Optometrista: o que é, o que faz, formação e quando procurar um

Optometrista: o que é, o que faz, formação e quando procurar um
  • por
4.6
(9)

Ao pesquisar por profissionais que cuidam da saúde visual, encontramos oftalmologistas e optometristas. No entanto, com essas opções, surge a dúvida: qual a diferença entre optometrista e oftalmologista? Afinal, qual devo procurar? Preparamos esse artigo para te ajudar a descobrir em quais situações você deve procurar cada profissional de saúde. Vamos lá?

O que é um optometrista?

Os optometristas, segundo o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), são responsáveis — entre outras atividades —  por avaliar anomalias do estado refrativo e detectar alterações na acuidade visual, sensibilidade ao contraste, visão cromática, disfunções e alterações da visão binocular e campo visual.

Dessa forma, o optometrista é o profissional ativo no acompanhamento e avaliação, reabilitação, tratamento e investigação de diversos aspectos da saúde da visual e ocular. Portanto, entre as suas principais atividades estão:

  • Avaliação das anomalias do estado refrativo (miopia, astigmatismo, hipermetropia, etc.), sensório motor perceptual e ocular do paciente através da aplicação de provas não invasivas pertinentes.
  • Detecção das alterações da acuidade visual, sensibilidade ao contraste, visão cromática, disfunções e alterações da visão binocular e campo visual.
  • Executar receitas prescritas pelo médico oftalmologista e escolha de lentes de contato.
  • Realizar terapias, tratamento e cuidados pós-cirúrgicos.

No entanto, para execução dessas atividades, o optometrista deve formação superior completo na área. A graduação em Optometria dura 5 anos. Além disso, um profissional da área tem um salário médio de R$6.500,00.

Diferença entre optometrista e oftalmologista 

É importante saber a diferença entre optometrista e oftalmologista na hora de decidir em qual profissional você deve agendar sua próxima consulta. Vale lembrar também que não há, ainda, um consenso entre o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Confederação Brasileira de Optometria e de Óptica (CBOO), quanto as atribuições e divisões das áreas de atuação dos dois profissionais.

Assim, o optometrista, por exemplo, pode avaliar as anomalias refrativas, interpretar e usar procedimentos e provas diagnósticas não invasivas, necessárias para emitir um conceito e definir um plano de ação. Além de atuar em tratamentos e terapias oculares não invasivas, entre outras funções.

Já o médico oftalmologista realiza exames, diagnostica doenças oculares e tratamentos mais complexos, como os cirúrgicos, por exemplo. Além disso, ele é profissional de saúde visual que pode diagnosticar doenças, como glaucoma e catarata, por exemplo, e prescrever remédios para o tratamento de condições visuais.

O oftalmologista pode oferecer:

  • Serviços de visão, incluindo exames oftalmológicos;
  • Cuidados oftalmológicos médicos — para condições como glaucoma, irite e queimaduras químicas.
  • Cuidados oftalmológicos cirúrgicos — para trauma, estrabismo, catarata, glaucoma e outros problemas.
  • Diagnóstico e tratamento de doenças oculares relacionadas a outras doenças, como diabete ou artrite.
  • Cirurgia plástica — para levantar pálpebras caídas ou suavizar rugas.

Além disso, é importante enfatizar que somente o médico oftalmologista tem permissão para realizar cirurgia nos olhos, como a cirurgia de catarata e correção da miopia, por exemplo.

Optometrista pode receitar óculos?

Uma das principais funções de um optometrista é a realização de testes refrativos para prescrição de óculos e lentes para correção. No entanto, em 2019, os decretos presidenciais 20.931/1932 e 24.492/1932 haviam restringido a atividade dos optometristas, para que estes profissionais não pudessem abrir consultórios e nem prescrever receitas para lentes corretivas. 

No entanto, em 22 de outubro de 2021, o Plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, com unanimidade, através votos de ministros, que os decretos presidenciais só valeriam para optometristas com formação técnica, chamados de ópticos práticos pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO).

Portanto, ao escolher um optometrista, você deve estar atento: de acordo com a legislação brasileira, somente optometristas com ensino superior completo podem receitar óculos.

como saber o formato do meu rosto -

Depois da consulta oftalmológica: próximo passo

Agora que você sabe que pode procurar um optometrista sempre que você quiser verificar um problema de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, ou seja, quando precisar de óculos, é importante saber onde encontrar as melhores lentes de acordo com a sua receita prescrita por um profissional de saúde visual.

Na Lenscope é possível encontrar as melhores lentes para a sua receita e necessidade, sem sair de casa! Somos um serviço exclusivo de troca de lentes online, que conta com a tecnologia para uma maior precisão de montagem de lentes em sua armação. Além disso, durante o processo de compra você recebe várias dicas para escolher a armação certa para o seu grau.

Contamos com as melhores lentes para diversas necessidades: lentes finas para até 4 graus, lentes mais finas para mais de 4 graus e lentes multifocais. Todas as opções de lentes da Lenscope possuem todos tratamentos inclusos sem taxas extras. Então, estando com sua receita atualizada em mãos, que tal realizar seu orçamento na Lenscope? É simples e seguro.

Fontes:

Web MD

Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *