Sensação de olhos pesados: será que a pandemia do Covid-19 contribui pra isso?

olhos pesados
  • por
5
(2)

Inúmeros fatores contribuem para que sintamos os olhos pesados no dia a dia. Contudo, devido ao excesso de exposição às telas, a pandemia contribui com o aumento dessa sensação de olhos cansados.

Além disso, a falta de cuidado com o cansaço ocular pode acarretar em outros problemas de visão. Porém, é possível aliviar os sintomas de vistas pesadas e cuidar bem dos seus olhos tomando as medidas adequadas. E, principalmente se você está sentindo alterações na visão, é importante tomar estas medidas imediatamente.

Por isso, desenvolvemos este artigo te mostrando o que você precisa fazer para aliviar o efeito de olhos pesados. Continue lendo para saber mais e aprenda a cuidar da sua saúde ocular de maneira efetiva!

Efeito de olhos pesados: o cansaço ocular aumenta no segundo ano de pandemia

À medida que a pandemia atinge seu segundo ano, algumas pessoas estão experimentando um efeito colateral inesperado que é o efeito de olhos pesados.

A Dra. Joelle Zagury, optometrista de Ottawa, disse que o aumento do tempo na tela e menos tempo fora de casa são dois dos maiores contribuintes para o cansaço visual.

“Mesmo na pré-pandemia, muitas pessoas têm empregos baseados no computador e muitos trabalhos dos alunos agora são mediados digitalmente”, disse Zagury. “O que isso criou foi esse tipo de fadiga ocular.” Dessa forma, muitos estão lutando contra a secura e o cansaço visual. Embora isso seja normalmente visto em pessoas mais velhas, Zagury disse que ela se tornou mais comum em crianças e adultos jovens.

Sam Bryant, um estudante de ciências políticas de 22 anos da Universidade Wilfrid Laurier, é um deles. Depois de uma recente visita ao optometrista, ele disse que sua prescrição mudou drasticamente. Embora tenha usado óculos para combater sua miopia por vários anos, Bryant disse que começou a ter problemas para ler textos na tela do computador em fevereiro.

Os pesquisadores chamam isso e situações semelhantes de “síndrome da visão do computador”. “(A síndrome) inclui fadiga ocular, olhos secos, dores de cabeça e visão turva intermitente após trabalhar muito tempo com um computador, iPads, tablets, telefones celulares e outras telas digitais”, disse Leat por e-mail. 

Enquanto Bryant usava óculos antes da pandemia, pessoas com visão perfeita antes do ataque do COVID-19 também viram um declínio em sua visão. Patricia Hammond, uma estudante de educação de 21 anos da Memorial University of Newfoundland, disse que enfrenta a síndrome da visão computacional desde meados de seu semestre de outono de 2020.

Contudo, apesar de muitas vezes ser difícil evitar a exposição às telas, é possível aliviar o cansaço ocular. Saiba mais a seguir!

Maneira de aliviar os olhos pesados e a vista cansada

Algumas medidas podem contribuir para aliviar o efeito de olhos pesados em nosso dia a dia. Para ajudá-lo a cuidar da saúde dos seus olhos, separamos as providências mais importantes que você pode começar a tomar ainda hoje para aliviar o cansaço ocular.

Use óculos com filtro de luz azul

Algumas práticas que adotamos para nos proteger na pandemia como manipular água sanitária, o uso constante de máscaras,  e a decisão de adiar exames de vista somando ao tempo excessivo de exposição às telas são alguns dos fatores que comprometem a saúde dos olhos.

O impacto visual tem ocorrido de diversas maneiras, por isso, é crescente o número de pessoas sofrendo de vistas cansadas.

Claro que diminuir o tempo diante das telas é fundamental para reduzir os efeitos dos olhos pesados. Contudo, o cansaço visual ocorre porque a intensa luz azul emitida pelos dispositivos eletrônicos ferem nossos olhos. Além disso, a luz azul desses aparelhos interrompe nosso ciclo de sono-vigília, energizando o cérebro e inibindo a produção de melatonina (o hormônio que inicia o sono). 

Mas, se você é uma dessas pessoas que está sofrendo com os olhos pesados, não se preocupe, pois há muitas opções para reduzir esse efeito.

Os óculos com filtro de luz azul, por exemplo, é uma alternativa bastante prática, pois filtram os raios azuis potencialmente problemáticos vindos das telas, além de estarem disponíveis em inúmeros tipos de lentes. Dessa forma, você tem uma ampla gama de lentes para proteger seus olhos da forma que for mais viável e confortável para você.

Higienize bem seus óculos e acessórios ligados aos olhos

Somando ao óculos certo para proteger seus olhos da luz azul das telas, a preocupação com a limpeza em tempos de pandemia é também frequente. Por isso, é importante escolher corretamente seu limpador de óculos e assim evitar que eles sejam os responsáveis pela contaminação.

Para limpar os óculos, você pode usar um lenço de microfibra, detergente neutro e água corrente ou mesmo um limpador de óculos spray. Dessa forma, você consegue manter suas lentes limpas sem prejudicá-las.

É importante lembrá-lo de não usar álcool no processo de higienização dos seus óculos. Apesar de estar relacionado à limpeza, o álcool pode ser agressivo às lentes.

Evite ficar esfregando os olhos

Uma outra maneira de cuidar da sua saúde ocular é evitando esfregar os olhos. Afinal, nossas mãos estão o tempo todo em contato com bactérias e, ao coçar os olhos, corremos o risco de nos contaminar. 

Além disso, esfregar os olhos pode causar alguns danos, como deslocamento da retina e ceratocone, além de levar a infecções bacterianas. 

Tem observado mudanças na sua visão?

E você, tem observado mudanças na sua visão? Certamente houveram muitas mudanças de rotina em sua vida devido a pandemia, não é mesmo? Por isso, é importante estar atento aos seus olhos e fazer testes regularmente.

Diga pra gente nos comentários, você está cuidando da saúde dos seus olhos? Se tivesse uma forma mais prática de você testar suas vistas, você faria o teste com mais frequência?

Nós da Lenscope desenvolvemos um teste de acuidade visual totalmente online e com tecnologia exclusiva, pensando em facilitar a sua vida. O teste pode ser feito independente se você já usa óculos ou não, o importante é que você consiga acompanhar a saúde dos seus olhos de forma assertiva, prática e rápida.

Então, está esperando o que? Corra e faça agora nosso teste de acuidade visual totalmente online e gratuito!

olhos pesados - teste de visão

Gostou do conteúdo? Continue navegando! Temos muitos artigos para você. Mas antes, aproveite e deixe um comentário abaixo.

Fonte

Capitalcurrent

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *