Pálpebra inchada: Causas, tratamentos e o que você pode fazer em casa

  • por
pálpebra inchada

A pálpebra inchada, na maioria das vezes, não apresenta nenhum risco para a saúde de nossos olhos. No entanto, em alguns casos, a pálpebra inchada por indicar um problema mais sério e que vai exigir tratamento específico.

Continue acompanhando o nosso artigo para descobrir os sintomas, tratamentos e causas que levam ao inchaço da pálpebra.

Causas da pálpebra inchada 

A pálpebra inchada é o resultado de uma inflamação ou mesmo quando acontece acúmulo de líquido no tecido conjuntivo que fica ao redor de nossos olhos. Assim, com o edema formado, a pálpebra incha, podendo ser um inchaço na pálpebra superior ou inferior. Dentre as causas que justificam o inchaço, destacamos:

  • Infecções oculares (conjuntivite, terçol, entre outros)
  • Lesões oculares;
  • Alergias;
  • Picadas de inseto
  • Retenção de líquidos
  • Cisto (calázio), um uma glândula sebácea bloqueada
  • Celulite orbital (infecção se espalha para a pele, afetando a área ao redor dos olhos)
  • Falta de sono ou estresse
  • Câncer de olho

A causa mais comum para a pálpebra inchada é picada de inseto ou até uma alergia. Nestes dois casos, não há qualquer risco para saúde ocular e existem tratamentos bastante simples de serem feitos em casa. Agora, quando nossos olhos sofrem algum tipo de lesão ou devido a alguma infecção, os riscos podem exigir maior atenção!

Além disso, pálpebra inchada pode ainda indicar outros problemas mais graves, como a herpes ocular, celulite orbital ou então a doenças de Graves (embora seja mais rara). Aliás, você sabia que pálpebra inchada pode ou não causar dor? Além disso, ambos os olhos ou apenas um pode ser afetado pelo inchaço.

Sintomas 

Além do inchaço da pálpebra, existem ainda outros sintomas comuns, dentre os quais destacamos: 

  • Fotofobia (sensibilidade à luz)
  • Lacrimejamento excessivo
  • Secreção nos olhos
  • Sensação de coceira, irritabilidade e ardência
  • Pálpebra com aspecto avermelhado e inchaço aparente
  • Dificuldade em enxergar (nos casos de bastante inchaço)
  • Dor (principalmente se a causa for uma infecção ocular)

Veja que, dependendo da causa, alguns sintomas serão mais comuns do que os outros. Como exemplo, preparamos a seguinte lista para te ajudar a compreender:

  • Quando a causa da pálpebra inchada for alergia – é comum a coceira, inchaço, vermelhidão, lacrimejamento e irritabilidade
  • Quando a causa da pálpebra inchada for uma infecção – destaque para a dor, inchaço excessivo, fotofobia e vermelhidão. Em alguns casos a pálpebra incha tanto que é difícil enxergar

Sabendo agora dos sintomas, vamos conhecer as opções de tratamentos? Continue a leitura para descobrir!

Como tratar a pálpebra inchada em casa?

É possível tratar pálpebra inchada em casa, você sabia? Ainda mais se as causas forem simples, como alergia, falta de sono ou estresse. Como exemplo, realize compressas de água fria, várias vezes ao dia, na região afetada. Outra medida é evitar passar maquiagem e não levar as mãos aos olhos, ainda mais se elas não estiverem higienizadas.

Não é recomendado também o uso de lentes de contato enquanto não houver melhora no quadro e mantenha a área limpa, caso os olhos estiverem com secreção. À noite, quando for dormir, uma dica valiosa é dormir com a cabeça mais elevada. Para isso, você pode usar dois travesseiros 

Agora, caso os sintomas e o inchaço não melhorarem entre as primeiras 24h-48h, é preciso buscar ajuda médica para avaliação clínica do inchaço e prescrição de medicamentos ou tratamentos.

Fiz o tratamento, e agora?

Com as medidas simples e práticas de serem feitas em casa, o inchaço não deve demorar a começar a desaparecer. É importante saber que pode levar de um até dois dias para a pálpebra começar a desinchar, por isso, observe atentamente se até mesmo os sintomas estão passando. Caso notar que a pálpebra não melhora, é hora de buscar orientação médica.

Tratamento médico 

A busca por atendimento médico deve acontecer sempre que o quadro não melhorar e o inchaço, bem como sintomas, não regredirem. Além disso, vá ao médico nos casos de sentir dor muito forte, impossibilidade de movimentar o músculo ocular, visão embaçada ou distorcida, piorando cada vez mais ou quando tiver a sensação de objeto estranho no olho.

Aliás, fique atento à presença de caroços nas pálpebras também e busque ajuda médica imediatamente.

Cuidados especiais com a sua pálpebra

Existem cuidados que todos nós devemos ter com as nossas pálpebras. São medidas bastante simples, mas que vão ajudar a cuidar de toda a região de seus olhos:

Maquiagem hipoalergênica

Opte por maquiagens não vencidas e produtos hipoalergênicos, sem perfume, para ajudar a combater crises de alergia na região dos olhos.

Testes de alergia 

Faça testes de alergia se a sua pálpebra inchada for recorrente. Com os testes, você sabe até quais produtos deve evitar. Além disso, se consulte com o oftalmologista regularmente.

Intercale lentes de contato com óculos de grau

Se você usa bastante lentes de contato, saiba que o uso intercalado com os óculos de grau é indicado para prevenir o ressecamento do olho e até mesmo exposição às bactérias. Se for usar lente, siga rigorosamente todas as recomendações de uso e limpeza delas. Nunca pegue suas lentes com as mãos sujas e não as guarde em lugares inapropriados. 

Cuidado com o colírio!

Mesmo que em alguns casos colírios ajudam no tratamento de doenças oculares, nunca faça uso de um sem a recomendação médica. Quer realizar testes de visão para saber qual o seu grau? Então acesse nosso site para saber mais.

Já teve pálpebra inchada? 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre pálpebra inchada e entende que é preciso atenção e cuidado com essa região dos olhos. Preste atenção aos sintomas, como inchaço, vermelhidão ou secreção e busque ajuda médica em caso de dores, vista embaçada ou caroços na região.

Não esqueça que às vezes a pálpebra inchada é causa de uma alergia, estresse ou falta de sono, podendo você mesmo tratar do problema em casa, com compressas de água fria na região.

Não deixe de se consultar com o oftalmologista. E você, já teve pálpebra inchada? Conta para gente nos comentários se os sintomas que apresentou foram os mesmos dos que listamos e o que fez para tratar.

Deixe sua dúvida também, porque logo mais vamos te responder.

Fontes:

Healtline

Medical News Today

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.


Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *