partes do olho

Partes do olho: quais são e como funciona o olho humano

A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano. Ainda assim, a maioria das pessoas não conhece as partes do olho, como cada uma delas funciona. Algumas partes são bastante conhecidas, é o caso da retina, córnea e íris. Mas a anatomia do olho é mais que isso. Continue lendo para entender como funciona o olho humano.

Anatomia: as principais partes do olho

Quando precisam responder sobre os cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – muitos dizem que a visão é o sentido mais importante, sendo uma das maneiras mais importante de perceber o mundo. Por isso, é o sentido mais valorizado e aquele que mais temem perder.

Isso comprova como os olhos representam papel importante para o ser humano. Sendo assim, é necessário entender a anatomia ocular básica para compreender outras questões como, por exemplo: as doenças, as condições que afetam o olho e como se prevenir de cada uma delas.

As principais partes do olho são:

  • Órbita – cavidade óssea protetora, onde estão inseridos os músculos, nervos, vasos e o aparelho lacrimal.
  • Músculos extraoculares – responsáveis por controlar o movimento dos olhos, tanto para cima e para baixo, quanto para um lado e outro e, além disso, girar.
  • Esclera – parte branca do olho, formada por uma forte camada de tecido que cobre quase toda a superfície do globo ocular.
  • Conjuntiva – membrana transparente (camada mucosa).
  • Filme lacrimal – três camadas que mantêm a parte frontal do olho lubrificada.
  • Córnea – superfície saliente e transparente, posicionada na frente do olho; sensível a corpos estranhos, irritação química e ar frio.
  • Íris – a parte colorida do olho. Contudo, a cor dos olhos varia de acordo com a quantidade e distribuição de melanina.
  • Pupila – localizada na íris, é através dela que a luz entra nos olhos.
  • Lente – focaliza a luz na parte posterior do olho; é formada em camadas, como uma cebola e, além disso, se torna amarela com a idade.
  • Humor vítreo – líquido que preenche o espaço entre a lente e a retina, também mantém o formato dos olhos.
  • Retina – tem como função receber ondas de luz e transformar em estímulos neurais, que são convertidos em informações visuais. Essas células especiais são chamadas de fotorreceptores. 
  • Fóvea – permite perceber detalhes dos objetos, bem como possibilita a percepção das cores.
  • Mácula – pequena área, responsável por fornecer a visão central detalhada, ou seja, é uma fonte de variação individual na visão de cores.
  • Cílios – pelos posicionados na borda da pálpebra que tem função proteger o olho de partículas suspensas no ar.
  • Pálpebras – consideradas como “anexos oculares”, tem como função proteger o olho na região frontal.
  • Cristalino – Lente transparente e flexível, localizada atrás da pupila, com formato ajustável para focar em diferentes distâncias.

Entenda mais sobre a anatomia do olho.

Posição das principais partes do olho

Vamos fazer um tour no olho, iniciando pela frente e finalizando atrás. O objetivo é identificar onde cada uma das partes principais estão localizadas na visão.

Superfície do olho

– conjuntiva

– glândula lacrimal

– canal lacrimal

córnea

– câmara anterior

– íris

pupila

– lente

– pálpebra

– esclera

Atrás

– humor vítreo

– retina

– coróide

– nervo óptico

– artéria

Como o olho funciona?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre quais são as partes do olho. Enfim, vamos entender como funciona o olho humano. É importante saber que as partes do olho trabalham em conjunto para possibilitar a visão. Sendo assim, algumas atuam em determinados momentos e outras agem simultaneamente.

Para facilitar a compreensão, imagine que o olho humano é semelhante a uma câmera digital. Vamos ao início.

  1. A princípio, a luz passa pela córnea, que tem o formato de uma cúpula, ao passo que, ela desvia a luz para auxiliar o foco do olho. Porque atua como a lente de uma câmera.
  1. Ao passo que a íris trabalha como o diafragma, a fim de controlar a quantidade de luz que chega na região atrás do olho. Dessa forma, o tamanho da pupila (abertura) é ajustado automaticamente.
  1. Em seguida, o cristalino, que está posicionado atrás da pupila, foca ainda mais a luz, uma vez que essa lente possibilita que o olho foque automaticamente em objetos próximos. Assim como acontece com a lente das câmeras com foco automático.
  1. Quando a luz alcança a retina (camada sensível à luz), ela atua como um sensor tecnológico de imagem de uma câmera digital e transforma as imagens óticas em sinais eletrônicos.
  1. Uma vez que o nervo óptico transmite esses sinais para o córtex visual, que é a área do cérebro responsável pela visão. O cérebro transforma esses sinais nas imagens que vemos.

Entenda visão periférica e lágrimas

Importante ressaltar que no processo de uso da visão, cada olho recebe informações de metade do campo visual.

No entanto, a percepção de profundidade ou visão tridimensional se dão pela diferença nas partes periféricas dos campos de visão direito e esquerdo. Porque auxilia o cálculo de profundidades e dimensões dos objetos e mede distâncias com precisão.

Além disso, para um bom funcionamento, os olhos precisam de lágrimas. Pois, o líquido que é formado por água, sais minerais, gorduras e proteínas, tem entre suas principais funções, lubrificar os olhos.

Conhecer as partes do olho ajuda na prevenção

Como pode perceber, o olho como conhecemos é um órgão complexo e requer cuidados específicos.

Por isso, conhecer a composição básica da visão permite ficar atento aos sinais que o corpo dá. Lembrando que, caso perceba alguma alteração ou desconforto na região dos olhos, fale com seu médico.

Para um bom funcionamento de todas as partes do olho, cultive bons hábitos, bem como as dicas que sempre trazemos aqui.

Então, que tal começar agora com os cuidados e realizar o Teste de Visão Lenscope? É gratuito, 100% online, desenvolvido com tecnologia exclusiva e resultados precisos.

Continue navegando pelo blog para aproveitar conteúdos que vão te auxiliar a cuidar mais da saúde dos seus olhos.

Mas antes, nos conte nos comentários o que achou desse tema.

Fontes:

Aao.org

Allaboutvision.com

Cis.rit.edu

Nei.nih.gov

Visioninitiative.org

News-medical



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest