Optometrista: o que é, o que faz, formação e quando procurar um

Optometrista: o que é, o que faz, formação e quando procurar um

5
(1)

Ao pesquisar por profissionais que cuidam da saúde visual, encontramos oftalmologistas e optometristas. No entanto, com essas opções, surge a dúvida: qual a diferença entre optometrista e oftalmologista? Preparamos esse artigo para te ajudar a descobrir em quais situações você deve procurar cada profissional de saúde. Vamos lá?

O que é um optometrista?

Os optometristas cuidam dos cuidados primários de saúde para os olhos. Ou seja, eles podem analisar problemas relacionados à estrutura dos olhos e prescrever receitas para óculos, por exemplo. Eles se concentram em cuidados regulares com a visão como:

  • Realizar exames oftalmológicos e testes de visão.
  • Prescrever receitas e ajustar óculos e lentes de contato.
  • Fornecer auxílios de baixa visão e terapia da visão.

Para isso, o optometrista deve ter ensino superior completo na área. A graduação em Optometria dura 5 anos. Além disso, um profissional da área tem um salário médio de R$6.500,00.

Diferença entre optometrista e oftalmologista 

É importante saber a diferença entre optometrista e oftalmologista na hora de decidir em qual profissional você deve agendar sua próxima consulta. O optometrista, por exemplo, pode avaliar, diagnosticar, prescrever receitas de óculos ou lentes de contato, e tratamentos para baixa visão. É recomendado procurar um optometrista quando quer somente realizar um teste de visão para atualizar a receita de seus óculos.

Já o oftalmologista é o médico que pode realizar todas essas funções e tratamentos mais complexos e o único profissional de saúde visual que pode diagnosticar doenças, como glaucoma e catarata, por exemplo, e prescrever remédios para o tratamento de condições visuais. Portanto, você deve ir a um oftalmologista de confiança regularmente, ao menos uma vez por ano, para acompanhar a saúde de seus olhos e que doenças silenciosas possam ser diagnosticadas precocemente.

O oftalmologista pode oferecer:

  • Serviços de visão, incluindo exames oftalmológicos;
  • Cuidados oftalmológicos médicos — para condições como glaucoma, irite e queimaduras químicas.
  • Cuidados oftalmológicos cirúrgicos — para trauma, estrabismo, catarata, glaucoma e outros problemas.
  • Diagnóstico e tratamento de doenças oculares relacionadas a outras doenças, como diabete ou artrite.
  • Cirurgia plástica — para levantar pálpebras caídas ou suavizar rugas.

Além disso, é importante enfatizar que somente o oftalmologista tem permissão para fazer cirurgia nos olhos, como a cirurgia de catarata e correção da miopia, por exemplo. Ou seja, os optometristas não podem realizar cirurgia ou outros exames mais invasivos nos olhos.

Optometrista pode receitar óculos?

Uma das principais funções de um optometrista é a realização de exames de visão para prescrição de óculos e lentes para correção. No entanto, em 2019, os decretos presidenciais 20.931/1932 e 24.492/1932 haviam restringido a atividade dos optometristas, para que estes profissionais não pudessem abrir consultórios e nem prescrever receitas para lentes corretivas. 

No entanto, em 22 de outubro de 2021, o Plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu com unanimidade através votos de ministros, que os decretos presidenciais só valeriam para optometristas com formação técnica, que são chamados de ópticos práticos pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO).

Portanto, ao escolher um optometrista, você deve estar atento: de acordo com a legislação brasileira, somente optometristas com ensino superior completo podem receitar óculos.

como saber o formato do meu rosto -

Depois da consulta oftalmológica: próximo passo

Agora que você sabe que pode procurar um optometrista sempre que você quiser verificar um problema de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, ou seja, quando precisar de óculos, é importante saber onde encontrar as melhores lentes de acordo com a sua receita prescrita por um profissional de saúde visual.

Na Lenscope é possível encontrar as melhores lentes para a sua receita e necessidade, sem sair de casa! Somos um serviço exclusivo de troca de lentes online, que conta com a tecnologia para uma maior precisão de montagem de lentes em sua armação. Além disso, durante o processo de compra você recebe várias dicas para escolher a armação certa para o seu grau.

Contamos com as melhores lentes para diversas necessidades: lentes finas para até 4 graus, lentes mais finas para mais de 4 graus e lentes multifocais. Todas as opções de lentes da Lenscope possuem todos tratamentos inclusos sem taxas extras. Então, estando com sua receita atualizada em mãos, que tal realizar seu orçamento na Lenscope? É simples e seguro.

Fontes:

Web MD

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.