Olhos irritados, sintomas, tratamento e ajuda médica.

olhos irritados
  • por
5
(3)

Já ficou com os olhos irritados? São muitas as causas que podem contribuir para a irritação ocular. Dessa forma,  o sintoma da irritação costuma ser sensação de algo incomodando os olhos. 

Antes de mais nada, vamos mostrar o que é a irritação dos olhos. Além disso, mostraremos suas principais causas e como combatê-la adequadamente.

Sintomas comuns de olhos irritados

Primeiramente, entendermos os sinais de olhos irritados:

Causas de olhos irritados

A irritação nos olhos é uma queixa relativamente comum, porém não deve ser subestimada.

Em caso de olhos vermelhos sem explicação, considere uma visita ao oftalmologista, pois o olho humano é ótimo em nos avisar quando algo está errado. Agora, confira os motivos ue levam a olhos irritados.

Alergias que causam olhos irritados

Antes de tudo, as alergias acontecem quando o agente invasor, chamado alérgeno, entra em contato com a mebrana do olho, bem como em outros casos de alergia.

Os sintomas normalmente ocorrem após a exposição aos alérgenos, Por exemplo, se você é alérgico a pêlos de animais, pode sentir coceira nos olhos se for exposto à pelos.

O tratamento é focado no alívio dos sintomas, desde que a irritação não evolua.  Medicamentos orais ou colírio para os olhos são o padrão, porém, o médico pode prescrever medicamentos ou injeções para alergia juntamente com tratamento, caso os sintomas sejam persistentes.

Elementos para irritação

A exposição dos olhos a fumaça, poeira ou vapores de substâncias químicas eventualmente causam irritação.

Além de ficarem vermelhos e lacrimejantes após exposição, seus olhos também podem, eventualmente, ter uma sensação granulada, como areia nos olhos.

Em muitas das vezes, só o fato de lavar bem em água corrente com eles bem abertos por  de 15 a 20 minutos, já pode, inclusive, aliviar os sintomas.

A exposição a alguns destes elementos irritantes, porém, pode causar danos permanentes ou mesmo queimaduras nos olhos. Portanto, use EPIs.

Procure atendimento médico imediato mesmo depois de lavar os olhos, por segurança.

Objetos estranhos

Objetos estranhos eventualmente podem entrar em contato com os olhos e causar irritação. Eles podem, às vezes, ser pequenos como um cílio solto ou maior, como um pedaço de vidro.

Alguns desses, porém, podem causar danos sérios, além da e irritação ocular.

Assim, se você suspeita que um objeto estranho está em seu olho, procure um médico imediatamente.

O tratamento compreende remover o corpo estranho em seu olho, e dependendo do objeto, seu médico pode prescrever antibióticos para prevenir infecções.

Tensão ocular digital

Você pode sentir irritação nos olhos ao ficar por muito tempo na frente do computador, telefone ou tablet. Esse problema, tão contemporâneo e, ao mesmo tempo perigoso, chama-se síndrome ocular digital.

Além disso já citado, os sintomas podem incluir fadiga ocular, dores de cabeça, olhos secos, dor no pé e nos ombros.

Os sintomas da fadiga ocular digital, porém são temporários e diminuem quando você interrompe o uso do computador, celular e telas em geral. Portanto, siga a recomendação abaixo

O instituto American Optometric Association, recomenda a regra 20-20-20, associada ao uso de dispositivos eletrônicos, onde a recomendação é 20 segundos olhando para algo a pelo menos 6 metros de distância a cada 20 minutos de trabalho.

Olhos secos

As lágrimas são as responsáveis em manter os olhos úmidos e lubrificados. Quando a quantidade ou a qualidade das lágrimas é insuficiente, nesse interim nossos olhos ficam com aspecto de secos.

A sensação de olho seco pode ser tratada com medicamentos de uso livre, Alguns desses medicamentos podem ser lágrimas artificiais ou soro fisiológico. Casos mais graves, porém, exigem a visita a um oftalmologista, que irá prescrever algo específico.

Algumas mudanças no dia a dia como, por exemplo: parar de fumar, reduzir o tempo nas telas e usar óculos escuros podem ajudar.

Infecções que causam olhos irritados

As infecções nos olhos, podem surgir a partir de bactérias, vírus ou fungos, podendo causar irritação dentro dos olhos e ao redor deles.

Os sintomas incluem inchaço das membranas ao redor do olho, vontade de esfregar os olhos, secreção de pus ou muco, e eventual formação de crostas nas pálpebras ou cílios.

O tratamento indicado vai depender causa. As infecções virais normalmente são leves e se resolvem em uma ou duas semanas ocasionalmente. Para uma infecção bacteriana, porém, o médico irá prescrever antibióticos em colírio. 

As infecções oculares causadas por fungos, entretanto, podem ser tratadas com medicamentos antifúngicos em gotas ou comprimidos. Em casos graves, eventualmente pode ser necessário injetar medicamentos antifúngicos diretamente nos olhos .

Calázio ou hordéolo

Esta condição é uma infecção bem comum nos olhos, e se você ainda não a teve, provavelmente algum dia terá. O nome mais conhecido para o chiqueiro nos olhos, é o hordéolo. Por ser comum, normalmente desaparece sozinho, porém requer atenção. O problema pode se agravar se não tratado corretamente.

O aspecto do calázio pode ser um caroço dolorido localizado na borda do olho, ocasionalmente se parecendo também como uma espinha cheia de pus, causando dor e inchaço ao redor da pálpebra.

Fazer compressas quentes pode ajudar no tratamento, porém, se houver uma infecção persistente, o médico pode indicar antibióticos ou, raramente, cirurgia para drenar o pus.

Canal lacrimal bloqueado

Geralmente as lágrimas dos olhos são drenadas pelos canais lacrimais e vão para o nariz, onde são reabsorvidas. Caso você tenha o canal lacrimal bloqueado, isso não ocorre e, portanto, pode ser a causa da irritação.

Os sintomas adicionais incluem formação de crostas nas pálpebras, dor no canto interno do olho e, eventualmente, infecções oculares recorrentes.

O tratamento pode incluir a dilatação do canal lacrimal, ou, raramente, a colocação de um pequeno tubo para permitir a drenagem. Em casos mais graves, recomenda-se cirurgia para abrir uma passagem por onde as lágrimas possam ser drenadas.

Outras condições inflamatórias dos olhos 

Blefarite

Essa condição pode ocorrer com frequência, dificultando o tratamento e é caracterizada pela inflamação das pálpebras. Sua causa normalmente está ligada a bactérias, ou por problemas na produção de óleo, próximo aos olhos.

Rosácea ocular

Essa é uma enfermidade dermatológica crônica que surge na pele do rosto. Aproximadamente 50% dos pacientes com rosácea apresentam inflamações oculares com sintomas semelhantes à conjuntivite, olhos secos, coceira e vermelhidão.

Glaucoma

O glaucoma é caracterizado por danos ao nervo óptico. Pessoas com esta doença costumam apresentar olhos secos como um efeito colateral da medicação. Alguns outros tipos de glaucoma podem causar dores nos olhos.

Artrite reumatóide

Esta doença inflamatória crônica, pode ocasionalmente afetar outras partes do corpo. Os olhos secos são um sintoma clássico da artrite reumatoide, relacionado aos olhos, e a parte branca do olho também pode ficar inflamada e dolorida.

Tumor cerebral

Se caso um tumor cerebral estiver localizado dentro ou próximo a uma parte associada à visão, você poderá ter visão turva, dupla ou até cegueira.

Cefaleia salva

A cefaleia salva é um distúrbio incomum de cefaleia em que as pessoas sentem dores fortes e frequentes, que podem durar de 15 minutos a 3 horas. A dor costuma ser perto do olho, causando vermelhidão, lacrimejamento e inchaço das pálpebras.

Esclerose múltipla

Problemas com a visão podem eventualmente ser um fator precoce da esclerose múltipla. Nesse interim, os sintomas oculares relacionados à esclerose múltipla podem incluir visão embaçada, visão acinzentada e redução da visão e o tratamento pode ser desde cuidados domiciliares com os olhos, colírios antibióticos, sprays nasais e esteróides.

Se você tem alguma doença crônica ou recorrente que esteja causando irritação, procure um médico imediatamente.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, uma membrana mucosa transparente que recobre o olhom cuja inflamação eventualmente causa vermelhidão no branco dos olhos.

A causa da conjuntivite contagiosa pode ser através de vírus, bactérias e fungos. O tratamento pode incluir remédios caseiros, terapias OTC e medicamentos prescritos pelo oftalmologista. 

Úlcera da córnea

A úlcera da córnea é uma erosão ou ferida aberta na superfície da córnea, são comuns em pessoas que usam lentes de contato, principalmente se usarem durante a noite. No entanto, as úlceras da córnea podem causar muita dor, sensibilidade à luz e vermelhidão.  

Triquíase

Nossos cílios podem ficar mal direcionados ou crescer na direção errada, e na linguagem médica chamamos isso de triquiase. Às vezes, pode ocorrer de forma muito sutil e você acaba nem percebendo ao se olhar no espelho. Porém, pode ser que os cílios sejam ásperos e causem o dano, Portanto, cuidado com seus cílios.

Seu tratamento consiste em depilar ou retirar os cílios agressivos com auxílio de um profissional. Os cílios crescem novamente em cerca de dois a três meses, este é o seu ciclo normal de crescimento.

Condições e medicamentos que podem causar olhos irritados

Alergias

As causas das alergias podem estar relacionadas ao clima, da mesma forma que alergia à pêlos de animais domésticos. Olhos coçando, lacrimejantes, inchados e vermelhos são sinais de uma conjuntivite alérgica,que é uma inflamação da membrana que cobre a parte branca dos olhos. Muitas vezes ocorre junto com os sintomas de alergia nasal.

Solução: faça uma compressa com água fria para aliviar a coceira nos olhos, e logo depois aplique um colírio, se eventualmente for necessário.

Elementos irritantes

São muitas as causas que podem deixar seus olhos vermelhos e coçando, por exemplo, fumaça de cigarro, vapores químicos, etc.

Solução: enxágue os olhos com água limpa e morna e use lágrimas artificiais lubrificantes para acalmar a irritação.

Objetos estranhos

Elementos como a areia e sujeira podem causar irritação nos olhos. Estes corpos estranhos podem,frequentemente, arranhar a córnea e a cobertura transparente da frente do olho. Seus sintomas incluem dor, vermelhidão, eventualmente aumento da dor quando os olhos são fechados.

Solução: se você tem a sensação de que algo está preso em seu olho, lave-o com água, não toque dentro dos olhos e nem tente remover o objeto. Finalmente, vá a um hospital.

Lentes de contato

As lentes podem, eventualmente irritar a córnea, bem como gerar mais problemas. Nunca use lentes de contato quando seus olhos estiverem vermelhos e irritados.

Solução: sempre desinfete suas lentes antes de usá-las, e troque-as constantemente, dentro do recomendado.

Infecções: Podem causar olhos vermelhos e coceira intensa, caracterizando, por vezes,  conjuntivite.

Solução: prioritariamente, o tratamento das infecções oculares podem ser caseiros,  dependendo dos sintomas. Em casos mais graves, vá até um oftalmologista imediatamente.

Tratamentos para olhos irritados 

  • Se você está com a sensação de areia dentro dos olhos, tente piscar várias vezes até que saia. Se não funcionar, lave seus olhos com soro fisiológico ou água corrente por alguns minutos.
  • No caso de algum objeto atingir seu olho, você pode usar uma pequena compressa fria até aliviar a dor e o inchaço. 
  • Para corte ou perfuração, coloque uma fita protetora, com um fundo de gaze ou papel, sobre ele e, em seguida, procure atendimento médico.
  • Se houver contato de produtos químicos com os olhos, lave-os com água limpa em abundância e, em seguida, procure um pronto socorro.

Como manter os olhos saudáveis

Para manter seus olhos sempre saudáveis e protegidos, nós separamos algumas dicas:

  • Dê um tempo aos seus olhos. Portanto, evite uso de maquiagem ou rímel em excesso, e nunca compartilhe suas maquiagens.
  • Mantenha seus olhos sempre úmidos. Os olhos secos têm maior chance de ter inflamações, portanto fique longe da fumaça do cigarro e, por exemplo, do ar condicionado.
  • Cuide das suas lentes de contato e, inclusive, lave sempre as mão antes de colocá-las.
  • Por fim,vá ao oftalmologista. Pelo menos duas vezes ao ano.
  • Primordialmente, use EPIs sempre que necessário

Quando visitar um médico em caso de olhos irritados

Antes de tudo, quando o problema passa de uma simples irritação para uma lesão nos olhos, busque ajuda médica. Por isso, procure atendimento médico mesmo que os sintomas não pareçam tão sérios. Ainda mais quando a lesão for algo como:

  • Olhos cortados ou perfurados
  • Contato de produtos químicos com os olhos
  • Sintomas que causam distúrbios visuais como visão turva ou embaçada 

Finalmente, é muito importante saber quando procurar um oftalmologista. Frequentemente as pessoas acabam se esquecendo da saúde dos olhos, da mesma forma que se esquecem da saúde em geral. Não perca a chance de ter sua visão checada por nossos especialistas! 

olhos irritados - teste de visão

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *