Pomada para terçol. Veja se você pode usar

pomada para terçol
  • por
4.4
(67)

As pomadas para terçol podem ser uma boa saída para curar o problema. São pomadas feitas de corticoide ou terramicina, ou outros tipos de antibiótico e corticoides.

Entretanto, não é recomendado que você apenas passe na farmácia e comece a utilizar o medicamento! 

Este é o tipo de medicamento que deve ser utilizado com orientação médica, do oftalmologista, clínico geral ou pediatra.

Isso porque, o tratamento mais efetivo se dá por meio da higienização e outros procedimentos que desincham, desinflamam e drenam o terçol num período de 5 a 7 dias.

pomada para terçol

 

Afinal, o que é terçol?

O terçol é como um vulcão em erupção nos nossos olhos. As glândulas da pálpebra se inflamam e externalizam devido ao excesso de secreção produzida por elas, em conjunto com bactérias que estão na nossa pele.

Isso acontece quando as glândulas Zeiss e Mol presentes nos nossos olhos inflamam, o que acaba por causar dor e vermelhidão. Por ser causado por uma bactéria, o terçol não é contagioso. Ou seja, não é possível passar terçol para as pessoas.

pomada para terçol

Os principais sintomas de terçol são:

  • Dor nos olhos
  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Coceira nos olhos
  • Irritação
  • Lacrimejamento
  • Fotofobia (sensibilidade à luz)
  • Dificuldade em abrir os olhos

Causas do terçol

O terçol é causado principalmente por infecção na área dos olhos.

Mas isso também pode ser advindo de má higiene, alterações hormonais, uso excessivo de maquiagem, imunidade baixa, pele excessivamente oleosa, ou ainda, por coçar demais os olhos.

Pomada para terçol

Existem algumas pomadas que tratam o terçol, agindo diretamente na região dos olhos. Normalmente são feitas de corticoide, terramicina (muito usada para infecções oculares), ou outros tipos de antibiótico.

Dessa forma, as tratam a infecção presente no organismo, fazendo com que o terçol melhore em um curto período.

Além disso, existem métodos caseiros para aliviar o problema.

  • Compressas de água quente 

O mais comum de todos (e bastante efetivo) é fazer compressas com água quente diariamente – pode ser até de 2 a 3 vezes ao dia.

  • Infusão de chá 

Você pode fazer infusão de chá verde ou preto, por exemplo, para ajudar a drenar o terçol. Se for um terçol externo, faça a infusão da borda externa para a borda interna, para evitar que a infecção e o pus se espalhem no olho.

  • Limpeza com água e sabão neutro 

Se lembra que uma das causas do terçol pode ser a má higiene? Pois é. Mantendo os olhos sempre limpos, você evita que a infecção se agrave. O sabão neutro é importante para não irritar os olhos.

  • Shampoo de bebê

É benéfico tanto para o terçol interno quanto para o externo, entretanto, a higienização com shampoo de bebê é importante principalmente para limpar a secreção do terçol interno sem ter a necessidade de espalhar ou espremer. Você pode aplicar o shampoo com um cotonete e fazer a higienização pelo menos duas vezes ao dia. 

  • Massagens para drenar o terçol

As massagens para drenar o terçol devem ser feitas com muito cuidado, uma vez que pode provocar efeito contrário e espalhar a infeção e o pus para os olhos. 

O jeito correto de fazer é massagear da borda externa para a borda interna.

O que pode desinflamar o terçol?

Para desinflamar o terçol, a infecção ou irritação deve ser tratada em sua origem, que pode ser interna ou externa (e isso o médico pode te ajudar a descobrir). 

No caso da infecção ou irritação interna, deve-se seguir orientação médica para saber qual o medicamento mais adequado para o tratamento.

No caso de infecção ou irritação externa, deve-se aplicar todos os métodos citados acima como forma de desinchar e drenar o terçol, ou ainda, se os sintomas se agravarem, é necessário procurar ajuda médica para que uma pomada para terçol possa ser indicada, por exemplo.

pomada para terçol - Instagram

Como sei que devo procurar ajuda médica?

  • Se os olhos sangrarem
  • Se o terçol afetar a visão
  • Se você tiver vermelhidão em outras partes do rosto além dos olhos
  • Se a infecção se espalhar para dentro dos olhos

Importante ressaltar novamente que o terçol pode se tratar de uma infecção e, portanto, deve ser tratada com cuidado e ser levado a sério!

Cuidar dos olhos é cuidar da sua saúde. Então, procure ajuda médica para aliviar os sintomas.

Agora que você já aprendeu algumas maneiras de driblar o terçol, conte para a gente nos comentários… qual método você já aplicou?

Estamos curiosos para saber!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 67

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “Pomada para terçol. Veja se você pode usar”

    1. Olá, Edivania tudo bem?
      O mais indicado é procurar por um oftalmologista de confiança para que ele possa examinar os olhos da sua mãe.
      Esperamos que dê tudo certo

    1. Olá Cristiane, tudo bem?
      Nós recomendamos que você consulte com um profissional da saúde visual! Assim ele pode te orientar nas dúvidas sobre esses tratamentos 🙂
      Mas qualquer coisa, é só contar com a gente 🙂

      1. Olá, Salim. Tudo bem? O ideal é que prossiga com o tratamento prescrito pelo seu oftalmologista ou procure pelo profissional para que ele esclareça suas dúvidas. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *