Óptica ou ótica: o termo correto e principais diferenças

Óptica ou ótica: o termo correto e principais diferenças
  • por
4.4
(10)

Você já ficou confuso ao se deparar com esses dois termos: óptica ou ótica? Antes de mais nada, as palavras óptica, óptico, ótica, ótico existem na língua portuguesa e estão corretas. Mas, na hora da utilização de cada uma, é necesária muita atenção.

Portanto, no artigo de hoje, vamos te explicar sobre as diferenças dos termos óptica e ótica, além de especificar o que a reforma ortográfica diz a respeito desse assunto. Mas não apenas isso, como também explicaremos a diferença entre as ocupações profissionais.

Afinal, é óptica ou ótica?

No universo dos cuidados oculares é muito comum e frequente ambas as variações. Mas, qual será o uso correto? Em alguns dicionários da língua portuguesa como Antônio Houaiss (2001, p. 2.073 e 2.090) e Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira (2001, p. 2.073 e 2.090) é possível conferir que tratam ambas como formas variantes e, portanto, sinônimas.

Entretanto, algumas compilações, como é o caso do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras, faz questão de distinguir.

  • Óptica: de acordo com o dicionário Caldas Aulete, óptica é um fragmento da física dedicada a estudar a luz e os fenômenos da visão. Porém, também pode se referir ao estabelecimento que vende ou fabrica instrumentos ópticos. Especialmente óculos.
  • Ótica: tem sua origem na palavra grega otikós (sem p). Possui significado diferente da palavra óptica. Afinal, é um adjetivo que se refere ao ouvido ou à região auditiva.

Dessa forma, mesmo que o uso comum dessas palavras seja diferente disso, o conceito de óptica se refere à visão, enquanto ótica se refere a eventos da audição.

Ótica é o espaço onde vendem óculos?

Devido ao uso muito comum e popular da palavra ótica para se referir a estabelecimentos que vendem produtos ópticos, nossos dicionários também registram ótica como uma variação da palavra óptica. Porém, esse é o uso informal da palavra e não o uso formal. Em resumo, a palavra óptica só deve ser usada para se referir aos fenômenos da visão. Assim, enquanto ótica pode ser sinônimo de óptica ou relativo ao ouvido.

O que diz o Novo Acordo Ortográfico sobre óptica ou ótica

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor em janeiro de 2009. E, entre as modificações está o emprego das consoantes mudas.

Foi definida na decisão que palavras que possuem as consoantes c e p, mas elas não são pronunciadas, deverão eliminar essas duas letras. Em outras palavras, somente as consoantes que podem ser lidas nas palavras foram mantidas. Contudo, algumas palavras possuem duas grafias. Afinal, tem variação na forma como é falada pelas pessoas.

A real diferença entre óptico e ótico

Óptico: relativo à visão; é o fabricante de produtos relacionados à visão.

Ótico: trata de fenômenos ligados à audição; relativo ou pertencente ao ouvido.

Semelhantemente, outra associação que muitas pessoas fazem é: relacionar Óptico/Ótico/oculista ao profissional normalmente formado como técnico em óptica. Embora, muita gente use o termo para se referir ao médico oftalmologista (incorretamente).

Assim, em síntese, a principal diferença entre oftalmologista e optometrista é que o profissional de oftalmologia é o médico responsável por avaliar e tratar desde necessidades mais básicas às mais complexas, incluindo a realização de cirurgias.

Por outro lado, a optometria é uma prática profissional também voltada para os cuidados da visão, mas com limitações, já que este não é um médico. O optometrista pode avaliar, diagnosticar, prescrever óculos ou lentes de contato e tratamentos para baixa visão.

A reinvenção da óptica online

Enfim, podemos concluir que as ópticas tradicionais são a forma mais tradicional de fazer óculos, porém, atualmente é possível fazer óculos de forma segura, prática e muito mais econômica pela internet. Nesse sentido, a Lenscope é um serviço de troca de lentes totalmente online. Entre os diferenciais estão:

  • preços mais justos e acessíveis;
  • garanta sua nova armação e lentes sem sair de casa;
  • tratamentos essenciais sem pagar nada a mais por isso;
  • trabalhamos com as lentes mais finas para todas as necessidades, inclusive as lentes de resina mais finas do mundo.

Conheça nossos serviços e nossas lentes acessando nosso site lenscope.com.br.

instagram óptica ou ótica

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *