pancadas na cabeça

Pancadas na cabeça podem provocar sérios problemas de visão

4.3
(12)

Pancadas na cabeça podem ocasionar lesão cerebral traumática e até mesmo criar problemas com o funcionamento normal do cérebro. Mas, o que talvez pouca gente saiba é que as pancadas na cabeça também podem causar problemas oculares e problemas de visão.

De acordo com o Dr. Majid Moshirfar, oftalmologista do Moran Eye Center da Universidade de Utah, alguns problemas de visão podem ser causados ​​por traumas no olho, mas muitos outros são na verdade causados ​​por lesões cerebrais.

Mesmo ferimentos leves na cabeça, como chicotada em um pequeno acidente de carro, ou pancadas na cabeça leves, podem causar problemas de visão, diz o Dr. Moshirfar. E os sintomas são variados.

Você pode, por exemplo, ter problemas para focar seus olhos ao alternar seu olhar entre objetos próximos e distantes. Você pode ver em dobro. Ou você pode sentir náuseas ou vomitar ao mudar o olhar ao redor.

Após um trauma relativamente pequeno, as pessoas também podem sentir dores de cabeça ou sensibilidade à luz, e as palavras em uma página podem parecer se mover. Ou seja, uma pancada na cabeça realmente é coisa séria.

Por isso, se você sofreu uma lesão na cabeça – mesmo que leve – é importante consultar um médico que possa se certificar de que seus olhos e cérebro ainda estão funcionando bem e que não há problemas de visão que possam aparecer mais tarde.

Veja a seguir os principais problemas de visão que podem ser causados por pancadas na cabeça.

Quais são os principais problemas de visão causados por pancadas na cabeça?

De um campo esportivo a um local de trabalho. Lesões na cabeça podem ocorrer em praticamente qualquer lugar. Embora, muitos ferimentos na cabeça resultam em pequenos inchaços e hematomas com poucos sintomas. Mas, os ferimentos na cabeça podem causar vários problemas relacionados a eles. Entre esses sintomas, uma pancada na cabeça pode provocar alguns problemas de visão mais sérios.

Veja quais são eles.

Descolamento da retina

 A retina é uma fina camada de tecido que reveste a parte interna da parte posterior do olho. Porque seu papel é ajudar a transformar as imagens que entram no olho em sinais que vão para o cérebro através do nervo óptico.

O Dr. Moshirfar já viu pacientes que sofreram um traumatismo craniano e tiveram um deslocamento na retina de ambos os olhos. Por ser um problema muito sério, o deslocamento de retina requer intervenção cirúrgica. Em um descolamento, a retina se solta – um problema que pode causar cegueira permanente. Embora os médicos possam recolocar a retina, mas é fundamental procurar tratamento rapidamente.

Hemorragia vítrea

 Os olhos contém uma substância clara e gelatinosa chamada humor vítreoA luz que entra em sua pupila (a mancha preta no centro do olho) passa pelo vítreo antes de atingir a retina. Dessa forma, lesões na cabeça podem fazer com que os vasos sanguíneos do olho sangrem para o vítreo.

Embora essas lesões possam ser bastante problemáticas no início, a maioria das hemorragias vítreas desaparece com o tempo, deixando problemas mínimo. No entanto, algumas pessoas precisem de medicamentos para acelerar sua recuperação e evitar mais problemas de visão.

Danos ao nervo óptico

 Lesões na cabeça também têm o potencial de causar aumento da pressão dentro do crânio. Isso, por sua vez, pressiona os nervos ópticos, que transmitem mensagens dos olhos para o cérebro. Essa pressão pode “sufocar” os nervos ópticos, interrompendo a circulação sanguínea e podendo causar danos  graves.

Os problemas dos danos no nervo óptico podem causar perda de visão grave o suficiente para levar à cegueira completa. Então, se você sofreu qualquer tipo de lesão na cabeça que resultou em alterações na visão, é fundamental que procure tratamento imediato. 

Como as concussões podem causar problemas de visão?

Concussão é um dano neurológico que ocorre a nível microscópico, mesmo que não haja lesão. A concussão pode causar sintomas temporários ou duradouros relacionados à visão. Às vezes, as pessoas pensam que o problema está em seus olhos quando na verdade está relacionado a uma concussão.

Mas, algumas lesões, quando são graves, podem causar danos permanentes ao nervo óptico devido a um problema de comunicação entre o cérebro e os olhos. Isso ocorre porque as regiões do cérebro que são danificadas pela lesão podem passar por duas situações:

1- Não receber sangue suficiente para fornecer o oxigênio necessário a fim de processar as informações que seus olhos recebem;

2-  Não enviar e receber os sinais de comunicação corretos.

Às vezes, esses problemas não aparecem imediatamente após a lesão, mas desenvolvem-se lentamente ao longo do tempo. Ou só se tornam evidentes em condições estressantes.  Tudo, desde o movimento dos olhos até a percepção periférica, pode ser afetado e causar alguns problemas como:

Problemas de visão causados por concussões

Questões de foco

Um problema em que os olhos não focam de forma rápida e fácil. A questão de foco pode provocar visão embaçada, dores de cabeça, dor ou cansaço nos olhos, má compreensão e dificuldade de leitura, desempenho ineficiente na escola ou no trabalho e fadiga;

Olhos que não convergem para o mesmo ponto

Quando nossos olhos não convergem para o mesmo ponto podemos sentir uma série de sintomas, como: visão dupla, má percepção de profundidade, supressão (a visão de um olho desliga), estrabismo (um olho virando para dentro ou para fora), fadiga, dores de cabeça, dor nos olhos, má compreensão e dificuldade de leitura.

Percepção de profundidade

Um problema em que os olhos não conseguem julgar as distâncias ou a localização dos objetos em relação uns aos outros corretamente.

A percepção de profundidade pode provocar, falta de equilíbrio  incapacidade de ver tridimensionalmente, dificuldade para dirigir um carro ou andar de bicicleta, dificuldade em subir ou descer degraus.

Dificuldade para perceber as distâncias dos objetos

Um problema em que os olhos não conseguem julgar as distâncias ou a localização dos objetos em relação uns aos outros corretamente.

Isso pode provocar dificuldades na leitura, dificuldade em copiar palavras e informações, problemas com coordenação do olho-mão e dificuldade em seguir objetos em movimento no esporte.

Visão Periférica Super Ativa

Um problema em que o cérebro presta atenção demais à atividade da sua visão periférica. A Visão Periférica Super Ativa pode provocar dores de cabeça, tonturas e/ou náuseas em multidões ou em espaços visualmente movimentados, além de sensibilidade ao movimento. 

Visão Periférica Sub Ativa

Um problema em que o cérebro presta atenção a poucas atividades em sua visão periférica. A Visão Periférica Sub Ativa pode provocar campo visual reduzido, incapacidade de captar detalhes importantes, dificuldade de movimento, maior chance de colisão.

Se você está tendo sintomas visuais pós-concussão, é possível que eles permaneçam estáveis. Mas também é possível que piorem com o tempo. Às vezes, os pacientes só percebem problemas de visão quando estão passando por algum tipo de estressor adicional – como doença, estresse familiar ou profissional, ou saindo de suas rotinas normais.

Dito isso, qualquer sintoma de concussão pode, em teoria, piorar com o tempo. Se isso acontecer, a sinalização ineficaz geralmente é a culpada. As células danificadas podem ter dificuldade em solicitar recursos suficientes para executar adequadamente sua tarefa. Como resultado, eles obtêm menos recursos e continuam a lutar.

Isso pode criar um ciclo negativo em que essas células obtêm cada vez menos recursos ao longo do tempo, resultando em sintomas mais fortes. Por isso é importante ficar atento ao pós trauma também. Além das concussões, os traumatismos cranianos também podem causar alguns problemas de visão. Saiba mais a seguir!

Como o traumatismo craniano causa problemas de visão?

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio provocada por pancadas na cabeça que podem atingir o cérebro e provocar sangramento e coágulos. Um traumatismo craniano pode causar alterações na visão quando interrompe a função normal dos próprios globos oculares ou das conexões entre os olhos e o cérebro. 

Os sintomas visuais mais comuns causados por um traumatismo craniano são:

  • Diminuição da coordenação em conjunto com os movimentos dos olhos;
  • Incapacidade de focalizar a lente do olho adequadamente;
  • Mecanismos de visão automática reduzidos, como rastrear visualmente objetos em movimento;
  • Amplitude de movimento ocular reduzida;
  • Músculos enfraquecidos que controlam o movimento dos olhos.

Quais cuidados tomar após sofrer pancadas na cabeça?

Mas, é importante ter em mente que, se você sofreu pancadas na cabeça ou se houver qualquer possibilidade de ocorrência de concussão ou traumatismo craniano, você deve procurar um pronto-socorro ou o seu médico.  Dessa forma, você deverá receber atenção primária. E o médico poderá analisar quaisquer mudanças em sua visão notadas desde o incidente.

Mas, você deve também marcar uma consulta com um oftalmologista para quaisquer sintomas que apareçam após o incidente inicial. Ou reaparecem algum tempo após o próprio ferimento na cabeça. Saiba que lentes corretivas, terapias de reabilitação ou cirurgias de visão podem ser necessárias para resolver o problema.

Em resumo, se, recentemente, você sofreu uma pancada na cabeça, quer tenha batido no batente de uma porta ou sofrido um acidente de carro, preste atenção aos seus sintomas cognitivos e visuais.

Caso sinta algum dos sintomas que listamos ao longo deste artigo, além de procurar atendimento médico de emergência após a lesão, consulte um oftalmologista mais próximo de você para uma avaliação de quaisquer alterações na visão.

Gostou do artigo? Mas, não vá ainda! Deixe um comentário e vamos conversar.

Fontes

Allabouteyes

Eyesite-thevillages

Msktc

Cognitivefxusa

Everydayhealth

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *