Parasita no olho: é possível? Causas, sintomas e tratamentos.

parasita no olho
  • por
4.3
(85)

Você sabia que é possível ter um parasita no olho? Sim, existem alguns tipos de parasitas que se instalam em nossos olhos. Desde organismos unicelulares, passando por ácaros, fungos e chegando aos vermes que podem atingir a região dos olhos!

Então continue lendo e aprenda sobre esses pequenos organismos. Quais riscos podem causar, seus sintomas e tratamentos indicados.

O que é um parasita?

Parasita é todo organismo, animal ou vegetal, que se alimenta e se desenvolve dentro ou em outro ser vivo, chamado de hospedeiro. Existem três tipos de parasitas que podem se instalar nos olhos:

  • Protozoários: são microorganismos unicelulares que vivem dentro do hospedeiro. Por isso, são classificados como endoparasitas. Alguns deles são por exemplo o Toxoplasma Gondii e algumas espécies de Acanthamoeba;
  • Helmintos: também são classificados como endoparasitas. São os típicos vermes e lombrigas e podem ser vistos a olho nu. Por exemplo, o Loa loa e os Gnathostoma;
  • Ectoparasitas: são parasitas que atuam sobre o corpo do hospedeiro. Alguns exemplos desse tipo de parasita que podem afetar os nossos olhos e prejudicam a visão são fungos e ácaros. Há até casos de infestação de piolhos nos cílios!

Sintomas quando há um parasita no olho

Infecções causadas por parasita no olho nem sempre causam sintomas. Então isso às vezes pode tornar o diagnóstico difícil. Porém quando ocorrem, os sintomas podem incluir por exemplo: 

  • Moscas volantes (são manchas escuras parecidas com filamentos, círculos ou teias que aparecem no campo de visão);
  • Dor, principalmente em caso de pressão intraocular elevada;
  • Excesso de produção de lágrimas;
  • Uveíte, que consiste em por exemplo nchaço, vermelhidão ou inflamação no olho;
  • Remela em excesso, porque aparece ao redor das pálpebras e cílios;
  • Quando aparecem cicatrizes na retina;
  • Em caso de irritação e coceira ao redor dos olhos;
  • Diminuição da visão, e em alguns casos até mesmo cegueira;
  • Fotofobia, ou sensibilidade à luz;
  • Visão embaçada;
  • Dismetamorfopsia, que é a alteração nas formas.

Então no próximo tópico, vamos abordar os males causados por parasita no olho e porque.

Parasita no olho: infecções parasitárias que afetam os olhos

Quando um parasita se aloja no olho, nem sempre há sintomas aparentes e imediatos. Porém, há um grande número de infecções que causam os sintomas já citados. Por isso saiba quais são essas infecções e seus agentes.

  • Loíase

Também conhecida como bicho de olho. É causada por um parasita helminto proveniente da África chamado Loa Loa. Aliás o Loa Loa se instala no hospedeiro quando uma mosca infectada o morde. Então em seguida, o parasita começa a se desenvolver e migrar para vários tecidos, por exemplo o olho. 

Mas ao se desenvolver, o parasita começa a se reproduzir e tanto o verme adulto quanto suas larvas podem causar dor no olho. Porque isso acaba prejudicando o movimento ocular, comprometendo a visão e causando também a sensibilidade à luz.

  • Acantamebíase

Causada por um parasita protozoário comum tanto na água doce, quanto na água salgada. É encontrado no mundo todo e geralmente não causa grandes danos. Porém, quando se manifesta tem grande potencial nocivo à visão. A transmissão ocorre através do contato direto do parasita com a córnea. A falta de cuidado no manuseio de lentes de contato é o principal fator de disseminação da infecção Acantamebíase.

  • Toxoplasmose ocular

Uma das causas mais comuns de infecção ocular em nosso país. É causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e é transmitida principalmente por pequenos animais domésticos, sendo o gato o mais comum.

 O contato com fezes de animais e a ingestão de alimentos mal cozidos são as principais formas de contaminação por toxoplasmose. Também existe a toxoplasmose congênita, que ocorre em mulheres grávidas. É quando a gestante transmite para o feto. Seus sintomas são dor nos olhos, moscas volantes e diminuição da visão. A toxoplasmose ocular pode causar danos severos aos olhos. Leia mais sobre Toxoplasmose ocular.

  • Demodex folliculorum

Este microscópico e aparentemente inofensivo ácaro habita os rostos de praticamente toda a população! Mas, embora muito comum, este parasita pode causar desconforto nas pálpebras e até mesmo provocar a queda dos cílios. Isso porque os principais sintomas da infestação por Demodex folliculorum, são por exemplo:

  • prurido;
  • ardência;
  • olho seco
  • sensação de corpo estranho;
  • descamação e vermelhidão da margem da pálpebra;
  • visão embaçada.  
  • Gnatostomíase

O parasita classificado como helminto chamado Gnathostoma é o causador dessa infecção. A especie endêmica vem da Ásia, porém já há casos em solo brasileiro documentados desde 2012.

A transmissão acontece através da ingestão de carne crua, geralmente do peixe infectado. O parasita começa a migrar para tecidos e órgãos do hospedeiro, inclusive os olhos. Quando isso acontece, o resultado é a cegueira parcial ou até mesmo total.

  • Oncocercose

Popularmente conhecida como Cegueira do rio. Esse é mais um um exemplo em que um parasita helminto é o agente causador da infecção.

Trata-se do Onchocerca volvulus. A transmissão se dá quando o hospedeiro é repetidamente picado pelo mosquito preto, o famigerado borrachudo contaminado. Os sintomas comprometem algumas partes do corpo. Mas, é comum o parasita migrar e causar infecções oculares e provocar lesões nos olhos. Em casos graves, pode causar a perda completa da visão.

  • Fitiríase palpebral

É o nome que se dá à infestação de piolhos, um exemplo claro de ectoparasita. Neste caso estamos falando do Phtirus púbis, o piolho pubiano, comumente chamado de piolho chato.

Engana-se quem pensa que esse parasita habita apenas a região genital. Também é muito comum nos pelos do tórax masculino, axilas e cílios. A infestação é muito comum e acomete principalmente pacientes cuja higiene é inadequada.

Os sintomas mais comuns são coceira extrema nos olhos, lacrimejamento, olhos vermelhos e pálpebras inchadas, sem secreção (remela).

Tratamentos em caso de parasita no olho

Saiba que para cada tipo de parasita no olho, existe um tratamento indicado. 

Portanto infecções causadas por parasitas protozoários são geralmente tratadas com colírios antibióticos e colírios corticóides, por exemplo: hidrocortisona ou prednisolona para aliviar a coceira e outros sintomas. Também pode ser indicado o uso de compressas. Outros medicamento, como por exemplo: ivermectina, pirimetamina, dietilcarbamazina, trimetoprim, sulfametoxazol, entre outros, são usados no tratamento.

Já para infestações de parasitas helmintos, como larvas e vermes adultos, além dos medicamentos citados acima, eventualmente há necessidade de remoção dos parasitas do olho pelo médico. Medicamentos antiparasitários, como por exemplo: albendazol, tiabendazol ou mebendazol em comprimidos, podem ser utilizados para eliminar as larvas do corpo.

Como prevenir parasita no olho?

Devemos sempre ressaltar os bons hábitos de higiene que contribuem para a boa saúde como um todo, incluindo a saúde ocular. 

Aliás, lembre-se de lavar as mãos com frequência, principalmente antes e após as refeições.  Quando fizer contato com animais de estimação e após ir ao ir ao banheiro, porque esse simples hábito contribui para aumentar a proteção contra parasitas. 

Previna-se de picadas de insetos. Para isso, evite sair em horários em que os insetos estão mais ativos, aliás opte também por usar repelentes e roupas que ofereçam uma barreira de proteção contra as picadas.

É importante saber que muitos parasitas são endêmicos. Portanto, se você estiver viajando, ou planejando visitar uma região onde há registro de casos de infecções parasitárias, tenha atenção redobrada. E não deixe de adotar hábitos, como por exemplo: cozinhar bem os alimentos, sempre usar luvas ao manusear alimentos crus e lavar bem as mãos antes e depois do contato e preparo de comida.

Uso inadequado de lentes de contato pode causas parasita no olho

Se você utiliza lentes de contato precisa estar muito atento à manutenção e higiene. Porque as lentes podem servir como fonte e forma de contaminação. Portanto é importante ter alguns cuidados por exemplo:

  • Nunca limpe ou armazene lentes de contato em água da torneira;
  • Certifique-se de usar produtos esterilizados e indicados para limpar e armazenar suas lentes;
  • Não se esqueça de trocar a solução toda vez que for guardar as lentes de contato.

Então outra dica importante sobre as lentes de contato, por exemplo: evite dormir usando e não as use após praticar atividades aquáticas.

É comum ter parasitas no olho?

Respondendo de forma sucinta: Não é comum ter parasitas no olho.

Porém, é preciso observar alguns cuidados que, quando transformados em hábitos reduzem ainda mais as chances de receber esse hóspede indesejado. Mas vale dizer também que embora pareçam assustadoras, a grande maioria dos casos de parasita dos olhos tem cura, além de não deixar sequelas. E algumas delas sequer manifestam sintomas. Então, fique de olho!

Então sempre mantenha boas práticas de higiene, cultive o hábito de consultar um médico oftalmologista e realizar exames nos olhos uma vez ao ano. Afinal às vezes um simples teste de visão pode fazer diferença. Por isso pensando nisso, reunimos um time de especialistas para desenvolvedor o Teste de Visão da Lenscope!

Faça seu Teste de Visão, 100% online, gratuito e com resultados precisos! 

Gostou do artigo? Mas, não vá ainda! Aproveite para deixar comentários e uma sugestão sobre o que deseja ver por aqui. Afinal, todos os dias trazemos novidades.

Fonte:  

Msdmanuals.com

Invisioncenters.com

Healthline.com

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 85

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Parasita no olho: é possível? Causas, sintomas e tratamentos.”

  1. Ivani Schwarz Hauschild

    Olá. Tenho interesse em obter mais conhecimentos em materiais e conteúdo que esclareçam problemas nos e dos olhos (visão). Se puderem me auxiliar e enviar materiais desse tipo de conteúdos, ficarei muito grata.

    1. Olá, Ivani. Tudo bem? Ficamos felizes que você tenha gostado do nosso material. Ao acessar nosso blog, você encontrará uma diversidade de conteúdos como esse. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *