O exame de paquimetria é usado para medir a espessura da córnea e é feito através de um dispositivo denominado paquímetro. Trata-se de um exame simples e rápido, praticamente isento de riscos ou complicações.
É um exame oftalmológico necessário para o acompanhamento e avaliação da eficácia do tratamento em algumas doenças dos olhos.
Além disso, saber a espessura corneana é essencial para o diagnóstico precoce de algumas doenças e para avaliação pré cirurgia refrativa.
Quais os diagnósticos
Com este exame, é possível avaliar o desenvolvimento de algumas doenças oculares relacionadas com a alteração da espessura da córnea como. As principais doenças são glaucoma, ceratocone e edema da córnea.
Por que saber a espessura da córnea com o exame de paquimetria
A espessura da córnea é medida em micrómetros (microns, micra ou µ). Um mícron equivale à milésima parte do milímetro.
Os resultados da paquimetria são considerados normais quando a espessura da córnea está entre os 470 micrómetros e os 550 micrómetros.
Abaixo destes valores a córnea é considerada fina, e é necessário diferenciar algumas alterações que podem causar adelgacamento da córnea.
Acima destes valores limite, a córnea é considerada espessa. Nestes casos, deve-se encontrar a causa desse aumento da espessura da córnea.
Tipos de paquimetría existentes
Pode ser realizado de três formas: paquimetria óptica, paquimetria ultrassônica e paquimetria Pentacam
O paquímetro ultrassônico é atualmente o método mais utilizado para medição da espessura corneana, pois consegue medir a espessura nas regiões paracentrais e periféricas do olho.
Dessa forma, o equipamento emite um pulso ultrassônico que é propagado através da córnea e a medida é dada pelo tempo de retorno do pulso para o aparelho.
Já a paquimetria óptica é feita por meio de um equipamento que usa luz na forma de laser. No entanto, a desvantagem desse método é que por ser um ponto de luz fixo, fazer medidas nas regiões paracentrais e periférica fica mais limitado.
A vantagem é que o exame não requer o uso de colírio anestésico, ao contrário do paquímetro ultrassônico.
E, por último, na paquimetria por Pentacam, a espessura da córnea é medida através infra vermelhos. Atualmente esse é o exame que oferece maior precisão para obter o mapeamento da córnea.
Principais causas de alteração na córnea detectada pela paquimetria
Os principais problemas detectados através do exame são:
- Glaucoma
- Edema de córnea
- Ceratocone
- Distrofia endotelial de Fuchs
- Ceratopatia bolhosa (Doença relacionada ao transplante de córnea)
Para quem é indicado?
O exame é indicado para pessoas que têm predisposição a desenvolver doenças oculares por fatores genéticos. Dessa forma, trata-se de um exame preventivo para iniciar um tratamento precoce.
Além disso, o exame de paquimetria ocular é indicado para avaliação do pré-operatório de cirurgia refrativa e acompanhamento da recuperação pós operatória.
Qual é a duração do exame?
A paquimetria é um exame simples, rápido, indolor e não invasivo. Leva em média 10 minutos para completar o exame.
Dependendo do método de medição escolhido pelo médico, há a possibilidade do uso de colírios anestésicos. Mesmo para esses casos, o procedimento não é invasivo.
Você já fez o exame de paquimetria ou vai fazer em breve?
Conta pra gente se nosso artigo ajudou a tirar suas dúvidas sobre o exame. E não se esqueça de contar sua experiência aqui nos comentários.
Olá! Fiz um exame de paquimetria e os resultados foram:
OD 570
OE 573
O que pode significar esse resultado?
Olá Vera, tudo bem?
Quanto a sua dúvida, não é possível respondê-la sem uma avaliação médica!
O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e ajudar na qualidade da sua visão!
Os valores estão acima do referencial tido como normal. Provavelmente você está com alguma alteração visual em campo periférico.
Fiz paquimetria ultrassonica, resultados foram:
Olho direito 487
Olho esquerdo 460
Pelo q pesquisei o normal é de 470 ate 550, oq pode ser no meu olho esquerdo
Olá, Ana. Tudo bem? A paquimetria abaixo de 470 é considerada fina, e é necessário diferenciar algumas alterações que podem causar adelgacamento da córnea. Por isso, o ideal é que procure por um oftalmo, ele é o profissional adequado para orientá-la com precisão. Esperamos ter ajudado. 🙂