pode dirigir com óculos escuro?

Pode dirigir com óculos escuros?

0
(0)

Você tem dúvidas se pode dirigir com óculos escuros? A princípio, o uso é permitido, mas é preciso tomar alguns cuidados. Segundo especialistas, lentes escuras precisam de testes específicos que mostrem  se elas são adequadas ou não para dirigir.

No entanto, a única forma de saber se são adequados é através de um espectrofotômetro, um aparelho que só especialistas têm acesso. Nesse artigo vamos falar dos cuidados, modelo ideal, benefícios e problemas ao dirigir com óculos escuros, continue a leitura.

O que diz a legislação sobre dirigir com óculos escuros?

Atualmente a nossa legislação de trânsito não fala sobre o uso de óculos de sol para motoristas, apenas sobre o uso de lentes de correção. A lei fala apenas sobre motociclistas, que enquanto o veículo estiver em movimento, a viseira junto aos óculos devem estar bem posicionados, a fim de proteger os olhos do condutor.

Em conclusão, o uso de óculos de sol para dirigir está permitido, mas é preciso escolher bem seus óculos para não correr riscos de acidentes ou multas.

Mais ao fim do artigo vamos falar sobre como escolher o melhor óculos para dirigir e quais seus benefícios.

Afinal, existe problema em usar lentes escuras para dirigir?

Alguns óculos não são indicados para dirigir, pois, podem atrapalhar a visão do motorista, alterando as cores e a visão periférica. Que é tudo o que vemos ao nosso redor e lentes muito escuras prejudicam nosso campo visual, aumentando os riscos.

Alguns requisitos são indicados para a escolha da lente certa, como, por exemplo lentes que mantenham a visão clara, suficiente para enxergar e não alterar as cores. Confira abaixo o vídeo do aparelho desenvolvido pelo ex-aluno Artur Loureiro da USP, que mostra se os óculos são para dirigir ou não:

Aparelho testa se óculos de sol estão adequados para dirigir

Existem benefícios em dirigir com óculos de sol?

Usar óculos de sol para dirigir traz benefícios como, por exemplo, evitar o cansaço visual de dia e a proteger dos raios solares. No entanto, é importante escolher modelos que se adéquem ao rosto e que realmente protejam seus olhos.

Confira alguns dos benefícios:

  • Proteção UV: os óculos devem proteger contra os raios ultravioleta e o excesso de luz solar, portanto, escolha lentes com classificação UV400. Essa classificação protege de 99 a 100% dos raios solares, que podem causar, a longo prazo, a catarata, degeneração macular e câncer de pele nas pálpebras.
  • Lentes polarizadas: elas melhoram o contraste de cores e neutralizam o brilho da luz solar refletida pela neve, água, estradas e outros carros. Dessa forma, você tem uma visão mais nítida da estrada e evita o desconforto de apertar os olhos para ver através da luz forte refletida.
  • Cor da lente: cada cor tem um desempenho diferente, por exemplo, lentes em tom de marrom e cinza, são ótimas para a redução de luz intensa sem distorcer as imagens.
  • Luz solar durante o inverno: no verão a luz solar é mais intensa, mas no inverno os raios UVA continuam penetrando em nossos olhos, portanto é importante escolher uma lente que vá bem em todas as estações.
  • Qualidade: por último, escolha lentes com certificado de qualidade, não compre óculos pelo preço baixo, pois elas podem prejudicar sua visão ao dirigir, podendo resultar em acidentes.

Como escolher os óculos escuros para dirigir? 

Ter uma boa visão, especialmente para dirigir, é essencial. Afinal, qualquer descuido pode causar um acidente de trânsito. Portanto, a escolha de um bom óculos para dirigir é fundamental.

Se você não usa óculos, mas sente algum desconforto visual, pode ser indício de algum problema. Faça exames periódicos e acompanhe sua saúde visual. Ao realizar exames regulares, você fica sabendo se houve alguma mudança no seu grau ou se algum problema ocular surgiu nos últimos anos.

Saiba que se ao fazer o exame do Detran tiver alguma alteração, isso pode te prejudicar. Preparamos um artigo sobre o exame do Detran e como ele funciona. Acesse para saber mais.

Uma boa lente para dirigir é aquela que não causa desconforto, portanto, escolha um modelo que não aperte e nem caia do seu rosto. Outra dica é optar por lentes degradês, pois protegem e, ao mesmo tempo, possuem tonalidades claras para enxergar bem, lentes muito escuras prejudicam seu campo de visão.

Por último, e não menos importante, vá a um oftalmologista para saber como está sua visão, e peça uma indicação de óculos com grau adequado, caso necessário. No caso de óculos escuros, também é possível encontrar modelos com grau. Inclusive, nós temos muitos modelos de óculos, para grau alto, moderado e alto.

Temos também um artigo bem completo para você  saber escolher o modelo de óculos ideal para dirigir.

Cuidados com os olhos ao dirigir

Primeiramente, saiba como está sua saúde visual, com visitas regulares ao oftalmologista. Se você usa ou vai usar óculos de grau, seja de sol ou não, opte por modelos confortáveis. Além disso, seu óculos precisa também ter um grau adequado e claro, com lentes de qualidade, que tenham passado por testes específicos antes.

Lembre-se que para dirigir sua visão precisa estar 100%, e sem ela você põe sua vida e a de outras pessoas em risco, portanto mantenha os cuidados visuais em dia.

Nós  da Lenscope temos lentes de grau para óculos escuros, incluindo as lentes fotossensíveis. Além disso, nossas lentes contam com garantia e certificado de autenticidade, para que você não tenha problemas. Você pode fazer um orçamento online e gratuito em nosso site, assim você não gasta uma fortuna na lente do seu óculos e resolve tudo no conforto da sua casa.

Por isso, se você já tem uma armação de óculos, nos envie para que possamos fazer a sua lente de acordo com a sua necessidade de grau. O nosso processo de compra é extremamente simples e rápido, isso porque somos um serviço de vendas de lentes para óculos pela internet e utilizamos a tecnologia para levar facilidades aos nossos clientes.

Fazer nosso teste de visão totalmente online

pode dirigir com óculos escuro? - teste de visão

Fonte:

Ama Insider

Detran SP

Lei nº 9.503, de 23 setembro de 1997

Heart

USP

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *