O que significa PL na receita de óculos?

  • por
4.6
(10)

“PL”, “Plano” ou “grau plano” na receita de óculos significa “grau plano”. Ou seja, você não possui nenhum tipo de grau de miopia ou hipermetropia na coluna preenchida pelo oftalmologista ou outro especialista na área. Ah, e pode ficar tranquilo que isso é muito comum de acontecer! Entenda com a Lenscope.

PL na receita de óculos

“PL”, “Grau plano” ou “Plano” são terminologias comuns no setor óptico para falar que você não tem nenhum tipo de grau em um dos seus olhos. Essa informação costuma vir preenchido na receita de óculos, na coluna do grau esférico (ESF). O grau esférico em sua receita pode indicar que você possui dois problemas de visão: miopia ou hipermetropia. E tudo vai depender do sinal que acompanha o número. Se na coluna “esférico” o número for com sinal negativo, você tem miopia, que é a dificuldade de ver de longe. 

Mas, se na coluna “esférico” o sinal for positivo, você tem hipermetropia, dificuldade de ver de perto. Agora, se vier com “PL”, “Grau Plano” “Plano”, você não tem nenhum desses problemas de visão :). Inclusive, você pode confundir com “PI”. Confira alguns exemplos reais de receitas com essa informação preenchida:

Exemplo “PL” indicando “grau plano” para miopia ou hipermetropia na receita de óculos.

 

Exemplo “plano” indicando “grau plano” na receita de óculos.

 

PL receita de óculos

Exemplo “PL” na receita de óculos.

 

Então, qual desses exemplos parece com a sua receita? Conta pra gente aqui nos comentários em nosso blog!

Grau cilíndrico e eixo na receita de óculos

Outras informações também são importantes, como o grau cilíndrico. O grau cilíndrico, quando está preenchido na receita de óculos indica que você possui astigmatismo. Mas, se não tiver preenchido, indica que você não tem astigmatismo. O astigmatismo é a dificuldade de ver tanto de perto, quanto de longe e atinge diversos pontos focais em nossa visão, enquanto uma visão normal tem apenas um ponto focal. Como o astigmatismo atinge diversos pontos focais em nossa visão, é necessário saber a localização desses pontos focais, também chamados de eixo do astigmatismo.

Esses diversos pontos, nada mais é do que os eixos do astigmatismo em nossa visão. Por isso, na receita de óculos vem informando a localização do EIXO do astigmatismo que varia de 0 a 180 graus. Ou seja, se você tem astigmatismo, o seu grau cilíndrico deve vir preenchido obrigatoriamente com a coluna do eixo, que define a localização do astigmatismo em sua visão. Veja alguns exemplos de receita de grau cilíndrico preenchido:

Exemplo "PL" na receita de óculos.

Exemplo 1 de receita de óculos com grau cilíndrico preenchido.

 

PL receita de óculos

Exemplo 2 de receita de óculos com grau cilíndrico preenchido.

 

Nós te contamos quando o astigmatismo é considerado alto.

Como fazer meu óculos sem sair de casa?

Para fazer seu óculos de grau com a Lenscope, sem sair de casa é bem simples:

  1. Você faz um orçamento e te contamos qual é a lente mais indicada para o seu grau;
  2. Em seguida, você envia uma foto receita de óculos para nós;
  3. Vamos coletar a armação na sua casa*;
  4. Montamos as lentes na armação e devolvemos seu óculos pronto no conforto da sua casa ❤.

*Armação coletada pela Coleta e Entrega Lenscope somente na Grande São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Nas demais localidades, você envia a armação para nós pelos Correios.

Além disso, todas as lentes acompanham o certificado de autenticidade, qualidade e garantia. Você pode participar também do programa “100 dias para provar e AMAR”. Se não gostar ou não se adaptar com as lentes, nós devolvemos o dinheiro para você 🙂 . Então, você já conhecia esses termos para a receita de óculos? Tem alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos? Deixe aqui nos comentários que já já vamos te responder!  

PL NA RECEITA DE ÓCULOS

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

19 comentários em “O que significa PL na receita de óculos?”

  1. Antonia Aldirene Barbosa da Silva

    Boa tarde,gostaria de entender melhor minha receita para óculos.
    longe esférico cilíndrico eixo
    O.D pl -0,25 90
    O.E pl -1,00 40

    PERTO
    O.D
    O.E AD+0,75

    Minha pergunta é se tenho problema em qual Olho?

    1. Oi, Antonia! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.

      O seu termo “adição” ou campo “para perto” na sua receita de óculos significa que você tem presbiopia (também conhecida por vista cansada). Naturalmente isso acontece porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos.
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Exatamente isso é a presbiopia.

      Lendo sua receita, em seu olho direito (OD) você tem a informação de “PL” que significa “grau plano” na coluna do “ESFÉRICO” . Isso quer dizer que você não possui grau de miopia ou hipermetropia no olho direito. Mas, ainda no OD, consta -0,25 na coluna do cilíndrico que indica que você possui astigmatismo, localizado no eixo de 90 graus.
      No olho esquerdo (OE), você também tem a informação de “PL” na coluna esférico, tendo somente -1,00 de astigmatismo localizado no eixo de 40 graus.

      O termo “AD”, “ADD” ou “Adição” significa que você possui a presbiopia, também conhecida por vista cansada. Esse problema também é provocado pela dificuldade de ver de perto, mas diferente da hipermetropia, a presbiopia é um problema natural do olho que se deve a idade. Ela surge a partir dos 40 a 45 anos. Ela acontece naturalmente em nossos olhos devido do envelhecimento do cristalino que, com o tempo, vai perdendo a elasticidade para fazer o foco em objetos próximos (como o caso da leitura com o seu marido).
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido em sua visão? Então, isso é a presbiopia.

      Para quem tem presbiopia (vista cansada), o ideal é escolher por lentes progressivas (multifocais). Essas lentes possuem os três campos de visão para longe, intermediário e para perto em uma única lente corrigindo diferentes distâncias em sua visão.
      Dessa forma, você tem muito mais conforto para enxergar em diferentes tarefas do dia a dia sem precisar ficar tirando e colocando o óculos ou intercalar com uso de óculos de perto e de longe

      O termo “adição” representa o valor do grau da sua presbiopia, onde o grau para longe vai progredir para o grau para perto que é de +0,75 (adição). E para corrigir esse problema de visão, recomendamos o uso de lentes progressivas (multifocais) que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe).

      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas que são feitas de maneira personalizada para o seu estilo de vida
      Isso porque dependendo de como é sua rotina, as lentes são desenhadas para melhor conforto e adaptação em suas tarefas diárias.
      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado.

      Vou deixar o link para você conhecer as nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      O que acha de enviar para nós sua receita de óculos?

      É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br
      Aguardo seu contato!
      Até mais!

  2. Flávia Graciela Rezende da Silva

    Olá tudo bem! Gostaria de saber oque significa este resultado?
    olho D esférico PL cilindro-2.50 eixo 76 adição-
    Olho E esférico PL cilindro -2.50 eixo 108 adição –
    Obrigada

    1. Olá Flávia, tudo bem?

      O resultado significa que você não possui miopia ou hipermetropia nos seus olhos, no entanto você possui -2.50 de astigmatismo em ambos os olhos
      Espero que nosso conteúdo tenha conseguido te ajudar!
      Te convido também a conhecer mais sobre nós da Lenscope acessando https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Veronica.
      Nesse caso, é provável que a coluna do cilíndrico esteja preenchida, certo? Se esse for o caso, indica que você tem astigmatismo.
      Se preferir, você pode enviar uma foto da receita do seu óculos para nosso email ajuda@lenscope.com.br que podemos te ajudar!
      Estamos te esperando!

  3. Francisca Márcia castro de lima

    Tenho OD esférico plano cilindro _ e eixo _
    OE +0,50 cilindro -1,50 eixo 20*
    Adição cilindro+1,50
    Essa e minha receita quero comprar uma lente de contato mas não sei como funciona esse grau . Porfavor você poderia mim ajudar ???

    1. Oi, Francisca. Tudo bem? A receita de óculos é diferente da receita para lentes de contato. Nesse caso, você pode fazer a conversão. Temos um artigo completo aqui no blog, em que ensinamos a fazer esse processo. Basta acessar: https://lenscope.com.br/blog/converter-grau-de-oculos-para-lente/

      Lembrando que nós não trabalhamos com lentes de contato, apenas disponibilizamos informações relevantes. Mas caso você precise de lentes mais finas para óculos, pode contar com a gente 🙂

    1. Olá, Sheila. Tudo bem?

      Pela sua receita você não tem grau esférico (por isso os campos estão marcados com PL= plano). Você tem apenas astigmatismo, sendo, -0.25 em ambos os olhos. O eixo se refere apenas a localização do grau de astigmatismo nos seus olhos.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas de como ter a melhor versão do seu óculos. Basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

  4. Uriceia da Salete Costa

    Oi, boa tarde, o meu olho esquerdo só tá com Pl no esférico e o restante não tem numeração alguma..
    O olho direito está com – 2, 00 e o restante não tem numeração nenhuma. O que eu tenho

    1. Olá, Uriceia. Tudo bem? O PL na sua receita significa plano, que é quando você não possui nenhum grau no olho, ou seja, você não tem nenhum grau no olho esquerdo, mas de acordo com as informações da sua receita, significa que você tem -2 graus de miopia no olho direito.

      O seu grau é baixo, então o ideal é que você escolha pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para corrigir seu tipo de grau. Essas lentes são feitas de policarbonato garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade!
      As lentes já incluem os tratamentos que consideramos fundamentais no valor: tratamento antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%.

      Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau acesse: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      Se precisar de ajuda é só falar com a gente através dos canais disponíveis no final da página. 🙂

  5. Wara Araújo Amaral

    Gostaria de saber, a minha receita de agora deu: OD= PL e OE= PL… e na outra vez que eu fiz, ano passado, deu na parte esférica: OD= +0,50 e no OE=+0,50… e no cilíndrico OD dessa vez que eu fiz agora deu -1.00 e o OE= -0,50 e o eixo deu no OE=170 e na outra vez não deu nada…

    1. Olá, Wara. Tudo bem? É comum que os resultados mudem ao realizar o exame em dias diferentes. O ideal é que retorne ao especialista e explique o que está acontecendo, para que seja possível confeccionar um óculos que realmente atenda todas as suas necessidades.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

    1. Olá, Tais. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você tem no olho direito: -0,50 graus de miopia. E no olho esquerdo: -0,50 graus de astigmatismo. A sigla PL significa que você não tem grau onde consta essa informação.
      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar o link: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *