Parkinson e Alzheimer

Parkinson e Alzheimer: nossos olhos dão os primeiros sinais

O Parkinson e Alzheimer são doenças que podem apresentar os primeiros sintomas através dos nossos olhos.

Isso porque os olhos podem dar sinais claros se podemos desenvolver riscos futuros para manifestar essas duas doenças.

Dessa maneira, você deve estar atento a saúde dos seus olhos, já que a sua retina pode dar os primeiros sinais das doenças. 

No artigo de hoje vamos te explicar o porquê o Parkinson e Alzheimer podem manifestar os primeiros sintomas através dos olhos, além de dicas para você não se descuidar da saúde. 

Vamos ler para entender melhor?

Como é possível descobrir mal de Parkinson e Alzheimer através dos olhos

Estudos e pesquisas sobre Parkinson e Alzheimer estão conseguindo prever que seja possível detectar o risco em desenvolver estas duas doenças através dos olhos, a partir de alterações na retina.

Isso porque a retina contém camadas de neurônios que parecem sofrer neurodegeneração quando os primeiros sinais do Parkinson e Alzheimer começam a se manifestar. 

Além disso, pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que como o Parkinson e o Alzheimer alteram os vasos sanguíneos do cérebro, privando tais vasos de uma oxigenação adequada, há a morte de neurônios.

Assim, os vasos sanguíneos da retina são também afetados de certa forma.  

Com isso, médicos e pesquisadores conseguiram prever que ocorre o afinamento da camada de células ganglionares da retina.

E que isso pode indicar sinais da doença de Alzheimer, sendo necessário analisar apenas uma fina camada para descobrir.

Ou seja, por meio de um exame de retina seria possível detectar várias doenças neurodegenerativas. E desse modo, auxiliar no tratamento precoce contra tais doenças.

Inclusive, um estudo sobre o mal de Parkinson, divulgado no site Communications Biology previu que testes de visão simples podem dizer se uma pessoa com a doença poderá desenvolver comprometimento cognitivo e uma possível demência.

Parkinson e Alzheimer

O que é mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é uma doença neurológica progressiva e causa a atrofia do cérebro, provocando a morte das células cerebrais. 

Dessa maneira, o Alzheimer é a causa principal de demência e que, portanto, afeta habilidades comportamentais e sociais, além de afetar a capacidade de pensar e de agir independentemente. 

Os principais sintomas da doença são:

  • Perda de memória;
  • Dificuldade para organizar pensamentos;
  • Dificuldade em encontrar as palavras certas para identificar objetos, expressar; pensamentos ou participar de conversas
  • Perde-se em locais conhecidos, sem saber para onde ir ou em que lugar fica onde precisa chegar;
  • Repetição de afirmações ou perguntas;
  • Colocar pertences pessoais ou objetos em locais onde não deveriam ser colocados;
  • Uso de roupas inadequadas diante do clima ou da situação;
  • Se esquecer de como faz as tarefas básicas e rotineiras, como tomar banho ou preparar a refeição;
  • Mudanças de humor;
  • Desconfiança nos outros;
  • Irritabilidade e agressividade;
  • Depressão;
  • Apatia;
  • Delírios

Apesar de haver vários sintomas, alguns são mais frequentes e se manifestam já nos estágios iniciais da doença. Enquanto outros são comuns em casos avançados do mal de Alzheimer. 

Além de conhecer os sintomas, você deve saber quais são os tratamentos disponíveis: 

  • Remédios

Sendo os Inibidores da colinesterase, que ajudam a melhorar os sintomas neuropsiquiátricos, e o medicamento Memantine (Namenda) que retarda o avanço da doença em casos iniciais ou já avançados.

  • Estabelecer e fortalecer hábitos de rotina e minimizar tarefas que exijam capacidade de memória

Criar um ambiente que gere bem-estar, que seja seguro e ofereça suporte.

O que é mal de Parkinson

Já a doença do mal de Parkinson é um distúrbio cerebral progressivo ligado ao sistema nervoso e que afeta os movimentos.

Os sintomas começam gradualmente. Às vezes começa com um tremor quase imperceptível em apenas uma das mãos e vão piorando com o passar do tempo.

Tremores são comuns, mas o distúrbio também costuma causar rigidez ou lentidão nos movimentos e até dificuldade para andar.

Nos estágios iniciais da doença de Parkinson, o rosto pode mostrar pouca ou nenhuma expressão. Além disso, os braços podem não balançar ao andar e a fala pode ficar suave ou arrastada.

O tratamento disponível para a doença se dá através de medicamentos e de terapias. Já que não há cura para o mal de Parkinson.

Com o uso de medicamentos, é possível retardar o avanço, além disso, a fisioterapia ajuda a conservar a força e a flexibilidade dos músculos, melhorando a mobilidade e, assim, ajudando a aliviar eventuais dores no corpo.

Esteja sempre atento sobre sua saúde

O Parkinson e Alzheimer devem fazer você ficar atento sobre a sua saúde. Então, além de ir ao médico frequentemente, é necessário ter uma dieta balanceada, com alimentos ricos em vitaminas e praticar exercício físico.

Aliás, segundo Laura Volpicelli-Daley, professora assistente de neurologia na Universidade do Alabama, a prática de exercício físico é fundamental para retardar o avanço das duas doenças e ajudar a lidar com esses dois problemas.

Além disso, faça testes de visão periódicos com o seu oftalmologista e renovar a cada 6 meses ou 1 ano a sua receita de óculos. 

Inclusive, para sua comodidade. Você pode fazer testes de visão em casa. 

Nós, da Lenscope, desenvolvemos o teste de visão online e gratuito, essa é uma ferramenta ferramenta inédita e exclusiva para facilitar o acesso aos cuidados com a visão.

Realizar teste de visão gratuito agora 

A ferramenta possibilita que você realize o teste de visão online, com resultados precisos, e que vai te ajudar a descobrir se você possui algum problema de visão e qual é

Gostou do conteúdo? Conte nos comentários e deixe a sua pergunta! Muito em breve vamos te responder.

Fontes

Mayo Clinic 

The Washington Post 

Communication Biology 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest