Olhos verdes são os olhos mais raros do mundo? Veja curiosidades

Olhos verdes são os olhos mais raros do mundo? Veja curiosidades
  • por
4.4
(72)

A raridade sempre foi bem vista quando assunto é beleza. Seja em filmes ou livros, pessoas com olhos verdes sempre foram muito admiradas pela raridade da cor de seus olhos.  Por isso, vamos te contar algumas curiosidades e fatos importantes sobre os olhos mais raros do mundo. Inclusive, a probabilidade de ter descendentes com essa cor de olho e como escolher o óculos certo para destacar seu olhar esmeralda.

Porque olhos verdes são os mais raros do mundo

Olhos verdes são tão raros que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes.

Essa realidade se deve ao fato de grande parte da população de algumas localidades possuir olhos verdes, como na Irlanda e Escócia, por exemplo. Segundo o bioestatístico Edmund Custers, em um artigo para a Owlcation, 86% da população de ambos os países têm olhos azuis ou verdes. Da mesma forma, outro país em que essa característica também é mais comum é a Hungria.

Nesse sentido, olhos verdes são mais recorrentes a descendentes de origem celta, germânica e eslava. Também é muito comum encontrar pessoas de olhos esmeraldas na etnia paquistanesa, conhecida como Pashtuns e localmente como “povo dos olhos verdes”.

Olhos Verdes

Foto: Suren Manvelyan | Your Beautiful Eyes

Outras cores de olhos mais raras do mundo

Por mais que seja incomum, o olho verde só não é mais raro do que olhos cinzas, vermelhos e violetas. Por outro lado, a heterocromia, quando cada olho é de uma cor, também é outra característica mais rara do que a cor verde. Confira algumas cores de olhos mais ou tão raras quanto os verdes:

  • Olhos vermelhos

Comum em pessoas com albinismo, olhos vermelhos ocorrem devido à falta de pigmentação. Por causa disso, quando a luz bate, ela reflete a cor vermelha dos vasos sanguíneos que está na parte de trás dos olhos.

  • Olhos cor violeta

Assim como os olhos vermelhos, os violetas existem devido à baixa pigmentação e são mais comuns, também em pessoas albinas. Dependendo de algumas variações de luz, alguns olhos azuis podem parecer violetas. Um nome famoso na indústria do entretenimento com essa cor de olhos é a atriz Elizabeth Taylor.

  • Olhos cor de âmbar

O tom lembra o dourado ou acobreado e está entre os mais raros do mundo. Muito comum no mundo animal, essa característica se deve à concentração de um pigmento chamado “liprocomo”. Você pode ter a sorte de conhecer alguém com essa cor de olho na Europa, partes da Ásia e até mesmo aqui no Brasil.

  • Olhos pretos 

Pode parecer estranho, mas essa é uma cor que não existe naturalmente. Sendo assim, os casos podem acontecer a depender de algumas doenças. Como a aniridia, por exemplo. Nesse caso, o portador não possui a íris. Ou seja, apenas a pupila fica visível. Entretanto, você pode encontrar pessoas com olhos pretos, mas sem um diagnóstico de um transtorno ocular. 

Nesses casos, o olho é, na verdade, castanho com uma grande quantidade de melanina localizada na íris. Dessa forma, fazendo com que o olho pareça preto. Apenas 1% da população carrega essa característica, sendo mais comum em pessoas da África, Ásia ou descendentes de índios americanos.

  • Heterocromia

É quando a íris de cada um dos olhos têm cores diferentes. É uma condição bastante rara em humanos, sendo mais comum em animais mamíferos, domésticos e selvagens. Uma pessoa pode ter um olho de cada cor por diversos motivos.

Qual a causa dos olhos verdes? Descubra sua origem

Mas o que acontece para uma pessoa ter os olhos verdes? Grande parte do motivo se deve à genética. A estrutura interna do olho responsável por determinar a cor do olho é chamada de íris, uma estrutura fina e circular que circunda a pupila.

Contudo, a cor dos olhos não é determinada por diferentes pigmentos, apenas pelo pigmento marrom, chamado melanina. A variedade na cor dos olhos é o resultado de diferentes quantidades de grânulos do pigmento de melanina dentro das células da íris, chamados melanócitos, e determinados geneticamente na primeira infância.

Já os diferentes tons que podem ser percebidos nas cores dos olhos de cada pessoa são determinados por um fenômeno chamado espalhamento de Rayleigh. Assim, dependendo da estrutura física da íris, quantidade de melanócitos e densidade da melanina dentro dos melanócitos, esse fator pode produzir diferentes cores reflexivas, causando os variados tons de azul, verde, castanho, etc.

6 curiosidades surpreendentes sobre olhos verdes

Acha que acabou? Ainda não! Da mesma forma que a cor de olho verde carrega tanta curiosidade, carrega beleza. Então aqui vai 6 fatos surpreendentes sobre olhos verdes e pessoas com a cor de olho ais rara do mundo:

  •  Olhos verdes são os mais herdados 

É uma cor com grande carga genética e, por isso, os mais herdados. Nesse sentido, se os pais ou avós tiverem olhos verdes, a criança pode ter também.

  • Os bebês não nascem com olhos verdes

Os bebês de olhos verdes nascem com olhos azuis ou cinzentos. Depois, passam a ser verdes por volta dos 6 meses. Mesmo depois desse tempo, a cor pode passar por alterações em sua tonalidade.

  • A íris não é verde

Os olhos verdes são uma mistura de pigmentação castanha clara com pigmentos amarelados e um toque de dispersão de Rayleigh. A cor, então, é o resultado de uma baixa concentração de melanina negra e uma alta concentração de melanina amarela.

  • Mulheres têm mais probabilidade de ter olhos verdes

De acordo com um estudo publicado no Journal of Statistics Education, pesquisadores descobriram que quase 18% das participantes do sexo feminino possuem olho verde, contra 12% dos participantes do sexo masculino. Entretanto, ainda é necessário que pesquisadores coletem mais dados sobre o assunto.

  • Pessoas de qualquer etnia podem ter olhos verdes

Embora sejam mais comuns na Europa, pessoas de qualquer etnia podem ter olhos verdes. De caucasianos, africanos, asiáticos aos ilhéus do Pacífico, árabes, hispânicos e os povos indígenas das Américas, todos podem ter olhos verdes. Nesse sentifo, há até mesmo uma população de aldeões no noroeste da China com olhos verdes e azuis.

  • Olhos verdes passam confiança e inteligência

Um estudo conhecido como Psicologia das Cores comprova que as pessoas possuem suas emoções e percepções influenciadas por cores. Tendo isso em mente, alguns testes e questionários constataram que pessoas com olhos verdes transmitem uma sensação maior de confiança e parecem mais inteligentes.

Descubra se os seus filhos terão os olhos verdes

Se você pensa em ter filhos e tem alguém na família com olhos verdes, é possível que seu filho(a) tenha essa cor de olho. E você pode descobrir isso por meio de um gráfico de grade simples, o famoso Quadrado de Punnett. Trata-se de uma tabela preenchida com as características genéticas de um dos pais nas linhas superiores e as do outro pai nas colunas da extrema esquerda.

Mas vale lembrar que, a depender da cor do olho dos pais, determinar a cor dos olhos do bebê pode ser complicado. Como o olho castanho,  por exemplo, que pode resultar de seis combinações genéticas diferentes e ocultar traços recessivos, característica da cor dos olhos verdes ou azuis.

Confira um exemplo do Quadrado de Punnett com a probabilidade da cor dos olhos dos fillhos.

quadrado de punnet para cor dos olhosComo realçar a cor dos olhos verdes com óculos de grau

Usa óculos e tem olhos verdes? Então, anote essas dicas para realçar a beleza deles com seus óculos de grau. A depender da cor e formato da armação, você consegue dar mais destaque para aos olhos. Assim, trabalhando nas combinações e contrastes que as cores oferecem quando combinadas com o verde dos olhos. Nesse sentido, as cores recomendadas são o  dourado, esmeralda e violeta. Modelos com mistura de cores também são uma boa pedida para destacar a cor dos olhos.

Outra dica importante, que serve para qualquer cor dos olhos e não só o verde, é aplicar o tratamento de antirreflexo às lentes. Ele atua como uma barreira para os reflexos indesejados que dificultam sua visão. Além disso, o  antirreflexo também ajuda na percepção dos outros que estão falando com você, mas não conseguem te encarar olho no olho por conta dos reflexos indesejados. Além de possibilitar que as pessoas vejam seus olhos lindos e raros.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

 

Lentes mais nítidas e finas para realçar seus olhos verdes 

Nós da Lenscope temos como um de nossos propósitos fazer com que você se sinta bem com o óculos de grau, não importa o seu grau. Para isso oferecemos lentes mais finas e de qualidade por um preço acessível. Afinal, nascemos para criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos de cada vez.

E se você tem alto grau de miopia ou hipermetropia e não gosta do efeito de olhos pequenos ou esbugalhados causados pelas lentes para alto grau, nós te ajudamos com dicas e orientações personalizadas, para ter a melhor versão do seu óculos sem distorções indesejadas.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 72

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

8 comentários em “Olhos verdes são os olhos mais raros do mundo? Veja curiosidades”

    1. Oi, Gabre. Essa é uma situação muito comum e acontece porque após o nascimento, enquanto o bebê tem mais contato com a luz, a cor dos olhos vai mudando conforme as células vão produzindo melanina. Por isso, é normal e comum a criança nascer com os olhos azulados ou esverdeados e depois eles se tornarem castanhos, por exemplo.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Olá, Aline. Tudo bem? De acordo com o Quadrado de Punnett, a probabilidade de um bebê que tenha pais de olhos castanhos nascer com olhos azuis, é de 6,25%. Esperamos ter ajudado. 🙂

  1. André polloni faria

    Tenho olhos verdes por conta do meu avô minha avó teve 9 filhos numa criança naceu com olhos verdes só eu da minha família tem olhos verdes eu é meu vô a penas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *