pomada para terçol

Pomada para terçol. Veja se você pode usar

As pomadas para terçol podem ser uma boa saída para curar o problema. São pomadas feitas de corticoide ou terramicina, ou outros tipos de antibiótico e corticoides.

Entretanto, não é recomendado que você apenas passe na farmácia e comece a utilizar o medicamento! 

Este é o tipo de medicamento que deve ser utilizado com orientação médica, do oftalmologista, clínico geral ou pediatra.

Isso porque, o tratamento mais efetivo se dá por meio da higienização e outros procedimentos que desincham, desinflamam e drenam o terçol num período de 5 a 7 dias.

Vamos conhecer melhor esses procedimentos e as causas do terçol?

Continue com a gente!

Afinal, o que é terçol?

O terçol é como um vulcão em erupção nos nossos olhos. As glândulas da pálpebra se inflamam e externalizam devido ao excesso de secreção produzida por elas, em conjunto com bactérias que estão na nossa pele.

Isso acontece quando as glândulas Zeiss e Mol presentes nos nossos olhos inflamam, o que acaba por causar dor e vermelhidão. Por ser causado por uma bactéria, o terçol não é contagioso. Ou seja, não é possível passar terçol para as pessoas.

pomada para terçol

Os principais sintomas de terçol são:

  • Dor nos olhos
  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Coceira nos olhos
  • Irritação
  • Lacrimejamento
  • Fotofobia (sensibilidade à luz)
  • Dificuldade em abrir os olhos

Causas do terçol

O terçol é causado principalmente por infecção na área dos olhos.

Mas isso também pode ser advindo de má higiene, alterações hormonais, uso excessivo de maquiagem, imunidade baixa, pele excessivamente oleosa, ou ainda, por coçar demais os olhos.

Pomada para terçol

Existem algumas pomadas que tratam o terçol, agindo diretamente na região dos olhos. Normalmente são feitas de corticoide, terramicina (muito usada para infecções oculares), ou outros tipos de antibiótico.

Dessa forma, as tratam a infecção presente no organismo, fazendo com que o terçol melhore em um curto período.

Além disso, existem métodos caseiros para aliviar o problema.

  • Compressas de água quente 

O mais comum de todos (e bastante efetivo) é fazer compressas com água quente diariamente – pode ser até de 2 a 3 vezes ao dia.

  • Infusão de chá 

Você pode fazer infusão de chá verde ou preto, por exemplo, para ajudar a drenar o terçol. Se for um terçol externo, faça a infusão da borda externa para a borda interna, para evitar que a infecção e o pus se espalhem no olho.

  • Limpeza com água e sabão neutro 

Se lembra que uma das causas do terçol pode ser a má higiene? Pois é. Mantendo os olhos sempre limpos, você evita que a infecção se agrave. O sabão neutro é importante para não irritar os olhos.

  • Shampoo de bebê

É benéfico tanto para o terçol interno quanto para o externo, entretanto, a higienização com shampoo de bebê é importante principalmente para limpar a secreção do terçol interno sem ter a necessidade de espalhar ou espremer. Você pode aplicar o shampoo com um cotonete e fazer a higienização pelo menos duas vezes ao dia. 

  • Massagens para drenar o terçol

As massagens para drenar o terçol devem ser feitas com muito cuidado, uma vez que pode provocar efeito contrário e espalhar a infeção e o pus para os olhos. 

O jeito correto de fazer é massagear da borda externa para a borda interna.

O que pode desinflamar o terçol?

Para desinflamar o terçol, a infecção ou irritação deve ser tratada em sua origem, que pode ser interna ou externa (e isso o médico pode te ajudar a descobrir). 

No caso da infecção ou irritação interna, deve-se seguir orientação médica para saber qual o medicamento mais adequado para o tratamento.

No caso de infecção ou irritação externa, deve-se aplicar todos os métodos citados acima como forma de desinchar e drenar o terçol, ou ainda, se os sintomas se agravarem, é necessário procurar ajuda médica para que uma pomada para terçol possa ser indicada, por exemplo.

Como sei que devo procurar ajuda médica?

  • Se os olhos sangrarem
  • Se o terçol afetar a visão
  • Se você tiver vermelhidão em outras partes do rosto além dos olhos
  • Se a infecção se espalhar para dentro dos olhos

Importante ressaltar novamente que o terçol pode se tratar de uma infecção e, portanto, deve ser tratada com cuidado e ser levado a sério!

Cuidar dos olhos é cuidar da sua saúde. Então, procure ajuda médica para aliviar os sintomas.

Agora que você já aprendeu algumas maneiras de driblar o terçol, conte para a gente nos comentários… qual método você já aplicou?

Estamos curiosos para saber!

Pomada para terçol. Veja se você pode usar
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.