O hábito de coçar os olhos pode até parecer inofensivo, mas na verdade traz muitos riscos à visão.
Ao coçar os olhos, você pode fragilizar as fibras da sua córnea, desencadeando ou agravando o ceratocone, problema ocular de origem genética que caracterizado pela deformação progressiva da curvatura da córnea provocando seu abaulamento e afinamento.
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% dos transplantes de córnea feitos no Brasil são por causa da ceratocone.
Acontece que, ao coçar os olhos, quebramos estruturas importantes da córnea e por isso ela fica mais mole, afina e se curva.
Por isso, continue acompanhando esse artigo, pois precisamos tomar cuidado sobre coçar os olhos.
O que é o ceratocone?
A ceratocone é uma doença que deixa a estrutura da córnea mais fina e curvada, parecida com o formato de um cone.
Então, veja um exemplo de como acontece o ceratocone em nossos olhos:
Apesar de ser uma doença de origem genética, o hábito de coçar os olhos também pode desencadear ou agravar a ceratocone.
A coceira nos olhos é um dos sintomas para se chegar ao diagnóstico da doença e, uma vez diagnosticada a ceratocone, é muito importante não coçar os olhos.
Segundo o oftalmologista Dr. Luiz Fernando Rabelo em entrevista para o Correio Braziliense, os fatores que podem causar coceira nos olhos podem ser:
- ambientais;
- patológicos;
- medicamentosos.
Por exemplo, geralmente as pessoas sentem mais coceira nos olhos em climas mais quentes e secos.
Isso porque a quantidade de poeira circulando na atmosfera é maior em ambientes com essas condições.
A ceratocone também pode ser uma consequência do astigmatismo irregular, causado por deformidades da córnea e do cristalino.
Ou sejam, quando coçamos muitas vezes os olhos, podemos deformar a córnea e causar o ceratocone.
Sintomas mais comuns
Além da coceira nos olhos, os sintomas mais comuns que podem indicar que uma pessoa tem ceratocone são:
- Visão embaçada ou distorcida (para longe e/ou perto)
- Fotossensibilidade (muita sensibilidade à luz/claridade)
- Visão dupla
- Ver círculos (halos) ao redor das fontes de luz
- Dor de cabeça
Infelizmente, não é possível ter o diagnóstico precoce de ceratocone com exames básicos. Isso porque só identificado a doença quando ela, infelizmente, já compromete a visão.
Geralmente exames mais completos identificam o ceratocone. Por exemplo: tomografia e topografia, conseguem fazer o diagnóstico precoce da doença.
Dependendo do diagnóstico e da fase da ceratocone, é possível analisar e escolher qual tratamento será ideal para você.
Veja aqui quais são as fases do ceratocone!
Tratamentos
Os tratamentos mais comuns para ceratocone são:
- Cirurgia crosslinking
- Transplante de córnea
- Implante de anel na córnea (anel de ferrara)
- Uso de lentes de grau
- Lentes de contato
Cirurgia Crosslinking para ceratocone
Esse tipo de tratamento fortalece as moléculas do colágeno da córnea, evitando que ela continue progredindo em formato de cone.
Durante o procedimento, raspa-se a superfície da córnea e um colírio à base de Vitamina B2 é aplicado.
Em seguida, um feixe de luz ultravioleta é exposto aos olhos para fortalecer a córnea e evitar a deformação.
Transplante de córnea
Essa é uma cirurgia indicada para os casos mais graves da doença.
Também conhecida por “ceratoplastia”, só é feita em último caso, quando as outras formas de tratamento já não funcionam.
Nessa cirurgia, a córnea comprometida é substituída por outra saudável, disponível através de um doador do Banco de Olhos.
Implante de anel de córnea (anel de ferrara)
O procedimento consiste em colocar um pequeno anel no olho que ajuda a regular a curvatura córnea.
É um tratamento rápido, feito dentro de 20 a 30 minutos, com anestesia local.
Óculos de grau e lente de contato para ceratocone
O uso de óculos de grau e lente de contato é o tratamento mais recomendado para astigmatismo irregular e deformações da córnea que não são muito graves.
Com o uso dos óculos, é possível ter melhor nitidez na visão.
Quando o ceratocone evolui, é necessário substituir os óculos por lentes de contato.
Essa acaba se tornando a melhor opção, pois corrige pontualmente a visão e formam um campo de pressão sobre a deformidade causada na córnea.
Além dos tratamentos convencionais, também é possível aliviar os sintomas da doença evitando o hábito de não coçar os olhos.
Para aliviar a coceira, você pode investir em técnicas simples, como:
- higienização dos olhos;
- fazer compressas com água ou chá;
- sempre lubrificar os olhos.
Então, se os seus olhos começarem a coçar, não os esfregue com as mãos, procure sempre diminuir o incômodo com algumas das dicas acima.
Evitar o hábito de coçar os olhos também é uma forma de amenizar os sintomas da ceratocone e prevenir que seus olhos não sejam expostos a bactérias que podem causar infecções.
Considerações Finais
Apesar de parecer um hábito banal, coçar os olhos causa riscos à visão e pode deformar a córnea, causando problemas de visão muito maior.
Ao sentir alguma coceira nos olhos, o ideal é nunca levar a mão aos olho e sempre procurar alívio de outras formas.
E se por acaso essa coceira for constante, é importante sempre procurar um médico oftalmologista para ver o que está acontecendo.
Você sofre com coceira nos olhos? O que faz para aliviar o desconforto? Ainda tem o hábito de esfregar os olhos e quer parar? É só falar nos comentários que iremos te ajudar!
oi meu nome é Joanna, e sofro muito com coceiras nos olhos e lagrimas que escorrre donada, vcs podem mim ajudar
Olá, Joanna! Tudo bem com você?
Obrigada por ler nosso artigo! 🙂
O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar!
Sempre que precisar, conte com a gente! 😊
Olá me chamo Lea meu tem vez que da coceira e às vezes não me lembro que não deve ficar ou não resisto e acabo coçando/esfregando as mãos nos olhos pode ser ceratocone ou não? No meu olho direito às vezes eu olho e vejo minha visão como se fosse uma formiga ouum me squito o q pode ser?
Oi, Lea! Tudo bem?
Obrigada pelo seu comentário 🙂
O mais indicado é você procurar um médico especialista e relatar as dificuldades que está sentindo para enxergar. Assim, o profissional pode avaliar sua visão através de um exame e passar as melhores orientações para o seu caso 🙂 Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível 🙂
Se precisar de ajuda para usar óculos de grau, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/ 😊
Meus olhos coçam muito fica irritado e sensível depois q comecei usar óculos
Oi, Gizele! Como vai?
Muito obrigada pelo seu comentário 🙂
Faz muito tempo que fez as lentes do seu óculos? Nos primeiros 7 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como dores de cabeça, tontura, objetos distorcidos. Caso tenha passado desse período, o ideal é você procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa diagnosticar essas dificuldades.
Qualquer dúvida, estamos aqui! 😊
Sinto muita coceira no olho esquerdo tenho miopia e estigmatismo,o grau do esquerdo bem maior q o direito, gostaria de saber se existe algum tipo de colírio?
Olá, Vanusa! Tudo bom?
Obrigada pelo comentário em nosso artigo 🙂
Você já passou pelo oftalmo ou algum especialista em saúde dos olhos? Esses profissionais podem te ajudar com maior precisão o seu caso, pois ele é apto a prescrever o melhor diagnóstico e tratamento para o seu caso 🙂 O mais indicado é usar o colírio prescrito pelo seu médico.
Quando puder, agende uma consulta com ele e se precisar usar óculos, pode contar com a Lenscope 😊
Olá,me chamo Geize, tenho 27 anos e venho através daqui pedir orientação sobre coceira nos olhos.
Eu tenho esse hábito a anos, vi uma reportagem na qual foi alertado o mal hábito de coçar os olhos e por isso fiz a pesquisa
Tenho rinite alérgica o que ( pra mim) é o verdadeiro motivo pela qual eu coço o olho porém de um tempo pra cá eu reparei que minha visão anda um pouco embaçada de longe, principalmente a do olho esquerdo.
Mas o incomodo sobre a coceira é muito grande, as vezes coço tanto os olhos que eles ficam por horas inchados e vermelhos.
Gostaria de dicas para que eu possa não só aliviar a coceira, mas também parar com esse hábito ruim
Grata.
Oi, Geize! Tudo bom?
Obrigada pelo comentário 🙂
O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo que está sentindo, assim ele pode avaliar o seu caso e passar maior recomendação para você 🙂 Quando puder, agende uma consulta para seguir a prescrição dele. Caso precise usar óculos, pode contar com a Lenscope, vamos ficar muito felizes me poder te ajudar 😊