Olhos saudáveis: aprenda a cuidar e interpretar os sinais de seus olhos

óleo de rícino para sobrancelha
3
(1)

Todo mundo está em busca de saúde, não é? Mas será que damos a devida atenção a cada parte do nosso corpo? No caso dos olhos, é preciso entender os sinais para ter olhos saudáveis. A visão, é fundamental para mantermos um bom desempenho em casa, no trabalho e até dirigindo.

E hoje, como ficamos boa parte do tempo com os olhos em frente às telas do celular, computador etc, está mais complicado manter uma visão saudável.

Entender melhor os nossos hábitos e prestar atenção nos sintomas é uma das primeiras coisas a se fazer para descobrir a origem de problemas, e encontrar os meios de solucionar e prevenir alguns danos que a rotina pode causar à visão.

Mas não se desespere! Ter olhos saudáveis é muito mais simples do que parece!

Sabia que existe uma posição certa para deixar a tela do computador? E você sabe quais são os alimentos adequados que ajudam a ter uma boa visão? Isso é o que você vai entender e aprender com o artigo de hoje, como manter os olhos saudáveis. Vamos lá?

O que fazer para ter olhos saudáveis?

Assim como criamos hábitos para mantermos o corpo e mente com saúde, precisamos também criar hábitos pensando na nossa visão.

Coisas simples como lavar bem os olhos e se alimentar adequadamente são fundamentais. Olha só como é fácil ter os olhos saudáveis:

Tenha uma boa higiene das mãos, olhos, óculos e lentes de contato. Assim você evita infecções e alguns problemas como a conjuntivite alérgica.

olhos saudáveis

 Use óculos de sol

Escolha óculos de sol que protejam contra 99% a 100% dos raios UVA e UVB, assim você protege os seus olhos dos raios ultravioleta (que causam catarata e degeneração macular). Além disso, o uso de óculos escuros retarda o aparecimento precoce de rugas ao redor dos olhos.

Coma bem

Todo mundo sabe que comer frutas, legumes e verduras é fundamental para a saúde. E quem quer que a saúde dos olhos fique em dia, deve selecionar alimentos ricos em carotenóides (cores amarela, vermelha, verde e alaranjada de vegetais) pois previnem a deterioração da mácula, responsável por enxergarmos as cores.

Outros bons alimentos para ter olhos saudáveis são os que contêm ômega 3, vitaminas A, E e C, zinco e luteína.

 Descanse os olhos

Se você fica muito tempo com os olhos fixados na tela do celular, computador etc, descanse os olhos a cada 20 minutos, olhando para outro local por 20 segundos.

 Vá regularmente ao oftalmologista

A consulta regular é importante tanto para corrigir problemas, quanto para prevenir danos para a saúde dos olhos.

 Faça exercícios físicos

Fazer exercícios físicos melhora a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação dos olhos e remoção de toxinas.

Além disso, fazendo exercícios você mantem o peso e diminui as chances de doenças oculares relacionadas a obesidade e diabetes tipo 2.

 Essas são dicas essenciais para ter olhos saudáveis, mas ainda tem outras que podem te ajudar a cuidar ainda melhor dos seus olhos, principalmente em época de pandemia. Por isso, fizemos um artigo completo sobre isso!

Saiba como cuidar dos olhos contra o Covid 19 durante a quarentena.

 Uso óculos. Posso ter olhos saudáveis?

Sim, se você seguir as dicas anteriores. Mas, lembre-se que precisa usar os óculos regularmente para que as lentes corrijam o seu problema de visão.

Caso você não os use, o problema irá continuar incomodando. Por isso é importante a consulta regular com o oftalmologista e o uso constante dos óculos.

Então, preste atenção aos sintomas, como: olhos cansados e dor de cabeça. Pois aí pode ser que você precise usar óculos com mais frequência ou corrigir as lentes.

 Usar óculos melhora a visão?

Não há evidências de que o uso constante altere fisicamente os seus olhos a ponto de corrigi-los. Então, os óculos vão ajudar você a enxergar melhor e se adaptar à rotina. Eles não vão consertar os seus olhos, por isso é importante o uso constante das lentes, para evitar desconfortos ao enxergar e para manter os olhos saudáveis.

 Não usar óculos piora a visão         

Na verdade isso é um mito!

Segundo o oftalmologista Dr.Kleyton Barella, do Instituto Penido Burnier de Campinas, o grau pode aumentar quer você esteja usando óculos ou não. Os óculos não são responsáveis pela mudança da refração ocular. Como dito anteriormente, a função dos óculos é corrigir a visão enquanto você estiver usando.

Se você tem miopia, por exemplo, as lentes vão te ajudar a enxergar de longe e evitar que tenha dores de cabeça, visão embaçada, fadiga ocular ou até mesmo olhos lacrimejantes.

 Como saber se o olho está saudável?

Se atente para os seguintes sinais:

 Olheiras

Se você não tem olheiras, pode ficar sossegado. Caso tenha, preste atenção à coloração e ao tamanho: privação do sono, problemas com a tireoide e até anemia podem causar olheiras.

Pálpebras inchadas

É absolutamente normal as pálpebras ficarem inchadas ao acordarmos. Mas, logo depois elas voltam ao normal. Caso você perceba que continuam inchadas pode ser que haja algum sinal de problema ocular ou até mesmo nos rins.

Olhos secos

Se você sentir os olhos secos ao piscar, pode ser que você esteja desidratado ou tenha algum outro problema ocular. Nesse caso, tome bastante líquido e lubrifique também os olhos para uma boa saúde geral.

Olhos vermelhos

Se quiser ter olhos saudáveis não deixe que fiquem irritados, porque isso causa vermelhidão. Mantenha-os limpos e use óculos escuros ao se expor ao sol.

Ramela

É natural os olhos produzirem ramela assim que acordamos, mas se notar um aumento na quantidade dessa secreção fique atento, pois é um sinal de defesa e indica que algo não vai bem com seus olhos. Na dúvida, vá ao oftalmologista.

Brilho dos olhos

Se quiser ter olhos saudáveis você precisa que seus olhos brilhem, de verdade. A falta de brilho nos olhos pode indicar falta de nutrientes, anemia, cansaço, exaustão e preocupações, podendo até indicar depressão.

Não se trata apenas de saúde ocular, mas também de saúde mental. Além disso, é claro que é fundamental estar com os óculos atualizados e com as lentes corrigidas.

Pensando em facilitar a sua vida, aqui na Lenscope nós temos a ferramenta de teste de visão feita por especialistas!  Ela vai te ajudar a descobrir se os seus olhos estão saudáveis, e também na hora de trocar as lentes ou fazer um óculos novo. É rápido e gratuito, você pode realizar o teste do mesmo dispositivo em que estiver lendo esse artigo!

Realizar meu teste de visão online e gratuito! 

Seus olhos dão sinais sobre sua saúde

Estresse

Já sentiu seus olhos tremerem? Isso é sinal de estresse e não um problema no olho em si. Procure relaxar mais para evitar esse incômodo.

Diabetes

Se você estiver com a visão turva consulte um oftalmologista. Esse é um sinal de que você precisa de óculos, mas também pode indicar diabetes.

Até mesmo se você não apresenta nenhum sintoma nos olhos, o exame oftalmológico pode detectar diabetes através de alterações na retina.

Colesterol alto

Note se ao redor do seu olho (no arco da córnea) existe uma espécie de anel branco. Esse pode ser um indicativo de altos níveis de colesterol, apesar de ser também um sinal comum ao envelhecermos.

Então, pra tirar qualquer dúvida, vá ao seu oftalmologista e faça um check up geral para evitar futuros problemas cardíacos.

Pressão alta

Cuide pra manter a sua pressão em níveis normais, pois, se não tratada, a pressão alta pode danificar os vasos sanguíneos da retina, levando à retinopatia hipertensiva.

E isso aumenta o risco de problemas, incluindo a perda da visão. Portanto, não deixe de fazer as suas consultas oftalmológicas regulares.

Alergia

Se você é alérgico, seu olho coça e você tem o hábito de esfregá-los com frequência, tome cuidado para não fazer isso com muita força.

Isso pode deixar a pálpebra mais solta e flácida, o que pode causar rugas e aumentar a entrada de ar, deixando os olhos mais secos.

Retina

Sabe aquelas manchas que flutuam na sua visão? Elas são comuns, mas, se notar um aumento repentino nesse número de moscas volantes vá ao médico, pois isso é um sinal de problemas na retina (uma ruptura ou até descolamento, que pode levar à perda da visão).

Sono

Se seus olhos estão sempre inchados, vermelhos ou irritados e um possível caso de infecção for descartado, tente dormir mais. Olhos saudáveis não combinam com privação do sono! O descanso adequado melhora esses sinais.

Excesso de sol

Muito tempo ao sol sem proteção adequada pode provocar pequenas manchas amareladas na parte branca do olho, como se fossem calos.

Geralmente não há problemas com eles, mas existe a probabilidade de serem cancerosos. Portanto, use óculos com proteção UV ao se expor ao sol.

Icterícia

Olhos amarelados são o principal sinal de icterícia, doença em que o fígado não filtra direito as células que se acumulam e se degradam. Acontece normalmente por causa da hepatite, cálculos biliares ou câncer.

Muito tempo no computador

Se você passa boa parte do dia no computador, depois não sai do celular e ainda assiste tv, provavelmente já reparou que o olho fica seco e também começa a lacrimejar.

Isso é sintoma de fadiga ocular, então procure descansar os olhos das telas!

Forçando os olhos

Ao espirrar ou tossir, pode ser que force seus olhos e acabe rompendo alguns vasos sanguíneos. A coloração avermelhada pode assustar, mas não é sinal de nenhuma doença ocular.

Atenção para ter olhos saudáveis: principais doenças afetam a visão

 Seus olhos estão saudáveis?

Agora que você já sabe tudo sobre olhos saudáveis, que uma dieta balanceada e exercícios físicos também contribuem para uma boa visão, não deixe de fazer a sua visita regular ao oftalmologista. Os exames de rotina são fundamentais para continuar tendo olhos saudáveis e prevenir problemas futuros.

E nós da Lenscope podemos te ajudar a identificar como está a saúde dos seus olhos. Acesse agora, e faça seu teste de acuidade visual online. 

Gostou deste artigo? Comenta aqui embaixo os cuidados que você tem manter os olhos saudáveis.

Tem mais alguma dica pra compartilhar? Adoraríamos saber!

REFERÊNCIAS

Bausch

WebMd

Titane Eye Plus

Vision Source

For eyes

Good House Keeping

Hosc Med

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *