 dias, onde suas mães testaram positivo para o novo coronavírus entre o primeiro e o nono mês de gravidez.

No entanto, os responsáveis pelo estudo afirmam que é preciso novos estudos para comprovar os resultados obtidos na análise. 

A coordenadora da pesquisa, Nilva Simeren Bueno de Moraes, afirma que os estudos irão continuar.

Realizado pela Unifesp, o estudo conta com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que tem como presidente José Beniz Neto.

O presidente disse o quanto é importante seguir investindo em ciência e tecnologia no Brasil e no mundo, para que esses estudos continuem a todo vapor.

O projeto de estudo

O artigo feito pelos oftalmologistas brasileiros levou o nome de ”Ocular Assessments of a Series of Newborns Gestationally Exposed to Maternal covid-19 Infection”.

Que em portuguẽs se traduz por ”Avaliações oculares de recém-nascidos expostos durante a gestação à infecção materna por covid-19”.

O grupo de médicos é especializado em retina e vítreo e foram os responsáveis pelas coletas de dados e amostras de bebês recém nascidos de hospitais públicos e privados.

A pesquisa foi realizada pelos médicos Olívia Pereira Kiappe, Natasha Ferreira Santos da Cruz, Paulo Alberto Cervi Rosa e Luciana Arrais.

Nas análises os médicos procuraram sinais e sintomas de doenças oculares nos bebês como a retinopatia da prematuridade, infecções congênitas e alterações no reflexo vermelho.

Estas análises incluíram apenas os recém nascidos cujo as mães estavam infectadas pelo covid-19.

 A fase do estudo ocorreu de abril até novembro de 2020, em três maternidades de SP.

Conclusão do estudo sobre os olhos de bebês recém nascido

O estudo concluiu que a maioria dos bebês não tiveram nenhum dano nos olhos e os poucos que tiveram foi em uma taxa bem leve, quase nada.

Desta forma os dados coletados de bebês com mães infectadas durante a gestação pelo Covid-19 demonstra que contrair o vírus não causa danos oculares aos recém nascidos.

O impacto do Covid 19 na gestação

O especialista em medicina materno-fetal Jeanne Sheffield, afirma que é preciso se informar sobre os riscos que o novo Covid-19 pode trazer para as grávidas.

O médico explica que quando a gestante contrair alguma infecção seu sistema imunológico muda e pode deixar a gestante mais vulnerável à saúde.

Portanto, uma grávida que contrai o Covid-19 tem um risco maior na gestação. 

Mulheres grávidas devem ser vacinadas contra a gripe (influenza), pois as gestantes que pegam gripe podem ficar bem doentes e com febre alta, o que gera um risco para o bebê.

Por fim, as gestantes, puérperas e lactantes devem se vacinar contra a Covid-19 no Brasil, desde que pertençam a um dos grupos prioritários, especialmente se tiverem alguma comorbidade.

Essa é uma orientação do Ministério da Saúde, que tem como base estudos nacionais e internacionais que avaliaram os riscos e os benefícios de imunizar mulheres nessas condições.

Como evitar o Covid-19 na gravidez

Atitudes que podem ajudar a evitar o contagio, por exemplo:

  • Mantenha o distanciamento físico
  • Evite aglomerações
  • Use máscara
  • Lave as mãos
  • Use álcool gel nas mãos
  • Evite muitas idas ao consultório médico

Então você está ou conhece alguém que está gestante e se cuidando contra o Covid-19? Conta pra gente como você tem sido. Aliás lembre-se que o vírus pode ser contraído também pelos olhos!

Em suma, a prevenção é sempre o melhor caminho, portanto  se você estiver grávida, mantenha o seu médico informado.

Quaisquer sintomas como vermelhidão nos olhos, tosse, gripe ou febre, procure um médico é ele quem vai saber se é necessário fazer o teste de Covid-19.

E falando em teste, que tal fazer o nosso teste de visão e saber como está a saúde dos seus olhos? Nosso teste é feito por especialistas, é online e gratuito!

olhos de recém nascido - teste de visão
Gostou do conteúdo? Mas não vá ainda! Deixe um comentário que em breve vamos te responder.

Fontes:

Opticanet.com.br

Hopkinsmedicine

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *