olhos machucados

Olhos machucados: acidentes podem colocar a visão em risco

0
(0)

As pessoas costumam dar pouca importância aos acidentes oculares. A verdade é que em questão de segundos você pode ter seus olhos machucados por algo simples, como um acidente doméstico, por exemplo. O pior é que muitas lesões podem ter consequências sérias.

Nestes casos, felizmente, a maioria das pessoas não sofrerá perda permanente da visão com o tratamento adequado. Contudo, mesmo uma deficiência visual parcial pode mudar suas vidas. 

Por isso, neste artigo vamos abordar acidentes de trabalho entre outros. Inclusive acidentes bobos, mas com exemplos reais, que levam, anualmente, milhares de pessoas a terem seus olhos feridos.

Então, continue lendo para saber mais!

Olhos machucados em casa: acidentes domésticos e a saúde dos olhos

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), só no Brasil acontecem cerca de 150 mil acidentes oculares por ano. Nos EUA, 2,5 milhões de lesões oculares ocorrem anualmente e, desse número, mais de um milhão acontecem em casa. 

Tarefas domésticas comuns, são responsáveis pela maioria dos ferimentos relacionados aos olhos. Pode parecer absurdo, mas fazer o café da manhã ou mesmo o almoço e jantar envia mais pessoas ao pronto-socorro a cada ano do que fogos de artifício, por exemplo. 

Isso acontece porque respingos de gordura fazem com que milhares de pessoas corram para um tratamento de emergência devido a ocorrência de olhos machucados. 

Além disso, os produtos químicos domésticos comuns, utilizados na limpeza, também são responsáveis por muitas lesões oculares graves. Isso, somado a objetos pontiagudos ou estilhaços de utensílios quebrados.

Uma outra prática responsável por um alto número de olhos machucados anualmente é a de esportes. Saiba mais a seguir!

Olhos machucados na prática de esportes

Acidentes esportivos e lesões oculares relacionadas ao trabalho também são muito comuns. Podemos tomar como exemplo de olhos machucados no esporte o caso do jogador de beisebol Matt Imhof. Matt estava treinando com os Phillies (time de beisebol americano) em 2016 quando perdeu o olho direito em um acidente estranho. 

Apesar de os atletas profissionais saberem que existem perigos associados ao seu esporte, as crianças não pensam nisso. Então, a maioria das lesões oculares sofridas por crianças em idade escolar estão relacionadas aos esportes e são a principal causa de cegueira infantil.

Entre os esportes com maior risco de lesões oculares estão: 

  • Paintball;
  • Beisebol;
  • Basquetebol;
  • Tênis e outros esportes com raquete;
  • Vôlei;
  • Artes marciais e boxe;

Nesses casos, os óculos de proteção podem evitar a maioria das lesões, mas raramente são usados durante as atividades.

Continue lendo e conheça as 5 causas comuns de olhos machucados no trabalho!

Olhos machucados no trabalho: 5 causas comuns

Se você trabalha regularmente perto de luzes fortes ou produtos químicos cáusticos, provavelmente foi avisado sobre a possibilidade de ter seus olhos machucados no trabalho.

No entanto, mesmo com os avisos e requerimentos de cuidados, milhares de lesões oculares ocorrem em locais de trabalho a cada ano. E, em muitos casos, os funcionários não tinham ideia de que estavam em risco, então não sentiram nada até que fosse tarde demais para começar um tratamento.

Por isso, fizemos uma lista com as 5 causas mais comuns de cegueira devido a acidentes de trabalho.

Objetos estranhos

Embora nossos olhos sejam projetados para resistir a objetos voadores, cílios e respostas de piscar rápido não substituem a proteção adequada para os olhos. 

Areia e outras partículas representam uma ameaça diária para a função do olho. Além de que projéteis, vidro e outros detritos são ainda mais perigosos. 

Muitas vezes, os trabalhadores podem sofrer pequenos arranhões ou cortes no globo ocular e só procurar atendimento médico após dias de irritação, quando é provável que o dano tenha piorado ou infectado.

Fadiga ocular

A maior parte dos trabalhadores atualmente usa um computador diariamente como parte de seu trabalho. Essa exposição ao longo da vida pode enfraquecer os músculos dos olhos, causar perda prematura da visão e até cegueira temporária ou parcial. 

Além disso, os trabalhadores que realizam tarefas finas e detalhadas – como costura ou cirurgia – sem ampliação, têm maior probabilidade de sofrer perda de visão precoce.

Queimaduras 

Os danos de uma queimadura podem ter várias origens e ir muito além da superfície. Calor, fogo, exposição a produtos químicos ou até mesmo um líquido derramado podem entrar no olho de um trabalhador e causar visão irregular ou cegueira em um ou ambos os olhos.

Luzes brilhantes 

Muitos trabalhadores, de salva-vidas a soldadores, são regularmente expostos a luzes brilhantes. No entanto, muitos outros funcionários correm o mesmo risco e não recebem medidas de segurança adequadas, especialmente nos casos em que um acidente tenha causado uma explosão ou um clarão de um objeto elétrico defeituoso.

Lesões na cabeça 

Os trabalhadores podem facilmente sofrer de cegueira causada por trauma na cabeça, seja por um impacto repentino ou um ferimento na cabeça que resulta em dano cerebral, nos nervos oculares. Escorregões, tropeções, quedas e até acidentes de carro sofridos durante o trabalho podem causar traumas no rosto ou na cabeça, gerando danos irreparáveis ​​à visão.

Além disso, certos acidentes bobos também podem resultar em olhos machucados. Veja a seguir!

Acidentes bobos que resultaram em olhos machucados

É comum aparecerem casos de olhos machucados devido a acidentes bobos. Por isso, trouxemos dois casos reais de acidentes que poderiam ter tido consequências gravíssimas.

O primeiro é uma mulher de Michigan que quase perdeu a visão depois de confundir um frasco de cola de unha com colírio.

Era por volta de 1h da manhã, quando Yacedrah Williams acordou e queria tirar suas lentes de contato, mas seus olhos estavam muito secos.

Então, ela enfiou a mão dentro da bolsa e pegou o que ela pensou ser seu colírio e quando ela percebeu que tinha pegado a cola de unha, era tarde demais. A sorte é que ela conseguiu lavar muito bem os olhos e ser socorrida a tempo de evitar o pior.

O outro caso aconteceu no Brasil. Ao tentar higienizar as mãos em um daqueles totens de álcool em gel que ficam na entrada dos estabelecimentos, Rafaela, uma menina de 3 anos, pisou no pedal e o jato de álcool foi direto nos olhos da menina.

Neste segundo caso, como o socorro foi adiado, Rafaela teve as córneas queimadas. Apenas após 2 meses de tratamento foi possível recuperar totalmente a visão da menina de 3 anos.

Já machucou os olhos em algum acidente?

Agora que você já sabe que podemos ter nossos olhos machucados por coisa boba, é necessário ter atenção. Então, use proteção quando praticar esportes ou outras atividades que exijam a proteção ocular.

Mas, em casos de acidentes, busque ajuda médica imediatamente. Afinal, o socorro na hora certa pode salvar sua visão. 

Além disso, é importante cuidar frequentemente dos seus olhos. Para isso, além de manter bons hábitos, você deve fazer exames regulares para acompanhar suas vistas.

Para facilitar a sua vida nesse processo, nós desenvolvemos um teste de visão totalmente online, com tecnologia exclusiva para seu conforto e precisão na hora do exame. Assim, você pode fazer o teste sem sair de casa e na hora que quiser. Então, comece agora a cuidar dos seus olhos.

Realizar o teste de visão totalmente online e gratuito

olhos machucados - teste de visão

E então, você já machucou seus olhos em algum acidente? Diga pra gente nos comentários, aproveite e fale também o que você achou deste conteúdo!

Fonte

Abc7

Floridaeye

Mfrlawoffice

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *